domingo, 10 de dezembro de 2017

COM TEMER, PREÇO DO GÁS DISPARA E ABALA ORÇAMENTO DE 67% DOS BRASILEIROS

O desastre econômico do governo de Michel Temer segue prejudicando os mais pobres; as sucessivas altas no preço do gás de cozinha já comprometem significativamente o orçamento dos brasileiros; dois em cada três brasileiros com mais de 16 anos (67%) avaliam que o gás de cozinha compromete muito o orçamento familiar, de acordo com pesquisa do Datafolha; a maioria absoluta (86%) avalia que o preço subiu muito nos últimos seis meses; desde junho, quando a Petrobras alterou sua política de preços para o combustível, a alta acumulada no preço de venda do produto pelas refinarias soma 67,8%; nas revendas, o preço do botijão teve aumento de 15%

247 - Dois em cada três brasileiros com mais de 16 anos (67%) avaliam que o gás de cozinha compromete muito o orçamento familiar, de acordo com pesquisa do Datafolha. A maioria absoluta (86%) avalia que o preço subiu muito nos últimos seis meses.

Desde junho, quando a Petrobras alterou sua política de preços para o combustível, a alta acumulada no preço de venda do produto pelas refinarias soma 67,8%. Nas revendas, o preço do botijão teve aumento de 15%.

Na ultima quinta dia (07), a estatal anunciou revisão na política, com o objetivo de "suavizar" o repasse das volatilidades do mercado internacional.

De acordo com o Datafolha, a percepção do aumento do preço é maior entre as famílias mais pobres, para quem o combustível tem um peso maior no orçamento.

Para aqueles que têm renda de até dois salários mínimos (R$ 1.874), 80% dizem que o orçamento é altamente comprometido pelo preço do gás. Entre os mais ricos, esse percentual é de 33% –36% que disseram que não há comprometimento algum.

O gás de cozinha é hoje reajustado pela Petrobras de acordo com uma fórmula que considera cotações europeias do butano e do propano (elementos usados na produção do combustível), além da taxa de câmbio.


As informações são de reportagem de Nicola Pamplona na Folha de S.Paulo.

VEM AI A 3ª PEGA DE BOI EM BARRA DE SÃO MIGUEL - PB

Evento esportivo movimentará o município de Taquaritinga do Norte

Toda estrutura será montada no campo de futebol do Silva.

A cidade de Taquaritinga do Norte irá sediar entre os dias 11 e 16 de dezembro deste ano, um dos maiores eventos esportivos já realizados no Polo de Confecções do Agreste voltado para a comunidade estudantil.

O evento intitulado “Esportes em Taquaritinga do Norte”, irá contemplar mais de 2 mil alunos da rede municipal de ensino, que participarão das oficinas esportivas de esportes radicais, voleibol, basquete, futebol, atletismo e arte educação, numa mega estrutura que já está sendo montada no campo de futebol do Silva.


Para participar das oficinas, os interessados dever realizar as inscrições que serão feitas nas escolas participantes do projeto, são voltadas para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos e funcionarão pela manhã (das 8 às 11h50) e a tarde (das 13h30 às 17h20), onde os alunos receberão um kit contendo camiseta, boné, bolsa, garrafa de água (Squeeze) e medalha de participação. Também será servido lanche e transporte para os alunos participantes.

O evento é uma realização do Ministério do Esporte e da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, será coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura e pela Gerência de Convênios e contará com mais de 30 profissionais qualificados em sua execução.

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA PODE PASSAR DE 17 PARA 10 VEREADORES, EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

ZÉ MINHOCA - PRESIDENTE DA CÂMARA

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe pode voltar à composição de 2005, quando o legislativo tinha 10 vereadores

Isto pode acontecer, pois na ultima sexta-feira (07) o presidente da Casa, Zé Minhoca, recebeu a notificação da justiça com esta determinação, com o prazo de 72 horas para a defesa. Esta é mais uma ação do advogado André Tadeu.

Caso o juiz entenda que o número de vereadores tenha que ser reduzido, 4 vereadores da situação e 3 vereadores da oposição poderão ficar sem mandato.

São eles: Zé Minhoca, Dr Nanau, Irmão Val e Ronaldo pela situação e Helinho, Deomedes e Marlos pela oposição.


Fonte: Blog do Jairo Gomes

Obra póstuma de Ariano Suassuna é lançada pela editora Nova Fronteira

Livro inédito foi concluído pouco antes da morte de Ariano Foto: Divulgação

A genialidade de Ariano Suassuna (1927-2014) nunca esteve restrita a uma única linguagem artística. O mentor do Movimento Armorial deixou como legado um universo onde romances, peças de teatro, poesias, ensaios, desenhos e aulas-espetáculos convivem como parte de um todo. 

Durante as três últimas décadas de sua vida, o paraibano radicado em Pernambuco se dedicou à construção de uma síntese de sua obra, unificando todas essas áreas. Morreu poucos dias depois de concluir a missão, materializada em um derradeiro livro, que agora chega às mãos dos leitores. 

"Romance de Dom Pantero no palco dos pecadores" (Editora Nova Fronteira, 1.024 páginas, R$ 189,90) é uma obra dividida em dois volumes: "O jumento sedutor" e "O palhaço Tetrafônico". As duas partes seriam o início de um projeto de súmula da produção artística do autor, batizado por ele mesmo como "A ilumiara", neologismo inspirado nos anfiteatros utilizados como locais de culto pelos primeiros habitantes do Brasil.

O professor e pesquisador Carlos Newton Júnior acompanhou de perto a epopeia armorial empreendida pelo criador do "Auto da Compadecida". Ex-aluno e amigo do escritor, recebeu a tarefa de transcrever os manuscritos desta última obra, que para ele se configura como um testamento literário. "Ariano via tudo o que ele fez como um conjunto. Neste livro, ele procurou reforçar essa unidade. Quem já é um leitor de Ariano vai perceber que existem várias ligações com outras obras", aponta.

Cada um dos volumes é composto por quatro cartas escritas pelo personagem Antero Savedra - pseudônimo Dom Pantero - e destinadas "aos nobres cavaleiros e belas damas da Pedra do Reino". O autor das epístolas pode ser compreendido como uma espécie de alter ego do escritor paraibano. "Digo que esse livro é uma autobiografia poética. Assim como Antero Savedra, são citados outros autores, como Altino Sotero e Adriel Soares, todos com iniciais 'A' e 'S'. São heterônimos do próprio Ariano. Cada um representa uma de suas muitas facetas", afirma o pesquisador.

Apaixonado pelas figuras da arte rupestre, Suassuna criou para este trabalho ilustrações inspiradas nos desenhos pré-históricos encontrados no Nordeste do Brasil. Uma tipografia específica, baseada nesses traços, foi criada pelo artista Ricardo Gouveia de Melo, que assina o projeto gráfico do livro. 

Para abraçar também o audiovisual e as novas tecnologias, o artista plástico Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, organizou vídeos das aulas-espetáculos ministradas por seu pai, que podem ser vistas por meio de um QR Code. "Todo o projeto editorial foi feito com a preocupação de chegar o mais próximo possível do que ele queria. Essa é a obra de um artista que, por sua maturidade, chegou ao topo", arremata Manuel. 

Próximos lançamentos

A Nova Fronteira lançará quase 20 livros de Ariano Suassuna nos próximos anos, conjunto que envolve teatro, romance, poesia e ensaio, e inéditos como a peça "As Conchambranças de Quaderna" (1987), encenada, mas nunca publicada.

"Auto da Compadecida" (1955), próximo lançamento, terá ilustrações de Manuel Dantas. "Ele queria dar uma unidade estética à obra, como se fosse uma coleção", afirma o filho, que deve organizar em Pernambuco, neste ano, uma exposição com gravuras e manuscritos do pai.

Evento

Como forma de celebrar lançamento do livro, neste sábado (9), às 15h, a Livraria Cultura do Shopping RioMar recebe o evento "Debate espetaculoso - O romance de Dom Pantero no palco dos pecadores e nós". A mesa de debates conta com a presença de Carlos Newton Júnior, Ricardo Barberena e Ester Suassuna, com mediação de Manuel Dantas Suassuna.

Serviço:

Debate espetaculoso - O romance de Dom Pantero no palco dos pecadores e nós Quando: sábado (9), às 15h Onde: Livraria Cultura Shopping RioMar (Av. República do Líbano, 251, Pina)
Entrada gratuita 

Informações: (81) 3256-7500

Fonte: Folha de Pernambuco

Partido Verde decide aderir a movimento de oposição em Pernambuco

A Executiva Estadual do Partido Verde-Pernambuco, se reuniu, na manhã deste feriado, 8, para anunciar que aceita o contive da oposição ao Governo Paulo Câmara para se incorporar ao Movimento Pernambuco Quer Mudar, que será lançado na próxima segunda-feira.

De acordo com os dirigentes, ao se incorporar ao movimento, o PV/PE coloca à disposição os quadros partidários para discutir um novo caminho para o Estado e, ao mesmo tempo, para a composição de uma chapa majoritária em 2018, além de reforçar o objetivo de eleger deputados federal e estadual.

IDPI realiza Culto em Ação de Graças pela conclusão do Ensino Médio

Toda conquista deve ser compartilhada com as pessoas que amamos e por esse motivo na última quarta-feira (06) de dezembro, a direção do Instituto Dom Pedro I, professores e formandos, reuniram-se na Câmara Municipal com seus familiares e amigos para um Culto Ecumênico em ação de graças pela conquista da conclusão do Ensino Médio.

A noite foi de muitas emoções, professores, pais e alunos desfrutavam do sentimento do dever cumprido nesta etapa escolar, uma das muitas que com certeza serão comemoradas ao longo da vida dos que ali estavam presentes.

As palavras proferidas pelo Pastor Luís Carlos, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, foram de grande contribuição para o futuro dos jovens formandos. Para deixar a noite ainda mais inesquecível um belo repertório foi selecionado e através das vozes do cantor Givanildo Souza e Amigos que com belos hinos entoados provocaram grandes emoções.

A direção do Instituto Dom Pedro I, agradece a presença e a colaboração de todos.


Com informações da assessoria.

FELIZ NATAL E ANO NOVO