quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Volume do açude de Boqueirão chega a 9% da capacidade total, diz Aesa

O volume do açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, chegou a 9% de sua capacidade, de acordo com o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes. O nível de água alcançado na ultima segunda-feira (16) foi de 36,9 milhões de metros cúbicos dos 411,6 milhões do seu total.

O reservatório chegou a atingir o volume de 2,91%, no dia 19 de abril. As águas da transposição do rio São Francisco começaram a chegar à bacia hidráulica do açude no dia 14 de abril e o volume começou a subir no dia 20.

  “O volume de Boqueirão é uma curva ascendente, vem crescendo a cada dia que passa. E avaliamos isso com extrema naturalidade, pois a Aesa e a ANA [Agência Nacional de Águas] vêm dizendo isso há muito tempo”, declarou João Fernandes.

De acordo com João Fernandes, as águas do São Francisco estavam chegando, nesta segunda-feira, ao Açude de Boqueirão com uma vazão de 3,45m³/s. No Açude de São José, a vazão é de 5,31m³/s.

11ª sessão ordinária do segundo período de 19/10/2017

Multas de trânsito poderão ser parceladas no cartão de crédito

Foto: Divulgação.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta quarta-feira (18) uma resolução quer permite o pagamento de multas de trânsito com cartões de débito ou crédito. O valor poderá até ser parcelado, mas com a devida cobrança de juros pela entidade financeira do cartão, como quando as compras a prazo não são parceladas pela própria loja.

A resolução já está em vigor, mas cada órgão de trânsito ainda precisa habilitar as operadoras de cartões para oferecer o serviço, que não é obrigatório. Alguns Detrans e prefeituras já fazem parcelamentos por meio de documentos de arrecadação, geralmente com pagamento do primeiro boleto da dívida na hora de assinar o termo de adesão.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com a nova regra, cada órgão de trânsito (Detrans, prefeituras, Polícia Rodoviária, DER e Dnit) poderá habilitar empresas financeiras para oferecer a alternativa de pagamento por cartão e quitar dívidas dos proprietários de veículos.

Como o parcelamento será totalmente entre a operadora do cartão e o proprietário, o órgão de trânsito continua recebendo o valor à vista e a regularização do veículo será imediata – não precisa esperar até a última parcela.

Anteriormente, somente multas aplicadas em veículos registrados no exterior poderiam ser arrecadadas com cartões de débito ou crédito.

Banco do Brasil fechará as Agência de Jataúba, Poção e mais outras 10 em Pernambuco.

Conforme divulgado pelo Sindicato da categoria, o fechamento das agências deve atingir em torno de 100 bancários.

Agência do Banco do Brasil de Jataúba Agreste de Pernambuco.Foto: Reprodução/ Google View

Segundo denúncia do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, a superintendência estadual do Banco do Brasil (BB) determinou o fechamento de 12 agências no Estado. Os municípios atingidos serão Poção, Ipubi, Terra Nova, Jatobá, Jataúba, Orocó, Riacho das Almas, Guaraci, Escada, Frei Miguelinho,Vertentes e Palmerina. O BB foi procurado, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Agência do Banco do Brasil em Poção

Conforme divulgado pelo Sindicato, o fechamento das agências deve atingir em torno de 100 bancários. Para a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, o governo federal usa como pretexto para o fechamento das unidades as investidas criminosas e o suposto prejuízo que as agências estão apresentando. “Na verdade, essa decisão faz parte da política ultraliberal do governo golpista de Michel Temer que visa ao desmonte das empresas públicas objetivando a privatização”, denuncia. 

Ainda segundo Suzineide, a medida vai gerar um deficit na economia dos municípios e, consequentemente do Estado. “O banco público não tem como finalidade a obtenção do lucro, mas o fomento ao desenvolvimento social, destacadamente, da população e das regiões mais pobres. Quando um banco público fecha, caem os investimentos, diminui a circulação da moeda, aumenta o desemprego e a violência”, avalia.

Já segundo a secretária-Geral do Sindicato, Sandra Trajano, a falta de transparência no processo de reestruturação está preocupando os empregados e seus familiares. “Os colegas do BB estão sendo jogados ao léu. Ninguém sabe para onde vai e nem as condições. Isso mexe com a vida econômica e familiar dos funcionários. De nossa parte, vamos acompanhar o processo de perto para evitar abusos e ataques aos direitos da categoria”, conclui.


Fonte: Folha de Pernambuco

Acusado de duplo homicídio em Toritama é preso em Vertentes

Foto: Gilson Fernandes do Blog do Ney Lima.

Na tarde desta quarta-feira (18), policiais do Malhas da Lei juntamente com o Serviço Reservado do 24ºBPM, prenderam em Alto do Fogo, distrito de Vertentes, Wilson Luiz do Nascimento, mais conhecido por “Nego Wilson” (30 anos).

Ele é acusado de ter participado de um duplo homicídio ocorrido em fevereiro deste ano no município de Toritama, relembre o caso clicando AQUI.

Wilson Luiz responde por homicídio e roubo. O policiamento recebeu o Mandado de Prisão que foi expedido pela comarca de Toritama e para realizar a sua captura, o efetivo fez campanas. Após ser detido, ele foi conduzido para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe e em seguida, recolhido ao presídio local.


Fonte: Blog do Ney Lima

DELEGACIA DE PARANATAMA PROCURA DONO DE MATERIAIS UTILIZADOS EM BANDAS MUSICAIS

Se encontra na Delegacia de Paranatama, Agreste de Pernambuco, uma mala de viagem cheia de cabos utilizados para fazer transmissão de sons musicais, normalmente usados em palcos por bandas de música.

Junto a mala também se encontra uma mesa de som com 12 canais, da marca Mackie.

Segundo a Polícia Civil, o material foi encontrado perdido na BR-424 naquele município, no período noturno.

Prefeitura de São Domingos do Cariri promove grandes festas para crianças e professores

O dia da Criança e o dia do Professor foram celebrados com festa pela Prefeitura de São Domingos do Cariri. A prefeita Inara Marinho organizou no ultimo dia 11 de outubro uma grande festa em praça pública para todas as crianças do município e contou com centenas delas. Nas escolas também houve várias comemorações realizadas pela Secretaria de Educação.

Na praça pública foram instalados diversos brinquedos e guloseimas foram distribuídas com as crianças. Nas escolas Pedro Deodato, José Barnardino, João Martins e a creche municipal Damião Oliveira, as crianças brincaram e também tiveram um dia lúdico e de muito lazer.

Já no último dia 14 de outubro, a Prefeitura por mais um ano organizou um jantar comemorativo para os professores do município. O jantar aconteceu no Balneário São Sebastião no sítio Barra de Xandu e cada professor levou um acompanhante. A prefeita Inara Marinho e os vereadores participaram dos eventos e homenagearam os profissionais responsáveis por todos os demais que se formam no município.