quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Idosa de 104 anos recebe vacina contra a covid-19 em Petrolina

Petrolina iniciou vacinação de idosos atendidos em casas de longa permanência

Dona Elvira de Jesus comemora início da vacinação - Foto: Jonas Santos/Divulgação/ Prefeitura de Petrolina

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) que, até a tarde dessa quarta-feira (20), foram vacinadas contra a covid-19 3.814 pessoas, no Estado. Na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, uma das contempladas foi uma idosa de 104 anos, moradora de um dos abrigos da cidade.

 

Além da aposentada Elvira de Jesus, cerca de 200 idosos atendidos em casas de longa permanência receberão doses da CoronaVac.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Petrolina, também receberão a vacina as cuidadoras e os demais profissionais dos abrigos da cidade. Ao todo, seis instituições de longa permanência do município foram contempladas nesta quarta-feira (21).
 
Distribuição das vacinas

Em Petrolina, o primeiro lote de vacinas com 8.506 doses contemplará exclusivamente os trabalhadores da rede de saúde e idosos de casas de longa permanência.

Doses

De acordo com a SES-PE, todas as 184 cidades e o distrito de Fernando de Noronha já receberam as doses para a campanha de imunização contra a covid-19.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Mesmo com o início da vacinação contra a covid-19, é importante manter as medidas. Entre elas estão:

- Usar máscara em ambientes compartilhados 

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Incêndio de grandes proporções atinge fábrica que produz vacina contra covid-19, na Índia

Fábrica da Serum sofreu incêndio nesta quinta-feira

PANDEMIA DO NOVO 

Incêndio na fábrica Serum - Foto: Reprodução/TV Globo

O prédio da maior fábrica de vacinas do mundo, a Serum Institute of India, sofreu um incêndio nesta quinta-feira (21). Este é o laboratório que fabrica as vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford contra a covid-19 e que deve enviar dois milhões de doses para o Brasil

Vacina contra covid-19

De acordo com a imprensa indiana, a produção das vacinas contra covid-19 não foi atingida pelo incêndio. Nesta quinta, emissoras locais de televisão exibiram uma grande nuvem de fumaça cinza sobre o prédio da fábrica.

Segundo a imprensa indiana, o fogo começou em uma área da fábrica que está em construção, portanto, longe da produção das vacinas. De acordo com uma fonte do instituto, a produção das vacinas não será afetada. O Corpo de Bombeiros enviou seis ou sete caminhões para combater as chamas.
 
Índia

Depois dos Estados Unidos, a Índia é o segundo país mais afetado pela Covid-19. Lá, já foram confirmados mais de 10 milhões de casos confirmados da doença. No último sábado (16), a Índia deu início a uma das maiores campanhas de vacinação do mundo.A intenção é imunizar 300 milhões de pessoas até o início do segundo semestre deste ano.

Pernambuco proíbe eventos corporativos e sociais por 30 dias e promete fechar parques

Foto: Divulgação/Internet

O governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (20), que vai voltar a proibir eventos sociais e corporativos, a partir da segunda-feira (25). A previsão é de que a proibição ocorra por, pelo menos, 30 dias. Também está sendo estudado o fechamento de parques, devido à piora da pandemia no estado.

O anúncio foi feito em pronunciamento transmitido pela internet, devido a um aumento no número de casos graves de pacientes com Covid-19 e de internações. A primeira vez que os eventos foram proibidos foi em março de 2020, com a chegada da pandemia ao estado. A medida durou até setembro.


Fonte:G1

POLÍCIA FEDERAL COM O APOIO DA POLÍCIA MILITAR DEFLAGRA EM AGRESTINA A SEGUNDA FASE DA "OPERAÇÃO VOTO LIVRE".

Na manhã de hoje, 21/01/2021, a Polícia Federal em Caruaru deflagrou a segunda fase da Operação Voto Livre, dando cumprimento a 7 (sete) Mandados de Busca e Apreensão nos municípios de Agrestina e Caruaru. A Operação, cuja primeira fase ocorreu em 14 de Novembro do ano passado, tem a finalidade de combater a prática de crimes relacionados ao pleito eleitoral de 2020 na cidade de Agrestina. 

As ordens judiciais foram requeridas pelo Ministério Público Eleitoral do município de Agrestina e deferidas pela Juízo da 86ª Zona Eleitoral. Foram apreendidos documentos e diversos aparelhos celulares dos principais alvos das medidas, os quais serão encaminhados ao Setor de Perícias da Polícia Federal para extração e análise de dados. A Polícia Federal informou que esses sete Mandados de Busca e Apreensão são em desfavor de pessoas de Agrestina. 

O trabalho contou com o emprego de 30 Policiais Federais, além do apoio de Policiais Militares do 4º BPM.

Setor de ovinocaprinocultura do Nordeste recebe investimentos.

A cadeia produtiva da ovinocaprinocultura do Nordeste vai contar com novos investimentos do Governo Federal por meio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A descentralização de mais de R$ 426 mil recursos para incremento da inovação tecnológica em polos produtores da região foi ratificada nesta terça-feira (19) durante audiência entre o superintendente da autarquia federal, Evaldo Cruz Neto, e Marco Aurélio Bomfim, chefe-geral da unidade Caprinos e Ovinos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada em Sobral (CE). O diretor de planejamento e articulação de políticas da Sudene, Raimundo Gomes de Matos, também participou da solenidade.

 “É um prazer estabelecer a parceria com a Embrapa para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento neste setor. Que seja a primeira de muitas iniciativas que possam contar com o apoio da Sudene“, comemorou o dirigente máximo da superintendência. Evaldo Cruz Neto adiantou, ainda, a possibilidade de publicação futura de um edital específico para seleção de projetos na área de ovinocaprinocultura.

Chefe-geral da Embrapa Ovinos e Caprinos, o pesquisador Marco Bomfim classificou a assinatura como uma oportunidade para o exercício de uma estratégia que integra várias políticas públicas para os territórios do semiárido nos quais esta atividade econômica é relevante.

A região do Cariri paraibano, que reúne 29 municípios, vai receber um centro de referência tecnológica em integração lavoura-pecuária-floresta para a Caatinga. Por meio desta técnica, territórios de pastagens passam por um processo de recuperação, ao mesmo tempo em que são implementados, naquelas propriedades, sistemas produtivos de alto valor agregado. Com isso, novas práticas econômicas podem ser desenvolvidas na região, com base em técnicas e sistemas de manejo sustentável do solo. O plano de trabalho do projeto também prevê o desenvolvimento de um cardápio forrageiro para o aumento da segurança alimentar dos rebanhos, garantindo a manutenção da atividade pecuária em situações de déficit hídrico típicos do semiárido.

Além da expansão de serviços de inovação tecnológica no setor de ovinocaprinocultura, o projeto também vai oferecer capacitação técnica a produtores em cada um dos polos. Serão realizadas consultorias por técnicos da Embrapa e distribuição de material informativo.

O diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Raimundo Gomes de Matos, explicou que a celebração do acordo entre a Sudene e a Embrapa faz parte do conjunto de atividades previstas pelo Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) para fomentar as vocações econômicas típicas da área de atuação da autarquia. O projeto de lei que institui a iniciativa encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados e aguarda votação em regime de urgência.

Menino de 7 anos morre e mãe fica ferida após serem atingidos por carreta na BR-101

As vítimas estavam no acostamento e ficaram presas embaixo da carreta

As vítimas foram socorridas para o Hospital da Restauração, no Derby. - Foto: Reprodução/TV Jornal

Um menino de 7 anos morreu, depois de ter sido atingido por uma carreta, na BR-101, no Ibura, na Zona Sul do Recife, nessa quarta-feira (20).

No momento do acidente, a criança estava com a mãe, no acostamento da rodovia. Testemunhas contaram que o motorista tentou desviar de uma moto, que fazia uma manobra irregular, e acabou perdendo o controle do veículo.

Mãe e filho ficaram presos embaixo da carreta.

O acidente

O acidente foi no quilometro 77, da BR-101, por volta das 20h. A carreta seguida no sentido Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, quando o motorista teria perdido o controle da direção.

O veículo atingiu uma mulher, que estava com o filho, de 7 anos. O estrago não foi maior, porque a carreta estava sem carga.

Por conta do acidente, uma faixa da rodovia ficou interditada e causou um enorme engarrafamento.

Socorro

A mulher e o garoto ficaram presos embaixo da carreta. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e, como estava escuro, precisou de ajuda da população.

As vítimas foram socorridas para o Hospital da Restauração, no Derby. 

Fuga 

De acordo com a polícia, o motorista da carreta teria fugido do local com medo de uma tentativa de linchamento. Ele iria se apresentar para prestar depoimento, na delegacia.

Acidentes constantes

Segundo moradores, os acidentes na área são constantes.

DOIS MARGINAIS TOMARAM CARRO DE ASSALTO EM RIACHO DAS ALMAS E EM CARUARU FORAM INTERCEPTADOS PELA POLÍCIA MILITAR, HOUVE TROCA DE TIROS, UM FOI BALEADO E O OUTRO PRESO.

Dois indivíduos tomaram um veículo Fiat Uno, Branco, durante a noite desta quarta-feira (20), na cidade de Riacho das Almas, em seguida fugiram sentido Caruaru, chegando na Avenida Brasil, houve uma perseguição e troca de tiros entre os bandidos e a Polícia Militar. 

Após a troca de tiros, os marginais bateram com o carro roubado e mesmo sem ter como fugirem ainda continuaram atirando contra os Policiais que revidaram á injusta agressão, conseguindo balear um dos elementos e prender ambos. De imediato, o Policiamento socorreu os elementos, os levando até o Hospital Regional do Agreste.

Os marginais, Leonardo Antônio Lima de Jesus, que foi baleado e Gabriel Ítalo de Santana Silva, foram autuados em flagrante pelo roubo e ainda por tentativa de homicídio. Hoje serão encaminhados á audiência de custódia. 


Fonte: Blog dos Parceiros 

Bancários protestam nesta quinta-feira contra demissões e fechamento de agências do Banco do Brasil na Paraíba e ameaçam entrar em greve

Bancárias e bancários do Banco do Brasil em João Pessoa realizam nesta quinta-feira (21) um Dia Nacional de Lutas contra a reestruturação anunciada pela direção do banco que vai demitir mais de 5 mil funcionários e fechar mais de 300 agências em todo o país. Na Paraíba, serão três agências fechadas, em João Pessoa e Campina Grande. Além de atos nas unidades do banco, os trabalhadores também realizam tuitaço, a partir das 11h com a hashtag #MeuBBValeMais.

O Dia Nacional de Lutas é uma das iniciativas aprovadas em reunião da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB). Também está sendo proposta uma paralisação nacional dia 29 com decretação do estado de greve. A indicação da CEBB é que no dia 29 seja realizada uma paralisação nacional de 24 horas.

Na Paraíba, atualmente, apenas 67 agências funcionam, juntamente com 36 postos de atendimentos (PAAs). O banco não revela quantas agências serão fechadas no estado, mas segundo os próprios funcionários, a previsão é que os locais encerrados sejam: a agência Parque Solon de Lucena, localizada no bairro de Tambiá e a agência do Jardim Cidade Universitária, ambas em João Pessoa. Já em Campina Grande, a agência Jardim Paulistano, na Avenida Assis Chateaubriand será encerrada.

O fechamento de agências terá um forte impacto social e econômico. Uma preocupação especial recai sobre os idosos e demais clientes que precisam das agências físicas e serão direcionados para atendimentos online, ou agências em outras localidades, o fechamento de agências do Banco do Brasil em muitas cidades, representa a estagnação econômica, fim de muitos negócios locais, aumento na precarização dos serviços, entre outros.

 “O Banco do Brasil é um das estatais mais antigas do país. Tem uma história de 212 anos de serviços prestados à sociedade brasileira, é uma empresa pública que tem uma função social bem definida, gera lucros para o governo e não pode ser atacado assim dessa maneira, através de uma reestruturação que vai prejudicar o povo, a economia e o desenvolvimento das cidades. O seu quadro funcional está defasado e não pode abrir mão de 5 mil funcionários. Se as filas já são enormes, imagine quando o BB tiver menos funcionários, menos caixas e menos agências. Então, qualquer mudança no seu quadro funcional tem de ser negociada com os sindicatos da categoria, conforme o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente”, explicou o presidente do Sindicado dos Bancários da Paraíba.