segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CRIME DE MORTE NA ZONA RURAL DE ÁGUAS BELAS

Um aposentado de 67 anos foi assassinado com um tiro de grosso calibre na noite de domingo (9), no Sítio Lamarão, zona rural de Águas Belas. De acordo com a polícia, quatro pessoas não identificadas chegaram à residência da vítima e anunciaram um assalto, tendo o proprietário reagido e um dos elementos disparou contra ele, com uma arma de grosso calibre, possivelmente calibre 12, José Gomes da Silva não resistiu e faleceu no local.

Ainda de acordo com a polícia, antes de cometerem o crime os elementos roubaram duas motos para chegar ao local que é de difícil acesso.

Há informações que a vítima era proprietária da “Cachoeira do Lamarão” local muito frequentado por banhistas da região. Possivelmente por ser final de semana os criminosos foram roubar o apurado do dia.

A Polícia Civil foi ao local e encaminhou o corpo para o IML de Caruaru, no Agreste pernambucano.

Prefeituras paraibanas recebem R$ 139,9 milhões do FPM

Os prefeitos paraibanos poderão respirar aliviados pelo menos no que se refere à verba do Fundo de Participação dos Munícipios (FPM). É que o governo federal divulgou as estimativas de receita dos recursos do FPM para os 223 municípios paraibanos.

As Prefeituras receberam R$ 139,9 milhões. Isso deve desafogar os caixas das prefeituras que se sobrecarregam com a proximidade do mês de dezembro onde se tem várias folhas a serem quitadas como 13° e o pagamento de dezembro. O valor do repasse representa a primeira parcela do repasse 1º decêndio do mês de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o valor não inclui o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Com informações do PB Agora

MENOR DE 13 ANOS MORRE EM TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA MILITAR EM CARUARU.




O menor Risomar Leitão dos Santos, de apenas 13 anos de idade, morreu numa troca de tiros com policiais militares no início da tarde deste sábado (08), as margens da BR 104, na Vila Rafael, zona rural de Caruaru. ele foi atingido com três tiros, sendo dois no tórax e um nas costas.
Tenente Pessoa.

De acordo com o Oficial de Operações do Dia, Tenente Pessoa, o Coordenador da Central de Rádio informou que dois elementos tinham praticado um assalto na Vila Canaã, que fica já na divisa de Caruaru com Toritama e fugiram com destino a Vila Rafael, nisso dois policiais foram ao Rafael para tentar interceptar os assaltantes e quando foram abordar dois suspeitos que estavam em uma moto com as mesmas características descritas na informação da Central de Rádio, os PM´s mandaram eles parar e um deles efetuou dois disparos contra o policiamento, que revidou altura e conseguiu acertar o menor que teve morte imediata, o seu comparsa que guiava a motocicleta fugiu e a cerca de 800 metros de onde o amigo caiu morto, ele entrou num matagal e abandonou a moto, uma YBR sem placa, com a numeração do chassi adulterada e um revólver calibre 38 com 3 munições, sendo uma intacta e duas deflagradas, numa prova que ele atirou nos policiais.


O avô do Risomar, seu Gilvan Bezerra, que mora no Rafael, disse que o neto morava com ele e que ele não sabia que o neto era errado, apesar do mesmo sair de casa todas as noites com ele colega que estava com ele na troca de tiros, dizendo que ia caçar, mas nunca chegou em casa com pássaro algum.
Dr. Márcio Cruz.

O delegado de homicídios, Dr. Márcio Cruz, que está na Força Tarefa, esteve no local e disse que os policiais agiram no estrito cumprimento da lei e que felizmente nenhum deles ficou ferido.

O corpo do menor foi encaminhado para o IML de Caruaru.

MOTO POP ROUBADA NO BAIRRO DA BRASÍLIA

Segundo informações da Polícia Militar, uma moto Pop de cor preta foi furtada da Rua São Paulo, no bairro da Brasília em Garanhuns. A moto estava estacionada de frente a residência da vítima com as travas acionadas. O proprietário deixou a moto estacionada e adentrou em sua residência e ao retorna a mesma não estava mais no local.

Ainda segundo a polícia, o veículo foi localizado abandonado na localidade conhecida por “Cabeça de Porco” no bairro de São José em Garanhuns.

Cagepa prepara plano para reduzir o volume de retirada do açude de Boqueirão

A escassez das chuvas na Paraíba fará com que 634.926 pessoas se adaptem à rotina de economizar água, em Campina Grande e mais outras 18 cidades abastecidas pelo Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). Como o reservatório se encontra com apenas 25,5% da sua capacidade total, o equivalente a 104.905.066 metros cúbicos, segundo dados da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) preparou um plano de racionamento com o intuito de reduzir o volume de retirada do manancial.

Para garantir a distribuição de água à população que é abastecida pelo açude, o gerente regional da Cagepa, Simão Barbosa, informou que, a partir de estudos realizados pelo órgão, foram traçadas metas para a diminuição da saída dos recursos hídricos do reservatório. “Vamos reduzir a vazão de 1.352 litros por segundo para 1.080 até que o reservatório seja reabastecido, o que deverá acontecer em um ano. Se não houver nenhuma recarga no açude, vamos entrar com uma nova meta, que vai ser de 812 litros por segundo”, disse.

Paralelo ao plano de racionamento, a Cagepa está desenvolvendo o plano de contingenciamento, que, de acordo com o gerente, intensificará a fiscalização das águas cortadas e servirá como uma ação complementar no combate ao desperdício de água. Além disso, Simão Barbosa disse também que serão instalados novos hidrômetros, para medir o consumo de água feito pela população, que deve se conscientizar e reduzir os gastos do líquido no ambiente doméstico.

“Todo mundo vai ter que diminuir o consumo em torno de 30% nas suas residências. Quem consumia 150 litros, vai ter que reduzir para 100 litros. São esses pequenos detalhes vão fazer a diferença”, orientou.

Mudança de comportamento

Mesmo a Paraíba sendo um estado onde a população sempre teve que lidar com os problemas da seca, muitas pessoas ainda têm dificuldade em adotar hábitos para economizar água. Para o pesquisador de recursos hídricos e também vice-presidente do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Salomão Medeiros, a mudança de comportamento no ambiente domiciliar, voltada para o bom aproveitamento dos recursos hídricos, é uma das formas de conter o desperdício da água.

Medidas simples como reduzir o tempo do banho, manter as torneiras fechadas enquanto não utiliza a água para passar o sabonete no corpo ou escovar os dentes, por exemplo, são práticas que contribuem para a diminuição dos gastos desse líquido vital, segundo o pesquisador. Ele aconselha também a substituição do uso de mangueiras por baldes ou bacias com água para lavar a louça, calçadas ou automóveis, pois esses recipientes permitem com que as mesmas ações sejam realizadas fazendo uso de menos água.

Ainda de acordo com Salomão, as pessoas precisam criar o hábito de captar a água das chuvas e de reutilizá-la sempre que possível em suas residências. Para quem não consegue se adaptar com facilidade às mudanças de hábitos, existem recursos tecnológicos como sensores em torneiras e chuveiros com regulagem para vazão, que ajudam no controle do uso da água. “As tecnologias são fruto da não mudança de hábitos”, destacou.

Com informações do Jornal da Paraíba

HOMEM É ASSASSINADO A TIROS EM SIRINHAÉM NA MATA SUL

Um crime de morte foi registrado na manhã de domingo (9), na Rua 2 – Vila Agrovila, em Sirinhaém, na Mata Sul de Pernambuco. Eduardo José dos Santos, 24 anos, era montador de andaime. Segundo a polícia, ele foi alvejado por vários disparos de arma de fogo quando ia colocar seu veículo na garagem de sua residência. A motivação do crime e autoria é desconhecida. Populares ouviram os disparos, ao saírem viram a vítima caída ao solo, já sem vida.

A Polícia Civil já deu início às investigações para esclarecer o que de fato aconteceu.