quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Deputados Edson Vieira e Diogo Moraes anunciam aliança em entrevista coletiva



Em uma entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, os deputados estaduais Edson Vieira (PSDB) e Diogo Moraes (PSB) anunciaram aliança política.
As famílias Moraes e Vieira e lideranças ligadas aos dois deputados estiveram presentes na coletiva para demonstrar apoio à união dos parlamentares, que foi também prestigiada por uma grande quantidade de pessoas, deixando o auditório da Casa Dr. José Vieira de Araújo lotado.
Nos questionamentos levantados pela imprensa, Diogo Moraes destacou que a aliança PSB/PSDB já é uma realidade em várias cidades brasileiras e os resultados são os melhores, de acordo com o parlamentar a união tem o objetivo único de pensar Santa Cruz do Capibaribe no futuro.
Edson Vieira também se pronunciou ressaltando que a aliança com Diogo Moraes não é pessoal, mas para unir forças em busca de soluções para os problemas que afligem a população santa-cruzense, que juntos os dois poderão fazer muito mais pela cidade.
Durante o evento, considerado um momento histórico para a cidade, também foi distribuído para o público um documento intitulado “A união faz a força e a força gera o desenvolvimento”, no qual os dois deputados reforçam que a unidade é motivada pelo compromisso de buscar o progresso da cidade junto aos governos estadual e federal.

Laura Gomes participa de ato solene em homenagem a vítimas da ditadura



Um ato solene em memória dos militantes políticos Luis Alberto de Andrade Sá Benevides e Miriam Lopes Verbana, assassinados durante a ditadura militar em 1974, foi realizado na manhã desta quarta-feira (28) em Caruaru. A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Laura Gomes esteve no local e participou do lançamento da placa em homenagem ao casal, no cemitério Dom Bosco, onde estão sepultados. Participou também a secretária de Direitos Humanos do Recife, Amparo Araújo, o vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes, outras autoridades locais e familiares dos homenageados. A ação foi promovida pela prefeitura de Caruaru em parceria com a prefeitura do Recife. De acordo com a secretária Laura Gomes, esse momento é de grande representatividade no que se diz respeito aos direitos humanos e à democracia. “Não só pela minha atividade como secretária, mas também como militante desta causa, vejo essa homenagem com uma emoção indescritível, pois é uma oportunidade de reescrevermos a história da forma como ela realmente aconteceu e darmos o reconhecimento a estes heróis que, assim como muitos, lutaram pela nossa democracia e liberdade de expressão em nosso país”, explicou. Uma das irmãs de Luis Alberto, Ângela Benevides, também se mostrou emocionada com a iniciativa. “Fico muito agradecida por, 39 anos depois, ter a oportunidade de fazer essa homenagem oficial, que era um sonho meu. Fica uma lembrança triste porque ele nos deixou lutando para combater as desigualdades e pela democracia, mas é importante porque foi um resgate da história de duas pessoas com objetivos de lutas em prol de um povo”, afirmou.Histórico - Luís Alberto de Sá Benevides nasceu em João Pessoa-PB, no dia 28.09.1942 e foi assassinado em 08.03.1974, na então BR-234, trecho de São Caitano, Agreste pernambucano. Miriam Lopes Verbana nasceu no dia 11.02.1942, em Irituia Guamá-PA, morta no mesmo dia que o esposo, Luis Alberto. Ambos faziam parte do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e foram assassinados pelas forças repressoras do governo do presidente militar Emílio Garrastazu Médici.

Governo Presente

Após participar de ato solene, Laura Gomes encontrou com Sileno Guedes, secretário de Articulação Social e Regional, para participar de reunião com o Prefeito José Queiroz. Eles discutiram os principais pontos do projeto Governo Presente, lançado naquela em Caruaru no último dia 18, no Monte Bom Jesus. Lá está sendo desenvolvido um conjunto de ações visando a prevenção da violência. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos implantou na cidade o Programa ATITUDE - Atenção Integral aos Usuários de Drogas e Suas Famílias.

Cerimônia de Entrega das Medalhas Padre Zuzinha

A Casa Dr. José Vieira de Araújo, amanhã dia 29 de Setembro, será palco da cerimônia solene de entrega das Medalhas Padre Zuzinha. Medalhas estas que serão concedidas à cidadãos que reconhecidamente prestaram relevantes serviços ao município de Santa Cruz do Capibaribe, os quais, devido aos projetos e iniciativas apresentadas, contribuíram de forma decisiva para o progresso de nosso município.
O Presidente da Casa, Francisco Ricardo convidado à todos os cidadãos santa-cruzenses para que se façam presentes nesta importante solenidade, que visa valorizar o povo batalhador que construiu nossa cidade.
Nesta edição da Medalha Padre Zuzinha, serão homenageados 34 cidadãos, indicados pelos parlamentares desta Casa de Lei.
Júnior Gomes: Josildo Clemente da Silva (Zico do Pará), Rimário Clismério da Silva, Ivan Barbosa Quichabeira (Coroné do Pífe), Emília Ana da Conceição (Emília Capote), José Celestino de Castro Neto.
Deomedes Brito: Jânio Xavier da Silva, Maria Felix de Morais, Abel Oliveira , de Moura, Pastor Marcelo Ramos, Bruno Henrique Siqueira do Ó.
Dimas Dantas: Ajosiene Maria Ramos.
Ernesto Maia: Antonina Luiza de Siqueira, Inácia Marinho Alves Andrade, Marlos Melo da Costa, Dantiel Morais Feitosa, Edite Vitorino da Silva.
Francisco Ricardo: José Barbosa de Carvalho, Quitéria Henrique Assunção, Maria Ana Bezerra, Rildo Francisco de Queiroz, Adeildo Hermínio Muniz.
Inácio Marques: Damiana Francisca de Jesus, Joãozito Lopes Chagas, Maria de Lourdes Farias Pereira, José Marcone Feitosa da Silva, Cristovão Jacinto Ramos.
Afrânio Marques: Oscar José de Oliveira, Fernando Firmino da Silva, Mattheus Henning Moura de Oliveira.
Zezin Buxin: Maria Glória Aragão, João Nezinho de Souza, Ernando Silvestre da Silva, Oséas Moraes da Silva Filho, Giordano Pietro de Azevedo Linhares.


Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores
Manoela Ramos – manoelaramos5@hotmail.com

Você é o que você lê





As filas são grandes e começam a se formar logo cedo


Crianças, idosos, adolescentes, homens, mulheres. Gente de todos os tipos e todos os lugares estão conferindo as atrações da VIII Bienal do Livro de Pernambuco. E os Blog dos Bastidores e a budeganordestina.com mostra os bastidores dessa grande “festa da leitura”.


De acordo com informações da organização da Bienal, só no primeiro fim de semana da feira, mais de 120 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções, em Olinda. O publico é variado e ávido por novidades e também por bons preços e boas opções de livros.


Confira nas fotos abaixo, tiradas pelo repórter Rafael Souza, mostrando a movimentação marcada pelo grande numero de estudantes e caravanas escolares presentes.




Espaço da Prefeitura do Recife é um dos maiores sucessos entre as crianças







Vários stands apostam em bonecos e marionetes e em uma espécie de “livro brinquedo”






Bienal tem espaço garantido para quem quer economizar na compra dos livros






Clube da Cachaça se destaca e é um dos stands que apostam na temática da degustação








A paixão do futebol invade também a tradição da literatura de cordel

A noite cruel de quem vive na rua

A noite é fria, solitária e do mais puro abandono para quem não tem um lar para se abrigar. Isso é óbvio. No entanto, constatar isso pessoalmente deixa essa situação ainda mais estarrecedora. Foi o que a repórter Thais Queiroz, fez com a matéria especial que você escuta a seguir. A noite dos moradores de rua, o estado crítico dos mendigos, tudo isso foi retratado na matéria, veiculada no Redator de Plantão da última segunda-feira (26). A reportagem e as fotos realizadas pela repórter você acompanha abaixo.



Fabiano de Oliveira (esq.), reinvidica oportunidades de educação e emprego para os moradores de rua




A sem teto Mauricéia Cavalcanti improvisa uma cabana em plena Rua Duque de Caxias




O casal Washington Silva e Viviane Batista



O voluntário Elias Martins distribui comida aos moradores




Câmara Setorial de Boutiques da CDL Santa Cruz do Capibaribe começa formatar ações para o segmento

A Câmara Setorial de Boutiques, recém criada na CDL Santa Cruz do Capibaribe visa unificar ações que beneficiem ao segmento comercial de Boutiques na cidade. Algumas ações já estão sendo discutidas, dentre elas, o concurso de vitrine para as datas comemorativas Natal e Ano Novo.

Na última reunião, realizada na CDL, nesta terça-feira (27), a coordenadora da Câmara, Madelon, reuniu-se com 15 empresárias do comércio de Boutiques, onde já ficou agendada a realização do concurso para dezembro, além de uma liquidação específica para os clientes de boutiques.

Comissão da Câmara Federal aprova criação de ZPE para Santa Cruz do Capibaribe

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal aprovou na manhã desta quarta-feira o Projeto de Lei n.º 1.537/2011, de autoria do deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), que dispõe sobre a criação de Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Santa Cruz do Capibaribe.
José Augusto Maia, titular da Comissão, parabenizou os demais deputados que votaram favoráveis ao Projeto, e principalmente ao deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), Relator da matéria na Comissão.
O Projeto foi aprovado pela unanimidade.
Segundo o deputado pernambucano, com a criação da ZPE em Santa Cruz do Capibaribe, as empresas do Polo de Confecções serão agraciadas com a suspensão de impostos e contribuições federais incidentes sobre produtos importados ou adquiridos no mercado interno, além de matérias primas, produtos intermediários e material de embalagem.
Ainda de acordo com José Augusto Maia, os envolvidos na ZPE também serão beneficiados com isenção de ICMS nas importações e nas compras do mercado interno. “As empresas gozarão de plena liberdade cambial e estarão sujeitas a procedimentos administrativos simplificados, desde que destinem ao menos 80% de sua produção ao mercado externo” disse ele.
“A importância desse Projeto é imensurável, porque proporcionará aos pequenos confeccionistas a oportunidade de exportar seus produtos para o exterior, de forma colegiada e associada, uma vez que nossa região sempre teve o interesse em exportar com as isenções aqui oferecidas, mas faltava o mecanismo oficial para que o sonho se tornasse real e legal. Com a criação da ZPE esse sonho se transformará em realidade e as pequenas e médias empresas terão mais competitividade em relação às grandes, tornando nossa economia ainda mais pujante” concluiu o parlamentar pernambucano.

O Projeto, agora, segue para verificação de mérito e constitucionalidade do Congresso Nacional e depois para a sanção presidencial.