segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dilma erra nome de Toritama em evento com governadores

Em discurso no 12º Fórum de Governadores do Nordeste, a presidenta Dilma Rousseff errou o nome de uma cidade do Agreste pernambucano, o que rendeu "uma bronca" na equipe de assessores.

Ao citar exemplos de experiências que o governo federal pretende incentivar com a criação do Ministério de Pequenas e Médias Empresas, a presidenta confundiu a cidade de Toritama, polo de confecção de jeans, com a cidade de Ibotirama, que fica na Bahia.

“Há de se dar suporte e fazer com que se reproduzam experiências de sucesso, como é o caso de Ibotirama, não é Eduardo?”, disse Dilma, voltando-se para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que prontamente a corrigiu. Dilma, a partir da correção, não perdoou os assessores: “Não é Ibotirama? Eu falei para vocês que não é Ibotirama, vocês vejam o que é uma ótima assessoria. Eles acharam essa Ibotirama na internet”.

Curiosamente, durante a campanha eleitoral, Dilma disse que pretendia visitar Toritama. Em uma visita a Recife, em julho do ano passado, a então candidata disse que gostaria de conhecer o município apontado como exemplo de desenvolvimento regional.

Toritama é uma das cidades do polo têxtil do Agreste pernambucano, junto com Caruaru e Santa Cruz do Capiberibe. Ibotirama é um município baiano de aproximadamente 25 mil habitantes às margens do Rio São Francisco.

Poluição sonora volta a ser discutida em Caruaru

A 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania realiza na próxima quarta-feira (23), às 9h, no Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras, em Caruaru, Agreste pernambucano, mais uma audiência pública para tratar de assuntos relacionados à poluição sonora no município.

A imprensa local está sendo convocada pela promotora de Justiça, Gilka Miranda. Os trabalhos de ações preventivas e de conscientização acontecem há um ano, e visam amenizar o barulho provocado por estabelecimentos que vem causando danos à população.


Central de Jornalismo – Liberdade

PM invade aglomerado e moradores revidam com pedradas, em BH

A Polícia Militar (PM) invadiu, na noite deste domingo (20), por volta das 20h30, o Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os moradores das vilas receberam os militares a pedradas, como forma de expulsá-los do local. Pouco tempo depois, policiais da Tropa de Choque também chegaram e ocuparam o morro. Tiros de bala de borracha foram disparados e algumas pessoas ficaram feridas. Também houve explosões de bombas de efeito moral. No meio da confusão, mais um coletivo foi queimado pelos manifestantes. Neste sábado (19) dois foram incendiados.

Desde sábado (19), um clima de revolta e confusão tomou conta do morro depois que dois homens foram mortos pela PM.

Enterro
Centenas de pessoas foram ao Cemitério da Saudade, neste domingo (20), na Região Leste da capital, para acompanhar os enterros. Um clima de comoção tomou conta dos amigos e parentes, que pediram por justiça.


Fonte: G1

Garanhuns realiza capacitação para professores do PETI

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social promoverá no período de 28 de fevereiro a 4 de março, uma capacitação aos professores ligados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. As atividades serão realizadas no auditório do Hotel Tavares Correia, das 8h às 13h.

Na oportunidade, 54 professores estarão vivenciando as oficinas de Reciclagem; de Suporte para a Afetividade; Oficinas Pedagógicas e Motivacionais. A iniciativa pretende envolver os profissionais da área, de forma sistemática, dando suporte para um melhor aprendizado e desenvoltura do Programa, que funciona tanto em escolas, quanto em espaços locados pelo município, através de atividades lúdicas, esportivas, musicais, dança, teatro e pintura, bem como por meio de Oficinas de Customização e Reciclagem, sempre no intuito de trabalhar a família.

O PETI Garanhuns conta atualmente com 857 alunos, cadastrados e distribuídos entre os 33 núcleos Urbano e Rural do Município, dentre eles: os sítios Baixa da Telha; Belamente; Baraúnas; Jardim e Capoeiras; as Comunidades Quilombolas de Estrela e Timbó; os Distritos de Miracica e São Pedro; e ainda nas comunidades Magano, Liberdade, Parque Fênix, Mundaú, Vila do Quartel e Várzea. O Programa funciona das 7h30min às 11h30mim e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Budega Nordestina

Mensagem sobre falecimento do ex-deputado Orisvaldo Inácio

Em nome do PTB de Pernambuco manifesto o meu pesar pelo falecimento do exemplar homem público que foi o ex-prefeito e ex-deputado Orisvaldo Inácio. Exercendo a medicina ou no desempenho de seus mandatos, Orisvaldo sempre demonstrou que sua maior missão foi dedicar-se ao bem comum.

Esse legado da boa prática política, ele deixa não apenas para a sua esposa e companheira de batalhas, Gisa Simões, mas para todos os que militam em defesa das causas coletivas e também para a população do Sertão do Pajeú, que sempre foi a sua maior referência e inspiração.

Budega Nordestina
Assina:Armando Monteiro
Senador

Efetivo da PM ganha reforço de quase 2 mil novos policiais para o carnaval

Quase 2 mil novos soldados passarão a fazer parte do efetivo da Polícia Militar (PM). Os recém nomeados participaram de curso de formação iniciado em agosto de 2010 e a partir desta sexta-feira (18), vão começar a atuar nos focos de folia do Carnaval 2011. A partir do dia 14 de março, os 1.953 novos PMs serão distribuídos de acordo com a necessidade de cada batalhão do Estado.

Durante o curso de 1062 horas, iniciado em agosto, além das aulas teóricas de direitos humanos, uso progressivo da força, ética e técnicas de abordagem, os soldados receberam instruções de policiamento em praças desportivas e atendimento ao turista, para a atuação durante a Copa de 2014. Com a nomeação, o efetivo da PM sobe para 19.642 homens.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2011






Budega Nordestina
Beto Melo

"Pedro Eugênio pode ajudar no Recife"

O senador Armando Monteiro, presidente do PTB de Pernambuco, disse hoje que a chegada do deputado Pedro Eugênio à presidência do PT estadual pode ajudar no relacionamento entre os partidos da Frente Popular e a Prefeitura do Recife.

Veja abaixo o que afirmou Armando, durante entrevista na manhã desta segunda-feira (21/02) a Ciro Bezerra, na Rádio Olinda, e que contou com a participação do próprio Pedro Eugênio:

“Essa questão eu já expliquei aqui, publicamente. O prefeito João da Costa, quando reassumiu a Prefeitura, já anunciava a disposição de promover uma ampla reforma administrativa. E, evidentemente, quando se considerava a necessidade de imprimir um novo ritmo à gestão, todos contavam com a possibilidade de que o prefeito pudesse fazer remanejamentos, substituições, mudanças, a seu critério. O PTB se antecipou a esse movimento e colocou os cargos à disposição do prefeito para que ele pudesse, de maneira tranquila, dispor desses espaços. O nosso apoio ao governo municipal se dá desde o primeiro governo João Paulo. Durante largo tempo, nós estivemos apoiando a gestão de João Paulo na Câmara Municipal apenas, respaldando os projetos e iniciativas do governo. Num segundo momento, participamos da gestão de João Paulo. Fomos convocados e oferecemos a nossa colaboração à gestão do Recife. Quando o prefeito João da Costa foi lançado candidato, o primeiro partido da base que manifestou apoio à candidatura dele foi o PTB. E fizemos isso com a compreensão naquele momento de que João Paulo conduzia o processo sucessório e que havia escolhido o seu sucessor. Participamos da gestão e, no momento em que ele faz uma reforma ampla, nós entendemos que essa (a entrega dos cargos) era a melhor solução. Isso não significa rompimento político. Agora, como eu sou franco, não gosto de tergiversar, eu acho que o prefeito João da Costa precisa mudar um pouco o processo de comunicação da prefeitura, a forma como se relaciona com as forças que integram o seu governo. E eu tenho certeza de que a presença do companheiro Pedro Eugênio na presidência do PT estadual vai ajudar nesse processo, no sentido de que essa relação dos partidos que participam da Frente (Popular) se dê de maneira mais fluída, mais tranquila e com uma comunicação mais efetiva. Esses são os nossos votos”.
Budega Nordestina

CBF volta atrás e reconhece o Flamengo como campeão em 1987

O Flamengo brigou, lutou e nesta segunda-feira, enfim, teve o reconhecimento do título brasileiro de 1987. A presidente Patrícia Amorim se encontrou com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na Barra, para formalizar o fim da polêmica questão.

Agora, para a CBF, houve dois campeonatos brasileiros naquele ano, um conquistado pelo Fla, outro pelo Sport. Inter e Guarani são os vices.

- Com o a unificação dos títulos no ano passado, há outros casos de dois campeões no mesmo ano. Foi passado a limpo o futebol brasileiro - disse Ricardo Teixeira, que no ano passado divulgou parecer contundente afirmando que o Flamengo não era o campeão de 1987.

O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, garantiu que a entidade tomou a decisão respaldada legalmente.

- O Flamengo apresentou no início de fevereiro um estudo complexo pedindo que a CBF reconsiderasse a decisão de 1987 e reconhecesse o Flamengo como campeão junto com o Sport. O presidente Ricardo Teixeira repassou para mim o estudo e, diante dos novos argumentos, vimos que seria justo e isso não causaria problemas jurídicos a ninguém - disse.
Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho. Agachados: Bebeto, Renato, Aílton, Zico e
Zinho. Time do Flamengo de 1987 só teve um jogador que não passou pela Seleção (Foto: Reprodução)

Carlos Eugênio Lopes considerou os argumentos do Flamengo bastante convincentes e lembrou que após a unificação dos títulos desde 1959 seria injusto não resolver a pendência da Copa União. Na cerimônia de distribuição das faixas, em dezembro do ano passado, Ricardo Teixeira disse que, como havia uma decisão judicial transitada em julgado a favor do Sport, poderia ser preso se desse a taça aos rubro-negros. A diretoria do Flamengo respondeu com ironia. Em nota oficial, os dirigentes afirmaram que, se Teixeira viesse a ser preso, não seria pela polêmica de 87.

Nesta segunda, o diretor jurídico da CBF garantiu que, judicialmente, não há o que o Sport contestar.

- O estudo enviado pelo Flamengo tem vários anexos, inclusive um documento em que o Sport reconhece o Flamengo também como campeão em 87 - afirmou.

Patrícia Amorim comemorou muito a vitória nos bastidores.

- Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro - disse, em entrevista ao site oficial da CBF.

Já o presidente do Sport, Gustavo Dubeux, disse que a Justiça havia decidido que o Sport era o único campeão nacional de 87 e que o clube tomará as medidas cabíveis para garantir essa posição.


Fonte: G1

LOCAIS DE VOTAÇÃO E SEÇÕES

Confira onde votar para Conselheiro Tutelar

As informações estão na seguinte ordem;
Urna, Seções, Nº de eleitores e local de votação.

Urna 1 - Seções 123; 129; 133; Eleitores 1.160 - Local AABB - Associação Atlética Banco do Brasil - Avenida 29 de Dezembro

2 - 1; 2; 3; 4; 1.481 Câmara Municipal de Vereadores - Rua Manoel Rufino de Melo, 100 – Centro

3- 11; 12; 76; 77; 1.438 CESAC – Centro de Ensino Superior Santa Cruz - Rua Júlia Aragão, 307 – Centro

4- 8; 9; 10; 50; 1.423 Clube Ypiranga – Rua Francico Barbosa

5- 16; 17; 18; 19; 20; 21; 22; 38; 39; 90; 93; 105; 4.522 Colégio Cenecista - Avenida 29 de Dezembro, 41 – Centro

6- 45; 46; 47; 48; 49; 102; 2.197 Escola Luiz Alves da Silva - Avenida 29 de Dezembro, 145 – Centro

7- 40; 41; 42; 43; 61; 64; 78; 2.671 Escola Dr. Adilson Bezerra Bezerra de Souza - Avenida Brasil, S/N – Nova Santa Cruz

8- 51; 52; 53; 75; 1.420 Escola Intermediária José Quirino da Silva - Rua Tito Aragão, 73 – Vila do Pará

9- 54; 55; 56; 62; 107; 1.939 Escola Intermediária Prof. Maria José - R José Francisco Moura, 96 – Vila de Poço Fundo

10- 33; 34; 35; 36; 37; 44; 136; 2.495 Escola José Francelino Aragão - Avenida 29 de Dezembro, 648 – Bairro Novo

11- 13; 14; 15; 67; 124; 1.912 Escola Malaquias Cardoso Aragão - Avenida Teófanes Ferraz – Bairro Malaquias Cardoso

12- 5; 6; 7; 82 1.499 Escola Menino Jesus - Rua José Bernardino Gomes, S/N – Bairro Novo

13- 114; 265 Escola Municipal Ciriaco Ramos de Lima

14- 83; 87; 92; 98; 121; 1.833 Escola Municipal Professora Donatila da Costa Lima - Avenida Rui Barbosa, S/N – Cohab.

15- 109; 113; 116; 120; 131; 1.949 Escola Municipal Evangélica Santa Cruz do Capibaribe - Rua Ivone Gonçalves, 77 – Bairro Bela Vista

16- 73; 85; 95; 108; 118; 128; 2.379 Escola Lindalva Aragão de Lira - Avenida Santa Catarina, 132 – Bairro Santo Agostinho

17- 96; 100; 101; 106; 112; 122; 2.304 Escola Professor Antônio Gomes Aragão - Rua James Dean N. Lopes, 106 – Bairro Rio Verde.

18- 71; 86; 103; 115; 130; 1.676 Escola Municipal Professora Lucinalva Santos Aragão - Rua Prefeito Teófanes Ferraz T. Filho, S/N – Palestina

19- 89; 125; 473 Escola Municipal Professora Maria Lucinda Gonçalves

20- 79; 80; 91; 99; 127; 1.842 Escola Professora Orlandina Arruda Aragão - Rua Severino Balbino Bezerra, 122 – Dona Dom

21- 74; 81; 84; 88; 94; 110; 119; 2.556 Escola Municipal Professora Sevy Ferreira Barros - Rua Vereador Artur Clemente da Silva, S/N – Bairro Santa Tereza.

22- 104; 111; 117; 126; 1.579 Escola Senador José Ronaldo Aragão de Lira - Rua Davi Ferreira de Araújo, S/N – Bairro Dona Lica.

23- 23; 24; 25; 26; 27; 28; 29; 30; 31; 32; 57; 58; 4.370 Escola Pe. Zuzinha Avenida 29 de Dezembro, 258 - Centro

24- 59; 60; 63; 68; 72; 1.817 Escola Maria do Socorro Aragão Florêncio - Rua Virgilina Pereira , 255 – Bairro São Cristóvão

25- 65; 66; 69; 70; 97; 135; 2.100 Escola Maria Lúcia Alves - Rua Professora Ivani Batista da Silva, 313 – Nova Santa Cruz

26- 134; 137; 420 Ginásio Municipal de Esportes

27- 132; 368 Teatro municipal

COMUNICADO

Venho de público comunicar que a partir desta terça-feira, dia 22 de fevereiro de 2011, não faço mais parte do programa Opinião, da rádio Comunidade FM, em virtude de estar iniciando um trabalho de assessoria de imprensa política, ficando incompatível, no entendimento meu e da rádio Comunidade FM, aliar as duas funções.
Informo também que continuarei na equipe esportiva da emissora, desempenhando minha função de repórter esportivo, e que a relação com a rádio Comunidade FM, permanece firme e amigável, tendo em vista que nosso vínculo tem sido proveitoso para ambas as partes.
Aproveito para agradecer à direção da emissora e aos colegas radialistas pela atenção a mim dispensada.
Marcondes Moreno.

A Mulher nas ruas

Começa às 9h de sábado, 26, a concentração do bloco Mulher de Todos os Dias, na Rua 3 de Maio, em Caruaru. O desfile pelo quarteirão está programado para as 11h, ao som do autêntico frevo pernambucano.

Os homenageados são o cronista social Cervantes, carnavalesco Waldemar Filho, artista plástico Geneton Magalhães, os clubes Motoristas em Folia, Vassourinhas, Sapateiro em Folia, Escola de Samba Palmeira e o saudoso Zanoni Vieira.

Homem mata uma filha, atira em outra e se suicida, após mantê-las reféns

Depois de horas de tentativa de negociação, a polícia invadiu a casa de número 63, na rua Frederico, no bairro da Encruzilhada, onde um homem fez duas filhas reféns. Acyr de Oliveira Correia, 57 anos, se suicidou com um tiro na nuca e saiu do local em uma ambulância, mas já chegou sem vida ao Hospital da Restauração.

Quando a polícia entrou no local, após ouvir um tiro, confirmou a morte de uma das filhas dele, Priscila Gomes Correia, 35 anos. Segundo o capitão Marcelo Mascarenhas, da Polícia Militar, supõe-se que o tiro ouvido tenha sido o que Acyr desferiu contra si próprio.

Mais cedo, uma outra filha dele, Lissandra Gomes Pereira, de 28 anos, conseguiu fugir e foi socorrida para o Hospital da Restauração, com um tiro no tórax, dois no braço e outro na perna. Ela passa por cirurgia nesta noite.

O CASO
Acyr de Oliveira Correia mantinha as filhas reféns desde a tarde deste sábado (19). A casa estava completamente fechada e com as luzes apagadas. Policiais do 13º Batalhão, do Grupo de Ações Táticas e da Companhia de Operações Especiais (CIOE) da Polícia Militar de Pernambuco cercaram a residência e tentaram negociar sem sucesso, até o momento da invasão, por volta das 21h.

Acyr havia brigado com a esposa e se recusava a sair de casa. Ela então teria saído e as filhas foram até lá para convencê-lo a deixar o local para a mãe poder voltar para casa. O casal tinha se separado há poucos meses.



Fonte: pe360graus.com

Santa Cruz bate o Central e retoma liderança do Pernambucano

O Santa Cruz venceu o Central por 1 a 0, neste domingo (20), no Lacerdão, em Caruaru, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Pernambucano. A Patativa perdeu também a liderança da competição. O Tricolor voltou a liderar o estadual.

O único gol da partida foi marcado por Gilberto, de pênalti, aos 30 minutos do primeiro tempo.
Budega Nordestina
Beto Melo

Motorista atropela 18 pessoas em bloco de carnaval em Maceió

Um motorista atropelou ao menos 18 pessoas que participavam de um bloco de carnaval em Maceió na madrugada deste sábado (19). Segundo as polícias civil e militar, o homem estava embriagado e foi preso.

O acidente ocorreu na região central da cidade por volta das 2h, quando cerca de 500 pessoas seguiam no bloco “A mulher da capa preta”. Segundo os bombeiros, o homem de 43 anos, que é supervisor do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), avançou sobre os participantes do bloco. Ele estava de folga e dirigia o próprio carro.

Revoltados, os foliões espancaram o homem e incendiaram o carro dele. Ele teve de ser levado ao hospital, mas foi liberado e depois foi autuado em flagrante pela polícia.

As vítimas foram levadas ao Hospital Geral do Estado. Oito foram liberadas e dez seguem internadas. Uma garota de 14 anos, que está grávida, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. Um adolescente de 13 anos teve de passar por uma cirurgia em uma das pernas que estava com fratura exposta. Outra mulher terá de ser operada ainda neste sábado, segundo o hospital.

O Samu não quis se pronunciar sobre o caso.

Religião e Política, você concorda?

Igreja Matriz de São Miguel e Bom Jesus dos Aflitos

Quais os critérios utilizados por lideres religiosos no momento em que eles utilizam de sua posição para fazerem imposição política aos seus seguidores ou ovelhas?

Para finalizar deixo claro que não tenho nada contra os candidatos apoiados pelas Igrejas, mas não concordo com a forma em que a religião e a política estão se misturando.

Você concorda com a forma de integração Religião e Política?
olha e não e só aqui en santa cruz não vil na vila de poço fundo a igreja esta com asa faixas tanbem ?
Fonte:Blog Opinião.com
Budega Nordestina

Adolescente que foi estuprada e queimada não corre risco de morte

Uma adolescente de 14 anos foi estuprada na madrugada deste domingo (20), em Caruaru. Ela foi encontrada pela polícia no Sítio Xicuru, zona rural do município. Além de violência sexual, a garota foi torturada e teve parte do corpo queimado.

Depois de ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional do Agreste, a vítima foi transferida para o Hospital da Restauração, no Recife. Segundo a polícia, a adolescente é viciada em crack. Ninguém foi preso


Budega Nordestina

Codecir faz nova vistoria após deslizamentos em Lagoa Encantada

Técnicos da Defesa Civil do Recife (Codecir) voltaram nesta segunda-feira (21) à comunidade de Lagoa Encantada, no bairro do Ibura, onde uma barreira deslizou na madrugada de domingo. Os moradores do local, que fica na Zona Sul do Recife e é cercado por morros, estão apreensivos porque muitas barreiras estão sem proteção. A Codecir já havia feito uma vistoria na manhã de domingo, mas ainda não se pronunciou sobre o incidente.

A reportagem da Budega Nordestina flagrou duas situações que pioram muito a situação de riscos nas barreiras: um cano estourado e muito lixo. A professora Geisa mora ao lado das casas onde a barreira deslizou. Aparentemente não corre riscos, mas dona Geisa não se sente segura. Um outro vizinho, Eduardo, vive com a família há quinze anos em um casa que fica entre duas barreiras. Segundo ele, a situação piorou muito nos dois últimos anos.

A queda da barreira do domingo não deixou feridos, mas destruiu a casa de dona Maria de Lourdes, dona de casa, e a lama destruiu também a cozinha e o banheiros de outra moradora, Gleice Mary Lima, que está grávida de oito meses. Maria de Lourdes mora com o filho, mas ele não estava em casa na hora. Já Gleice estava com as duas filhas – mora também com o marido – mas elas conseguiram sair em tempo. Todos estão alojados em casas de vizinhos e parentes.


Budega Nordestina
Paulo Viana

Agente de saúde morre em acidente no Sertão

Um homem morreu num acidente entre uma moto e um carro na avenida José Bonifácio, em Arcoverde, no Sertão. Por volta das 20h dessa quinta-feira (17), o agente de saúde Eduardo Tenório de Andrade, de 34 anos, bateu com a moto na traseira de um carro que estava estacionado. O motorista do veículo não se feriu.

Eduardo Tenório foi levado ao Hospital Regional da cidade, mas chegou não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo dele foi encaminhado ao IML de Caruaru, no Agreste.

Sport reage e conquista três pontos diante do Petrolina


O Sport conquistou três pontos diante do Petrolina, neste domingo (20), na Ilha do Retiro. Os gols rubro-negros foram de Germano, Thiaguinho e Wellington Saci, de pênalti. A Fera Sertaneja até que tentou, mas só conseguiu furar o gol do Leão uma vez, com Rogério, após falha do goleiro Magrão.

Com o resultado, o Sport não alcança o G-4, mas avança na pontuação em busca do hexacampeonato. Já o Petrolina termina a 13ª rodada com a quarta derrota consecutiva.

O JOGO
Logo no início do 1º tempo, Thiaguinho tentou uma bicicleta e o lance sobrou para Dutra, que deu uma “canelada” na bola e mandou para fora. Aos 18 minutos do 1º tempo, Wellington Saci recebeu no meio e tocou para Germano, que mandou uma bomba e abriu o placar na Ilha.

Já no finalzinho da 1ª etapa, aos 38 minutos, Rogério aproveitou a falha de Magrão e empatou o jogo, em um lance confuso. Magrão ficou no chão, pensando que não estava valendo.

No 2º tempo, o Sport veio mudado – em todos os sentidos. O empate incomodava e o Leão precisava reagir. O técnico Hélio dos Anjos mexeu no ataque, tirando Bruno Mineiro e apostando em Ciro. Apesar de não marcar, o atacante deu mais dinâmica ao time.

Aos sete minutos do 2º tempo, o jogador do Petrolina esticou o braço e a bola acabou pegando nele: pênalti em favor do Sport. Wellington Saci cobrou e mandou no canto direito do gol adversário: 2 x 1 para o Leão.

Em tabela com Carlinhos Bala, Thiaguinho dominou e mandou para o fundo do gol, na saída do goleiro Dias. Placar de 3 x 1 para o Sport. Foi o terceiro gol de Thiaguinho, que agora é artilheiro do time.


Budega Nordestina
Beto Melo

Governo tem projeto para mudar a caderneta de poupança

Apesar do armamento pesado usado pela equipe econômica para segurar a inflação - como a alta dos juros e um corte recorde de R$ 50 bilhões no Orçamento - a equipe econômica continua preocupada e tem na mira um fantasma que ainda ronda o país: a indexação. Como mostra reportagem de Martha Beck, publicada pelo GLOBO neste domingo, o primeiro passo para tentar acabar com esse problema será enviar ao Congresso Nacional ainda este ano uma proposta que modifica a remuneração da caderneta de poupança, fixada hoje em Taxa Referencial (TR) mais 6%.

O assunto, no entanto, é polêmico. Tanto que, em 2009, quando os juros estavam em 10,25% ao ano, com possibilidade de baixarem para um dígito, o governo ficou preocupado e apresentou uma proposta que previa a cobrança de Imposto de Renda (IR) para depósitos acima de R$ 50 mil. O temor era de que, num cenário de juros baixos, os investidores deixassem fundos de renda fixa para colocar seu dinheiro numa remuneração garantida, o que poderia provocar um desequilíbrio no mercado.

A ideia provocou alvoroço e a equipe econômica foi acusada de tentar prejudicar os pequenos poupadores. Com a volta das pressões inflacionárias e da alta de juros, o assunto acabou sendo deixado de lado temporariamente.

Mesmo assim, a ideia dos técnicos é tratar da remuneração da poupança ainda em 2011 para que o assunto seja amplamente discutido pela sociedade e tenha chances de avançar antes do fim do mandato da presidente Dilma Rousseff. O objetivo é dar condições ao Banco Central para reduzir juros, permitindo à economia crescer em patamares mais elevados sem ter que se preocupar com esse tipo de entrave.

A nova fórmula para a correção ainda está em estudo, mas a ideia é que ela varie de acordo com a flutuação das taxas de juros. A ideia de 2009 de cobrar IR sobre depósitos mais elevados era apenas emergencial, num momento em que não havia espaço para tratar da remuneração de fato.

Fonte: Agência O Globo

Votação do salário mínimo e instalação de comissões marcam semana no Senado

O Senado terá uma semana intensa, apesar de o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), já ter avisado que o projeto do salário mínimo será a única votação relevante que deverá acontecer na Casa. Governo e base aliada deverão estar concentrados para a aprovação da matéria, cuja votação está prevista para quarta-feira (23).
Amanhã (21) pela manhã, os líderes dos partidos da base aliada terão um encontro com a presidenta Dilma Rousseff para a reunião do Conselho Político, quando os discursos devem ser afinados sobre a votação de quarta-feira. Com poucos dissidentes no Senado, o governo espera aprovar o novo valor do salário mínimo, de R$ 545, com ampla margem de votos e sem emendas que obriguem o texto a voltar para a Câmara.


Para o governo, também é importante contar com a coesão dos aliados para impedir que a oposição derrube o Artigo 3º do projeto de lei, que prevê que o governo poderá reajustar o mínimo por decreto até 2015, de acordo com as regras da Política Permanente de Valorização do Salário Mínimo. Além dos oposicionistas, dentro da base aliada, o governo já conta com um voto contrário ao artigo, anunciado pelo senado Roberto Requião (PMDB-PR). Ele avisou que considera o assunto inconstitucional e que votará a favor de emendas que ampliem o valor do mínimo para R$ 560.

Ainda dentro da base, Dilma também já encontra resistência ao valor de R$ 545. O senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou na semana passada que irá propor uma emenda para antecipar R$ 15 do reajuste que seria feito no próximo ano, atendendo assim à proposta das Centrais Sindicais que pedem um mínimo de R$ 560.

Para tentar conter os dissidentes, o líder do PT, Humberto Costa (PE), fará uma reunião com a própria bancada, e os senadores do seu bloco – PRB, PR, PSB, PDT e PCdoB – ,na próxima terça-feira (22). Costa avisou que irá cobrar “reciprocidade” dos senadores aliados e que irá trabalhar para derrubar todas as emendas que forem apresentadas. No mesmo dia, os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, estão convidados a comparecer ao Senado para esclarecer a política do salário mínimo.

A votação do mínimo não será o único evento importante que marcará a semana no Senado. A partir de terça-feira, começarão a ser instaladas as comissões permanentes – até agora apenas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) está funcionando. A expectativa é que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) comece os trabalhos sabatinando dois diretores indicados para o Banco Central: Altamir Lopes, para a diretoria de Administração, e Sidnei Corrêa Marques, para a diretoria de Liquidações e Controle de Operações de Crédito Rural. Ainda na terça os dois poderão ser votados na comissão e no plenário do Senado.

A expectativa é de que, também, seja instalada a Comissão de Educação no começo da semana. Na quarta-feira pela manhã, a CCJ vota em caráter terminativo projeto de lei que permitirá a contratação de 1.014 servidores públicos, sendo 514 peritos médicos para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e 500 funcionários para cargos em comissão e outras funções que não necessitam de concurso.

As comissões de Ciência e Tecnologia; de Assuntos Sociais; de Infraestrutura; de Direitos Humanos; de Turismo; de Desenvolvimento Regional; e de Meio Ambiente, Controle e Fiscalização também devem ser instaladas a partir de terça-feira, conforme os dias tradicionais de suas reuniões semanais.

Fonte: Agência Brasil

FCDL será homenageada esta semana na Capital Pernambucana

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL), que tem como presidente o empresário caruaruense Adjar Soares, será homenageada pelo Grupo de Executivos do Recife (GERE). A solenidade acontece na próxima quinta-feira (24), ao meio-dia, em um restaurante da Avenida Boa Viagem.

A saudação à entidade será feita pelo deputado estadual Tony Gel, do DEM, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Movimento Varejista.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2011






Budega Nordestina
Beto Melo

Cabense derrota Ypiranga por 2 a 0 e se afasta do rebaixamento

Para afastar o fantasma da zona de rebaixamento, cada vez mais próximo, a Cabense e o Ypiranga se enfrentaram na tarde deste domingo (20). O duelo de alviazulinos ocorreu no Gileno de Carli, Cabo de Santo Agostinho e o placar favoreceu os donos da casa: Cabense 2 x 0 Ypiranga.

Num campo molhado e pesado por causa da chuva, as duas equipes entraram em campo querendo conquistar três pontos e uma vitória importante na 13ª rodada da competição. O primeiro tempo transcorreu sem muitas emoções. O melhor lance foi aos 26 minutos, quando Ricardo Mineiro, que estava jogando na ala direita da Cabense, bateu falta a acertou o poste direito do gol adversário.

Somente no segundo tempo é que a Cabense mostrou sua força. A máquina de costura jogava recuada, com todos os jogadores no campo de defesa. Para piorar, numa entrada perigosa por trás do volante Ailton em Ricardo Mineiro, o jogador do Ypiranga recebeu um cartão vermelho.

E o Azulão aproveitou. O primeiro gol do time da casa veio aos 16 minutos. Dinho, meio-campo da Cabense, recebeu de Wallace, driblou a zaga e marcou no canto inferior do gol. Já o segundo gol, veio só no finalzinho da etapa complementar. Aos 45 minutos, Ricardo Mineiro tabelou com o atacante Eduardo, estreando no time, driblou e consagrou a vitória da Cabense.


Budega Nordestina
Beto Melo

PM invade aglomerado e moradores revidam com pedradas, em BH

A Polícia Militar (PM) invadiu, na noite deste domingo (20), por volta das 20h30, o Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os moradores das vilas receberam os militares a pedradas, como forma de expulsá-los do local. Pouco tempo depois, policiais da Tropa de Choque também chegaram e ocuparam o morro. Tiros de bala de borracha foram disparados e algumas pessoas ficaram feridas. Também houve explosões de bombas de efeito moral. No meio da confusão, mais um coletivo foi queimado pelos manifestantes. Neste sábado (19) dois foram incendiados.

Desde sábado (19), um clima de revolta e confusão tomou conta do morro depois que dois homens foram mortos pela PM.

Enterro
Centenas de pessoas foram ao Cemitério da Saudade, neste domingo (20), na Região Leste da capital, para acompanhar os enterros. Um clima de comoção tomou conta dos amigos e parentes, que pediram por justiça.

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira

A segunda-feira começou com tempo firme e céu com poucas nuvens. A temperatura nesta madrugada é de 23º C.

De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Pernambuco terá um dia nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas isoladas.

Adolescente de 14 anos é torturada e estuprada em Caruaru

Uma adolescente de 14 anos foi estuprada na madrugada deste domingo (20), em Caruaru. Ela foi encontrada pela polícia no Sítio Xicuru, zona rural do município. Além de violência sexual, a garota foi torturada e teve parte do corpo queimado.

Depois de ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional do Agreste, a vítima foi transferida para o Hospital da Restauração, no Recife. Segundo a polícia, a adolescente é viciada em crack. Ninguém foi preso



Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Coisas do futebol

Que cena flagramos. O empresário Arnaldo Xavier, dando uma de repórter esportivo da Santa Cruz FM, no meio da imprensa lá em Salgueiro. Aliais, Arnaldo Xavier tem dispensado um tratamento especial a imprensa. Além de patrocinar todas as equipes esportivas, trata todos os profissionais com muito respeito e amizade.

Mulher morre atropelada na BR-232, em Bezerros

A Polícia Rodoviária Federal registrou 31 acidentes nas últimas 24 horas, com 51 veículos envolvidos. Uma pessoa morreu e o número de feridos chegou a 22.

O acidente com vítima fatal aconteceu na BR-232, no município de Bezerros. Alexsandra da Silva Oliveira, 37 anos, morreu após ser atropelada por um veículo não identificado. Ela residia no bairro Cohab, em Bezerros.

O balanço do 2º grupamento do Corpo de Bombeiros é de 24 ocorrências de ontem pra hoje. Destaque para o socorro a adolescente de 14 anos que foi estuprada e queimada na zona rural de Caruaru.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Começa segunda etapa de inscrições para o ProUni

Começa hoje (21) e vai até quinta-feira (24) a segunda etapa de inscrições para as bolsas do primeiro semestre de 2011 do Programa Universidade para Todos (ProUni). São oferecidas bolsas de estudo integrais e parciais de 50% do valor da mensalidade.

Os candidatos que se inscreveram na primeira etapa e não foram pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma, poderão candidatar-se novamente às bolsas.

Os estudantes que não se inscreveram na primeira etapa também terão nova oportunidade de inscrever-se. Os candidatos que foram pré-selecionados e conseguiram a bolsa na primeira etapa não poderão inscrever-se nesta etapa. Ao fazer sua inscrição, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do programa (http://siteprouni.mec.gov.br/). Para inscrever-se, os candidatos deverão informar o número de inscrição e senha no Enem 2010 e o CPF.

Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 23 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), neste sábado (19), pelo concurso 1.259 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 04 - 06 - 39 - 46 - 54 - 58.

Segundo a Caixa, 74 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 21.208,42. Outras 5.240 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 427,86.

De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso, a ser realizado no dia 23 de fevereiro, é de R$ 23 milhões.