quarta-feira, 29 de agosto de 2018

BEPI PRENDE INDIVÍDUO COM SMARTPHONE ROUBADO EM TORITAMA - PE

Na madrugada desta quarta-feira (29), uma equipe do BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior), realizava rondas e abordagens às margens da Rodovia PE 90, na cidade de Toritama, quando abordou o Emerson José Santos Silva, de 19 anos, residente no Sítio Caldas, na zona rural de Caruaru, com aparelho celular em sua posse com restrição de roubo no identificador de regularidade de celulares (IRC).

Diante do fato, o indivíduo foi conduzido até a delegacia de plantão de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi lavrado um T.C.O. por Receptação Culposa em seu desfavor, conforme registro no BO: B2-624/18-BEPI.

POLÍCIA CIVIL INCINERA UMA TONELADA DE DROGAS EM CARUARU

A Polícia Civil incinerou na tarde desta terça-feira (28), aproximadamente uma tonelada de drogas entre maconha, crack, cocaína, pasta base de cocaína e drogas sintéticas e a incineração ocorreu numa cerâmica situada na zona rural da cidade e foi comandada pelo delegado da 1ª DP, Dr. Alberes Cristiany e assistida pelo promotor Publico Dr. Henrique Ramos e membros da Vigilância Sanitária do município.

O delegado Alberes Cristiany, informou que essa droga foi resultado de apreensões realizadas nos últimos três anos pela Polícia Militar e Pela Polícia Civil e que quando a droga é apreendida é apresentada na delegacia de plantão e depois é encaminhada para o IC para ser periciada e depois encaminhada para as delegacias distritais.

O Promotor de Justiça do Ministério Público, Dr. Henrique Ramos, ressaltou a importância dessas incinerações e que com a destruição do entorpecente fecha o ciclo e evita que esses produtos estejam amontoados nas delegacias e disse ainda que o ideal seria fazer essas incinerações mais constantes.


Fonte: Blog do Adielson Galvão

Em PE, candidatos ao Governo fogem de Temer e se aproximam de Lula

Candidatos ao Governo de PE participaram de debate na Rádio Jornal


Os candidatos ao Governo de Pernambuco, durante o primeiro debate realizado pela Rádio Jornal nesta terça-feira (28), se afastaram da figura do atual presidente Michel Temer (MDB) e trataram de uma aproximação ao ex-presidente Lula (PT). O confronto, que contou a presença de Armando Monteiro (PTB), Paulo Câmara (PSB), Dani Portela (PSOL) e Maurício Rands (PROS), os palanques e alianças entre partidos também foram questionadas, assim como questões de saúde, educação e segurança no estado.

O atual governador, Paulo Câmara (PSB), tratou de separar a imagem de Temer da sua candidatura desde a primeira intervenção, considerando a aliança do seu partido com o PT como preponderante. "Fomos perseguidos por temer e todos os aliados. Apoiamos Lula, isso é muito claro. PE é um estado pouco endividado e não tem acesso a crédito por pura perseguição. Estamos dando conta do recado sim, fazendo o que precisa ser feito para manter a taxa boa de saúde. PE vai voltar a ter acesso ao crédito com Lula como presidente", comentou.

Já Armando Monteior (PTB), que já havia declarado apoio à Lula caso confirmada sua candidatura, tratou com tranquilidade o fato de estar num palanque com partidos que foram a favor do impeachment e fazem parte do governo Temer. "Vamos acabar com isso de palanque conservador. Quero dizer a você que me sinto bem na companhia desses dois senadores (Bruno Araújo e Mendonça Filho). Vamos discutir um governo digital, vamos discutir o governo de pernambuco, sem preconceito", disse. 

A candidata do PSOL, Dani Portela, também citou o apoio histórico do seu partido ao PT. "Vamos forma outro palanque, PE foi governado pelo mesmo palanque por 12 anos. O PSOL é de esquerda, que teve ao lado de Lula e Dilma. Serei a governadora do cooperativismo. Queremos gerar emprego e renda, Pernambuco com esperança e com as mulheres no centro dessa mudanças", afirmou Dani.

Por fim, Maurício Rands (PROS) destacou seu histórico de apoio aos trabalhadores, considerando sua candidatura como 'uma oposição de esquerda'. "Durante toda minha vida fui a favor dos trabalhadores, num momento de ditadura militar. Nós fazíamos chapas de trabalhadores de esquerda contra usineiros. Constituímos muitos sindicatos, estudei essas propostas e as relações de trabalho. Fui contra a reforma trabalhista pois ela não equilibra, ela desequilibra. Eu defendo a autonomia privada coletiva que dê condições aos sindicatos para poder negociar". 

Maurício Rands (PROS) Guga Matos/JC Imagem


Educação


ARMANDO MONTEIRO

Armando Monteiro (PTB) Guga Matos/JC Imagem

 "Educação para mim é um ciclo completo. Pernambuco conquistou avanços no Ensino Médio. Desde o governo anterior ao de Eduardo, as escolas de tempo integral foram implementadas. No ensino fundamental, somos ruins. No Ceará, houve suporte técnico e pedagógicos. Vamos cuidar do ensino em todo o ciclo, inclusive no ensino fundamental. PE é um só, temos que cuidar com visão integrada. PE tem a mais alta taxa de analfabetismo na região, quase um milhão de pernambucanos. Temos que ter olhar do conjunto. No Ensino Médio, Pernambuco avançou, mas temos que cuidar de todo o circuito. 150 mil crianças estão fora das escolas, segundo dados do IBGE. Em suma, vamos cuidar da educação de forma integrada. se foi possível lá, será possível em Pernambuco".

PAULO CÂMARA

Paulo Câmara (PSB) Guga Matos/JC Imagem

 "Estamos fazendo muito pela educação, e hoje Pernambuco atingiu a melhor taxa de educação do Brasil. Temos a menor diferença entre o ensino público e privado. É um grande caminho de prevenção para os desafios. Temos a escola integrada, que reúne todos os ensinos. Tudo que aprendeu no Ensino Médio vamos passar para os municípios de Pernambuco".

DANI PORTELA

Dani Portela (PSOL) Guga Matos/JC Imagem

 "Isso é uma pergunta que todo o pernambucano tem feito. a insegurança no interior, feminicídio aumentando. Precisamos pensar num outro modelo de segurança pública, que ataque as causas da violência. Com educação e saúde. Como combater a violência se não combatemos as causas? Precisamos de escola e emprego. isso é um dos fatores que aumenta a violência. temos 12 anos de gestão do PSB, foi feito o pacto pela vida e pela vida de quem?".

Segurança

ARMANDO MONTEIRO

 "É possível atuar de forma efetiva na segurança. Eduardo Campos fez isso reduziu a criminalidade. Terceirizar a culpa é uma tendência, vamos restaurar a segurança. Vamos dizer aos bandidos que eles não terão vida fácil. Vamos integrar comunidades e municípios, investir na repressão, principalmente pensar também nos jovens que estão em área de risco".

PAULO CÂMARA

 "Temos compromissos com o povo de Pernambuco. Temos que diminuir a violência, com ações que façam acontecer. Ampliar os serviços de saúde, ser eficientes. Vamos devolver empregos e criar programas de assistências, de transferência de rendas. Pernambuco é um estado de vanguarda, temos que ficar na frente".

DANI PORTELA

 "Eu sou mulher e digo, tá muito inseguro viver em Pernambuco. O pacto pela vida funcionou enquanto gerava números positivos. Pernambuco volta a estar no ranking da violência. Esse pacto não foi feita pela nossa vida. Nossa juventude lota presídios e continua morrendo. Precisamos pensar em outras saídas e de forma integrada". 

MAURÍCIO RANDS

 "A Mata Sul continua correndo riscos. O que falta é maior capacidade de articulação política em Brasília, com empresariado para que haja investimentos. Desenvolvi uma articulação muito forte em Brasília e vou colocar essa articulação para Pernambuco, que perdeu muita força política nos últimos anos".


Assista o debate

Emoção e irreverência marcam entrega de título de cidadão santa-cruzense a Jairo Gomes

A Casa José Vieira de Araújo vivenciou na ultima segunda-feira (27) uma noite de muita emoção, reconhecimento e irreverência, durante a entrega do título de cidadão santa-cruzense ao jornalista Jairo Gomes. A homenagem é fruto de uma proposição do vereador Carlinhos da Cohab (PTB) aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

O título de cidadão trata-se de uma das mais altas honrarias concedidas pela Casa José Vieira de Araújo a personalidades, que apesar de não serem naturais da cidade, contribuíram com o desenvolvimento social, cultural e econômico do município.

Jairo Gomes de Araújo é natural da cidade de Escada, região da Mata Pernambucana, porém, há muitos anos reside em Santa Cruz do Capibaribe, onde constituiu família e escreveu uma biografia de trabalho, amizade e dedicação a cidade. O “Cangaceiro” como ficou conhecido, tem um trabalho reconhecido na área de comunicação, com participação em programas de rádio e atuação na blogosfera.

O radialista Marcondes Moreno apresentou na oportunidade de forma bem humorada a biografia do amigo de longas datas. “Agradeço muito o convite feito por Jairo Gomes. Eu sou averso a chapéu, mas hoje eu coloquei o chapéu de cangaceiro e quero dizer que sou do bando dele, do bando de gente valente, que luta contra as injustiças, desigualdades e contra toda forma de violência”, disse.

O autor da proposição, vereador Carlinhos da Cohab (PTB) falou sobre a importância do homenageado para sua vida. “Jairo Gomes, batalhador, pai de família, pessoa honesta, aquela pessoa brava, mas brava para dar o conselho do bem. Em Jairo Gomes, eu me espelho em um pai, que tem me dado conselhos para que a gente possa dar continuidade a nossa vida”, declarou.

O presidente da Casa José Vieira de Araújo, Zé Minhoca (PSDB), destacou a trajetória de sucesso do jornalista. “Jairo representa o sucesso, de uma pessoa que veio de uma classe menos favorecida e hoje é um vitorioso. Todos os amam, onde a disputa é ferrenha, onde a guerra é travada. Por isso, você não está de parabéns, está de parabéns o povo de Santa Cruz que tem hoje Jairo como um filho”, disse.

Éwerta Alves, filha do homenageado, falou na oportunidade representando a família, em um discurso emocionado, ela destacou a trajetória de honestidade do seu pai. “Você é um exemplo de homem a ser seguido, um exemplo de honra, respeito e honestidade, quero que saiba que o amo muito. Parabéns”.

Durante sua fala, Jairo Gomes agradeceu a todos os presentes, e destacou a importância de nunca se acomodar e sempre buscar novas perspectivas, por fim, ele falou do seu carinho por Santa Cruz do Capibaribe. “Santa Cruz é essa terra que me abraçou e que eu abraço e defendo em todo canto”, destacou.

O evento contou com a presença de lideranças políticas, a exemplo do vice-prefeito Dida de Nan (PSDB), do prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSD), do presidente da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, Eraldo de Pedra Preta (Podemos), do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, José Augusto Maia (Avante), além de demais lideranças políticas, familiares e amigos, que lotaram o Plenário Vereador Ciríaco Ramos.



Informações da assessoria.

TSE nega pedido para obrigar cobertura de Lula em telejornais

Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira(28) negar pedido feito pelo PT para que as emissoras de televisão façam a cobertura da campanha presidencial do partido.

O TSE julgou o recurso da coligação O Povo Feliz de Novo, composta pelo PT, PCdoB e PROS, que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à presidência e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como vice.

Antes da decisão de hoje, o ministro Sergio Banhos tinha rejeitado o mesmo pedido de forma individual.

Lula está preso desde 7 de abril na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, em função de sua condenação a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do caso do triplex em Guarujá (SP). Para o PT, como candidato registrado no TSE, Lula tem direito de participar da cobertura jornalística das eleições.

Em tese, o ex-presidente estaria enquadrado no artigo da Lei da Ficha Limpa que impede a candidatura de condenados por órgãos colegiados. No entanto, o pedido de registro e a possível inelegibilidade precisam ser analisados pelo TSE até 17 de setembro.

De acordo com o PT, a TV Globo, Band, Record e SBT devem dar igualdade de condição a todos os candidatos por funcionarem por meio de concessões públicas. Segundo a legenda, Lula está liderando as pesquisas de opinião e também deve ter espaço destinado à cobertura jornalística dos atos de campanha.

“Circunstâncias pessoais”

Ao julgar o recurso, por 6 votos a 1, o colegiado seguiu voto de Banhos e entendeu que as emissoras não estão descumprindo as regras legais que impedem a concessão de tratamento privilegiado a candidatos no rádio e na televisão.

Segundo o ministro, “circunstâncias pessoais” impedem a cobertura jornalística da campanha do ex-presidente. Ele afirmou que “não há agenda a ser divulgada” por Lula. O entendimento foi acompanhado pelos ministros Luís Roberto Barroso, Tarcísio Vieira, Edson Fachin, Rosa Weber e Jorge Mussi.

O ministro Napoleão Nunes Maia divergiu e entendeu que entendeu que Lula está com nome registrado nas pesquisas eleitorais, que devem ser registradas no TSE, e, por isso, deve ter a cobertura feita pelas emissoras.


Com Agência Brasil

Polícia encontra corpo em mata e confirma ser de taperoanese “Homem Aranha” que estava desaparecido

Na semana passada, familiares e a polícia divulgaram uma nota na imprensa de que um taperoaense, conhecido como “Homem Aranha”, teria sido sequestrado e estaria desaparecido.

No início da noite de segunda-feira, um cadáver foi encontrado num local de mata às margens da PB-008, na Praia de Jacarapé, em João Pessoa, com marcas de tiros.

Após confirmação de familiares, a polícia afirmou tratar-se de José Rinaldo de Oliveira Gouveia, vulgo Homem Aranha, natural da cidade de Taperoá, no Cariri.

A vítima foi presa meses atrás, acusado de escalar e roubar prédios e apartamentos de luxo em João Pessoa, mas em poucos dias pagou fiança e foi liberado.

José Rinaldo, estava desaparecido desde o dia 16 deste mês e testemunhas disseram que na noite do sumiço, ele foi visto numa localidade denominada de Chapéu de Couro, no bairro de Mangabeira, quando dois homens em um carro preto, abordaram-no com uma arma de fogo e o raptaram.

O corpo do taperoaense foi encontrado com marcas de violência e a polícia acredita que ele foi executado com requintes de crueldade.

Conforme informações policiais, parte do corpo foi encontrada esqueletizada. Ele apresentava lesões provocadas, possivelmente, por tiros de arma de fogo, e também foi possível observar traços de traumatismo no rosto.