segunda-feira, 23 de junho de 2014

João do Pife viaja e passa São João na Europa

O músico João do Pife, um dos homenageados do São João de Caruaru, vai passar o São João no continente europeu. O artista viajou na manhã desta segunda-feira (23) para a França, onde fica por oito dias para participar de um festival. A programção do músico inclui shows com a Banda de Pife Dois Irmãos, e uma oficina ensinando a fazer o instrumento. Antes da viagem, o artista falou com a Rádio Liberdade e adiantou detalhes do festival. “Eu vou demonstrar como é que se fabrica os pifes ao vivo. Eles vieram em minha oficina, gostaram do meu trabalho e se interessaram em levar eu e minha banda”, disse.


Dia histórico para a música de Caruaru, encontro de pifeiros de várias gerações no terraço da Rádio Liberdade. (Foto: Júniors Adilson / Site Liberdade)

Com 71 anos de idade, completados recentemente, e 56 anos de carreira, João do Pife compõe, dá aulas e confecciona diversos instrumentos musicais. Segundo ele, a fabricação do pife é o maior interesse dos estrangeiros. “Meu trabalho estendeu mais um pouco não só por tocar pife, mas porque eu também fabrico. Eles se interessam muito em aprender a fabricar os pifes e os tambores. Eu sinto que eles querem muito aprender a fazer por isso eles me pucharam para lá”, destaca.

O passaporte de João do Pife é bem caribando, são mais de 20 países visitados. Somente para a França foram três viagens, além de Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e outros.

João participou do Arte em Retalhos do último sábado com apresentação de Valdir Santos (Foto: Júniors Adilson / Site Liberdade)

João do Pife participou, no último sábado (21), do programa Arte em Retalhos com Valdir Santos, na Liberdade AM, onde fez um dueto histórico com o também músico Biu do Pife. “A nossa história é essa, e a cultura do Pife não tem que morrer. Vamos se engajar mais, criar mais, fazer programas como esse da Rádio Liberdade para valorizar e não deixar nossa história ser esquecida”, finalizou.

Motoristas podem agilizar renovação da CNH pela internet em Pernambuco

Em virtude dos festejos juninos e do jogo da Seleção Brasileira, os serviços do Detran no Expresso Cidadão de Caruaru funcionarão até as 12h30 nesta segunda (23). Já na terça-feira (24), dia de São João, não haverá expediente. O mesmo vale para as unidades em Garanhuns e Petrolina.

O Estado passou a oferecer um serviço mais ágil para os motoristas que ainda não renovaram a Habilitação. Eles podem agendar o processo através do serviço online disponibilizado pelo site Detran-PE. “O motorista agenda dia e hora para renovação, não pega fila e faz todo o procedimento pela internet. Agora, a unidade do DETRAN serve de ponto de apoio”, destaca Carlos Anderson, chefe de habilitação da 4ª Ciretran Caruaru, no Agreste.

Na prática, todo o serviço agora pode ser realizado através da Internet, no site do DETRAN-PE: www.detran.pe.gov.br. A exceção fica por conta do exame médico e da captura de imagem e digitais, etapas que são obrigatoriamente presenciais, mas que podem ser agendadas online.

O Artigo 162, no inciso V, diz que dirigir um veículo com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias gera infração gravíssima, aplicação de multa, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

O procedimento de renovação é mesmo para os portadores da CNH Popular, programa do Governo do Estado.


Segue o passo a passo:
Acessar o site do DETRAN-PE:
Clicar no link “Renovação de CNH pela Internet”.
Informar CPF e data de nascimento.
Gerar boleto para pagamento da taxa de Renovação da CNH.
Escolher ponto em que deseja receber a CNH
Agendar captura de imagem e biometria.
Agendar exame médico e, no caso de atividade remunerada, também o exame psicológico.