terça-feira, 13 de março de 2012

PROCON-PE promove ações para celebrar o Dia do Consumidor

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos/PROCON Pernambuco, vai promover nos dias 14 e 15 de março, diversas ações para celebrar o Dia Internacional do Consumidor, comemorado em 15 de março. Na programação serão realizadas palestras educativas, panfletagens, balcão de informações e fiscalização preventiva.

Para iniciar as atividades, no dia 14/03 será promovida uma palestra educativa às 19h30, em Palmares, cidade da Zona da Mata de Pernambuco que receberá uma unidade do PROCON-PE ainda no primeiro semestre deste ano. A explanação será realizada para comerciantes e para a população local sobre os Direitos Básicos do Consumidor. O evento será na Associação Comercial de Palmares (Rua da Aurora, s/n, Centro de Palmares).

No dia 15 de março, quinta-feira, técnicos do PROCON-PE farão panfletagens de folders e cartilhas educativas sobre direitos do consumidor, nos Shoppings Boa Vista e Tacaruna, das 11h às 13h. Também na sede principal do PROCON-PE, durante toda a manhã, haverá distribuição de folders educativos para o público que procurar atendimento ou passar em frente a sede. Serão promovidas ainda, palestras sobre Direitos Básicos do Consumidor para o público do atendimento.

Ainda no dia 15, das 14h às 17h, fiscais do PROCON-PE vão realizar uma fiscalização preventiva no Shopping Recife. O objetivo é orientar os comerciantes sobre obrigações, como Lei da Precificação (Lei federal 10.962/04), a qual dispõe sobre as condições de oferta e afixação de preços de bens e serviços para o consumidor; a disponibilidade de uma versão do Código de Defesa do Consumidor para acesso aos consumidores (determinação da Lei Federal nº 12.291/10), entre outras orientações.

Haverá também um balcão de informações no saguão principal do supermercado Extra da Benfica e no de Boa Viagem. Técnicos do PROCON-PE vão orientar os consumidores no local, sobre os cuidados na compra de alimentação, entre outras dicas importantes. A atividade será das 09h às 12h no Extra de Boa Viagem e de 13h às 16h no Extra Benfica.

SERVIÇO:

Ações do PROCON-PE para celebrar o Dia do Consumidor

Quando: 14 e 15 de março – quarta e quinta-feira

Programação:

14/03/12:

- Palestra sobre Direitos Básicos do Consumidor para consumidores e lojistas de Palmares/PE – na Associação Comercial de Palmares (Rua da Aurora, s/n, Centro de Palmares), às 19h30.

15/03/12:

- Panfletagem no Shopping Boa Vista e Tacaruna – das 11h às 13h.

- Panfletagem em frente a sede do PROCON-PE (Rua Floriano Peixoto, 141, Bairro de São José)

- Palestra sobre Direitos Básicos do Consumidor para o púbico em atendimento na sede do PROCON-PE.

- Fiscalização preventiva no Shopping Recife – das 14h às 17h.

- Balcão de informações no supermercado Extra de Boa Viagem (Av. Domingos Ferreira, 1818), das 09h às 12h e no Extra da Benfica (Rua Benfica, 175) das 13h às 16h.

Ernando assume sou pré candidato

Em entrevista a rádio Vale AM, o senhor Ernando Silvestre declara já estou com o bloco nas ruas e sou pré candidato.

Ernando declarou também algumas frases bombásticas, veja abaixo;

"O deputado Mendoncinha não me lançou pré candidato, a idéia foi minha Eu não tenho compromisso com Mendoncinha, apenas um vínculo de amizade".

"Edson Vieira não deu votos ao deputado Mendoncinha, foi o grupo que deu".

"Caso não consiga me sair bem nas pesquisas, volto a rádio e declaro a retirada de minha pré candidatura".

Os Binários estão prontos, cadê os semáforos?

Prefeitura vem assumindo obras que deveriam ser de competência do Governo do Estado, mas infelizmente nossa cidade anda esquecida por Eduardo Campos.

Vamos dar a Cezar o que é de Cezar, mesmo a passos de tartaruga é louvável a postura do prefeito em realizar tais obras, construção dos Binários, implantação dos braços e instalação dos semáforos que segundo o departamento de Trânsito do Município a instalação será realizada em breve.

Lixo no Pedra Branca

Moradores do bairro Pedra Branca reclamam do acúmulo de lixo em terreno baldio, segundo os moradores que residem próximo ao terreno, já entraram em contato com o Secretário de Infraestrutura do Município e com o proprietário do terreno, mas até o momento nada foi resolvido.


Outra reclamação dos moradores ainda no mesmo terreno, trata-se de um funcionário de uma empresa telefônica que constantemente joga e queima restos de fios (parte plástica que cobre o fio) causando assim uma grande nuvem de fumaça provavelmente tóxica, que toma conta da rua.


Atenção senhor Secretário de Infraestrutura do Município, faça valer a lei que obriga os proprietários de terrenos baldios a cercá-los e mantê-los limpos.


Em relação ao funcionário que joga e queima restos de fios, denunciem a empresa para qual o mesmo trabalha, pois com certeza queimar o resto dos fios não é o procedimento adequado.

Nossa cultura é rica, verdadeira referência para o mundo. São muitos os movimentos - maracatu, frevo, caboclinho, o forró, entre outros - que fazem de

Pernambuco é, antes de tudo, um estado marcado pela diversidade cultural. E tem uma população que respira e valoriza a sua cultura, passando de geração em geração. Não por acaso, o estado é conhecido no país como um dos que têm a cena cultural mais viva, construída a partir da contribuição de índios, portugueses, holandeses, judeus, africanos, entre outros. É celeiro de poetas, artistas plásticos e músicos reconhecidos em todo mundo, sem falar nos seus movimentos, no carnaval, no São João, em nossa cultura. Isso é Pernambuco.

Lampião e Maria Bonita Museu do Forró - Caruaru


O carnaval, por exemplo, é a maior festa. Não só dos pernambucanos, mas de todos que visitam o estado na época dessa democrática festa – seja na capital, nas praias, no interior. Tem o maracatu, o caboclinho, o coco de roda, a ciranda e o maior de todos os representantes - o frevo! O ritmo, aliás, é único e teve origem no próprio estado. Na festa, além das ladeiras de Olinda, do fervor do Recife Antigo, tem também o Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo (segundo o Guinness Book).

No interior, seja no Sertão ou no Agreste, há outros movimentos culturais. Os caretas de Triunfo (cidade sertaneja a 600km do Recife); os Papangus de Bezerros (agreste, 90km da capital) que no carnaval promovem uma grande festa nas ruas do município.


Rua da Aurora - Recife


Pernambuco também é a terra do São João. O período junino no estado é um dos mais tradicionais do país. A cidade de Caruaru, no agreste, é o ponto central onde acontecem 30 dias de festa - todo o mês de junho. É a terra do forró, do xaxado, do mestre Vitalino, da famosa “Feira de Caruaru”, do Alto do Moura, entre outros. Mas não só é nesta cidade, onde acontecem os festejos. Da capital ao interior são muitas as homenagens ao Santo.

Na Zona da Mata, tanto a Norte quanto a Sul, o destaque fica para os maracatus. De baque solto ou de baque virado. De influência africana, eles têm muita força nesta região devido à grande presença de engenhos de cana de açúcar. No período colonial, os escravos vindos da África para trabalhar a produção do açúcar trouxeram os costumes para cá. Antigamente, muitas dessas movimentações aconteciam às escondidas ou na senzala. Com o passar dos anos e a liberdade dos negros, a cultura foi incorporada como um todo. E hoje é um dos nossos destaques. E entre as cidades, Nazaré da Mata desponta como uma das que mais concentra maracatus.

Tudo isso é apenas uma demonstração da rica cultura de Pernambuco. Uma cultura que orgulha os pernambucanos, que é passada de geração em geração, levada para todos os cantos do mundo, mas que só pode ser sentida em sua alma em nosso Estado. Por isso, para conhecer um pouco mais do que o povo pernambucano tem a oferecer não basta estudar e ler... Tem que experimentar. Isso é Pernambuco

Brejo: Governo Dr. Edson Souza confirma primeira atração para a Arena da Paixão: AVIÕES DO FORRÓ.

Aviões do Forró é a primeira atração confirmada pelo Prefeito do Brejo da Madre de Deus Dr. Edson Sousa. A banda se apresentará no dia 04 de abril na Arena da Paixão em Fazenda Nova. Segundo o Diretor de Cultura Geovane Barbosa, esta é apenas uma das grandes atrações que passarão por lá!

Simbora gente! O futuro a gente faz agora.

Jornal do Commercio cobra da Defesa Social mais segurança para o interior
Levantamento do jornalista Eduardo Machado aponta 39 cidades sem delegado. A segurança precisa de 700 delegados mas só 508 estão na ativa.



Foto: Rafael Ribeiro / CBF


Rebucetê no futebol
Ricardo Teixeira transformou-se no Getúlio que não se matou. Renunciou ao mandato entregando carta comovente ao sucessor José Maria Marin.

Semana começa movimentada em Brasília
Na expectativa da troca de Ministros, Dilma surpreende com a troca de líder do Senado. O eterno líder de todos os presidentes, Romero Jucá, deixa a vaga Eduardo Braga.

O tratamento de Lula
Terá que voltar ao hospital para tomar antibióticos. Repouso em casa, sem sair e sem falar com ninguém vai durar uma semana. Lula teve dois focos de infecções nos pulmões. Sintomas da doença: tosse, dor no peito, febre e dificuldade pra respirar. Na situação de Lula a cura só pode ser confirmada depois de 14 dias de tratamento.

E Hebe?
A aprasentadora, de 83 anos de idade, já saiu da UTI depois da cirurgia de emergência para retirar o tumor do intestino. Hebe já recebe visitas e conversa com parentes.

Alteração no Estatuto do Idoso
Maiores de 60 anos poderão viajar de avião sem pagar passagem.



Governo pode acabar com a farra dos chineses no Brasil
Está em estudo uma tarifa especial para produtos industrializados, com a intenção de pegar chineses e outros asiáticos. A indústria brasileira não está suportando o preço baixos dos importados de má qualidade.

Bombeiros castigados

Aqueles grevistas mais exaltados do Rio de Janeiro foram castigados com a perda do emprego: 13 militares grevistas foram expulsos.

Justiça na Guatemala
Pra quem pensa que na Guatemala não tem justiça, tome nota. Ex-militar foi condenado a 6.060 anos de prisão. A pena foi aplicada a Pedro Pimentel, um ex-policial acusado de matar 201 pessoas. Ele comandou um massacre em 7 de dezembro de 1982.

Polícia Federal investiga Senado Brasileiro
Vai ser apurado o que teve de errado com o concurso público do último domingo.



Foto: Jeff J Mitchell / Getty Images


Governo contra os cigarros
Congresso quer proibir a fabricação de cigarros com aditivos. Fumantes com idades entre 13 e 15 anos consomem mais esse tipo de fumo, que disfarça o gosto real do cigarro e aumenta as chances de causar vício. Por ano, 200 mil pessoas morrem por causa do cigarro.

Contribuintes entram na justiça contra aumento do IPTU
8 pessoas conseguiram o benefício na justiça. O 1º juizado especial da Fazenda considerou o aumento abusivo e outras 30 pessoas devem conseguir o mesmo benefício. Ramiro Becker, advogado dos contribuintes, considerou a cobrança abusiva.

A prefeitura reage
Cláudio Ferreira, secretário de Finanças do Recife, avisa que a prefeitura vai recorrer.

O reajuste dos professores do Recife

A prefeitura resolveu dar um aumento de 22% no salário dos professores da rede pública da cidade, deixando os salários acima do piso nacional. O novo valor tem como base 1.451 reais para 200 horas de trabalho por mês, mas os professores do Recife trabalham 145 hora e vão receber proporcionalmente. Como não foi definido o mês que o novo salário começa a ser pago, os professores do Recife ainda vão participar da greve nacional amanhã, quinta e sexta-feira.

Hoje tem reunião do Sindicato dos Seguranças
A rodada já é de negociação.



Show no Arruda
André Campos, secretário de Turismo do Recife, anunciou pelo Twitter que o ex-beatle Paul McCartney vai fazer duas apresentações no Recife. Seria nos 21 e 22 de abril no estádio do Arruda. O problema é que as datas coincidem com a semifinal do Campeonato Pernambucano. Por enquanto, o Santa Cruz não se pronunciou sobre o assunto.

Sem perigo
Defesa Civil do Recife fez nova vistoria e constatou que não há problemas no edifício Poupança Bandepe, onde funciona a Universidade vale do Acaraú (UVA). O prédio, localizado na avenida Guararapes, não apresenta risco de desabamento e não vai ser interditado.

Descaso na saúde
Um jovem de 17 anos se machucou ao cair de uma barreira no Alto do Refúgio. Ele foi socorrido para a UPA da Guabiraba, onde teve a perna engessada. O problema é que ele não apresentava nenhuma fratura e a perna dele inchou. Adriana da Silva é amiga da vítima e está revoltada com o atendimento.

Violência na madrugada
Rapaz é esfaqueado no Vasco da Gama.

Libertadores da América
Hoje o Internacional enfrenta o The Strongest, da Bolívia, no estádio Beira-Rio. O jogo começa às 22h. O Inter é o 3º colocado do grupo 1. O Corinthians vai jogar amanhã no México contra a equipe do Cruz Azul. O Vasco também joga amanhã, pega o Libertá do Paraguai. O Fluminense recebe o Zamora, da Venezuela, no Rio de Janeiro. Mas o destaque no clube é a saída de Adriano, que depois de 8 jogos e apenas 2 gols, saiu mais uma vez sem dar muita explicação.

Mudança
Evandro Carvalho, presidente da Federação, chega hoje do Rio de Janeiro e pode tirar Francisco Domingos da direção da Comissão de Arbitragem do Campeonato. Nada foi oficializado, mas o ex-árbitro Adriano Siebra seria o favorito para assumir o cargo no lugar de Francisco.

Mais mudanças
A fase final do campeonato estadual do próximo ano deve sofrer alteração. Em vez de 4 times, seriam 8 disputando o título. A mudança seria uma saída para a FPF encaixar o calendário da Copa Nordeste. Tudo depende da CBF, que vai divulgar o calendário de jogos da Copa Nordeste até o fim da semana.

ACIDENTE GRAVE NA BR 104




O fato se deu por volta das 17h dessa segunda-feira (12), no Km 12 da BR 104, próximo ao ter que dá acesso a cidade de Taquaritinga do Norte-PE, quando um veículo e uma moto colidiram. O veículo caiu na ribanceira, às margens da BR. A moto ficou completamente despedaçada em meio à pista. Informações não oficiais, repassadas por populares no local, dizem que na moto havia dois ocupantes, os quais ficaram gravemente feridos, um deles chegou a ter partes da perna e do braço direito decepadas no impacto. Unidades do SAMU de Santa Cruz e Taquaritinga estiveram fazendo o socorro das vítimas. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e esteve no local registrando a ocorrência e orientando no transito. Até então, não se tinha informações de quem poderia ter provocado o acidente, três pessoas ocupavam o veículo e também chegaram a se ferir. Foi identificado como condutor da moto Luis Carlos da Silva e José Queiroz o carona. Os nomes dos ocupantes do veículo não foram informados no momento. A PRF se deslocou até a delegacia de Taquaritinga do Norte para colherem mais informações.


























Deomedes fala de eleição do PT em SCC

O vereador Deomedes Brito (PT) participou do programa “Polo em Debate”, no último sábado na Polo FM (www.polofm.com.br). Na oportunidade ele falou do processo de escolha para a nova direção municipal do PT de Santa Cruz do Capibaribe.

Deomedes encabeça uma das chapas inscritas para a disputa, a outra é liderada por Moisés Américo. Segundo o vereador petista, a expectativa é de tudo transcorra da melhor forma possível, dentro de um processo ordeiro e democrático.

“Tenho certeza que tudo vai acontecer de forma tranqüila, até porque a atual Comissão Provisória que comanda o PT na cidade é muito competente, tanto é que pessoas, que antes contestavam sua legalidade tiveram que procurá-la para se inscreverem para a eleição, reconhecendo que a Comissão sempre foi legal e esteve nas mãos certas”, disse Deomedes.

A eleição para o Diretório local do PT acontecerá no próximo dia 08 de abril.

Policiais prende em menos de 24 horas suspeitos da morte de vereador em São Joaquim do Monte. PE.

A polícia prendeu quatro pessoas suspeitas de envolvimento na morte do vereador Genivaldo João da Silva, de 45 anos, do PSD, “Valdo da Castanha”, em São Joaquim do Monte, eles foram levados para a Delegacia Regional de Caruaru, onde estão prestando depoimento. Os nomes ainda não foram divulgados. Dois dos suspeitos seriam um cabo e um soldado da polícia militar de Alagoas.
O vereador foi morto por volta das 6h30 deste domingo (11), enfrente á sua residência que ficar localizada no bairro da Vila de Santana em são Joaquim do Monte. PE.