terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Tentativa de fuga no Complexo Prisional do Curado termina em morte

Uma tentativa de fuga no Complexo Prisional do Curado, Zona Oeste do Recife, na madrugada desta terça-feira (22), resultou em morte. Segundo a assessoria da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), sete presos do Presídio Agente Penitenciário Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa) tentaram escalar a guarita para escapar do local. Um dos fugitivos morreu e outro ficou ferido.

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou que o grupo foi flagrado pela Polícia Militar na passarela que leva ao guaritão. Embora orientados pela PM a retornar, os detentos continuaram a avançar. Para impedir a fuga, o guariteiro disparou e feriu dois detentos fazendo com que os demais retornassem à unidade. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Otávio de Freitas onde Matheus Gustavo da Silva veio a óbito e David Rafael Ferreira Costa permanece em atendimento. A Seres determinou à direção da unidade e a Superintendência de Segurança que adotem as providências administrativas, disciplinares e legais cabíveis ao caso.

EXxPOLICIAL MILITAR E EMBOSCADO E ASSASSINADO A TIROS EM CARUARU - PE

Um ex-policial militar foi assassinado na manhã desta terça-feira (22), em Caruaru, Agreste pernambucano. Manoelzinho Pereira Ferreira, 41 anos, estava em um Celta quando foi interceptado por uma Hilux.

De acordo com testemunhas, dois homens desceram do carro e efetuaram vários tiros contra a vítima. O crime aconteceu no bairro Petrópolis.

O ex-policial residia no bairro Pinheirópolis. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML).

Em dezembro, 11 pessoas já foram assassinadas em Caruaru. Em 2015, o número de homicídios subiu para 201 no município.

PRESO EM CANHOTINHO DESORDEIRO QUE AMEAÇAVA VIZINHOS COM FACAS

Na manhã desta terça-feira (22), moradores da Rua Pimentel em Canhotinho no Agreste, ligaram para a Polícia Militar para pedir socorro, é que o morador Azenildo dos Santos Francisco de Melo, estava embriagado e com o diabo no couro. Com duas facas nas mãos ele ameaçava os vizinhos e praticava desordem, quando a PM chegou ao local ele reagiu a prisão e foi preciso o uso da força para conter a fúria do rapaz malvado.

Por fim ele foi preso e encaminhado a delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis.

GRAVE ACIDENTE DEIXA CONDUTOR COM AS PERNAS FRATURADAS NA PE 160

Na noite desta Segunda-feira (21), aconteceu um acidente de trânsito na PE-160, próximo ao distrito de Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte-PE.

Os veículos envolvidos foram um Caminhão tanque de transportava combustível, de cor prata e placas PGD-2078, e um Fiat Uno, de cor cinza e placas KGE-6234. 

O condutor do Fiat foi identificado por Henderson Romerio Rodrigues Bezerra, de 37 Anos, estava no sentido Pão de Açúcar/Santa Cruz e estava fazendo zig-zag na pista.

No interior do veículo de Henderson, foi encontrado lata de bebida "Red Bull", ele ficou preso nas ferragens, foi preciso usar um alicate hidráulico para cortar as ferragens e retirar o do veículo.

A vítima teve as duas pernas fraturadas e foi conduzido pelo Samu em estado grave para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru, ele se encontra consciente e não corre risco de morte.

Henderson, reside no bairro São Jorge, e tem uma loja de celular, no centro de Santa Cruz do Capibaribe.

Acidente deixa dois mortos na BR-104, em Caruaru

(Foto: Blog do Joedson Silva)


Um grave acidente aconteceu na manhã desta terça-feira na BR-104, em Terra Vermelha, zona rural de Caruaru, Agreste pernambucano. A colisão envolveu um caminhão e uma moto.

Dois homens que estavam na motocicleta morreram. Josinaldo José da Silva, 32 anos, e Clóvis José Bezerra, idade não informada, residiam em Agrestina.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos bateram de frente. Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

APREENSÃO DE ESPINGARDAS PELO GATI 8ª CIPM

Na manhã de segunda-feira (21), policiais do efetivo do GATI/8ª CIPM de Pesqueira apreenderam duas espingardas, sendo uma de calibre 36 e outra de calibre 28 e 08 munições dos respectivos calibres.

Segundo a PM, os militares receberam informações que no Sítio Beira Mar, área rural de Pesqueira estava ocorrendo problemas com pessoas armadas que estavam intimidando moradores daquela comunidade local. De imediato os policiais fizeram deslocamento ao referido sítio e após diligências identificaram o indivíduo de nome Elias Alves Pereira, com ele foi apreendido as referidas armas e munições.

O indivíduo, juntamente com os materiais apreendidos foi encaminhado a Delegacia de Polícia para as devidas providências legais.

DESORDEIROS INVADEM COLÉGIO E QUEBRAM TUDO EM CORRENTES

Durante a Operação Escola Segura na manhã desta segunda-feira (21), o efetivo da Polícia Militar do município de Correntes foi informado por funcionários de uma invasão no Colégio Augusto Lucio da Silva, onde causaram diversos danos, como portas arrombadas, grade de janelas danificadas, duas câmeras de monitoramento quebradas, alimentos estragados e consumidos.

Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil, até o momento nenhum suspeito foi identificado e a polícia está investigando o caso, as câmeras de monitoramento do local registraram a ação dos marginais.

CORPOS EM DECOMPOSIÇÃO SÃO ENCONTRADO COM MARCAS DE TIROS E AMARRADOS

Dois homens até o momento desconhecidos foram encontrados em estado de decomposição, com marcas de tiros, braços e pescoço amarrados por uma corda. Segundo a Polícia Militar, os corpos foram encontrados por volta das 8h de segunda-feira (21/12), dentro de um canavial no Engenho Gravatá, área rural do município de Água Preta, na Mata Sul do estado pernambucano.

Ainda de acordo com a PM, em cima dos corpos se encontrava uma espingarda de dois canos, marca e numeração ilegíveis. Após o levantamento cadavérico efetuado pela Polícia Civil, foi contatado que as vítimas apresentavam perfurações a bala na região da cabeça. Os cadáveres foram encaminhados para o IML de Caruaru, no Agreste.

Mulheres são detidas furtando no Moda Center Santa Cruz

Duas mulheres foram detidas na tarde desta segunda-feira (21) no Moda Center Santa Cruz pela prática de furto. O fato aconteceu no setor amarelo.

Na oportunidade foram detidas, Rosicleide Moreira Souza (23 anos) e uma adolescente de 15 anos de idade, ambas são do bairro José Pinheiro da cidade de Campina Grande (PB).

O policiamento do BEPI foi acionado pela equipe de segurança do Moda Center, que fez a condução das mesmas para a delegacia de polícia civil, aonde foram apresentadas juntamente com toda a mercadoria apreendida ao delegado de plantão.

FESTIVAL DE TEATRO FOI SUCESSO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE

Os estudantes das Escolas Públicas Municipais de Santa Cruz do Capibaribe tiveram um final de semana recheado de pura arte. É que o vereador Professor Afrânio (PDT), através do seu gabinete, desenvolveu um projeto cultural para inserir alunos da rede pública nesse contexto de arte teatral.

O projeto consistiu em criar grupos de teatros dentro das escolas para que os mesmos pudessem ter aulas e posteriormente criar uma peça e participar de um festival, o qual aconteceu nos dias 18, 19 e 20, último final de semana, na Capital das Confecções. O evento teve a frente o ator e diretor, Eudhes Sellen, ele que promoveu as aulas com os alunos nas escolas e levou os grupos para o Festival.
O Festival contou com a apresentação dos grupos teatrais, onde os mesmos foram premiados pela atuação, melhor peça, melhor ator e atriz, melhor direção. O evento aconteceu no anfiteatro da Escola Técnica Professor José Nivaldo Pereira Ramos. De acordo com o vereador Professor Afrânio, o evento foi muito produtivo.

“O I Festival de Teatro das Escolas Municipais mostrou que com pouco investimento, decisão política e muito trabalho pudemos revelar grandes talentos nas artes da dramaturgia contida nos jovens e adolescentes dessas escolas, descobrindo o seu lado vocacional para as artes e dando uma grande contribuição social e com perspectivas de descoberta profissional no mundo do teatro. Vi isso estampado no rosto dos alunos presentes no Festival. Parabenizo a todos e agradecemos ao apoio da prefeitura municipal. Em março voltaremos com o projeto de forma a abranger todas as escolas”.
O Festival de Teatro contou ainda com apoio das empresas Minha Casa Móveis, Pepéu Confecções, Joggofi, Trakids, Zuzinha Kids e Elegance Aluguel de Roupas.

Informações da Assessoria.

Profissionais de saúde recebem treinamento para diferenciar doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Foto ilustrativa: reprodução/internet

Profissionais de saúde de todo o Estado participam, nestas segunda e quarta-feira (21 e 23), de uma capacitação sobre dengue, chikungunya e zika. O treinamento é realizado no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi, mas será transmitido, via videoconferência, para a sede de todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), pelo Núcleo de Telessaúde de Pernambuco (NET-PE).

Nesta segunda-feira, a capacitação reune médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na rede estadual de média e alta complexidade, como as Unidades de Pronto Atendimento, grandes emergências e hospitais regionais.

As aulas serão ministradas pelo infectologista Theogenes Cronember, pela obstetra Juliana Schetinni, pela neuropediatra Vanessa Van Der Linden e pelo diretor de Controle de Doenças e Agravos da SES, George Dimech. No segundo dia, haverá ainda a participação da infectologista pediátrica e coordenadora do Departamento de Infectologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Ângela Rocha.

Durante a capacitação, os profissionais serão apresentados ao diagnóstico diferencial das arboviroses, principalmente a dengue, chikungunya e zika. Também conhecerão a situação epidemiológica da microcefalia em Pernambuco, incluindo os processos de reabilitação, protocolo de atendimento e o sistema de notificação.

Dos serviços de alta e média complexidade, serão capacitados os trabalhadores que prestam atendimento nas áreas de ambulatório clínico, obstétrico pré-natal, ultrassonografia fetal, além de infectologia. Já entre os profissionais da Atenção Básica, o objetivo é tornar os coordenadores da Atenção Básica e representantes das equipes da ESF agentes empoderadores, que passarão a atuar replicando as informações recebidas para os demais profissionais desta rede.

Para a próxima quarta-feira (23), o treinamento é destinado a coordenadores da Atenção Básica e representantes de equipes médicas e de enfermagem que atuam na Estratégia de Saúde da Família.

HOMEM É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CASA EM ÁGUAS BELAS

Moradores do Sítio Cachoeirinha na área rural do município de Águas Belas, no Agreste pernambucano, chamaram a polícia na noite desta segunda-feira (21).

É que eles não aguentavam mais o mau cheiro que exalava de uma residência onde morava o aposentado Cícero Abdias Augustinho Bispo de 67 anos, os populares começaram a suspeitar que ele poderia esta morto dentro da casa pois a dias não era visto, os PMs foram ao local e quando entraram na residência encontraram o cadáver de Cícero Abdias em um dos cômodos já em estado de decomposição. Por não apresentar lesões a causa da morte foi registrada como a esclarecer e o corpo removido para o Instituto de Medicina Legal (IML, em Caruaru.

PM PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA EM PESQUEIRA

Policiais militares da 8ª Companhia da Polícia Militar, prenderam nesta segunda-feira (21), o foragido da justiça Carlos André Mandu de 28 anos, o mesmo responde pela prática de homicídio e de acordo com a PM estava prestes a fazer uma nova vítima. A prisão do homicida aconteceu no Loteamento José Jerônimo, ainda segundo relatos o mesmo podia ser morto a qualquer momento por ser jurado de morte.