domingo, 5 de junho de 2016

Menor é detido com simulacro de arma de fogo em Santa Cruz

Na noite desse sábado (04), deram entrada na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, dois adolescentes de 17 anos. De acordo com informações da Polícia Militar, a dupla estava em uma moto Honda Pop 110 cc, de cor branca, sem placa, em atitudes suspeitas, no Bairro Nova Santa Cruz. A ação aconteceu, mais precisamente, na Avenida José Francisco de Queiróz.

Ainda segundo informações da PM, com um dos adolescentes foi encontrado um simulacro de pistola. Não foi informada a procedência do veículo.

Tantos os envolvidos, quanto os objetos foram encaminhados para a DP, onde prestaram esclarecimentos e ficaram à disposição do delegado de plantão.

Mais sete cidades terão audiência de custódia a partir de julho, em PE

Medida contemplará 4 cidades do Grande Recife, além do Agreste e Sertão.

Na
capital, desde agosto, 902 pessoas deixaram de ser encarceradas.

Ricardo Novelino
Do G1PE

Secretário Pedro Eurico ressalta importância de audiências de custódia em Pernambuco.

A partir do dia 4 de julho, mais sete polos regionais passarão a sediar audiências de custódia em Pernambuco. A medida vai contemplar Jaboatão dos Guararapes, Olinda, São Lourenço da Mata e Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, além de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Petrolina, no Sertão do estado. Há oito meses,
a capital pernambucana realiza esse tipo de procedimento.

A realização obrigatória de audiências de custódia cumpre uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2015. Ela prevê que todas as pessoas presas em flagrante sejam apresentadas a autoridade judicial em menos de 24 horas. Assim, o preso é rapidamente levado a um juiz e entrevistado em uma audiência, na qual também são ouvidas as manifestações do Ministério Público e da Defensoria Pública ou do advogado do acusado.

Dede agosto do ano passado, o Judiciário realizou no
Recife 2.549 audiências de custódia. Nesse período, foram feitos 1.587 pedidos de prisão. Ao todo, 902 detidos e apreendidos deixaram de ser encarcerados, evitando, assim, a piora no quadro dos presídios do estado. Isso representa cerca de 35% do total dos casos.

“A audiência de custódia é um instrumento muito importante para o Judiciário brasileiro. Conseguimos evitar que a pessoa que comete delito de menor potencial ofensivo entre no sistema carcerário, que já está superlotado e com problemas”, sentencia o secretário de Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.

O secretário justifica a sua visão e apresenta números impressionantes: Até 2008, Pernambuco tinha pouco mais de 15 mil pessoas nos presídios e penitenciárias. De lá para cá, mais do que dobrou essa população carcerário. "São, hoje, mais de 31 mil detentos. Com as audiências de custódia, podemos impedir a entrada de mais gente. São pessoas que não poderiam ficar nas unidades por ter cometido crimes mais leves. Temos unidades em que são dez pessoas para uma vaga”, observou.

Para Eurico, a ampliação do programa será muito importante para o sistema carcerário. “As quatro cidades da Região Metropolitana e o Recife respondem por 60% dos flagrantes do estado. Isso mostra o quanto poderemos aliviar o sistema”, comenta.
(Foto: Thays Estarque/G1)

O significado da vaia ao líder do PSDB, Cássio Cunha Lima

Por WALTER SANTOS.


O que era inimaginável supor e constatar aconteceu na ultima sexta-feira, 03 de junho de 2016, no Parque do Povo, em Campina Grande, durante a abertura do Maior São João do Mundo: o senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado, enfrentou minutos de vaias ao se referir ao Governo de Dilma como o mais corrupto de todos os tempos. "Golpista! Golpista!" - gritavam pessoas de vários pontos do ambiente da Festa.

Sob vaias, Cássio insistiu em dizer que vai continuar a luta contra a corrupção no País e acusou os que lhe vaiavam como "Inocentes úteis".

Ele se manteve no discurso dizendo que manteria a posição de coragem de enfrentar a minoria ruidosa, pois representava a maioria silenciosa. Mas durante todo o tempo ouviu a expressão “Golpista”.

FATO INÉDITO E MARCANTE.

Foi a primeira vez em toda a história do Maior São João do mundo que o senador, ex-prefeito da cidade, enfrentou uma sonora vaia.

Cássio é, sem dúvidas, a maior liderança política de Campina, portanto, conviver com reação popular espontânea no nível registrado é motivo de preocupação.

Na prática, seu papel de encarnar a figura do enfrentamento ao PT, através de duras acusações contra a presidenta Dilma Rousseff, lhe cria na mesma proporção um ódio recíproco não só de petistas, mas de todo segmento organizado da sociedade que pensa diferente do PSDB.

Ela passa a conviver com isso liderando a bandeira de discurso desconfortável diante da realidade em curso provando que a corrupção está em todos os partidos, em especial no PSDB - de onde é líder.

Os últimos fatos mostram repetidamente que a cúpula do PSDB tem sido acusada de envolvimento com a mesma corrupção que ele acusa. E não é invenção, discurso de opositor. Muitas delações envolvem Aécio, Alckmin e até FHC, quem diria.

Esta realidade se conflita com o discurso ético e amplia algo que ele não tinha, ou seja, forte rejeição, a partir de setores organizados que já chegaram a lhe apoiar.

A FORÇA DO CONSERVADORISMO.

Cássio apenas está assumindo de forma nacional com reflexos na Paraíba a linha política inteiramente neoliberal, algo que ele não expunha com tamanha radicalidade porque para afirmar - se nesta condição precisou enfrentar a onda progressista, próxima e vinculada com a vertente socialista.

É na atualidade o Tucano mais contundente contra o Petismo com ódio sem igual.

O senador e Líder do PSDB no Senado é a cara da postura conservadora à direita alinhada com setores da sociedade considerada elitista.

O fato é que Cássio passou a ser líder do enfrentamento ao PT, Dilma, Lula - este último já tratado como aliado circunstancial, como fez Aécio Neves também.

Ele, de fato, cresce para setores conservadores mas passará a conviver com hostilidades frequentes não só na Paraíba velha de guerra.

E isto será transportado para a sucessão municipal de outubro próximo, inclusive em Campina Grande.
Assista:

Blog do Jairo Gomes

Instituto Dom Pedro I realiza projeto informativo de combate ao vírus H1N1



O Instituto Dom Pedro I, realizou na última quarta-feira, 01/06, um Projeto Informativo de combate à gripe H1N1. Que contou com a participação da enfermeira ANA LAURA SOUTO BARROS, que deu sua contribuição informando sobre transmissão, sintomas, vacinas e prevenção da doença transmitida pelo vírus.

O objetivo da ação e fazer com que os estudantes entendam que atitudes individuais afetam a saúde coletiva, caso a população não se previna.


É um projeto de conscientização e de conhecimento da doença, bem como suas causas e prevenção.

Assim, dessa forma, nosso papel perante a sociedade, como instituição de ensino, mostra que prezamos o bem-estar de nossos alunos e de todos.




Confira as fotos
:
Informações da Assessoria.

Ariano Suassuna e Dominguinhos são os homenageados do São João da Escola Dinâmica em 2016



A Escola Dinâmica homenageará dois grandes ícones da cultura popular brasileira, Ariano Suassuna e Dominguinhos, ambos faleceram em 23 de julho de 2015 e deixaram suas marcas na história de Pernambuco e do Brasil.

Além de vivenciar a festa tradicional do São João, a escola evidenciará as linguagens culturais como o teatro e a música, através de apresentações inspiradas nas obras dos dois nordestinos que tornaram-se importantíssimos para a cultura brasileira. Apresentações de dança nos ritmos do xaxado, baião e tradicional forró pé-de-serra, além de encenações teatrais e quadrilhas juninas estilizadas estão entre as apresentações que serão realizadas pelos alunos com a coordenação dos professores da escola.

O “Arraiá da Dinâmica 2016” é animação garantida, o evento será realizado no dia 18 de junho, tudo tem início ás 16h no Cabana Club.
Informações da Assessoria.