quinta-feira, 2 de maio de 2019

Na Paraíba, quatro municípios do Cariri têm risco para surto de dengue e zika

Na Paraíba, 46 municípios estão em risco de surto para doenças de dengue, zika e chikungunya. O Levantamento Rápido de índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) mostrou alto índice de infestação nas cidades.

A mesma pesquisa revela que 52 cidades do estado têm situação satisfatória, incluindo João Pessoa, que é uma das cinco capitais do Brasil com o melhor índice. Ainda na Paraíba, 125 municípios estão em alerta sobre o risco.

De acordo com o Ministério da Saúde, o sistema de vigilância dos estados e dos municípios deve aumentar os esforços para combater o mosquito. Os dados foram coletados no período de janeiro a março deste ano.

A metodologia da pesquisa identifica onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros predominantes. Segundo o Ministério de Saúde, os resultados reforçam a necessidade de intensificar imediatamente as ações de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya, em especial nas cidades em risco e em alerta.

Os municípios paraibanos classificados como em situação de risco são os de Água Branca, Alagoa Nova, Arara, Aroeiras, Assunção, Barra de Santa Rosa, Belém, Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Caaporã, Cacimba de Dentro, Caiçara, Caldas Brandão, Conceição, Fagundes, Igaracy, Imaculada, Itabaiana, Ingá, Itatuba, Juarez Távora, Lagoa, Malta, Marizópolis, Matureia, Mogeiro, Mulungu, Nazarezinho, Patos, Pedra Branca, Pedras de Fogo, Piancó, Picuí, Pirpirituba, Prata, Princesa Isabel, Santa Cruz, Santa Luzia, São João do Tigre, São João de Caiana, São José de Brejo do Cruz, Serra Grande, Solânea, Sousa e Taperoá.

  “O resultado do LIRAa confirma o aumento da incidência de casos de dengue em todo o país que subiu 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses resultados indicam que é preciso fortalecer ainda mais as ações de combate ao mosquito transmissor, com a participação da população e de todos os gestores locais e federal”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber.


Fonte: Mais PB

Crianças assistidas da LBV são incentivadas ao hábito da leitura

Contação de histórias e Biblioteca Móvel, encurtou a distância entre o livro e o leitor

Estudiosos afirmam que uma criança que recebe o estímulo à leitura, certamente será um adulto leitor, e todos nós sabemos dos incontáveis benefícios que a leitura proporciona em diversos aspectos da vida.

No Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Recife, em, para incentivar ainda mais esse hábito da leitura, a LBV contou com a parceria do Sesc Pernambuco, trazendo às crianças e adolescentes do Bairro dos Coelhos, o projeto BiblioSesc, no Dia Internacional do Livro Infantil celebrado em 2 de abril. Foi um dia todo especial, de inclusão social e acesso a centenas de livros.

A iniciativa, consiste em uma biblioteca móvel e toda adaptada, conta com um acervo de mais de três mil exemplares, com títulos de literatura brasileira, infantil, juvenil, de artes, além de biografias, gibis e revistas em quadrinhos, que ficou à disposição para leitura da garotada da LBV.

A ação encurtou a distância entre o livro e o leitor, além de estimular o pensamento crítico, a criatividade e o prazer pela leitura. Adrian Kelvin,13 anos, assistido pela entidade, encantou-se com tantos livros que encontrou. “Fiquei muito encantado com a variedade de livros que encontrei na Bibliosesc, adoro ler gibis, me ajuda a melhorar a leitura e a minha escrita” destacou.

Ainda, no incentivo à leitura, a LBV, recebeu o contador de história Thiago Souza, que ressaltou aos pequenos da Instituição o hábito da leitura diariamente, e a importância do resgate do contar histórias pelos pais e seus avós, que deve acontecer até os dias de hoje. “A contação de história é o início do processo de aprendizagem, do incentivo à leitura das crianças de forma lúdica e prazerosa. A criança pode aprender muito a respeito do mundo que a espera, faz com que os pequenos coloquem para fora seus sentimentos e vençam seus medos ou a timidez. Além disso, a contação aguça a curiosidade das crianças e desperta o interesse em conhecer mais histórias”, esclareceu.

Lívia Antônia, 11 anos, também integrante do programa Criança: Futuro no Presente!, comentou que adora ler livros de literatura brasileira, e ficou emocionada com a história apresentada “O Sonho da Tartaruga”. “Adorei a história “O Sonho da Tartaruga” nos mostrar que devemos valorizar nossos talentos e sonhos, e ajudar uns aos outros, a vivê-los. Sempre leio histórias para meus amigos aqui na LBV na Oficina do Saber”, relatou a garota.

Dezenas de ações socioeducativas são desenvolvidas pela Instituição, em suas unidades como arte e cultura, dança popular, teatro, oficina do saber que promove o incentivo à leitura, ações reflexivas sobre a garantia dos Direitos e Deveres das crianças e adolescentes, tudo na promoção do protagonismo infanto-juvenil.

No Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Rua dos Coelhos, 219 - Bairro dos Coelhos - Região Central do Recife - próximo ao Cais José Mariano. Informações: (81) 3413 - 8601.

COMERCIANTES DE CARUARU SÃO CADASTRADOS PARA COMERCIALIZA NO SÃO JOÃO DE CARUARU - PE

Foto: Janaína Pepeu

A Secretaria da Fazenda de Caruaru inicia nesta quinta-feira (02) o cadastro dos barraqueiros para o São João 2019, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Neste primeiro momento o procedimento é para quem trabalhou na festa do ano passado.

Entre os dias 20 e 24 de maio, será a vez do cadastro de novos espaços, caso os setores não estejam completos.

O cadastro é realizado no Centro Administrativo da Prefeitura, localizado na Avenida Rio Branco, centro da cidade. Os barraqueiros devem comparecer no horário das 7h às 13h, portando RG, CPF e comprovante de residência.

MOTOQUEIROS EXECUTAM HOMEM A TIROS NA COHAB DE SALGUEIRO/PE

Dois elementos utilizando uma motocicleta executaram a tiros um homem de 34 anos na Rua IX, na Cohab de Salgueiro/PE.

Segundo informações repassadas pela polícia, o crime ocorreu por volta das 20h30 da ultima terça-feira (30/4). A vítima foi Joques Fernando Horas, que se encontrava num espetinho, junto com outros amigos, quando chegaram os assassinos numa moto não identificada, eles usavam capacetes, e sem dizerem nada iniciaram os disparos contra a vítima que veio a óbito no local.

A Polícia Civil foi ao local do crime e encontrou cápsulas de pistola calibre 9mm próximas ao homem.

Não há informações sobre motivação para o assassinato, tão pouco sobre autoria. A Polícia Civil investiga o crime.

MAIS UM TRÁFICO DE DROGAS EM CARUARU FOI DESCOBERTO GRAÇAS AO SARGENTO DJACIR DO 24º BPM.

Na noite da da ultima terça-feira (30), a ROCROC 02 e 03, GC 4402, GE CANIL do 1º BIEsp, receberam informes do Sargento Djacir do 24° BPM, de que na Rua Francisco Pinzon estaria ocorrendo intenso tráfico de drogas no local. De imediato, as equipes foram averiguar a denúncia onde ao chegarem no endereço, encontraram um indivíduo suspeito com as características repassadas.

O indivíduo, Ricardo da Silva, ao avistar as viaturas empreendeu fuga pulando os muros e telhados de várias casas, tendo o efetivo que fazer o cerco no quarteirão vindo a localizar o imputado dentro de um tanque d'água. Ao indagar o motivo de sua fuga, o mesmo informou que já foi presidiário e estaria de posse de drogas. Ao realizar buscas juntamente com o imputado, este apontou onde teria jogado o material entorpecente que foi pego pela equipe. Sendo encontrado um pacote contendo aproximadamente 50 gramas de maconha e um recipiente contendo 21 Big-bigs de maconha prontos para a venda.

Mediante do fato, foi dada voz de prisão e o indivíduo foi conduzido a DP. para que fossem tomadas as medidas cabíveis.