segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Jovem comete suicídio por meio de enforcamento no distrito de São Domingos do Brejo da Madre de Deus

Na tarde desta segunda-feira (29), um jovem cometeu suicídio por meio de enforcamento no interior de uma residência localizada na Rua São José, no Distrito de São Domingos do Brejo da Madre de Deus, Agreste do estado de Pernambuco. 

De acordo com informações, Adelson Francisco da Silva, de 23 anos de idade, foi até a área de serviço da casa que morava com a mãe, amarrou um pedaço de varal de estender roupas em um caibro do telhado, subiu em um pequeno tamborete e pulou. O corpo foi encontrado pela mãe do jovem que estava dormindo no momento do fato.


Eduardo, primo da vítima falou que o primo era solteiro, tranquilo e que ultimamente estava tomando remédio controlado após um tratamento iniciado em Alagoas. 

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Brejo da Madre de Deus realizou o isolamento da área do suicídio após o levantamento cadavérico realizado pela Polícia Civil, o corpo foi encaminhado para o IML (Instituto de Medicina Legal) da cidade de Caruaru.


Fonte: Blog do Jota Lima

Homem é alvejado com tiros nas costas em cidade do Cariri

Um homem conhecido como Cariolando de Coló, de 31 anos, foi alvejado com tiros nas costas na noite do ultimo sábado (27), em Camalaú, no Cariri paraibano.

Segundo informações, um homem em uma moto YBR de cor preta realizou os disparos contra Cariolando nas proximidades do mercado público da cidade.A vítima não resistiu.

A motivação do homicídio ainda está sob investigação da Polícia. Ninguém foi preso ate o momento.


Com informações de Paulo Viana da Rádio Cidade de sumé 

Programa Cidade em Ação 29/01/2018

POLÍCIA MILITAR PRENDEM DOIS SUSPEITOS QUE TENTAVAM FURTAR A AGÊNCIA DOS CORREIOS DE AMARAJI/PE

A Polícia Federal em Pernambuco procedeu a autuação em flagrante de dois suspeitos presos por Policiais Militares lotados no 21º BPM-(Vitória de Santo Antão-PE) de nomes: EMERSON GOMES DA SILVA- 39 anos, pizzaiolo, residente na UR-10, bairro do Ibura-Recife/PE- (possui antecedentes criminais já foi preso três vezes e cumpriu pena por furto, sendo que em uma das ações que estava presente morreram em confronto com a polícia 4 criminosos na cidade de Buenos Aires/PE em 11/07/2016 numa investida ao Banco do Brasil) e YURI CARDOSO DA SILVA – 18 anos, estudante, residente na UR-02, bairro do Ibura-Recife/PE-(não possui antecedentes criminais).

As prisões aconteceram por volta das 3:30h na madrugada do dia 27/01/2018, quando policiais militares lotados no 21º BPM-(Vitória de Santo Antão-PE), receberam a informação de que estaria havendo um arrombamento e consequente roubo na agência dos Correios de Amaraji/PE que fica situada na Rua Jorge Coelho da Silveira, nº 135, distante 72Km de Recife/PE. De posse dessas informações foi montada uma equipe de policiais militares que se deslocaram até o local com vistas a identificar e prender os possíveis suspeitos. A ação teve seu desfecho final quando ao chegar no local os bandidos que estavam em número de quatro perceberam a presença dos policiais, o que possibilitou a fuga de dois deles num veículo (ainda não identificado). Porém, dois criminosos que ainda estavam dentro da agência foram presos imediatamente pelos militares. Os bandidos tiveram acesso ao interior da agência arrombando a grade de ferro e o vidro da janela lateral onde tentaram abrir o cofre, porém, não obtiveram êxito.

Após uma busca no interior da agência verificou-se que os dois bandidos que empreenderam fuga conseguiram roubar a arma do vigilante (um revólver calibre 38) e deixaram para trás instrumentos utilizados para o roubo como 02 barras de ferro e 02 chaves de fenda. Também foi aprendido um aparelho celular. Ao tomar conhecimento dos fatos a Polícia Federal deslocou uma equipe para o local, no intuito de realizar as primeiras investigações e perícias, testemunhas foram ouvidas, imagens de circuito interno foram conseguidas afim de que possam subsidiar as investigações que estão em andamento e inquérito policial já foi instaurado. As investigações vão prosseguir, no sentido de identificar, localizar e prender os outros integrantes desta quadrilha de criminosos que empreenderam fuga. Qualquer informação que possa levar a captura e identificação de toda a quadrilha pode ser feita através do disk-denúncia pelo número 3421-9595 que terá sua identificação, sigilo e anonimato preservados.



Terminado os trabalhos ostensivos e tendo sido arrecadados os objetos do crime, os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante e foram levados para a Sede da Polícia Federal no Cais do Apolo no Bairro do Recife Antigo, onde, após ter sido informado dos seus direitos e garantias constitucionais acabaram sendo autuados em flagrante pelo crime contido nos artigos, 155 § 4º, inciso IV e Artigo 14 inciso II e artigo 69 do Código Penal Brasileiro (furto qualificado mediante concurso de duas ou mais pessoas) e caso sejam condenados poderão pegar penas que variam de 2 a 10 anos de reclusão, além de multa! Após a autuação, os presos realizaram Exame de Corpo de Delito no IML – Instituto de Medicina Legal e em seguida foram encaminhados para a audiência de custódia onde foi CONFIRMADA SUA PRISÃO PREVENTIVA e agora estão no COTEL-Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde ficarão à disposição da Justiça Federal/PE.

Em seu interrogatório os presos confirmaram a participação no crime, mas não deram maiores detalhes sobre os outros integrantes da quadrilha. A agência atende aos requisitos de segurança possuindo porta detectora de metais, câmeras de circuito interno, aparelho de retardo no cofre que só abre em horário pré-programado, vigilantes e anteparo blindado.

Protesto contra onda de violência e insegurança é realizado em Santa Cruz

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes segundo organizadores – Fotos: Fernando Lagosta do Blo g do Ney Lima

Na tarde do ultimo sábado (27) de Janeiro de 2018, foi realizado, em Santa Cruz do Capibaribe, um protesto contra a crescente onda de violência no município, que soma 10 homicídios.

Com pedidos por mais segurança e paz, o evento foi organizado por pessoas que se comunicaram através de grupos de WhatsApp, sendo motivado especialmente pelo assassinato do jovem Luciano Régis Xavier de Melo, fato este ocorrido na última quinta-feira (25).

De acordo com os organizadores, cerca de 300 pessoas se reuniram na entrada da cidade por volta das 15h e de lá saíram, às 17h, em caminhada, por várias ruas e avenidas, gritando palavras de ordem e pedidos de paz e segurança.

Algumas paradas foram realizadas nos semáforos Avenida 29 de dezembro e o protesto finalizou na Avenida Bela Vista.

Segundo informações de alguns participantes, outro protesto deve ser realizado nas próximas semanas, porém de forma mais organizada com objetivo de ter uma mobilização ainda maior de pessoas.



Fonte: Blog do Ney Lima

VOCÊ SE LEMBRA = ESTUDANTES MARCHAM PELAS RUAS DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE PEDINDO PAZ

Protesto conjunto foi um ato em homenagem ao adolescente Jeová Justino morto no último sábado em decorrência de um assalto.

Fotos: Bruno Muniz

Por volta das 9h da manhã desta sexta-feira (26), de fevereiro de 2016, Estudantes de pelo menos duas escolas estiveram marchando pelas principais ruas e avenidas de Santa Cruz do Capibaribe em um ato solidário. O movimento foi um protesto pedindo paz e também uma homenagem ao garoto Jeová Justino, de 15 anos.

Jeová morreu no último sábado (20) de fevereiro de 2016, após ser atingido com um golpe de faca durante um assalto - relembre o caso. Nesta ocasião, pais, professores e simpatizantes do movimento também estiveram participando da caminhada.

Com cartazes e faixas, os estudantes da Escola Malaquias Cardoso (onde Jeová estudava) e parte do alunado da Escola de Referência Luiz Alves percorreram um perímetro do Centro estabelecido pelos educadores das instituições de ensino.

A todo instante os alunos exibiam pinturas em seus corpos com um claro apelo de paz e intolerância para com a violência.

Já próximo ao final do percurso, os alunos se reuniram de mãos dadas em um grande circulo onde fizeram um minuto de silêncio e também uma oração.

O momento foi de grande comoção entre todos, já que a mãe do adolescente homenageado encontrava-se no local e se comoveu com o ato. Minutos após a senhora acabou passando mal e necessitou ser amparada por populares.

Com locução do professor Romenyck Stiffen, um veículo de som automotivo acompanhou o percurso, na ocasião eram ditas palavras de homenagem ao adolescente Jeová e também falas em tom de cobrança para uma segurança mais eficaz.

No encerramento da caminhada os estudantes colaram os cartazes e faixas em um dos muros da escola, caracterizando assim o ato final do protesto.


 ''Esses cartazes colados na parede mostram que nossa indignação não fica apenas dentro das quatro paredes da escola, vamos mostrar para todos que o nosso sentimento ultrapassa os muros'', encerrava Romenyck.

Durante todo o evento popular Agentes de Trânsito faziam o controle do tráfego para um fluxo normal dos veículos.



Fonte: Blog do Bruno Muniz

VOCÊ SE LEMBRA = Delegacias de Santa Cruz do Capibaribe em estado de calamidade

No dia 17 de setembro de 2015 os comunicadores Paulo Viana e Jairo Gomes cobrava melhorias para as delegacias de Santa Cruz do Capibaribe - PE


QUEM PODERÁ NOS DEFENDER?

VEÍCULOS AMONTOADOS NA DELEGACIA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

São quatro delegacias na área de Santa Cruz do Capibaribe que, se estivessem funcionando em condições que pudessem atender dignamente tanto aos profissionais de segurança pública quanto aos usuários dos diversos serviços oferecidos, certamente todos não estariam passando por essa situação vexatória que ultrapassa todos os limites do aceitável.

Delegacia Seccional, Delegacia de Plantão, Delegacia Municipal e a 21ª Delegacia de Homicídios deveriam estar funcionando em um novo prédio, prometido diversas vezes pelo governo do estado, e cobrado pelo delegado regional Dr Júlio César Porto através de ofícios.

DELEGADO REGIONAL JÚLIO CÉSAR PORTO

 "Como pode ser observado o espaço aqui não é suficiente para que se deposite adequadamente todos os veículos apreendidos. São desde motocicletas a veículos de grande porte, mas nós temos um pleito junto a nossa chefia de polícia quanto a locação de um novo prédio, porque não obstante a questão para o armazenamento adequado para esses veículos a gente pleiteia, já faz algum tempo e a gente espera que logo se realize, a locação de um novo prédio para o funcionamento das quatro delegacias que funcionam aqui na área de Santa Cruz do Capibaribe. Cobrei diversas vezes, através de ofícios, e esse processo já está bem avançado, absolutamente bem instruído e a gente espera que ele seja efetivado para que a gente dê um maior conforto tanto aos nossos policiais quanto ao público que procura as nossas delegacias. Tendo êxito nesse pleito, necessariamente deverá ser providenciado um local adequado para depositar todos esses veículos, até porque esses veículos estão sob a nossa responsabilidade e não podem ser deixados em qualquer local", falou o delegado Júlio Porto.

Na delegacia de Homicídios, que funciona no Distrito de São Domingos, além de faltar o mínimo necessário em material de expediente, os policiais ainda convivem com a ameaça do prédio vir a desabar, haja vista que uma parte da estrutura do prédio já foi condenada por técnicos da própria secretaria de Defesa Social, conforme nos relatou o comissário Marcelo Malhas.

COMISSÁRIO MARCELO MALHAS

 "Infelizmente são muito difíceis as condições de trabalho aqui na Delegacia de Homicídios devido à falta de condições. Nós estamos em um prédio que nesse momento se encontra com praticamente zero em condições de trabalho. O prédio está completamente sujo, empoeirado, sucateado, praticamente é só lixo, as paredes estão literalmente caindo aos pedaços, não existe água no prédio, nosso único computador, que era nosso, da Delegacia de Homicídios, está quebrado, estamos trabalhando provisoriamente com um notebook para fazermos as ouvidas. A falta de material de expediente é constante e o escrivão estava me cobrando colchetes na manhã de hoje. Temos dificuldades extremas, talvez uma caixa de colchetes não chegue a três reais e nem esse material chega prá gente. Essa estrutura começou deficiente. A delegacia foi instalada em um quartinho aqui no Posto Policial de São Domingos e hoje até mesmo esse quartinho não oferece mais condições. Não temos água porque a caixa de água foi tirada da estrutura, pois ela corria o risco de desabar e nós estamos fazendo das tripas coração para conseguir fazer alguma coisa, mas está muito difícil", desabafou o comissário.

Como cobrar de uma polícia um trabalho mais eficiente se não são dadas a essa polícia as condições mínimas para que ela possa desempenhar seu papel?

A situação precária desses equipamento de segurança nos dá a certeza de que o descaso é evidente por parte dos que deveriam zelar pelo bem comum. Fazem-se necessárias providências urgentes que devem ser postas em prática com a maior brevidade possível.

De promessas a população já está cheia. Enquanto isso alguns tentam explicar o inexplicável. 

Não dá para ficar de braços cruzados vendo uma situação dessa. A população está cansada de explicações vazias e vê que o dinheiro que o estado arrecada com impostos tem destinação diversa daquilo que o povo necessita.

Fica aqui o registro e a nossa indignação.

Na e plica foi entreguem todo material as 17 vereadores do Município de Santa Cruz do Capibaribe 


Edição e Fotos: Jairo Gomes
Reportagem: Paulo Viana e Jairo Gomes

VOCÊ SE LEMBRA = NÃO SE ENGANE É SUBSTITUIÇÃO

Santa Cruz do Capibaribe chegam viaturas novas para substituir a frota antiga

No ultimo dia 28 de setembro de 2016, O Secretário de Defesa Social do estado, o senhor Alessandro Carvalho entregou para o comando do 24° Batalhão de Polícia Militar de Santa Cruz do Capibaribe 6 viaturas para substituição, não teve acréscimo para reforçar a frota e sim o processo de substituição, que deveria acontecer de dois em dois anos. segundo o secretario. lembramos que depois de seis meses de espera, só substituição de viaturas, quando perguntamos o que foi feito para dá a sensação de segurança que foi prometida, pelo governador Paulo Câmara, o secretário falou que foi tomada medidas de emergência, medidas essas que foram feitas para eles, porque para a população não surtiu efeito. Vamos continuar no mesmo, não foi feito nada para combater a violência e tranquilizar a população. Os Santa-cruzenses querem atitudes concretas e não discursos vazios e promessas que não são cumpridas. Não adianta querer aparecer substituindo viaturas sem colocar mais policiais para trabalhar e dá estrutura física e material para que exerçam seu trabalho com dignidade.

ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO 

O Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, esteve em Santa Cruz do Capibaribe e respondeu a alguns questionamentos. Os repórteres perguntaram sobre as diversas promessas que não foram cumpridas e quando ocorrerá, realmente, uma melhora na segurança da cidade.

Paulo Viana, do Programa Chumbo Grosso, nos cedeu a entrevista.



Com Fotos dos blogs Merece Destaque e blog do Ney Lima
Apoio técnico de Jairo Gosmes

VOCÊ SE LEMBRA = II Caminhada pela Paz será realizada no fim de semana em Santa Cruz do Capibaribe

Foi realizado no dia (18), de outubro de 2014, em Santa Cruz do Capibaribe, a 2ª caminhada pela a paz.

Durante à tarde do último sábado (03), milhares de pessoas participaram da grande Caminhada Unidos Pela Paz que percorreu diversas ruas da cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

Os cartazes e gritos de ordem da multidão mostraram o clamor de uma sociedade que sofre com a insegurança que oferta todos os dias dezenas de assaltos e um aumento considerável no número de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais).

A concentração aconteceu na Avenida 29 de Dezembro no Centro da Capital da Moda e contou com estrutura de palco e som, além de telão aonde foram exibidos vários vídeos e depoimentos relacionados ao aumento da violência no município e também no interior do Agreste Pernambucano. 

Estimasse que pelo menos cinco mil pessoas tenham participado da manifestação pacifica que contou com o apoio do SINPOL-PE (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco).

Até Setembro, segundo as informações repassadas durante o evento, Santa Cruz do Capibaribe registrou 30 crimes de homicídio, perdendo apenas para as cidades de Caruaru e Brejo da Madre de Deus.


Camisas em alusão ao evento foram confeccionadas e abrilhantaram a caminhada que também teve distribuição de panfletos e contou com o apoio da sociedade civil, das igrejas católica e evangélicas, além de associações e do Moda Center Santa Cruz.

A animação durante a caminhada ficou por conta de bandas e fanfarras. Um dos momentos mais marcantes do evento foi quando a multidão passou pelo Monumento Bíblico localizado entre a Avenida 29 de Dezembro e a PE-160. Lá foram colocadas 30 cruzes representando as 30 pessoas assassinadas durante o ano.

Um abaixo-assinado foi recolhido para ser confeccionada uma pauta de reinvindicações que será entregue pessoalmente ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Em seu discurso, o presidente do SINPOL, Áureo Cisneiro, fez um verdadeiro desabafo contra o descaso com a segurança pública de Santa Cruz do Capibaribe e do estado de Pernambuco, onde segundo ele, as delegacias de polícia estão em situação de abandono e o policial sem condições de trabalho.

 “Se você for à Delegacia de Polícia daqui, não tem se quer água para a gente beber e nós estamos fazendo cotinha para tomar água. Os policiais daqui estão fazendo cotinha para comprar papel e imprimir os boletins de ocorrências, isso é um absurdo, pois estamos falando de um serviço essencial”.

Assista o vídeo:


Fonte: Blog Agreste Noticia

VOCÊ SE LEMBRA = Primeira grande caminhada pela Paz aconteceu em Santa Cruz do Capibaribe

O MovPaz - Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência realizou neste sábado, 19 de outubro, de 2013 a "Primeira Grande Caminhada Pela Paz" em Santa Cruz do Capibaribe.

O evento reuniu milhares de pessoas de diversas classes da cidade. Políticos, policiais, professores, estudantes, músicos, atletas, enfim, adultos e crianças de modo geral foram à avenida fazer seu pedido de Paz. 

O evento teve sua concentração às margens da PE-160, próximo à ponte nova e seguiu até a Praça do Estudante na Avenida 29 de Dezembro.

Veja abaixo algumas fotos do evento:

Apresentação da Sociedade Musical Novo Século na concentração da caminhada.

Fonte: Blog Merece Destaque / Almir das Neves