sábado, 2 de fevereiro de 2013

Ronaldo Pacas integra duas comissões na Casa Doutor José Vieira de Araújo


Após conversas entre os parlamentares do grupo situacionista na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe ficou acertada a participação do vereador Ronaldo Pacas em duas importantes comissões permanentes do Poder Legislativo da cidade.

O vereador é o presidente da Comissão de Redação e secretário da Comissão de Obras, urbanismo, trânsito e meio ambiente.

Vale lembrar que as comissões são indispensáveis para o bom funcionamento dos trabalhos na Casa de Lei. 

Assessoria de Imprensa

Agricultora vai receber pensão


A agricultora Severina Maria da Silva, 46 anos completados ontem, finalmente recebeu do poder público uma reparação em relação à falta de assistência sofrida durante os vários anos em que foi violentada pelo pai, de quem engravidou 12 vezes. Na quinta-feira, a Câmara de Vereadores de Caruaru concedeu a agricultora uma pensão pecuniária que vai ajudá-la a criar os quatro filhos (e irmãos) adolescentes que vivem com ela em uma pequena casa na Vila Itaúna, zona rural de Caruaru.
Segundo Elba Ravane, da Secretaria Especial da Mulher, o valor fixado foi de R$ 1 mil mensais. A pensão, segundo Elba, é um direito adquirido e não pode ser suprimido da agricultora, mesmo com mudanças de gestão no município. Severina mantinha os filhos com o dinheiro da lavagem de roupas em casas vizinhas, mas uma doença nos rins vinha impedindo que ela realizasse a função. O plantio extraído da roça (milho, feijão) é voltado para sustentar ela e a família.
Severina começou a ser molestada aos 9 anos. Tem cinco filhos vivos: José Severino, 14; Antônio Severino, 15; Cícera, 12; Antônia, 18; e Antônio, 20 (este vive em uma casa próxima à da mãe). Durante os 28 anos em que Severino Pedro Andrade, seu pai, a violentou, Severina procurou várias vezes as Delegacias de Caruaru e Brejo da Madre de Deus. Seu pai nunca foi preso ou sequer procurado pela polícia. Em 2005, ela contratou dois homens para matar Severino, dias depois de ele mostrar-se interessado em molestar Antônia, filha dele e de Severina. Na época, a menina tinha 11 anos. A agricultora foi presa após sair do enterro do pai (sua mãe, Maria Eudócia, a denunciou) e passou um ano e um mês na Colônia Penal de Garanhuns, sendo considerada, segundo o texto do processo,“perigosa para a sociedade”.
Em agosto de 2011, ela foi levada a julgamento (no Forum Thomaz de Aquino Wanderley, no Recife) e absolvida – o próprio promotor, José Edevaldo, entendeu que a agricultora era vítima, não culpada. Dias depois, ela passou a ser atendida, no Centro de Referência da Mulher, por uma psicóloga que a visitava em casa. Em setembro de 2012, a agricultora declarou que há mais de seis meses ninguém do serviço de saúde municipal a procurava.
A história de Severina foi contada em um caderno especial publicado pelo Jornal do Commercio em agosto do ano passado, intitulado A vida é Nelson (homenagem aos cem anos do nascimento de Nelson Rodrigues), publicado na internet: http://especiais.ne10.uol.com.br/nelson/album-de-familia.html. A proposta de auxílio financeiro foi enviada ano passado pela Secretaria Especial da Mulher e aprovada na última quinta-feira por unanimidade. De acordo com a assessoria, toda a família passará a receber assistência através da Secretaria de Políticas Sociais. Severina também é acompanhada por uma assistente social do Centro de Referência da localidade.

Em chapa única, Evilásio Araújo é aclamado novo presidente do Coniape

Em sessão extraordinária realizada na tarde dessa sexta-feira (01), na Câmara de Vereadores, foi eleita a nova equipe que encabeçará os trabalhos no Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape).

O Consórcio que reúne 11 municípios dos estados de Pernambuco e Paraíba, abrange cerca de 350 mil pessoas e terá como presidente o prefeito de Taquaritinga Evilásio Araújo (PSB), seguido pelo vice Dr. Edson Sousa (PTB, prefeito de Brejo), da Diretora Financeira Luci Lopes (PMDB, prefeita da Barra de São Miguel – PB) e do Diretor de Patrimônio Odon Ferreira (PSB – prefeito de Toritama).



Segundo Evilásio, O Coniape terá muitos desafios ela frente, a começar por sua reestruturação.

“Primeiro o Coniape tem que reestruturar porque, a partir daí, a reestruturação vai trazer uma organização. O Coniape precisa ter sua personalidade forte nas suas ações e precisa estar muito bem organizado. Representativo, ele é demais, pois nós fazemos da representação de 300 a 350 mil pessoas”, destacou.

Evilásio também relatou que essa reestruturação facilitará a união entre os consorciados, para que os recursos sejam destinados com mais facilidade a essas cidades, especialmente aqueles vindos da esfera federal.

José Augusto Maia não comparece ao evento e novo presidente faz discurso consciliador


Um fato que chamou bastante a atenção dos presentes foi a ausência do idealizador do Coniape, o Deputado Federal José Augusto Maia (PTB). Em suas falas, o prefeito de Taquaritinga fez seu discurso em tom conciliador  chegando a agradecer a contribuição dada por José Augusto ao consórcio.

Recentemente, os dois chegaram a trocar farpas em emissoras de rádio, onde José Augusto chegou a afirmar que indicaria candidato, mesmo que Evilásio entrasse na disputa pela presidência.

O deputado José Augusto não indicou candidato para presidir o Coniape, o que facilitou a eleição de Evilásio, por unanimidade e tendo o apoio de um de seus principais algozes: O deputado estadual Diogo Moraes (PSB).


“O que houve entre eu e José Augusto não foi um atrito. O que houve foi uma discussão sadia, uma discussão de entendimento junto a outros consorciados para que cada um pudesse saber da sua importância dentro desse consórcio. José Augusto entendeu muito bem, contribuiu fazendo a parte dele e a gente precisa ter a nossa independência. Com certeza, José Augusto vai continuar, através de suas emendas a quem tem direito, continuar podendo intencioná-las para gente, pois ele se preocupa com a região”, destacou.


A sessão foi presidida pelo atual prefeito de São Caetano, Dr. Neves.



Ouça a entrevista completa do novo presidente do Coniape, clicando no link (o áudio está liberado para veiculação em rádios): Entrevista Evilásio