segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Motorista livra buraco, perde controle e capota veículo de transporte alternativo em Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Fernando Lagosta.

No fim da noite deste domingo (03), mais um acidente de trânsito aconteceu na PE-160, que corta o perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com as informações, um Toyota Bandeirantes (de cor branca e placas JTS-5515, da cidade de Esperança-PB) capotou por volta das 23h30 na altura do Km 8 da PE 160, entrada de Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo o motorista, Evandro da Silva (conhecido por “Pamonha”), que reside no distrito de São Domingos (Brejo da Madre de Deus), ele teria ido deixar duas pessoas no Bairro Oscarzão e, quando retornava, perdeu o controle da direção após livrar um buraco na pista.
Evandro não se feriu e os danos foram apenas materiais. Várias viaturas da polícia militar estiveram no local juntamente com a Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros.

O trânsito ficou interditado por mais de uma hora, até a retirado do veículo do meio da pista e, após ser desvirado, o veículo começou a apresentar algumas chamas, que logo foram contidas pelos bombeiros.
A pista precisou ser lavada antes da liberação devido a quantidade de óleo que derramou do motor, para que não viesse a provocar outros acidentes. O motorista trabalha na praça de lotação do município

II Encontro Nordestino do Sistema de Garantia de Direito da criança e do adolescente


A partir desta terça-feira (05), o município de Santa Cruz do Capibaribe receberá o II Encontro Nordestino do Sistema de Garantia de Direitos. Pelo Fortalecimento dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes.

O evento seguirá até a próxima quinta-feira (07) e será realizado no Cellebre Recepções.

Confira a convocatória e a programação completa, clicando no link a seguir: CONVOCATÓRIA.

Policiais do GATI encontram motos roubadas no distrito de São Domingos


O efetivo do GATI realizava rondas nas proximidades de São Domingos, distrito de brejo da Madre de Deus, e conseguiram recuperar duas motos que haviam sido tomadas de assalto no município de Santa Cruz do Capibaribe.

Os policiais encontraram as motos nas proximidades do cemitério da Barrinha. As motos se tratavam de duas Honda Biz, de cor vermelha com as seguintes placas, PVE-5814 e a outra NXW-4411. As motos foram conduzidas até a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

Participaram da ocorrência a equipe do CB Lima Silva, CB Edvaldo, SD Josenildo, SD Cezar Andrade, SD Salvino, SD Gusmão e o SD Ewerton Santos.

DOIS HOMENS SÃO ASSASSINADOS EM GRAVATÁ

Dois crimes de morte foram registrados neste domingo (3) em Gravatá no Agreste de Pernambuco. A primeira morte aconteceu no bairro Salgadão, a vítima foi o pedreiro Murilo Honório da Silva de 28 anos, Murilo foi alvejado a bala na região da cabeça, os tiros foram efetuados por dois elementos em uma moto.

Ainda em Gravatá na localidade bairro Novo, foi assassinado com seis tiros, o entregador Flávio José Sabino de 23 anos, os tiros atingiram Flávio em várias partes do corpo, a vítima chegou a ser levada ao hospital mais deu entrada sem vida.

Os crimes serão investigados pela Delegacia de Gravatá.

TRABALHADOR RURAL MATA AMIGO EM ITAQUITINGA-PE

De acordo com informações do 2º Batalhão, a vítima José Joaquim da Silva de 22 anos, bebia na madrugada deste domingo (3), com o acusado Risonaldo Gonzaga da Silva de 44 anos, quando se desentenderam por motivo de ciúmes e Risonaldo enfurecido atacou José Joaquim e desferiu contra ele vários golpes de faca peixeira, com a gravidade dos ferimentos a vítima veio a óbito no local e após o levantamento cadavérico o corpo foi encaminhado ao IML.

GATI PRENDE HOMEM ARMADO NA ZONA RURAL DE CALÇADO

Policiais do GATI do 9º Batalhão de Garanhuns prenderam na tarde deste domingo (3), no sítio Pitombeira zona rural de Calçado, o agricultor Francisco José Lopes de Melo Neto de 30 anos, a prisão aconteceu durante uma abordagem ao carro do acusado quando foi localizado um revólver calibre 38 com seis munições.

Francisco foi conduzido ao plantão da 18ª Delegacia Seccional em Lajedo onde após pagar fiança foi liberado.

ADOLESCENTE MORRE AO CAIR DE PENHASCO DE 60 METROS DE ALTURA EM JAQUEIRA

Uma adolescente de 14 anos morreu após cair de um penhasco com cerca de 60 metros de altura em Jaqueira, na Mata Sul de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, a adolescente Angélica Quitéria da Silva Oliveira estava acompanhada de três pessoas passeando nesse domingo (3) por um ponto turístico no Sítio Urubu, na zona rural do município.

Ainda segundo a PM, a menor teria se desequilibrado e caído do penhasco. O corpo dela foi localizado após seis horas de buscas. O local onde a jovem caiu é considerado de difícil acesso. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru, no Agreste. A polícia deve ouvir as pessoas que acompanhavam a vítima no momento da queda.

ADOLESCENTE MORRE AO CAIR DE PENHASCO DE 60 METROS DE ALTURA EM JAQUEIRA

Uma adolescente de 14 anos morreu após cair de um penhasco com cerca de 60 metros de altura em Jaqueira, na Mata Sul de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, a adolescente Angélica Quitéria da Silva Oliveira estava acompanhada de três pessoas passeando nesse domingo (3) por um ponto turístico no Sítio Urubu, na zona rural do município.

Ainda segundo a PM, a menor teria se desequilibrado e caído do penhasco. O corpo dela foi localizado após seis horas de buscas. O local onde a jovem caiu é considerado de difícil acesso. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru, no Agreste. A polícia deve ouvir as pessoas que acompanhavam a vítima no momento da queda.

POLICIAIS DO 9º BPM APREENDERAM ARMAS E MUNIÇÕES APÓS TROCA DE TIROS COM POSSÍVEIS ASSALTANTES DE BANCO

Por volta das 01h00min da madrugada desta segunda-feira (4), as viaturas PM de Canhotinho e Jucati, realizavam abordagens na cidade de Jupi, próximo a BR-423, quando avistaram um veículo Honda Civic prata e uma Hilux SRV preta e placas KIQ-5290, transpondo as lombadas da BR-423 em alta velocidade, seguindo destino a Garanhuns, porém os suspeitos da Hilux pegaram uma estrada vicinal e mais à frente desembarcaram de armas longas em punho e passaram a efetuar disparos contra os policiais e logo embrenharam-se no matagal, tomando destino ignorado.
No interior do veículo foram encontrados um Fuzil 7,62, Mosquetão com seis Munições traçantes, uma Pistola com dois carregadores e dez munições cal. 380, um revolver cal. 38 com seis munições, vinte e três grampos, uma mochila com várias roupas, inclusive roupas utilizadas em trilhas de motos e um CRLV possivelmente adulterado, já o Honda Civic não foi interceptado.
Essa Hilux vinha sendo utilizada em diversos crimes na região e suas placas originais seriam de um veículo roubado.

As explosões aos caixas eletrônicos do Bradesco em Calçados dia 30/08/2014 e no Banco do Brasil em Palmeirina dia 02/08/2014, teria sido praticados pela mesma quadrilha.

PRIMEIRO DE AGOSTO DE DOIS MIL E DOZE

Primeiro de agosto do ano de dois mil e doze… um dia que era para ser igual a tantos outros, amanheceu diferente. Não se comemorava nada nem havia algo que o tornasse especial, a não ser que este dia seria um “marco de tristeza e dor” para uma família e para dezenas de amigos. Neste dia, aconteceu o assalto ao caixa eletrônico da cidade de Jupi no Estado pernambucano. Como é de se esperar, poucos lembrarão do fato, mas ele causou muita comoção em toda a sociedade naqueles dias. A família, as dezenas de amigos e a Polícia Militar de Pernambuco perderam um grande herói. Foi neste dia, primeiro de agosto de dois mil e doze, que o Soldado PM Tadeu perdeu a sua vida em virtude do seu trabalho para honrar a dignidade de pessoas que hoje nem sabem mais quem ele era e o que fez por elas. Para cumprir seu dever de policial e proteger o seu dinheiro, sim, você mesmo que está lendo, ele derramou seu próprio sangue. E você provavelmente não se lembra dele… ironia? Não. Falta de reconhecimento da sociedade perante o ofício que ele exercia.

A vida de um policial não é fácil. Engana-se quem pensa que a corporação não passa de um bando de concursados que estão ali fazendo “não mais que sua obrigação, ganhando pra isso e passeando de viatura….”, entre tantas outras asneiras que falam por aí. Tolices de pessoas que falam sem conhecimento de causa. Tadeu tinha obrigação de estar na operação do fatídico dia? Tinha, era o trabalho dele. Mas ele também poderia ter se acovardado e ficando escondido num buraco qualquer esperando o desfecho de tudo. Ora, o salário dele não ia deixar de ser pago se ele assim procedesse. Contudo ele não agiu dessa forma, pois amava o que fazia, era um excelente profissional. E o que se espera de um profissional é exatamente o que ele fez, ou seja, deu suor e sangue, literalmente. Mas, você provavelmente não se lembra dele…

E como se fosse um tapa em nossa cara, chegou o dia primeiro de agosto de dois mil e quatorze, exatamente dois anos depois da operação que ceifou a vida de um verdadeiro homem da lei, nos fazendo lembrar do terrível dia. No entanto, para não passar em branco, dois dias antes e um dia depois desta data, aconteceu novamente outras duas explosões em nossa área! De que? Caixas eletrônicos, claro! Que mais poderia ser?! Não foi na mesma cidade, não houve vítimas, felizmente, mas possivelmente o destino assim permitiu, para que não caísse no esquecimento a coragem que Tadeu teve ao enfrentar criminosos, enquanto muitos dormiam tranquilamente, contudo, muitos dos que dormiam, ainda dormem, esquecendo seus heróis anônimos e não os valorizando como deveria ser.

“Querido e honrado herói, não se entristeça, reconhecimento é uma palavra que poucos têm em seu dicionário, mas teus feitos como bom pai, bom esposo, bom filho, bom irmão e amigo jamais serão esquecidos”. Também os teus feitos como profissional de segurança pública jamais serão esquecidos por aqueles que te amam verdadeiramente…

Nós que fazemos o 9º Batalhão da PMPE, em especial o NIA, jamais deixaremos que você caia no esquecimento; só nós sabemos o tamanho da saudade e o peso que ela nos impõe. Você, Sd Tadeu, não será esquecido.

Talvez, agora os leitores lembrem de você…

Para finalizar, serve-nos de consolo a família e amigos e a bela oração que Santo Agostinho escreveu sobre a morte, que segue:

“A morte não é nada Eu somente passei Para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era pra vocês, eu continuarei sendo.

Me dêem o nome que vocês sempre me deram, falem comigo, como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene Ou triste, continuem a rir Daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim.
Que meu nome seja pronunciado Como sempre foi, Sem ênfase de nenhum tipo. Sem nenhum traço de sombra Ou tristeza.

A vida significa tudo O que ela sempre significou, O fio não foi cortado. Por que eu estaria fora dos seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas?

Eu não estou longe, Apenas estou Do outro lado do Caminho…
Você que ai ficou, siga em frente, A vida continua, linda e bela Como sempre foi.”

Uma homenagem de sua família e amigos a um homem inesquecível

MOTORISTA É DETIDO PELA PM AO REALIZAR MANOBRAS BRUSCAS

De acordo com informações da polícia, por volta das 18h de domingo (3), policiais do Núcleo de Inteligência do Agreste (NIA) flagraram um motorista realizado manobras bruscas e possivelmente embriagado na Rua Gonsalves Dias, bairro de Heliópolis em Garanhuns. Ainda segundo a PM, o motorista Jaimilson Tavares, de 42 anos, realizava zig zag com o veículo, pondo em risco as vidas dos transeuntes que por ali passavam. A Guarnição de Trânsito foi acionada e o indivíduo foi detido e conduzido a Delegacia Regional de Garanhuns, onde se recusou a fazer o exame de alcoolemia, tendo sido autuado em flagrante.

Ainda em Garanhuns a polícia também deteve outro motorista. Segundo a PM, Renato da Silva de 26 anos foi detido por policiais militares na Rua Carlos Pena Filho, no bairro de Heliópolis quando dirigia um veículo Corsa de cor prata e colidiu em outro veículo que estava estacionado. De acordo com a polícia, o motorista apresentava sinais visíveis de embriagues alcoólica e se negou a fazer o exame de alcoolemia. Conduzido a Delegacia Regional (18ª DESEC) o mesmo pagou fiança e foi liberado.

Efetivo do GATI captura três pessoas envolvidas em assalto e posse ilegal de arma de fogo

Foto: Fernando Lagosta.

Na tarde deste sábado (02), após a realização de um assalto na Avenida Cabo Otávio Aragão no Centro de Santa Cruz do Capibaribe a uma fármácia, praticado por um menor, o efetivo do GATI conseguiu apreender o infrator, além de mais dois envolvidos por posse ilegal de arma de fogo.

Após o assalto ao estabelecimento comercial no endereço citado, o efetivo realizou diligências e conseguiu capturar um menor no Bairro Rio Verde, onde o mesmo assumiu a autoria do assalto. Ao ser indagado pela a arma e o produto do roubo, o infrator afirmou que estavam em uma residência de um amigo.

O efetivo seguiu até a Rua Manoel Dunda de Lima, e conseguiu deter Geferson Carlos Justino da Silva (19 anos), de posse de uma arma de fogo que estava dentro de uma caixa de sapato, além desta arma, outra foi encontrada em uma residência na Rua Antônio Gonçalves de Lima, onde reside Janeclelson Justino da Silva (22 anos), irmão de Geferson.

As armas eram um revolver calibre 32, com seis munições (cinco intactas e uma pinada), além de uma arma calibre 32 com duas munições pinadas. A polícia também encontrou, três aparelhos celular, uma trouxinha de maconha, além de R$ 60,00 em espécie e dois capacetes utilizados no assalto.

Os dois de maiores foram encaminhados à delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe e o menor será encaminhado à Funase.

CIOSAC CUMPRE MANDADO DE PRISÃO EM PETROLINA

Na manhã de sábado (3), após levantamentos realizados, policiais militares da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (CIOSAC), uma equipe da unidade se deslocou ao bairro Jardim Amazonas, zona urbana de Petrolina, onde prenderam Rogério Pereira dos Santos, 34 anos, o qual possuía em seu desfavor, 02 Mandados de Prisão expedidos na Comarca de Petrolina. Após a prisão, o mesmo foi conduzido e entregue na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Petrolina.

JOGOS DE ABERTURA TORNEIO DO SÍTIO CANGALHA EM CAMALAÚ.

Municípios de PE não se adequam à Política Nacional de Resíduos Sólidos


Terminou no ultimo sábado (2) o prazo que a lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos determinou para que todos os municípios brasileiros promovam a destinação correta de todo o lixo que produzem. De agosto de 2010, a lei federal nº 12.305/2010 estabeleceu um prazo de quatro anos para que as gestões municipais criassem planos que substituíssem os lixões por aterros sanitários. Mas hoje, de acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, apenas 23 cidades pernambucanas possuem ou compartilham aterros sanitários com operação regular.

A partir de hoje segunda-feira (4), portanto, os demais municípios e seus gestores podem sofrer as sanções previstas na lei. "O gestor pode responder cível, administrativa e criminalmente, por prática de crime ambiental e através de ação de improbidade administrativa e ação civil pública", afirma a advogada Marina Gadelha, professora de Direito Ambiental.

Para evitar que tantos municípios sejam processados, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) elaborou um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) no ano passado, que prevê uma série de medidas que transcendem o encerramento do lixão, segundo o promotor André Felipe Menezes, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente). Os prefeitos que assinarem o termo têm o prazo de mais um ano para se adequar à lei. "Temos que trabalhar com o princípio da primazia da realidade. Como a gente conta nos dedos os municípios regulares, mais importante do que processar é que todos os gestores estejam compromissados com a questão ambiental", afirma.

O TCA estabelece um cronograma para os prefeitos, com ações que vão desde a destinação dos resíduos à criação de uma comissão permanente de gestão ambiental, passando pela coleta seletiva e obrigatoriedade de contratação apenas de empresas sustentáveis. "Apresentamos como se fosse um manual de instruções, com diretrizes objetivas. São políticas conectadas e interdependentes. Quem cumprir os passos, asseguro que no prazo de um ano pode ter cumprido tudo e alguns até já vão ter fechado seus lixões. Mas precisam eleger a temática como prioridade", pondera o promotor de Justiça.

O Ministério Público vai fiscalizar então de forma diferente os municípios pernambucanos, separando os que assinaram e estão cumprindo as metas dos que não assinaram ou que assinaram apenas para ganhar prazo, mas não se esforçam para alcançar os resultados. De acordo com André Felipe, apenas dez municípios já aderiram ao TCA. "Estamos tentando trazer a Amupe [Associação Municipalista de Pernambuco] para o nosso lado. Se ela, enquanto associação, der o sinal verde, pode haver uma adesão em massa", acredita André Felipe. Os municípios que assinaram a TCA são: Amaraji, Araripina, Barra de Guabiraba, Cabo de Santo Agostinho, Chã Grande, Cortês, Escada, Ferreiros, Primavera e Ribeirão.

Há uma reunião marcada entre a Amupe e o MPPE para a terça-feira (5), para que os prefeitos apresentem uma contraproposta. O presidente da associação, José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira, afirma que uma reunião na segunda-feira (4) vai reunir prefeitos de todo o estado para fazê-los ciente da situação. "Temos um grupo técnico trabalhando em cima do TCA. O documento contém 80 ações. Tem coisas que dá para fazer, mas tem coisas que não tem como e tem ações que estamos estudando. Entre outras coisas, vamos pedir a ampliação do prazo", adianta.

"Fica difícil cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos se o estado não participar com recursos. Estamos lutando para nos adequar", garante.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, os municípios-sedes de aterro sanitário com operação regular são: Arcoverde (atende também Buíque), Igarassu (atende Abreu e Lima, Itamaracá, Olinda e Paulista), Jaboatão dos Guararapes (atende Cabo de Santo Agostinho, Moreno e Recife), Garanhuns (atende Caetés, Capoeiras, Correntes, Lagoa do Ouro e São João), Petrolândia, Rio Formoso (atende Gameleira, Sirinhaém, Tamandaré e Barreiros).

AGRICULTOR É ESFAQUEADO NA ZONA RURAL DE PARANATAMA

Na tarde de domingo (3), um agricultor de 19 anos foi esfaqueado no Sitio Brito, zona rural de Paranatama. Segundo informações da PM, o acusado José Lima, de 31 anos desferiu alguns golpes de faca peixeira em José Aparecido Gomes que foi medicado e encaminhado junto com o acusado para o Plantão da Delegacia Regional de Garanhuns, onde foram tomadas as medidas cabíveis.