quarta-feira, 27 de abril de 2011

Chassi de uma das caixas-pretas do voo AF 447 é achado, mas sem dados

O primeiro "mergulho" do robô-submarino que busca as caixas-pretas do avião do voo 447 encontrou o chassi do Flight Data Recorder do Airbus acidentado.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (27) pela BEA, órgão francês responsável pela investigação do acidente com o avião da Air France, ocorrido em 1º de junho de 2009 e que matou todas as 228 pessoas que estavam a bordo.

A peça foi encontrada sem o módulo que protege e contém os dados gravados do voo. O compartimento estava cercado de destroços pertencentes a outras partes do avião. O "mergulho" do equipamento Remora 600 durou mais de doze horas, segundo o BEA.

As buscas, reiniciadas na véspera, continuam, e o robô fez um novo mergulho nesta quarta-feira.
O BEA considera que uma falha nas sondas (sensores de velocidade) Pitot do fabricante francês Thales foi um dos fatores do acidente, mas considera que só terá a explicação definitiva da tragédia com as caixas-pretas em mãos.

Entre as 228 vítimas, estavam 72 franceses e 59 brasileiros. Esta fase, na qual trabalharão duas equipes, é totalmente financiada pelo Estado francês, segundo o BEA.

Dilma lança amanhã programa de acesso à escola técnica

O Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), que buscará ampliar o caminho de acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e trabalhadores sem formação, será lançado amanhã (28) pela presidenta Dilma Rousseff.

Dilma e o ministro da Educação, Fernando Haddad, reúnem-se agora à tarde para fechar os últimos detalhes do programa, que incluirá a extensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), hoje restrito à graduação, para cursos técnicos de qualificação profissional.

De acordo com informações do Ministério da Educação, pela proposta inicial, o Pronatec ofereceria cursos de qualificação profissional a alunos do ensino médio. Agora, o projeto deverá incluir também a capacitação de trabalhadores que já estão no mercado e a expansão das escolas técnicas federais. A ideia é que empresários que tenham interesse em oferecer capacitação a seus funcionários também possam contratar o Fies.

Jarbas Vasconcelos: anúncio da privatização dos aeroportos veio tarde

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) disse nesta quarta-feira (27) que o governo federal demorou muito para decidir privatizar os aeroportos brasileiros. Segundo ele, "a incompetência da administração petista" forçou o governo a optar pela privatização como única solução capaz de viabilizar os eventos esportivos - Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016 -, previstos para os próximos anos.

- Esta é uma decisão tardia, tomada em momento de crise, sem a definição de um modelo para o setor - disse.De acordo com o parlamentar, a pressa na privatização dos aeroportos e a não criação de agências reguladoras para o setor traz risco de graves falhas no processo.

Um dos pontos importantes que precisam de definição por parte do governo, segundo ele, é o detalhamento das concessões e do papel a ser desempenhado pela Infraero no novo modelo. Jarbas Vasconcelos informou que a estatal, dentro do modelo misto de gerenciamento anunciado pelo governo, vai continuar administrando os aeroportos, uma vez que a concessão à iniciativa privada vai se restringir a novos terminais.

Metade dos brasileiros com mais de 55 anos tem hipertensão

Dados do Ministério da Saúde mostram que metade dos brasileiros com mais de 55 anos de idade tem hipertensão. De acordo com o ministério, quanto mais à população vai envelhecendo, maior o risco de ter a pressão alta, fator que contribui significativamente para o surgimento de doenças cardíacas.

Na faixa acima de 65 anos de idade, 60,2% dos brasileiros têm a doença. A prevalência da hipertensão entre os jovens é bem menor. Na faixa de 18 a 24 anos de idade, somente 8% foram diagnosticados com a doença.

Nos últimos cinco anos, tem aumentado o número de brasileiros com hipertensão. Em 2006, 21,6% da população tinha a doença. Em 2010, essa taxa subiu para 23,3% - um recuo de 1,1 ponto percentual na comparação com o ano anterior. Apesar do crescimento registrado nos últimos anos, o ministro Alexandre Padilha avalia que a tendência é de estabilização dos indicadores.

Palmas é a capital com o menor percentual de brasileiros adultos com hipertensão arterial, 13,8%. Já o Rio de Janeiro é a que tem o maior percentual, 29,2%, por concentrar grande parte da população idosa brasileira, conforme o ministério.

Na avaliação sobre a prevalência entre os homens, o maior indicador foi encontrado no Distrito Federal (28,8%), seguido por Belo Horizonte (25,1%) e Recife (23,6%). Entre as mulheres, os maiores índices estão no Rio de Janeiro (33,9%), em Porto Alegre (29,5%) e João Pessoa (28,7%). Palmas registra as menores frequências de ocorrência da hipertensão, tanto entre homens (14,3%) como entre mulheres (13,2%).

Caruaru sedia a I Conferência Nacional de Moda, Tecnologia e Cultura

Promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC) e a Câmara Setorial dos Profissionais da Moda, a cidade de Caruaru, Agreste pernambucano, recebe nos dias 28 e 29 de abril a I Conferência Nacional de Moda, Tecnologia e Cultura – CONAMTEC, no Maria José Recepções 2.

O evento discute a “Moda Eco Digital”, com a realização de debates e mesas redondas no intuito de promover a integração e conscientização ambiental visando à adequação dos processos ambientais aos padrões exigidos no mercado moderno. Paralelamente acontece a 8ª edição da Contex (Feira de Componentes Têxteis), considerada a 2ª maior feira do segmento do Norte e Nordeste.





Da redação,Anderson Morais

Juízes federais realizam paralisação

Juízes federais de todo o país farão hoje (27) um dia de paralisação para cobrar melhores condições de trabalho, reajuste de subsídio e equiparação de direitos com membros do Ministério Público. Ainda não há estimativa de quantos juízes irão aderir ao movimento, especialmente após a decisão do Conselho da Justiça Federal, na última segunda-feira (25), de cortar o dia de salário de quem não trabalhar.

Também não há previsão do impacto que a paralisação pode causar, uma vez que não se sabe quantos juízes de fato ficarão ausentes. A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), que lidera o movimento, informa que apesar da paralisação, as portas da Justiça estarão abertas, uma vez que os servidores não estarão em greve. A Ajufe informa ainda que, mesmo paralisados, os juízes poderão ser contactados para resolver questões urgentes.

O ato de paralisação contará com palestras na sede da Justiça Federal em Brasília, com a participação de sindicalistas da Itália, da Europa e de Portugal. Cerca de 100 juízes devem vir a Brasília e haverá também manifestações nos estados.

O presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, afirmou que caso as principais demandas que motivam a paralisação não sejam atendidas, a entidade volta a realizar assembleia extraordinária em 90 dias para decidir os rumos do movimento.

Balanço da PRF; protesto fecha PE-28, no litoral

A Polícia Rodoviária Federal registrou 25 acidentes, no plantão das últimas 24 horas, com 51 veículos envolvidos. Duas pessoas morreram e 11 ficaram feridas.

O acidente com vítimas fatais aconteceu na BR-232, em Pombos. Uma motocicleta atropelou um pedestre. Morreram Willams Correia de Amorim, 38 anos, condutor da motocicleta, e o pedestre Ricardo Ferreira Torres, 15.

Ainda no balanço da PRF, 525 veículos fiscalizados, 340 multas aplicadas, seis veículos e 21 documentos retidos e duas escoltas.

E um protesto está aconteceu neste momento na PE-28, estrada de Gaibu, litoral pernambucano. Dezenas de pessoas reivindicam melhoria nas vias de acesso ao Complexo de Suape. Os manifestantes atearam fogo em pneus e pedaços de madeira. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Estadual estão no local.