sexta-feira, 29 de junho de 2018

Fenearte terá um dia a mais de evento e fará homenagem a Mestre Salustiano

Em coletiva de imprensa, foram apresentadas as novidades da 19ª edição da feira. Crédito: Esp. Yasmin Nascimento/DP

Com mais um dia de evento, venda de ingressos online, Wifi no local e telões para transmissão dos jogos da Copa do Mundo, a 19ª edição da Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina, será realizada entre os dias 4 e 15 de julho, no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco. Neste ano, o evento homenageia o Mestre Salustiano, um dos precursores do mangue beat, que faleceu em 2008 e é considerado Patrimônio Vivo pelo Governo do Estado. A cenografia do espaço é assinada pelo arquiteto Carlos Augusto Lira.

As homenagens a Seu Salu não param por aí. A feira terá oficinas inéditas como o aprendizado da dança Cavalo Marinho, realizadas pelos filhos e netos do pernambucano, iniciação à rabeca, bordado da gola da roupa do maracatu, modelagem com material reciclado e tapeçaria e crochê de grampo.

Mestre Salu – Crédito: Jaqueline Maia/DP

 “Para toda a estrutura ser montada e finalizada demoramos cerca de 20 dias”, revela Thiago Angelus, coordenador da Fenearte. Os estandes continuam setorizados por tipologia e a sinalização do local também foi reforçada. Além disso, a feira conta com espaço cidadania, voltado aos filhos de comerciantes e artesãos que trabalham no local, que exibirá filmes, apresentações teatrais, oficinas e sala de brinquedoteca. Já no mezanino foi desenvolvido um pequeno polo gastronômico, que contará com o Bar do Seu Luna, que levará ao espaço pratos típicos regionais como o chambaril, e o Boteco Apecerva, que reunirá mais de 15 marcas de cervejas locais. A área dedicada ao artesanato internacional também terá novidades. Egito, Itália, Países Baixos e Polinésia Francesa juntam-se ao time dos 18 países que já participaram do evento. “Sou uma entusiasta da cultura popular e da cultura pernambucana e para mim é uma grande honra e um prazer continuar e fortalecer esse grande projeto que é a Fenearte”, comenta Ana Luiza Câmara, que atua na coordenação da feira, juntamente com Thiago Angelus e uma equipe.

O arquiteto Marcelo Rosenbaum também estará presente na Fenearte. Crédito: Cauê Diniz

Trabalhando com o resgate da história dos artesãos e de Pernambuco, o arquiteto Marcelo Rosenbaum foi convidado, pelo Sebrae-PE, para realizar o projeto Rhisophora, que consiste em uma linha de produtos com a identidade cultural do estado, com foco no mercado. A linha faz referência direta às raízes locais e após a Fenearte irá percorrer todo o estado. “O projeto vai estar mostrando suas raízes através dessas peças, que engloba dois segmentos da economia criativa, a moda autoral e o artesanato, além de todo um trabalho de forma coletiva, desde a construção do tema, da paleta de cores até a ambientação dos estandes, que foi idealizada pelo Marcelo Rosenbaum e pelos participantes”, comenta Ana Cláudia Dias, diretora técnica do Sebrae Pernambuco.

Crédito: Nando Chiappetta/DP

A 19ª edição da Fenearte será realizada no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, das 14h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 22h, nos sábados e domingos. Os ingressos custam a partir de R$ 5 e podem ser adquiridos nos Shoppings Tacaruna, RioMar, Boa Vista, Recife, Guararapes e no site Ticket Folia.


Fonte: Diário de Pernambuco