sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Governo lança primeira etapa do Conexão Cidadã, que beneficiará 125 distritos e povoados pernambucanos

Quinze distritos pernambucanos celebram importante passo no processo de inclusão digital. Nesta sexta-feira (10/01), o governador Eduardo Campos lançou simbolicamente, no Distrito de Frexeiras, em Escada, o Programa Conexão Cidadã, que leva o serviço de telefonia móvel e internet 3G ao Interior. Ao todo, o programa beneficiará 125 distritos e povoados que possuem mais de mil habitantes e não contam com sinal de operadora de celular e internet.

Em Frexeiras, mais de 6 mil habitantes passam a contar agora com os serviços com a inauguração da torre de telefonia móvel da Vivo. Por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o Governo do Estado investirá R$ 285 mil em créditos de ICMS. O município também ganhará um Espaço Conexão Cidadã, com dez computadores e acesso gratuito à Internet para a população com conexão de 20 megas da tecnologia 3G.

"Temos hoje esses 125 distritos e povoados, em pleno século XXI, sem acesso à telefonia. Precisamos quebrar esses isolamentos onde vivem quase 400 mil pernambucanos que precisam do acesso à informação. Daí a importância dessa entrega simbólica aqui em Frexeiras", destacou o governador, explicando que os incentivos têm sido fundamentais para a chegada das empresas nesses lugares. 

Cada um dos 125 lugares receberá uma torre de conexão e um Espaço Conexão Cidadã. O programa está recebendo um investimento de cerca de R$ 36 milhões do Governo do Estado. "Vamos garantir a milhares de pernambucanos excluídos o direito ao acesso à informação e à comunicação. Essa é uma decisão estratégica inclusive para o desenvolvimento de nosso Estado", afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja.

CRONOGRAMA – Além de Frexeiras, o Conexão Cidadão já chegou em Tupaoca (no município de Aliança), Bizarra (Bom Jardim), Umari (Bom Jardim), Carapotós (Caruaru), Gonçalves Ferreira (Caruaru), Fátima (Flores), Ponta de Pedras (Goiana), Tejucopapo (Goiana), Ibiranga (Itambém), Urucuba (Limoeiro), Umburetama (Orobó), Cimbres (Pesqueira), Maniçoba (São Caetano) e Pirituba (Vitória de Santo Antão).

Até março de 2014, outras 45 localidades serão beneficiadas pelo Conexão Cidadã. As outras 65 receberão o benefício até junho, completando a lista de 125 vilas e distritos que terão acesso à conexão de voz e dados da operadora.

Espaço Nordeste Brejo divulga programação cultural de janeiro


O Espaço Nordeste Brejo da Madre de Deus, localizado em São Domingos, apresenta neste mês de janeiro sua programação cultural, que teve início nesta quinta-feira (09) com a exibição do documentário “Dom Hélder – O Santo Rebelde”, o arcebispo de Olinda e Recife que foi grande defensor dos direitos humanos, pregando a cultura de paz e não-violência, a justiça e a igualdade. 

O filme foi exibido às 19h nas dependências do Espaço Nordeste, com entrada gratuita. Além do documentário, serão exibidos filmes no decorrer do mês, uma tarde de literatura infantil e uma oficina de arte com filtro de café.

Confira programação: 

09/JAN – CINEMA
“Dom Hélder – O Santo Rebelde” - 19H – Classificação: Livre – 72 min 


10/JAN – CINEMA INFANTIL
“CURTA CRIANÇA 2” - 09H - Classificação: Livre - 113 min 


10/JAN – LITERATURA
Tarde recreativa com “Contação de histórias com fantoches e incentivo
a leitura e desenho” para crianças – 14H - Duração: 120 min 

16/JAN – CINEMA
“Durval Discos” - 19h – Classificação: 12 anos – 96 min 


17/JAN – CINEMA INFANTIL
“O Saci e Macaco Feio... Macaco Bonito” - 09h – Classificação: Livre – 69 min 

21, 22, 23 e 24 /JAN – OFICINA DE FORMAÇÃO
“Arte com filtro de café” - das 13h30 às 17h30 / Carga horária: 16 horas-aula (Inscrições a partir do dia 15/01 – vagas limitadas) Facilitadora: Maria Gilvaneide (Galega). 

Durante o mês de janeiro, os visitantes podem ainda conferir os quadros da Exposição “Reflexo Conterrâneo” criada pelo artista Fábio Xavier, que utilizou material reciclável para produzir a exposição que tem como objetivo despertar no expectador um olhar do nordeste arcaico, costumes antigos, o popular, os mitos e lendas do imaginário nordestino. 

O Espaço Nordeste Brejo da Madre de Deus é um ambiente destinado a negócios, cultura e cidadania que é mantido pelo Banco do Nordeste, com o apoio da Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus. 

Fica localizado na Rua Luis Cecílio de Santana, n. 99 - São Domingos e funciona das 08h às 12h e das 14h às 17h. 

Mais informações: (81) 3731-2814 ou no www.espaconordestebrejo.blogspot.com

Ronaldo Pacas é sabatinado por Hamilton França e Bartol Neves


O vereador do PSDC Ronaldo Pacas foi sabatinado no final da manhã dessa quarta-feira, 8 de janeiro, pelos comunicadores Hamilton França e Bartol Neves no Programa Patrulha do Agreste na Rádio Santa Cruz FM.

A dupla aproveitou o tempo no ar e fez perguntas fortes. Confiram algumas respostas de Ronaldo:


SOBRE A ELEIÇÃO DE 2016

´´Hoje já tem acordo feito, segundo palavras do vereador Galego De Mourinha, a dupla certa que o grupo de oposição vai apoiar em 2016 será Fernando Aragão e Galego. E eu disse na tribuna que torço pelos vereadores. Mas sei que lá na frente esse acordo não vai ser cumprido“.


SOBRE A OPOSIÇÃO DE CARLINHOS DA COHAB


´´O nobre vereador de início tentou encontrar um alvo para atirar. Ele partiu para mim. E eu respondi. Depois de um tempo eu disse não aceito mais provocação e responderei altura. E ai direcionaram para o Dida.
Eles provocam. O Carlinhos procurou seu espaço e conseguiu. Ele hoje é cotado para ser vice em 2016“.


COMPOSIÇÃO DA CASA DOUTOR JOSÉ VIEIRA DE ARAÚJO


´´Em relação à atual composição da Câmara de Vereadores de Santa Cruz o povo está observando e saberá reconduzir os que merecem e tem trabalho de fato prestado. Eu tive votos em vários pontos da cidade. Eu não me considero defensor de um bairro específico e sim de toda a cidade“.


O COMPORTAMENTO DE RONALDO COMO COMUNICADOR


´´Eu sempre seguir a mesma linha. Nunca procurei maltratar quem quer que seja. Mas não persegui. Agora, lamento esse grande número de pessoas que dizem que faz rádio, mas sinceramente não agem com responsabilidade“.

Ronaldo aproveitou ainda o tempo para relembrar fatos de sua carreira profissional no rádio e para finalizar agradeceu o convite do Patrullha, ficando a disposição para retornar quando fosse novamente chamado.

Informações da Assessoria

Prefeitura faz calçamento em rua da Vila de Patos


Reivindicação antiga dos moradores vira realidade; obras já foram iniciadas

A Prefeitura de Riacho das Almas iniciou nesta semana o calçamento de uma rua na Vila de Patos. O calçamento deste local era uma reivindicação antiga dos moradores, e está sendo colocada em prática como presente em homenagem à festa religiosa da comunidade, que também está sendo realizada nesta semana. 

Ao todo, a rua tem 120 metros de extensão, e o trecho será pavimentado com paralelepípedos. As obras estão sendo executadas com recursos da Prefeitura, obtidos através da arrecadação do IPTU no município.

De acordo com o Prefeito Mário Mota, a rua ainda não tem nome: “A rua projetada será batizada assim que o calçamento for concluído”, explicou.

Depois de tentar matar namorada a facadas em Petrolina, homem se mata

Alexsandro Souza Amorim, de 23 anos, morreu depois de matar a namorada a facadas e atear fogo na casa em que moravam, na Zona Norte de Petrolina, no Sertão pernambucano. Familiares das vítimas afirmam que os dois brigavam por ciúmes e que antes de colocar fogo em colchões e esfaquear a mulher, Alexsandro se esfaqueou.