terça-feira, 15 de março de 2011

Parentes de mortos ainda aguardam liberação de corpos no IML

A tarde desta terça-feira (15) foi de angústia para dezenas de pessoas que esperavam a liberação dos corpos dos parentes no Instituto de Medicina Legal (IML). Como os médicos legistas estão trabalhando em operação-padrão, ou seja, em ritmo mais lento para protestar às más condições de trabalho no IML, apenas dez corpos foram liberados ao longo do dia. Outros 29 corpos ainda aguardam a liberação, situação que pode ser agravada com a chegada dos corpos durante a noite e a madrugada.

Um caminhão frigorífico chegou ao IML no final da tarde. De acordo com o presidente da Associação Pernambucana de Medicina e Odontologia Penal (Apemol), Carlos Medeiros, o veículo será usado para acomodar os corpos não necropsiados.

Ele também informou que a operação-padrão — iniciada na semana passada e que consiste em exames mais detalhados e que demoram mais tempo para ser feitos, provocando o acúmulo de corpos — vai continuar.

A Promotoria de Saúde do Ministério Público de Pernambuco vai encaminhar à Secretaria de Defesa Social um ofício para que, no prazo de cinco dias, medidas emergenciais sejam colocadas em prática no IML.

ENTENDA O CASO
No setor de necropsia do IML, são feitos exames para descobrir as causas da morte de vítimas de crimes, acidentes ou de quem foi encontrado morto sem sinais de violência. Desde a última segunda-feira (14), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) decidiu que os médicos legistas não devem mais fazer as necrópsias e liberar os corpos com "causa da morte indeterminada", devido às más condições de trabalho no IML.

Imagens feitas por um cinegrafista amador mostram alguns azulejos arrancados e o piso estragado no IML. De acordo com os médicos legistas, o equipamento de raio-x quebrou e por isso a sala está fechada. Eles disseram ainda que falta bisturi para fazer as necrópsias e que estão usando equipamentos inadequados. Outra dificuldade apontada por eles é que não existe a maca de rodas para levar os corpos até a mesa de exames. Os médicos denunciam também que o prédio não tem sistema de refrigeração e de exaustão de odores, o que torna o ambiente insuportável.

O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, afirmou que as denúncias contra o IML não são completamente verdadeiras. "Essas denúncias são improcedentes. O raio-X funciona, existem macas e tem material de trabalho. Essas imagens foram feitas no fim de expediente, no momento em que as perícias terminaram e que o local precisa de uma assepsia", disse.

Em relação as imagens que mostram corpos no chão, o secretário garantiu que o problema será investigado. "Nós temos os locais para armazenamento adequado. Temos as gavetas e as geladeiras. Esse problema será investigado pela própria SDS, através de sua Corregedoria", garantiu.

Damásio informou ainda que serão investidos R$ 2 milhões na reforma do IML e que as obras serão iniciadas dentro de 90 dias. Ele ainda se comprometeu em visitar a sede do Instituto, quando o serviço no local for normalizado.



Fonte: pe360graus.com

Assaltantes campinenses são presos num hotel em Tambaú.

A Operação denominada de “Integração”, envolvendo as Polícias Rodoviária Federal, Civil e o Ministério Público Estadual junto ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO, prenderam no inicio da manhã desta segunda-feira (14), três elementos que vinha realizando assaltos em estabelecimentos comerciais nos bairros da orla da Capital.

A prisão aconteceu em um hotel localizado em Tambaú, onde o trio estava hospedado desde a última quinta-feira (10), e de acordo com as investigações, eles são responsáveis pelos assaltos, o primeiro no sábado (12) a um depósito de bebidas na Av. Argemiro de Figueiredo, bairro do Bessa, e ontem por volta das 18h, assaltaram o “Bar do Surfista” localizado no bairro de Intermares.

Com Ronnymellington Ferreira Gomes de Oliveira, 22 anos, Odair José Vieira Monteiro, 33 anos e Vinícius Clarindo da Silva, de 21 anos, que são naturais da cidade de Campina Grande, foram aprendidos um revolver calibre 38 com seis munições intactas e um automóvel GM Kadette, de Placa KGG-9827/PB. A quadrilha também é acusada da prática criminosa conhecida como “saidinha de banco”.

A ocorrência foi encaminhada para Delegacia de Roubo e Furtos de João Pessoa.



Budega Nordestina
Marcos Araujo

Assaltante faz mulher refém por duas horas e termina morto em Garanhuns

Uma tentativa de assalto a uma farmácia, em Garanhuns, no Agreste, na noite da última segunda-feira (14), terminou com a morte de um dos assaltantes. De acordo com a polícia, dois bandidos invadiram a loja, que fica a poucos metros do Fórum da cidade. Um deles fugiu. O outro fez a atendente de farmácia, Edvânia Galdino da Silva, de 37 anos, refém e a ameaçou, com uma faca, durante duas horas.

A polícia tentou negociar, mas o homem não cedeu. O promotor de Justiça Alexandre Bezerra ofereceu ao bandido carro e dinheiro para a fuga. O assaltante exigia a avenida vazia. As cenas dramáticas eram acompanhadas por centenas de moradores. O bandido, chamado de "Léo" pelos policiais, ameaçava enfiar a faca no pescoço, no peito e até na boca da vítima.

Entre as preocupações do comando da Polícia Militar de Garanhuns, estava a de não dispor de um atirador de elite na região para dar suporte à operação. Mais de 20 policiais, entre civis, militares e do Corpo de Bombeiros, além de três delegados, estavam atentos a toda a movimentação.

Depois de duas horas de tortura, o desfecho. A polícia aproveitou o momento em que o assaltante fez a vítima ajoelhar e atirou na cabeça dele. A multidão que tentou se controlar o tempo todo para não atrapalhar as negociações, comemorou a ação da polícia.

Edvânia Galdino da Silva foi levada ao Hospital Regional Dom Moura em estado de choque. Ela passou por uma avaliação, foi medicada e já está em casa. O assaltante morto ainda não foi identificado, mas, de acordo com a polícia, ele tinha envolvimento com drogas e chegou a ser preso na semana passada



Fonte: pe360graus.com

Morre no HRA mototaxista esfaqueado durante assalto

Morreu na manhã desta terça-feira (15), no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, Agreste pernambaucano, o mototaxista vítima de assalto. Edilson Jacinto Evangelista, 34 anos, foi esfaqueado na manhã desta segunda (14), na Avenida Rui Barbosa. Ele foi atingido com 3 facadas durante um assalto praticado por três homens que fugiram a pé. Os bandidos levaram carteira e dinheiro da vítima.

O mototaxista foi socorrido e não resistiu aos ferimentos. Edilson Jacinto morava no Loteamento Severino Afonso, era casado e tinha três filhos. O corpo dele foi encaminhado ao IML.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Morre Chiquinha Gonzaga, irmã de Luiz Gonzaga

Faleceu esta madrugada a cantora e compositora Francisca Januária dos Santos, Chiquinha Gonzaga. Aos 85 anos, a última dos 10 irmãos de Luiz Gonzaga que ainda viva, lutava contra o Alzheimer. Moradora da cidade de Santa Cruz da Serra, no Rio de Janeiro, ela passou mal e foi socorrida para o hospital com quadro de pneumonia e infecção urinária, onde morreu por volta das 5h. O corpo deve ser trazido para o Recife.

A cantora, que dividia o nome artístico com a célebre pianista e compositora brasileira, trabalhava para manter viva a alma musical da família do maior compositor e representante da cultura nordestina. Com o irmão, ela aprendeu o baião e o xaxado.

Aprendeu também que a fama não vem sem sacrifício pessoal, e que laços sanguíneos não significam, necessariamente, ajuda mútua. Ela teve que se virar sozinha para firmar o nome que carrega. A primeira mulher a tocar os oito baixos caiu nas graças de Gilberto Gil, que produziu o CD Pronde tu vai, Luiz?Ela deu continuidade à tradição familiar, principalmente do pai. "É preciso manter a tradição de meu pai Januário, o maior sanfoneiro que o Nordeste já teve", disse ela, que não deixou de cantar os versos que tanto gostava. "Luiz, respeita Januário/ Luiz, respeita Januário/ Luiz, tu pode ser famoso mas teu pai é mais tinhoso/ E com ele ninguém vai, Luiz/ Respeita os oito baixo do teu pai".


Budega Nordestina.com

Pernambuco.com

CBF marca oito clássicos estaduais para a última rodada do Brasileirão

A CBF divulgou nesta segunda-feira a tabela de jogos do Campeonato Brasileiro de 2011. A novidade ficou por conta do festival de clássicos estaduais na última rodada: oito no total. Com o expediente, a entidade espera evitar que haja escalações de equipes reservas por parte de clubes que estão fora da disputa pelo título, conforme ocorreu nas duas últimas edições do campeonato.

Quatro equipes também vão protagonizar clássicos estaduais na penúltima rodada: o Palmeiras encara o São Paulo, enquanto o Fluminense joga contra o Vasco na jornada de número 37.

A primeira rodada está marcada para os dias 21 e 22 de maio. O atual campeão, Fluminense, estreia dentro de casa, contra a equipe do São Paulo.

Jogos Militares

Três partidas estão marcadas para o Engenhão durante o período dos Jogos Mundiais Militares, que serão realizados no Rio de Janeiro, entre 16 e 24 de julho. Botafogo x Corinthians (16/7), Flamengo x Ceará (23 ou 24/7), e Fluminense x Palmeiras (23 ou 24/7). A CBF informou que a tabela divulgada nesta segunda-feira serve apenas como base para a ordem dos confrontos. Datas, horários e locais ainda serão ajustados. Uma tabela mais completa e específica será divulgada na próxima semana.

O Botafogo, por sua vez, informa que terá uma reunião ainda nesta semana para definir as datas em que o Engenhão ficará à disposição do Comitê Organizador dos Jogos Militares. Após a definição, o clube carioca enviará um ofício à CBF. A tendência é que o estádio não receba partidas do Campeonato Brasileiro durante os Jogos e, até mesmo, nas semanas que antecedem a competição.


Confira a última rodada do Brasileirão (prevista para 03/12 ou 04/12):

Corinthians x Palmeiras
São Paulo x Santos
Internacional x Grêmio
Cruzeiro x Atlético-MG
Atlético-GO x América-MG
Atlético-PR x Coritiba
Bahia x Ceará
Avaí x Figueirense
Botafogo x Fluminense
Vasco x Flamengo

Os jogos da primeira rodada (prevista para 21/05 ou 22/5):


Palmeiras x Botafogo
Santos x Inter
Flamengo x Avaí
Fluminense x São Paulo
Ceará x Vasco
América-MG x Bahia
Grêmio x Corinthians
Atlético-MG x Atlético-PR
Coritiba x Atlético-GO
Figueirense x Cruzeiro


Budega Nordestina
Beto Melo