quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Kombi é abandonada na estrada do Maracajá

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa
.
Nesta quarta feira (30), uma Kombi de cor branca e placa KGJ 1888 foi encontrada na estrada do maracajá, pertencente ao município de Santa Cruz do Capibaribe. O veículo teria sido levado em assalto e abandonado depois.

O efetivo da polícia foi acionado pelo COPOM e se dirigiu ao local. Durante o percurso, amigos da vítima relataram que o veículo estava realmente no local citado. A polícia chegou ao local e constatou a presença da Kombi.

O proprietário foi informado e orientado a se dirigir a Delegacia de Polícia para que seu automóvel fosse recuperado.

Complexo do Curado recebe novos equipamentos de segurança

Foto: Edmar Melo/JC Online

A Secretaria de Ressocialização de Pernambuco e o Departamento Penitenciário Nacional entregam, nesta sexta-feira (2), no Complexo Prisional do Curado, Zona Oeste do Recife, novos equipamentos de segurança para a unidade. 

Serão 22 detectores de metais, tipo portal, 93 detectores de metais manuais, 33 detectores, do tipo banqueta, e seis aparelhos de raio-x. A novidade é o detector de metal, modelo banqueta, que vai auxiliar nas revistas femininas.

Para o correto manuseio dos equipamentos, a Secretaria de Ressocialização está realizando um treinamento hoje e amanhã, com 25 agentes penitenciários.

APÓS SERIE DE ASSALTOS, ELEMENTOS SÃO PRESOS PELA ROCAM EM GARANHUNS

Na noite desta quarta-feira (30), o efetivo da ROCAM realizava operação cidade de Garanhuns, em cumprimento ao Plano de Ação do 9º BPM. Durante incursões no Bairro da Boa Vista, observaram em atitude suspeita o indivíduo Roberto Lima de Carvalho, 34 anos, que pilotava a moto CG Tintan, cor vermelha, placa PEW-6294/PE, tendo como passageiro o indivíduo Carlos Eduardo Campos Silva, 18 anos.

Na busca pessoal foi encontrado em poder de Roberto Lima de Carvalho um revólver calibre 38, carregado com seis munições intactas. Durante a abordagem chegou ao conhecimento do efetivo que nas proximidades, especificamente no Posto Jatobá, localizado à Rua Júlia Brasileiro Vila Nova, Boa Vista, encontrava-se uma possível vítima de assalto recém cometido pelos suspeitos.
Localizada a vítima e confirmado o assalto, as partes foram encaminhadas à 18ª Delegacia Seccional, para as medidas cabíveis. Os suspeitos confessarem ter praticado diversos assaltos em Garanhuns e ainda durante a permanência da ROCAM na Delegacia, começaram a comparecer vítimas de assaltos em dias anteriores, que reconheceram os delinquentes como autores dos assaltos.

A dupla foi autuada em flagrante e encaminhada a Cadeia Pública o município de Garanhuns.

15º BATALHÃO DE BELO JARDIM FECHA MAIS UM MÊS ALCANÇANDO METAS DO PACTO PELA VIDA

Desde junho deste ano, o 15º Batalhão da Polícia Militar com sede em Belo Jardim, no Agreste, vem alcançando as metas estabelecidas no âmbito do Pacto Pela Vida fechando no verde.

O Tenente Coronel Jonas, desde o mês de maio comanda a Unidade Militar, e conseguiu motivar a tropa que vem trabalhando para reduzir ainda mais os índices de violência, com a realização de várias operações. Na última semana o 15º BPM ficou em primeiro lugar na área da DINTER I, em apreensão de drogas e armas de fogo.

O efetivo foi bem distribuído ficando praças e oficiais nos locais certos, assim com a tropa motivada pelo comandante, o resultado não poderia ser outro, o reconhecimento da população nas cidades que estão sob responsabilidade do batalhão mais e 75% de aproveitamento no Pacto Pela Vida.

Parabéns 15º BPM.

Vendedora de produtos de beleza é assaltada em Santa Cruz do Capibaribe

Uma vendedora de produtos de beleza foi vítima de um assalto no bairro Polis Pacas em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo a vítima, a mesma caminhava próxima a uma creche, quando foi surpreendida por um jovem em uma moto Biz vermelha, que simulou estar armado e subtraiu uma bolsa com diversos produtos de beleza, agenda, documentos, cartões e um celular. ela foi a delegacia pra presta quixa.  

2ª COMPANHIA DO 9º BPM REALIZOU OPERAÇÃO INDULTO EM CANHOTINHO

Quase 400 reclusos do Centro de Ressocialização do Agreste localizado na área rural de Canhotinho, retornaram nesta quarta-feira (30) a Unidade após passarem uma semana fora devido ao indulto que receberam para saída temporária.
Para garanti que esse retorno fosse sem a incidência da prática de crimes, o comandante da 2ª Companhia, Capitão Leone Sena, montou uma operação que contou com o emprego de quatro viaturas e doze PMs. Foram realizadas abordagens a veículos de transporte alternativo, passeio e motocicletas. Pontos de bloqueios foram montados nos acessos as cidades de Canhotinho, Quipapá, Angelim e Lajedo, a operação foi desencadeada com êxito e não houve alterações.

Duas motocicletas foram encontradas no agreste pernambucano.

Duas motocicletas foram encontradas no agreste pernambucano, uma na cidade de Santa Cruz do Capibaribe e outra em Toritama.

De acordo com informações, em Santa Cruz do Capibaribe o efetivo da polícia se descolocou a Rua São Joaquim no bairro da Palestina e encontrou uma Honda Biz (cor vermelha e placa KIK 9777) abandonada, que foi encaminhada a Delegacia de Polícia. Junto com a moto, dois homens com atitudes suspeitas foram levados também , para averiguação.

Já em Toritama, uma moto SHINERAI foi econtrada no bairro Deus é fiel. Segundo informações da polícia, o efetivo foi informado que estava ocorrendo um assalto no local e ao chegar lá foi encontrada a motocicleta abadonada. A vítima relatou que dois indivíduos abordaram ela e anunciaram o assalto, levando o veículo e outros pertences pessoais.

Foi informado também que os elementos estavam praticando assaltos com o veículo roubado.

HOMEM É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE RESIDÊNCIA EM PALMEIRINA

Um homem de 38 anos foi encontrado morto na manhã da ultima quarta-feira (30), no município de Palmeirina no Agreste de Pernambuco. A vítima José Milton Gomes da Silva, 38 anos, era agricultor e morava na Rua Capitão Paulo Afonso, local onde foi encontrado sem vida.

De acordo com informações de familiares a vítima sofria de problemas de alcoolismo, o cadáver foi encontrado por um irmão que chegou a residência, o local foi isolado pela Polícia Militar que acionou a Polícia Civil, o corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Curto circuito em rede elétrica deixa alguns moradores sem energia em Santa Cruz do Capibaribe

Alguns moradores da Travessa Cláudio Abílio Aragão, próximo a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, ficaram sem energia elétrica no inicio da noite de quarta-feira dia 30 de setembro de 2015.

Segundo o Bombeiro Civil, júnior Lino, o fato aconteceu devido a um incêndio ocasionado em um ninho de passarinho que se encontra dentro da caixa de energia localizada no poste. Com isso, ocorreu um curto circuito, que terminou ocasionando o fogo que se alastrou rapidamente e destruiu a caixa e todos os fios distribuem a energia para as residências rua.

Os moradores entraram em contato com o Serviço de Prontidão da Celpe, para que o problema da falta de energia fosse solucionado rapidamente. Antes da chegada da equipe elétrica, o bombeiro civil deu andamento aos trabalhos.

Durante o período da noite, o serviço de prontidão da Celpe compareceu no local, onde a energia foi restabelecida.

Projeto Se Liga e associações Águas do Nordeste e Fazenda Fieza de Educação Ambiental lançam cartilha sobre meio ambiente

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio do Projeto Se Liga, em união com as associações, Fazenda Fieza de Educação Ambiental e Ane (Associação Águas do Nordeste), lançaram no último dia 15 de setembro, Cartilha Autoral do Projeto Águas de Areias. O projeto foi financiado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

A cartilha é direcionada aos alunos da rede pública do Alto e Médio Capibaribe e tem como objetivo abordar temas sobre o meio ambiente, como o clima, a água e a vegetação do semiárido pernambucano.

“O encontro para lançamento da cartilha culminou com a troca de experiências vividas ao longo de dois produtivos anos. O professorado está motivado e orgulhoso por mostrar e compartilhar suas cartilhas”, avaliou Tânia Clarissa, presidente da Associação Fazenda Fieza.

A cartilha “A arte como uma porta de luz na educação ambiental”, foi fruto de uma parceria entre o Projeto Se Liga, a Associação Fazenda Fieza de Educação Ambiental e a Ane (Associação Águas do Nordeste), que juntos ofereceram aos alunos, da Escola Municipal Orlandina Arruda Aragão, oficinas de grafitagem com a renomada artista plástica Erica Maradona.

“Esperamos que essa cartilha possa estimular o interesse dos alunos sobre o meio ambiente, e contribuir com os professores na sala de aula”, pontuou a coordenadora municipal dos Projetos Se Liga e Acelera Marilice Lopes.

A partir de outubro a cartilha será distribuídas nas escolas e bibliotecas públicas do quatro municípios parceiros do Águas de Areia. (Poção, Jataúba, Brejo da Madre Deus e Santa Cruz do Capibaribe).

Informações da Assessoria.

EM ÁGUAS BELAS, USUÁRIO DE DROGAS É PRESO APÓS FURTAR CELULAR E VENDER PARA COMPRAR DROGAS

Cumprindo o Plano de Ação do 9º BPM na tarde da quarta-feira (30), quando era realizada a Operação Duas Rodas, o QS de Águas Belas, após ser solicitado pela vítima Josuel Serafim da Silva, 36 anos, informando que seu enteado Danilo Andrade, 18 anos teria furtado seu aparelho celular para comprar drogas e o ameaçado de morte com uma faca de serra.

Diante das informações o QS realizou diligências e conseguiu deter Danilo, que na ocasião estava com um cachimbo para consumo de drogas e que informou que acabara de fumar crack, disse ainda que vendeu o celular a Cironildo Benício dos Santos, 33 anos, o qual afirmou que comprou pela quantia de R$ 10,00 (dez Reais). Com as novas informações, foram realizadas diligências na cidade e Cironildo encontrado.

Vítima, acusado e comprador, foram encaminhados ao plantão da 18ª Delegacia Seccional em Garanhuns.

Pedidos de CPIs dos Bolos e Calçadão finalmente são apresentados na Câmara

Pedidos foram lidos pelo vereador Ronaldo Pacas (PSDC) - Foto: Thonny Hill
Pedidos foram lidos pelo vereador Ronaldo Pacas (PSDC) – Foto: Thonny Hill
Na reunião ordinária desta quinta-feira (01) na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, foram lidos os requerimentos que solicitam a abertura de dois pedidos de CPIs.

Os requerimentos estão relacionados aos pedidos de investigação na distribuição dos pontos comerciais do Calçadão Miguel Arraes de Alencar e também da licitação sobre a compra e o fornecimento de coffee-breaks a eventos promovidos pela Prefeitura Municipal.

Após a leitura dos requerimentos, o presidente da Casa, vereador Afrânio Marques (PDT), afirmou que os pedidos seguirão para serem apreciados pela equipe jurídica e o parecer de legalidade ou não dos pedidos deve ser dados em até 10 dias.

Entenda os casos

A distribuição de pontos do Calçadão foi alvo de críticas por parte de vereadores de Oposição, que afirmaram ter recebido denúncias de que houve favorecimento político a muitas pessoas e empresários locais com lojas e boxes.

Já da licitação de coffee-breaks ficou conhecida como “A farra das tortas” após o vereador de Oposição Carlinhos da Cohab (PSL) apresentar uma nota fiscal que mostrava que uma das tortas de mais de 3 kg, que consta na licitação ao preço de R$ 120,00 cada em um total de 700, fora comprada em um estabelecimento de renome no comércio local por menos da metade do valor.

OUTUBRO ROSA

Campanha outubro rosa o comunicado paulo viana e a vereadora de santa cruz do Capibaribe Narah leandro A poia essa campanha.

9º BATALHÃO ENCERRA MÊS DE SETEMBRO CUMPRINDO METAS DO PACTO PELA VIDA

Após meses sem alcançar as metas estabelecidas pelo Pacto Pela Vida na redução de Crimes Violentos Letais e Intencionais, fechando no vermelho, o 9º Batalhão de Garanhuns no Agreste pernambucano, encerrou o mês de setembro no verde, isso quer dizer que houve redução no número de homicídios, nas 20 cidades sob responsabilidade do Batalhão Monsenhor Arruda Câmara.

Em todos os municípios foram registrados durante todo o mês seis homicídios, o Tenente Coronel Ely Jobson que comanda a Unidade Militar desde Maio deste ano, imprimiu o seu ritmo de trabalho, desenvolvendo um Plano de Ação com varias operações que sem sobra dúvidas estão contribuindo para redução da criminalidade na região. O reconhecimento do empenho da tropa é uma das marcas do comandante, que na manhã de hoje divulgou a seguinte nota.

Bom dia a todos!

Quero agradecer primeiramente ao DEUS TODO PODEROSO, por essa vitória, o primeiro de muitos meses em que atingimos a meta estabelecida de CVLI. Agradeço também a cada oficial e praça que compõem essa Unidade de excelência, que é o 9ºBPM. Muito obrigado pela fidelidade, lealdade, pelo empenho, dedicação e profissionalismo. Obrigado por acreditar e corresponder às diretrizes desse comando. Vamos continuar avançando e conquistando, pois a sociedade precisa de nós e não a decepcionaremos. Que DEUS continue nos conduzindo e abençoando.

TC Ely Jobson

Comandante do 9° BPM

RAPAZ QUE FUGIU DO HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA EM GARANHUNS, A MAIS DE UM ANO ESTÁ DESAPARECIDO


Em evento com jornalistas, Diogo Moraes reforça importância da comunicação na divulgação das atividades legislativas

O papel das novas mídias digitais na comunicação social foi tema do II Seminário Alepe Digital, promovido ontem pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. O evento, que reuniu blogueiros e radialistas de todo o Estado, foi organizado pela Superintendência de Comunicação Social da Alepe, com apoio da primeira-secretaria da Casa, que tem o comando do deputado estadual Diogo Moraes (PSB). Durante o encontro, os comunicadores conheceram como funcionam os diversos meios de comunicação da Casa, incluindo o novo Portal da Transparência, lançado no último mês de junho.

Durante o evento, o deputado destacou a importância dos comunicadores na produção de informações que chegam à população. “O Alepe Digital vem a contribuir com o estreitamento de relações. Tenho certeza que esse encontro se faz necessário pra dialogar com blogueiros e jornalistas de diferentes regiões do Estado. Trazer (os comunicadores) aqui é importante para desempenhar esse papel fundamental para fazer o estreitamento maior entre a comunicação e os trabalhos legislativos”, explicou o primeiro-secretário Diogo Moraes.

Diogo também falou da proposta de criar uma TV própria na Assembleia Legislativa, que está em fase de planejamento. Ele destacou o lançamento do novo site, com o Portal da Transparência, que aconteceu durante a sua gestão.

Os blogueiros e radialistas convidados pela Assembleia ainda assistiram às palestras dos jornalistas Geneton Moraes Neto, da Rede Globo, que falou sobre suas experiências de entrevistas com diversas personalistas, e do professor de comunicação da UFPE, Rodrigo Correa, que falou sobre comunicação digital.

Os deputados Waldemar Borges, Silvio Costa Filho e Antônio Moraes também participaram do seminário. Os participando ainda tiveram oportunidade de conhecer o Palácio Joaquim Nabuco.

Informações da Assessoria.