terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pai mata o próprio filho de 1 ano e 3 meses em Surubim

A Polícia Civil de Vertentes prendeu nesta terça-feira (17) o ex-presidiário Anderson da Silva Ribeiro, 20 anos. Ele é acusado de matar o próprio filho de 1 ano e 3 meses, na última quinta-feira (12).

O crime aconteceu no Distrito de Lagoa da Vaca, zona rural do município de Surubim. De acordo com a delegada Soraia Souto de Arruda, o criminoso jogou a cabeça da criança contra o chão e enterrou o corpo da vítima no quintal da própria casa. Ainda de acordo com a delegada, Anderson Ribeiro teria cometido o crime por não aceitar a separação com a mãe da criança.

O corpo Wesley Davi foi encaminhado ao IML do Recife e todos os detalhes do crime, que chocou a população de Surubim, no programa “A Hora da Justiça” desta quarta-feira, partir das 6h, sob o comando de Ivan Bulhões e Adielson Galvão.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira/ Paulo Viana

Mais uma comunidade em festa na Terra das Dálias

Entre os dias 13 e 22 de agosto a comunidade de Vila do Socorro em Taquaritinga do Norte estará em festa. Com o tema “A exemplo de Maria a mãe da família de Nazaré, sejamos uma família missionária” os fiés estão celebrando mais uma festa da Padroeira Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Durante todos os dias estão sendo celebradas missas e novenas.
Para as crianças já foram montados parques de diversões dos mais variados tipos, trazendo muita animação para a criançada.
Já a parte profana acontecerá nos dias 27 e 28 com uma programação diversificada agradando todos os gostos.
Dia 27 – Forró Taquara e a Banda Calango Aceso
Dia 28 – MPbaião e Mel com Terra
Participe, traga sua família e venha para a Comunidade de Vila do Socorro festejar seu tradicional evento.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

III Fórum Regional da Cultura do Agreste Setentrional é realizado na Terra das Dálias




19 cidades do Agreste Setentrional participaram durante todo o dia de hoje (17) do III Fórum Regional da Cultura do Agreste Setentrional, realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz de santo Amaro na Terra das Dálias. O mesmo aconteceu dentro do festival Pernambuco Nação Cultural e tem como intuito reunir representantes de várias linguagens culturais para debaterem políticas públicas voltadas à cultura. Além de levantar as prioridades de cada região para elaboração do plano de trabalho a ser realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) no próximo ano.
A Gestora do Sistema Estadual de Cultura Teca Carlos, ministrou uma palestra enfatizando a prestação de contas do estado com a criação dos Pontos de Cultura e o Funcultura. “É muito intenso o trabalho do governo do estado com a valorização e interiorização da cultura pernambucana o que só vem somar benefícios para todos os envolvidos na cultura do nosso estado”, disse a gestora.
No encontro, os participantes puderam esclarecidas suas dúvidas sobre os programas do Governo que apóiam a cultura e expuseram as necessidades de cada município participante.
“Esse Fórum foi muito para todos os participantes porque abriu espaço para sabermos onde buscar recursos para nossos grupos culturais, onde divulgarmos, enfim tivemos conhecimentos de editais e novas formas de valorização de nossa cultura”, afirmou Rejane Fernandes, coordenadora do Grupo Raízes
No final do fórum todos se reuniram em grupos divididos por seguimentos e debateram as necessidades e prioridades que cada município precisa para a realização do plano anual da FUNDARPE para o próximo ano.
A próxima parada para a realização do Fórum será a cidade de Gravatá no dia 24 com a participação de 26 municípios do agreste central.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

Casarão desaba e quatro pessoas morrem na Bahia

Parte de um casarão desabou, na madrugada desta terça-feira (17), no centro histórico de Salvador. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas morreram e pelo menos uma ficou ferida.
O Corpo de Bombeiros faz perícias no local para identificar as causas do desabamento. A chuva que atingiu a região nesta madrugada pode ter ocasionado o acidente, ainda segundo os bombeiros.

Fonte: G1

Vale a pena ver de novo a qui na budega nordestina



vale pra todo mundo e pra rri mesmo:kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Hoje tem reunião na Câmara de Vereadores

Segundo Marcondes Moreno a reunião na Câmara de Vereadores que acontecerá logo mais às 20:00 horas, poderá ser cheia de "surpresas" entre elas dois destaques, a declaração do vereador Dr. Nanau se desligando do grupo deniminado Boca Preta. A outra declaração seria do vereador Dimas Dantas anunciando o não apoio a Zé para federal.

Fonte:blog opinião.com

TSE corre para julgar registros de candidatura antes das eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu dos tribunais regionais eleitorais (TREs) 169 recursos contra registros de candidatura – e dificilmente todos serão julgados antes das eleições de outubro. Pelo calendário eleitoral, os ministros teriam somente até a próxima quinta-feira para julgar todos os recursos. Mas a pauta desta terça-feira, por exemplo, não contém sequer um caso relativo aos registros.
Para tentar acelerar os julgamentos haverá sessões extras no TSE na quarta e na quinta. Por enquanto, muitos ministros ainda estão analisando os recursos individualmente. Pela regra, somente após as decisões individuais é que uma pauta pode chegar ao plenário do TSE. Segundo os próprios ministros admitiram à Agência Brasil, o excesso de trabalho pode fazer com que nem todos os casos sejam analisados antes do pleito.
Pelo menos 20% dos recursos contra registros de candidaturas no TSE são provenientes de casos relacionados à Lei Ficha Limpa. E o que dificulta ainda mais o trabalho dos ministros é o fato de que muitos desses casos ainda estão emperrados nos próprios TREs, como ocorre com o registro de Joaquim Roriz, candidato ao governo do Distrito Federal. O TRE determinou a inelegibilidade de Roriz no último dia 10, mas o recurso apresentado pela defesa do candidato, e que deveria ter sido encaminhado ao TSE, ainda não saiu do tribunal local.
Os candidatos que tiverem seus registros barrados e recorrerem da decisão poderão manter suas candidaturas até que o processo seja julgado em última instância – já que o Supremo Tribunal Federal ainda pode ser acionado. Caso o registro seja indeferido pelo STF e o candidato tiver sido eleito, seu diploma não será expedido e, se o político já tiver tomado posse, será cassado.
FONTE: Veja

Receita Federal abriu consulta ao lote residual do IR 2006

A Receita Federal do Brasil abriu, nesta manhã, consulta ao lote residual do imposto de Renda Pessoa Física 2006.
Do total de 21.412 contribuintes, 13.076 tiveram imposto a pagar, totalizando R$ 27.078.433,97. Terão direito à restituição 3.322 contribuintes, que receberão um total de R$ 6.381.146,03.
O valor estará disponível para saque na rede bancária a partir do dia 24 deste mês e terá correção de 47,70%, correspondente à variação da taxa Selic. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146.

FONTE: Central de Jornalismo Liberdade/Folha de Pernambuco

Eduardo reforça eleição de Armando e Humberto

Quase três mil trabalhadores receberam com entusiasmo a Frente Popular de Pernambuco, às 6h30 desta terça-feira (17), num ato na porteira da Timbaúba Agrícola, maior produtora de frutas, principalmente uva e manga, de Petrolina, a 740 quilômetros do Recife. Após cumprimentar homens e mulheres no pátio da Fazenda, o governador Eduardo Campos (PSB), que é candidato à reeleição, reforçou a necessidade de os trabalhadores elegerem os senadores Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT), sintonizados com o presidente Lula e com a ex-ministra Dilma Rousseff (PT).

No palanque, Eduardo foi claro: "Preciso ter dois senadores em Brasília que nos ajudem a trazer mais recursos. São meus companheiros Armando Monteiro e Humberto Costa, que são apoiados e estão sintonizados com Lula e com a nossa presidenta Dilma".

Diversas lideranças participaram do ato. Estavam lá o secretário Fernando Bezerra Coelho (PSB), os deputados federais e candidatos à reeleição Fernando Filho (PSB) e Gonzaga Patriota (PSB), a deputada estadual e também concorrendo à reeleição Isabel Cristina (PT) e os candidatos a deputado estadual Adalberto Cavalcanti (PHS), Odacy Amorim (PSB) e Osinaldo Souza (PSB).

Entusiasmado com a participação dos trabalhadores rurais, Armando Monteiro ressaltou que é fundamental dar continuidade aos projetos liderados pelo presidente Lula e pelo governador Eduardo Campos: "Precisamos continuar avançando e para isso devemos reeleger Eduardo e eleger Dilma, junto com os dois senadores, eu e o companheiro Humberto Costa".

CNH POPULAR ABRIRÁ NOVAS INSCRIÇÕES PARA MUDANÇA DE CATEGORIA

O Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades/DETRAN-PE, abrirá no período de 20/08 a 07/09 novas inscrições para mudança de categoria dentro do Programa de Carteira Nacional de Habilitação Popular, que proporciona a emissão gratuita da (CNH) à população de baixa renda. As inscrições serão realizadas através do site www.detran.pe.gov.brNeste ano a capacidade de atendimento do Programa foi ampliada para 14 mil pessoas, na Região Metropolitana e interior do Estado, dessas, 9,8 mil vagas foram específicas para mudança de categoria, sendo 70% para categoria “D”, 20% para “C” e 10% para “E”. Dos candidatos selecionados, muitos não atenderam ou comprovaram às exigências para validar a inscrição, o que gerou 5276 novas oportunidades de inscrições para a população de todo o estado. Os beneficiados continuam sendo os egressos do sistema penitenciário, beneficiados do Bolsa Família, desempregados, alunos da rede pública e os contemplados pelo programa Estadual Chapéu de Palha. CNH POPULAR 2010 novas inscrições para mudança de categoriaPeríodo de inscrição: 20 de agosto a 07 de setembro de 2010fonte: Detran Pernambuco
Fonte:Jeferson Ferreira de Carvalho

Tudo pronto para a 11ª Festa das Dálias

Taquaritinga do Norte conhecida como a Dália da Serra, devido a predominância dessa flor em suas terras, está entre as cidades mais frias do Estado. No inverno, sua temperatura média é de 15 graus, chegando até aos 9. Por esse motivo, no ano de 2000, a cidade ganhou a Festa das Dálias, que este ano chega a sua décima primeira edição acontecendo entre os dias 18 e 21 de agosto.
Realizada pelo Governo do Estado. EMPETUR (Empresa Pernambucana de Turismo), FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) em parceria com a Prefeitura Municipal, a Festa das Dálias é evento integrante do Festival Pernambuco Nação Cultural (antigo Circuito do Frio). Garantindo um público médio de 80 mil pessoas nos dias do evento. Na sua programação estão incluídas oficinas voltadas a jovens e adultos, diversas apresentações culturais, cortejos e grandes shows com artistas locais, regionais e de renome nacional.
Na estrutura da festa, as pessoas contarão com o trabalho das policias militares, e civis, seguranças particulares e bombeiros. O evento também oferecerá o atendimento da delegacia móvel, Vigilância Sanitária, Samu e estandes da Secretaria Municipal de saúde e da Empetur.
E é por isso que quem vier à Taquaritinga nesse período, não se arrependerá. Serão quatro dias de pura cultura e diversão, aliados ao clima agradabilíssimo de montanha que a cidade é naturalmente contemplada.
Confiram a relação das oficinas culturais e dos shows:

Oficinas

Cama Elástica: Saltando, Brincando e Aprendendo com o Circo - Crianças a partir dos 7 anos, Adolescentes e Jovens interessados em Circo.
Funcionará das 9h as 12 e das 14h às 17h entre os dias 18 e 21.
Brincando com a Dança - Crianças a partir dos 8 anos e adolescentes até os 14 anos
Funcionará das 9h as 12 e das 14h às 17h entre os dias 18 e 21.
Teatro para crianças e adolescentes - Crianças, Adolescentes e Jovens interessados em teatro.
Funcionará das 9h as 12 e das 14h às 17h entre os dias 18 e 21.
Jogos e Brincadeiras - Crianças (a partir de 6 anos) e adolescentes interessados em conhecer e brincar.
Funcionará das 9h as 12 e das 14h às 17h entre os dias 18 e 21.
Danças Circulares - Gestores, Professores, Educadores, Arte Educadores e Artistas em geral
Funcionará das 9h as 12 e das 14h às 17h no dia 19.
Troca de Saberes: Cultura, Expressão e Arte: Juventude Faz Parte - Jovens, Arte Educadores e Público em Geral
Funcionará das 9h as 12 e das 14h às 17h no dia 21.
Educação Patrimonial – voltado para grupos culturais ONGS, Associações, Gestores em geral, Diretores de escolas, Professores, Alunos e demais interessados.
Funcionará das 9h as 12 e das 14h às 17h no dia 19.
Elaboração de Projetos - voltado para grupos culturais ONGS, Associações, Gestores em geral, Diretores de escolas, Professores, Alunos e demais interessados.
Funcionará das 9h as 12 e das 14h às 17h nos dias 19 e 20.
Edital Patrimônio Vivo - voltado para grupos culturais ONGS, Associações, Gestores em geral, Diretores de escolas, Professores, Alunos e demais interessados.
Funcionará das 9h as 12h no dia 20.
Funcultura - voltada para grupos culturais ONGS, Associações, Gestores em geral, Diretores de escolas, Professores, Alunos e demais interessados.
Funcionará das 14 às 17h no dia 20.
Cultura Direito e Diversidade – voltada para população LGBT e público em geral.
Funcionará das 9h as 12 e das 14h às 17h nos dias 19 e 20.

Shows Musicais

Quinta-Feira (19)
- Desafio de Poetas Cantadores
- Vencedor do Observa e Toca Pesqueira
- Flávio José
- Mônica Feijó
- Forró Taquara

Sexta-Feira (20)
- Vencedor - Observa e Toca Pesqueira
- Santana
- The Feveres
- Forró da Brucelose

Sábado (21)
- MP Baião
- Fagner
- Luiz e Davi
- Forró Soxoteá

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

IBGE já recenseou 33 milhões nessas duas semanas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística anunciou hoje que recenseou 33 milhões de pessoas nas duas primeiras semanas do Censo 2010.

O número representa 9 milhões de domicílios, 17% do total de 58 milhões.

De acordo com balanço do IBGE, o estado de Rondônia foi o que teve o maior percentual de casas visitadas até agora: 28,2%; seguido de Sergipe (27,2%); e Ceará (25,5%). Por outro lado, o Rio Grande do Sul tem o menor percentual, 8,2%. Em São Paulo, 11% dos domicílios já foram visitados; no Paraná, 17,2%; e em Santa Catarina, 10,4%.

FONTE: Band News

Justiça Eleitoral contará com 2,1 milhões de mesários nas eleições gerais 2010

A Justiça Eleitoral contará nas eleições gerais deste ano com 2.181.622 mesários, distribuídos em todos os municípios do país e em 154 cidades no exterior, um aumento de 500 mil em relação às eleições municipais de 2008 que contaram com 1,6 milhão de pessoas convocadas e voluntárias trabalhando nas mesas de captação de votos e de justificativa eleitoral.

Deste total, 402.955 se inscreveram, voluntariamente, para prestar serviços nos dias de votação, e outros 2.200 trabalharão nas seções eleitorais instaladas no exterior, onde os brasileiros lá instalados poderão escolher seu candidato à Presidência da República. A Justiça Eleitoral disponibilizou cerca de 500 mil urnas para as eleições, incluindo as reservas, sendo que 550 serão utilizadas para votação no exterior.

Cada seção eleitoral é composta de um presidente, um primeiro e um segundo mesários, dois secretários e um suplente. Os mesários que compõem as mesas receptoras de votos são nomeados, de preferência, entre os eleitores da própria seção eleitoral e, entre estes, os diplomados em escola superior, os professores e os serventuários da Justiça.

O estado com maior número de mesários é São Paulo, com 459.105, uma vez que representa 22,3% do eleitorado brasileiro, com 30.301.398 pessoas habilitadas a votar. Em seguida vem Minas Gerais, com 180.950 mesários, a Bahia com 127.421 e o Rio de Janeiro com 120.985. As regras que disciplinam as atividades dos mesários estão na Resolução 23.218 do TSE.


Impedimentos e benefícios

Estão impedidos pela legislação eleitoral de serem nomeados como mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, assim como o cônjuge. Além deles, também é vedado o trabalho como mesário para os membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; os servidores da Justiça Eleitoral e os eleitores menores de 18 anos.

Sendo convocado pela Justiça Eleitoral ou inscrito voluntariamente, o mesário prestará um serviço público de grande relevância ao país. Desta forma, ele terá direito a dois dias de folga em seu trabalho (público ou privado) para cada dia dedicado à convocação da Justiça Eleitoral.

Mesário faltoso

O cidadão convocado para integrar mesa receptora de votos ou de justificativas que não comparecer ao local no dia e na hora determinados para a realização das eleições estará sujeito à multa, se não apresentar justificativa ao juiz eleitoral até 30 dias após a eleição. Se o mesário faltoso for servidor público ou autárquico, pode levar suspensão de até 15 dias no trabalho.


Fonte: TSE

Professores cruzam os braços deixando 1.500 alunos sem aulas em Jataúba

Os professores da rede municipal de Jataúba realizam greve de 24 horas nesta terça-feira. Os profissionais vão realizar uma passeata a partir das 8 horas, no centro da cidade.

Segundo o sindicato da categoria, a prefeitura está realizando pagamento com redução de 25% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira/ Paulo Viana