terça-feira, 18 de novembro de 2014

Bandidos trocam tiros com a polícia, mas acabam presos próximo ao Congo.

Dois policiais foram vítimas de tentativa de homicídio na noite deste domingo (17), entre os municípios de Sumé e Congo. O fato se deu por volta das 23h50, quando a Polícia Militar de Sumé recebeu uma ligação dando conta de que um homem estaria em atitude suspeita no trevo que dá acesso à cidade do Congo.

A viatura comandada pelos soldados Gilneto e Dasayeve foram até o local e abordaram o indivíduo suspeito. Ele disse que estava esperando um amigo, que havia se dirigido até uma borracharia concertar o pneu de uma moto. Quando os policiais já iam embora, o suposto amigo chegou e ao ver a viatura policial já empreendeu fuga.

Os policiais fizeram perseguição ao acusado, que fugiu em direção ao município do Congo. Ele entrou na estrada que dá acesso ao Sítio Riacho Fundo, zona rural de Sumé, e logo disparou alguns tiros a viatura da polícia. Os policiais precisaram se defender e até tiveram que revidar os disparos e um deles atingiu a perna do criminoso.

Mesmo baleado, o bandido ainda tentou fugir a pé, mas ao pular uma cerca tropeçou e foi imobilizado pela polícia. A guarnição do sargento Henrique foi ajuda-los e encontrou em poder do suspeito um revólver calibre 32, duas munições “pinadas” do mesmo calibre, e 6 de calibre 38, todas intactas.

O bandido foi socorrido para o Hospital Alice Almeida e foi em seguida liberado. Ele e o comparsa foram levados à delegacia e confessaram que haviam furtado a moto em que estavam, uma Honda CG 150, de cor preta e placa KKL 7222-PE.

Fonte: De Olho no Cariri

Com ausência de 6 dos 11 vereadores, prefeito Jonilton Fernandes é empossado na Câmara de Juazeirinho.


A noite foi de festa. Câmara de Vereadores lotada e no plenário de honra, 5 dos 11 vereadores do Legislativo Juazeirinhense deram posse ao novo prefeito da cidade, Jonilton Fernandes (PSB), que assume por tempo indeterminado o comando do município, após a licença pedida pela prefeita Carleusa Marques alegando motivos pessoais para o afastamento.

Jonilton afirmou que era com muita responsabilidade que assumia a missão de administrar Juazeirinho num dos momentos mais delicados de sua história. O prefeito se mostrou feliz e animado para fazer as mudanças que o município precisava e disse que sua dedicação será para unir a cidade e reconciliar o povo com o Executivo, além de trabalhar firme para fazer a cidade desenvolver.

Na oportunidade, Jonilton anunciou a esperada equipe de secretários. Priorizando uma equipe eminentemente técnica, Jonilton escolheu, segundo as próprias lideranças políticas, os mais competentes especialistas em suas respectivas áreas e pediu aos novos auxiliares empenho para fazer muito por Juazeirinho.

“Vamos trabalhar por dois. Não apenas porque vamos inicialmente operar com equipe reduzida, mas também porque grande deverá ser nosso empenho para fazer por nossa terra e nossa gente, Juazeirinho”, enfatizou o prefeito.

Em sua escolha, Jonilton surpreendeu trazendo para o Executivo nomes da antiga gestão de Bevilaqua Matias e prometendo fazer um governo sem “picuinhas” e com quem queira realmente trabalhar, independente de sua raiz política.

VEJA A LISTA DOS SECRETÁRIOS:

Cultura e Comunicação - Jabel Júnior

Esportes - Abel Costa Neto

Saúde - Fabio Roberto

Educação - Simone Fernandes

Desenvolvimento Social - Fabiana Roma Babi

Infraestrutura - Patrício Barros Gouveia

Agricultura - Cláudia Luciano

Administração e Finanças - Rosaida Barros

Desenvolvimento econômico- José Odon

FILHO É PRESO APÓS DA UMA PISA NA MÃE


Policiais Militares da 3ª Companhia do 9º Batalhão de Garanhuns prenderam na noite do ultimo domingo (16) em Bom Conselho, José André da Silva, 28 anos, ele invadiu a casa da própria mãe, a agrediu e quebrou vários moveis. O mesmo acabou preso e encaminhado a 18ª Delegacia Seccional em Garanhuns e autuado em flagrante

CIOSAC MINISTRA ESTÁGIO À INTEGRANTES DO 11º CURSO DE OPERAÇÕES TÁTICAS DA POLÍCIA FEDERAL


A CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área da Caatinga), recebeu no último domingo (16), em sua sede, na cidade de Custódia, alunos do Comando de Operações Táticas do Distrito Federal, unidade de elite do Departamento de Polícia Federal, para o início de mais um Estágio de Adaptação à Caatinga.


Referência nacional em operações de combate e sobrevivência em terreno de caatinga, a CIOSAC foi novamente escolhida pelo Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT), para ministrar Técnicas de Operações e Sobrevivência no Ambiente de Caatinga.

No estágio, os alunos receberão instruções de Combate e Erradicação de Roças de Maconha, Marchas na Caatinga,técnicas de Patrulhamento Rural, Sobrevivência na Caatinga, Montanhismo e participarão de Operações Reais, onde aplicarão na prática todos os conhecimentos adquiridos.

O término do Estágio está previsto para o dia 21 de novembro.

GOVERNO DO ESTADO CONVOCA CANDIDATOS APROVADOS NA PRIMEIRA ETAPA DO CONCURSO PARA SOLDADOS

Serão chamados 3.500 classificados para confirmarem seu interesse em seguir em frente na disputa pela vaga.
Uma notícia que interessa a muita gente: deverá ser publicada nesta terça-feira (18/11), no Diário Oficial do Estado, portaria conjunta da Secretaria de Administração e Secretaria de Defesa Social convocando 3.500 candidatos aprovados na primeira fase do concurso público para Soldado da Polícia Militar realizado em 2009. Os dois mil melhores colocados que confirmarem interesse em participar das demais fases do concurso serão chamados para os novos exames.

A confirmação deverá ser feita pelo site www.upenet.com.br.

Para maiores esclarecimentos, a imprensa deve procurar o Tenente-coronel Geová, da Gerência de Integração e Capacitação da SDS, nos telefones 3183-5086 ou 3183-5094.

Filho de Eduardo Campos é cotado para cargo de vice-prefeito do Recife


O estudante do curso de engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), João Campos, 20 de anos, é cotado como futuro candidato a vice na campanha de reeleição do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), em 2016. O estudante é filho do ex-governador Eduardo Campos, morto num acidente no mês de agosto, e ocupa um cargo na Executiva do PSB de Pernambuco. As informações são da coluna do Blog de Política, assinada pelo jornalista Josué Nogueira, e publicada na edição desta segunda-feira (17) do Diario de Pernambuco.

“Já corre nos bastidores do PSB que Luciano Siqueira (PCdoB) tem pouquíssimas chances ser o vice da chapa de reeleição do prefeito Geraldo Julio. O nome que começa a ser cotado é o de João Campos, segundo filho do ex-governador Eduardo Campos. O rapaz, aliás, tem nome especulado pra quase tudo quanto é cargo eletivo”, destaca a coluna. O vice-prefeito Luciano Siqueira já ocupou o mesmo cargo nas duas gestões do ex-prefeito João Paulo (PT), entre os anos de 2001 a 2008, e seu ingresso na chapa do então candidato Geraldo Julio reforçou a imagem de esquerda da campanha da Frente Popular.

AGRICULTOR MORRE APÓS RECEBER DESCARGA DE RAIO NA ZONA RURAL DE PARANATAMA

No início da noite de segunda-feira (17), o agricultor João Laurindo Morais, de 70 anos, morreu vítima de uma descarga de um raio. Ele era morador do Sobradinho no município de Paranatama, Agreste de Pernambuco.

Segundo informações de seus familiares, ele se encontrava dentro de sua residência, postado na janela, vendo a chuva, quando caiu um raio próximo a casa, momento e que ele recebeu uma descarga elétrica, provavelmente no seu braço direito, haja vista o mesmo possuir uma platina nele. O agricultor foi socorrido para o hospital local, mas já chegou sem vida.

Asces promove campanha de doação de sangue

Em alusão ao dia nacional de doador de sangue, celebrado neste mês, estudantes e professores do Projeto Doação e Ação, da Faculdade Asces, estarão na quarta-feira (19/11), mobilizando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para doar sangue. A ação, que acontece pela terceira vez, será realizada das 09h às 17h no Campus II da Instituição (Av. Portugal, 1.019, Bairro Universitário), onde um ônibus do Hiene estará montado para receber doadores voluntários.

As doações serão destinadas para crianças em tratamento de câncer no Hospital do IMIP e do Osvaldo Cruz, em Recife. Entre os pré-requisitos para a doação, o doador deve pesar ao menos 50 kg e ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de idade é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo. É importante fazer uma refeição leve antes da doação e não estar em jejum prolongado (mais de 12 horas).

Já na quinta-feira (20), das 8h às 12h, será promovida uma ação no Marco Zero de Caruaru em homenagem ao Dia do Biomédico. Na ocasião, estudantes e professores oferecerão diversas orientações, como a campanha sobre prevenção do câncer de colo de útero, ação educativa sobre diabetes mellitus e consumo consciente da água com a análise das amostras de água levadas pela população.

O grupo também realizará serviços gratuitos como a aferição de pressão arterial, testes de glicose e detecção de micoses. As atividades fazem parte da programação do V Biomedicina Workshop, evento interno voltado para os estudantes do curso que, além de promover palestras e apresentação de trabalhos científicos, busca celebrar os 10 anos do curso na Instituição.

ACIDENTE NA PE 160.


Na tarde da ultima segunda-feira (17) na PE 160 no Sitio Poço da Lama próximo ao antigo parque de vaquejada santa helena um grave acidente entre duas caminhonete, segundo informações das testemunhas que estavam no local, é que a caminhonete S10 de Placas KJH-4182 de Santa Cruz do Capibaribe fez uma manobra ariscada na pista e foi atingida por uma Pajero de Placas KGA 5097 de Santa Cruz do Capibaribe. 

Neste acidente ficaram duas pessoas feridas, onde foi solicitado o SAMU que fez os primeiros socorros no local e também o Corpo de Bombeiro pois as vitimas estavam presas nas ferragens da S10. 


E seguida as vitimas foram encaminhadas para o Hospital de Santa Cruz, até o momento não sabemos qual o estado de saúde das vitimas. 

Segunda edição do Dia do Azul beneficia mais de 200 pessoas

O mundo inteiro se mobilizou em prol do Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. No Brasil, o Departamento de Diabetes da SBEM, sob a responsabilidade da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), organizou uma campanha de âmbito nacional. O empenho rendeu parcerias com várias entidades e órgãos públicos.

Em Santa Cruz do Capibaribe a data foi marcada com de testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, distribuição de preservativo, emissão de cartão do SUS, palestras com psicólogo, nutricionista, endocrinologista, oftalmologista e uma aula de ginástica. A ação aconteceu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe resultado da Lei Municipal Nº2246/2013 de autoria do vereador Ronaldo Pacas (PSDC), que institui o Dia do Azul - Dia Municipal de Combate ao Diabetes em Santa Cruz do Capibaribe, e em seu segundo ano mais de 200 pessoas tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais como evitar e conviver com o diabetes.

Que País É Esse

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Volta a chover em várias cidades do Cariri.


O homem lá de cima, São Pedro, abriu as torneiras e mandou chuva para várias cidades do Cariri paraibano e durante a noite da ultima segunda-feira (17). A maior quantidade foi registrada nos municípios de Monteiro, Sumé e São Sebastião do Umbuzeiro. A quantidade exata em milímetros não foi definida, mas ao longo desta terça-feira a AESA deverá estar divulgando os dados atualizados

Índios se dividiram em Carnaubeira da Penha

Embora tenha dado a Dilma a segunda maior votação proporcional do País, Carnaubeira da Penha, a 475 km do Recife, foi as urnas com sua comunidade indígena Pankará, a maior do município, dividida. O Pajé João Miguel fez a dança do tore e explicou as razões de ter votado em Aécio. Clique e confira:

Santuários eleitorais do Bolsa-Família – Estação III

Nailde Maria, na Prefeitura e no Bolsa-Família

POTIRETAMA (CE) – Poder paralelo nos grotões nordestinos, o programa Bolsa Família, que fez da pequena Potiretama, no Sertão cearense do Jaguaribe, a 277 km de Fortaleza, se projetar nacionalmente como a quarta maior votação proporcional da presidente Dilma no País, é uma zorra total, parodiando o programa global. Existem muitas distorções entre os 1.202 beneficiários, como servidores públicos concursados.

É o caso da assistente de saúde Nailde Maria Gurgel, que trabalha numa clínica de fisioterapia da Prefeitura, em frente da sua casa, no centro da cidade. Procurada pela reportagem, ela revelou que recebe R$ 102,00 por ter dois filhos, um dos quais na escola, o que lhe garante o direito da bolsa. “Sou concursada da Prefeitura, mas ganho pouco, meu marido está desempregado e a gente precisa deste complemento”, afirmou.

Perguntada se não estava irregular, Nailde disse que não sabia, mas informou que, se fosse, na verdade, o caso, não seria a única. “Não vou entregar ninguém, mas deve ter muito mais gente nessa situação”, afirmou, referindo-se a cadastrados com renda superior ao exigido no município em razão do valor da ajuda governamental ser baixa.

Nailde é eleitora de Dilma, “a mãe dos pobres”, como define. Afirma que a quase totalidade dos eleitores de Potiretama foram às urnas dar o aval pela reeleição da presidente por ela representar a certeza de que os menos favorecidos nos rincões nordestinos continuarão sendo amparados pelo Governo. “Votei em Dilma pelo que ela fez e pode fazer ainda mais pela nossa gente sofrida”, afirmou.
Vigilante Damião Moura, trabalha para uma empresa de vigilância e tem a esposa cadastrada no Bolsa-Família

Exemplo de falha no programa, Nailde não é um caso isolado pela razão de ter renda acima dos critérios estabelecidos pelo programa. No assentamento Riacho Seco, a 10 km do centro da cidade, onde 50 das 56 famílias residentes sobrevivem do Bolsa Família, o vigilante Damião Moura, três filhos, 24 anos, trabalha numa empresa de vigilância e ganha salário. A sua esposa Maria Vânia de Moura tem um cartão de R$ 260,00 do programa social.

“Minha mulher não tem renda e nós temos dois filhos para criar. Se ela está recebendo é porque seu cadastro foi aprovado”, afirma Damião, igualmente eleitor de Dilma. Em frente à sua casa ainda é possível encontrar material de propaganda da campanha da presidente ao lado do candidato a governador derrotado no Ceará, o ex-ministro Eunício Oliveira (PMDB).

Vereador Francisco Amorim, o Batoré, tem parentes no Bolsa-Família

Vereador de oposição ao prefeito e residente na comunidade rural de Baixinha, o agricultor Francélio Amorim, o Batoré (PHS), garante que a mulher não é beneficiária do Bolsa, conforme voz corrente na cidade, mas admite que tem parentes recebendo. “Na minha comunidade, todo mundo é parente”, alega.
Antônio Felix mostra a cultura do caju dizimada no municipio

Ex-presidente da Associação responsável pelo assentamento de Riacho Seco, o maior do município, com mais de dois mil hectares, Antônio Felix Moura já foi beneficiário do programa há três anos, mas confirma que praticamente todas as famílias usam a bolsa como guarda-chuva por causa da falência da cultura do caju na região. “Já fomos o maior produtor de castanha do Ceará”, lamenta.

Segundo ele, a seca e uma praga, o oídio, dizimaram os cajueiros do assentamento, endividando os produtores que tomaram empréstimos para garantir a entrega do produto nas empresas beneficiadoras de castanha na região. “Aqui, quem não recebe dinheiro da Bolsa Família tem seguro safra, o que está nos salvando”, afirmou.

Prefeito Francisco Adelmo (PROS), adversários dizem que ele votou em Aécio 

O prefeito Francisco Adelmo (PROS) diz que não é responsabilidade da Prefeitura administrar o programa de transferência de renda do Governo Federal, mas admite ter falhas e irregularidades. “Numa cidade pequena como a nossa, carente de tudo, sem indústrias, enfrentando uma seca de três anos, as pessoas não têm outra saída que não seja se amparar na bolsa”, afirmou.

Potiretama não é uma ilha de exceção em falhas no Bolsa-Família no Ceará. Recentemente, sete municípios cearenses foram vistoriados pela CGU que constatou irregularidades em Groaíras, Hidrolândia, Itatira, Jaguaribara, Pacoti, Sobral e Tejuçuoca. Cruzando dados do Cadastro Único do Governo e da Relação Anual de Informações Sociais, foram identificadas 765 famílias no programa com renda acima do máximo permitido - meio salário mínimo, R$ 339. A relação inclui servidores públicos e aposentados.

Em Itatira, foi encontrado beneficiário dono de imóvel duplex equipado. Em Hidrolândia, proprietária de empresa que venceu licitações da Prefeitura recebeu R$ 3,69 mil do Bolsa Família entre 2011 e 2012. Já em Tejuçuoca, uma das famílias beneficiadas possuía renda de R$ 1,49 mil.

Também foram apontadas irregularidades como ausência de frequência escolar ou inexistência de órgãos locais de controle. A CGU afirma que o índice de falhas no programa é baixo, “consideradas a complexidade e capilaridade” do programa, que atende 13 milhões de famílias no País.

Fotos: Magno Martins e Otávio Souto.
Edição: Ítala Alves