domingo, 21 de maio de 2023

06 = SÃO JOÃO DA MODA 2023: FESTIVAL DE QUADRILHAS DE RUA FOGOIÓ DOS OITO BAIXOS

Inscreva-se no canal e fique sempre bem-informado, ative o sino para não perder nenhum vídeo! TV Budega Nordestina, Somos como Você.

ESCOLA PRIMEIRO MUNDO IDEALIZA O PROJETO “NÓS CAPIBARIBE”, QUE VISA VALORIZAR AS TRADIÇÕES, BELEZAS E CONTRIBUIÇÕES DE SANTA CRUZ PARA O BRASIL


Santa Cruz do Capibaribe está celebrando um marco importante em sua história: seus 70 anos de emancipação. Fundada em 1953, essa cidade encantadora conquistou um lugar especial nos corações de seus moradores e se tornou um centro pulsante de cultura, comércio e educação.


E em meio a essas comemorações, a renomada Escola Primeiro Mundo decidiu realizar um projeto especial, intitulado “Nós Capibaribe”, com a produção cultural/curadoria do professor, pesquisador Adelmo Teotônio, em parceria com artistas locais, instituições de fomento à rica identidade, história e preservação ambiental da cidade.


O projeto “Nós Capibaribe” é uma iniciativa multidisciplinar que envolve alunos, professores e a comunidade em geral. Seu objetivo é promover o conhecimento sobre Santa Cruz do Capibaribe, valorizando suas tradições, belezas naturais e contribuições para o desenvolvimento de Pernambuco e do país.


Durante o projeto, os alunos têm a oportunidade de mergulhar nas diversas áreas do conhecimento, como história, geografia, literatura, artes plásticas, música, entre outras, para entender a evolução da cidade ao longo dos anos. Além disso, a Escola Primeiro Mundo organiza palestras, debates e apresentações artísticas para compartilhar os resultados das pesquisas realizadas pelos alunos.


“Nós Capibaribe” também tem uma abordagem sustentável e consciente, incentivando a preservação ambiental e o respeito pela natureza, pelo Rio Capibaribe. Os alunos são estimulados a desenvolver ações de conscientização sobre a importância de cuidar dos recursos naturais locais, como rios, florestas e parques, para garantir um futuro sustentável para Santa Cruz do Capibaribe.


Essa iniciativa desenvolvida na Escola Primeiro Mundo mostra como a educação pode ser um poderoso instrumento de valorização e conexão com a comunidade. Ao mergulhar na história e cultura, os alunos articulam um senso de identidade e pertencimento, tornando-se agentes ativos na preservação e valorização do patrimônio de Santa Cruz do Capibaribe.


Assim, a comunidade é convidada a participar, contribuir com suas próprias histórias, memórias e acervos, enriquecendo ainda mais a compreensão coletiva sobre o lugar em que mora.


Conteúdo da Assessoria.

05 = SÃO JOÃO DA MODA 2023: FESTIVAL DE QUADRILHAS DE RUA FOGOIÓ DOS OITO BAIXOS

Inscreva-se no canal e fique sempre bem-informado, ative o sino para não perder nenhum vídeo! TV Budega Nordestina, Somos como Você.

ORQUESTRA SANFÔNICA DE 8 BAIXOS: UMA HISTÓRIA DE TRADIÇÃO E RESISTÊNCIA


Neste final de semana, a renomada jornalista Beatriz Castro esteve em Santa Cruz do Capibaribe para uma reportagem especial com os integrantes da única Orquestra de Sanfonas de 8 Baixos do mundo. Localizada nesta cidade do agreste pernambucano, a orquestra é composta principalmente por homens do campo, que têm a tradição musical em seu sangue e demonstram um profundo afeto pelo pequeno, porém simbólico, instrumento. Em uma era dominada pela modernidade, a existência desses músicos e sua dedicação à sanfona representam um exemplo notável de resistência cultural.

Valorização e Oportunidades

Beatriz Castro ressaltou a importância de valorizar e reconhecer os talentosos tocadores da orquestra. Ela enfatiza a necessidade de a sociedade e as gestões públicas oferecerem mais oportunidades para que esses músicos possam se apresentar nos grandes palcos das festas de São João. Afinal, além de preservarem uma tradição única, esses artistas encantam o público com sua habilidade musical e a paixão que transmitem ao tocar a sanfona de 8 baixos.


Resistência Cultural

Em uma época em que os avanços tecnológicos e a globalização moldam cada vez mais a cultura moderna, a existência da Orquestra de Sanfonas de 8 Baixos é um lembrete poderoso da importância de se preservar as raízes e tradições regionais. A tradição da sanfona, instrumento tão peculiar e emblemático do nordeste brasileiro, é mantida viva pelos integrantes desta orquestra singular.

Afeto e Paixão

Os homens do campo que compõem a orquestra carregam consigo uma conexão profunda com a tradição musical e a história da região. Suas habilidades e dedicação à sanfona são evidências do afeto que nutrem por esse instrumento. Cada melodia executada é uma manifestação de amor e uma forma de honrar suas raízes.


A visita de Beatriz Castro à Orquestra de Sanfonas de 8 Baixos em Santa Cruz do Capibaribe destaca a importância de valorizar e apoiar esses músicos tão talentosos. Em meio à era da modernidade, a existência desses tocadores de sanfona representa uma notável resistência cultural e uma oportunidade de preservar tradições únicas. É fundamental que a sociedade e as gestões públicas reconheçam seu valor e ofereçam mais oportunidades para que possam se apresentar nos grandes palcos das festas de São João, levando sua música e paixão a um público mais amplo.

Abertura do São João da Moda terá a Orquestra Sanfônica de Oito Baixos

Beatriz Castro expressou sua felicidade ao saber que a Orquestra Sanfônica de Oito Baixos terá a honra de abrir o tão aguardado São João da Moda 2023. Como defensora da valorização dos músicos e tradições regionais, a jornalista reconhece a importância desse momento para os integrantes da orquestra e para a cultura nordestina como um todo.

Esse acontecimento representa um reconhecimento da importância da música e das tradições regionais. Além disso, é uma oportunidade única para o público vivenciar a emoção e a magia proporcionadas pela sanfona de 8 baixos, um instrumento singular e emblemático do Nordeste brasileiro. A abertura do São João da Moda promete ser um momento especial e marcante, celebrando a cultura e a paixão pela música nordestina.


Fonte: Blog do Jairo Gomes

04 = SÃO JOÃO DA MODA 2023: FESTIVAL DE QUADRILHAS DE RUA FOGOIÓ DOS OITO BAIXOSA

Inscreva-se no canal e fique sempre bem-informado, ative o sino para não perder nenhum vídeo! TV Budega Nordestina, Somos como Você.

BILIU DE CAMPINA SAI DA UTI, MAS SEGUE INTERNADO, EM CAMPINA GRANDE.

Foto: Divulgação/TV Brasil

Cantor foi internado na última terça após passar mal em sessão de hemodiálise

O cantor e compositor, conhecido como Biliu de Campina, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Dr. Edgley, na sexta-feira (19), em Campina Grande. O artista passa bem e foi encaminhado para a enfermaria.

Segundo informações da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Biliu realizou exames e está com o estado de saúde considerado estável.

O artista foi internado na última terça-feira (16), após passar mal durante realização de hemodiálise.

Outras internações

No último ano, Biliu já havia sido internado por questões pulmonares. Além disso, em março deste ano, deu entrada novamente no Hospital Municipal Dr. Edgley, após apresentar pressão alta e dificuldade na fala.

03 = SÃO JOÃO DA MODA 2023: FESTIVAL DE QUADRILHAS DE RUA FOGOIÓ DOS OITO BAIXOS

Inscreva-se no canal e fique sempre bem-informado, ative o sino para não perder nenhum vídeo! TV Budega Nordestina, Somos como Você.

GOVERNO FEDERAL VAI REINCLUIR FERROVIÁRIO ENTRE SALGUEIRO E SUAPE, NO PROJETO DA TRANSNORDESTINA

União vai investir na recuperação de rodovias federais

O governo federal vai reincluir, o ramal ferroviário entre a cidade de Salgueiro e o Porto de Suape, no projeto da Transnordestina. O anúncio foi feito pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho, na ultima sexta-feira (19) após reunião com a governadora do Pernambuco, Raquel Lyra.

Para a governadora, o projeto é fundamental para o desenvolvimento da região Nordeste do país, pois “integrará a região aos quatro cantos do Brasil”.

O Governo Federal garantiu que tratará do assunto com a concessionária responsável pelo projeto para a captação de investidores privados. Além disso, a determinação do presidente Lula (PT) é que Pernambuco não fique de fora.

Durante a visita em Pernambuco, Renan Filho também participou do “Bom Dia Pernambuco”, onde explicou que o ramal será integrado a ferrovias nas regiões Norte e Sul do país, facilitando a circulação de mercadorias e insumos.

02 = SÃO JOÃO DA MODA 2023: FESTIVAL DE QUADRILHAS DE RUA FOGOIÓ DOS OITO BAIXOS

Inscreva-se no canal e fique sempre bem-informado, ative o sino para não perder nenhum vídeo! TV Budega Nordestina, Somos como Você.

PREFEITURA DE COXIXOLA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO NO SÍTIO


O município de Coxixola no cariri Paraibano, divulgou na ultima sexta-feira (19) a programação junina na zona rural da cidade.

As festividades têm início dua 02 de junho e vai até o dia 16 passando pelas regiões de Boa Vista, Campo do Velho, Quixaba, Serrote Apertado e Asa Branca.

A gestão informou ainda que durante os próximos dias estará divulgando a programação preparada na sede municipal.

01 = SÃO JOÃO DA MODA 2023: FESTIVAL DE QUADRILHAS DE RUA FOGOIÓ DOS OITO BAIXOS

Inscreva-se no canal e fique sempre bem-informado, ative o sino para não perder nenhum vídeo! TV Budega Nordestina, Somos como Você.

VEM COM A GENTE PARTICIPAR DO FESTIVAL DE QUADRILHAS FOGOIÓ DOS OITO BAIXOS!


Esta no Blog do Jairo Gomes: Até 15 de junho estaremos vivenciando a magia das quadrilhas de rua em nossa cidade. Esse festival é uma verdadeira celebração das tradições juninas, e o nome é uma homenagem ao talentoso tocador Fogoió dos Oito Baixos, que nos deixou saudades. 🌽🔥

Na ultima quinta-feira (18), a festa foi na Via de Acesso do Bairro Palestina, trazendo muita animação e muito forró para encantar a todos. Já na sexta-feira foi na Rua do Arame, no Bairro Santa Tereza.

E não podemos deixar de mencionar a incrível dupla que está fazendo acontecer: Paulo dos Oito Baixos com seu talento musical contagioso e Fabiano Amaral marcando o ritmo como ninguém! Com eles, ninguém fica parado!

Não perca os melhores cliques e momentos desse festival sensacional! Fique ligado aqui para conferir toda a animação, alegria e imagens incríveis.

CAMALAÚ SE DESTACA COMO A PRIMEIRA CIDADE DO CARIRI A OBTER APROVAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA LEI PAULO GUSTAVO, IMPULSIONANDO O SETOR CULTURAL E PREFEITO CELEBRA CONQUISTA.


O Governo de Camalaú, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, celebrou uma significativa conquista na última segunda-feira (15/05). Em parceria com a CL Assessoria de Monteiro, foi elaborado o plano de ação da Lei Paulo Gustavo, seguindo rigorosamente todas as diretrizes propostas pelo Ministério da Cultura (MINC).

Após a conclusão do plano, este foi submetido à análise do MINC. Para satisfação da atual gestão, o plano foi aprovado e autorizado sem a necessidade de qualquer alteração. Com esse feito, Camalaú tornou-se o primeiro município do Cariri paraibano a ter seu plano aprovado, abrindo caminho para a destinação de recursos no valor de R$ 73.456,64, que beneficiarão toda a classe artística em seus diversos segmentos. Um edital será lançado para receber propostas individuais e coletivas.

A administração municipal aguarda agora o termo de adesão do MINC para efetivar o processo. O prefeito Bira Mariano ressaltou essa conquista como um marco para o setor cultural de Camalaú, demonstrando o comprometimento e a valorização do governo com as artes locais.

“A aprovação do plano de ação da Lei Paulo Gustavo é um momento de grande importância para nossa cidade. Trabalhamos com afinco para seguir todas as diretrizes do MINC, e agora colhemos os frutos dessa dedicação. Essa conquista representa o reconhecimento e o fortalecimento da cultura em nosso município. Estamos comprometidos em promover o crescimento e o desenvolvimento das atividades culturais em Camalaú”, afirmou o prefeito Bira Mariano.

UFCG ABRE EDITAL COM VAGAS REMANESCENTES EM SUMÉ


A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov), publica edital para o provimento de vagas remanescentes em cursos de graduação para ingresso no 1º período letivo de 2023.

As vagas são distribuídas pelos campis no Estado da Paraíba.

Na cidade de Sumé são ofertadas vagas em todos os cursos oferecidos no campus. Confira abaixo:

Agroecologia: 34
Ciências Sociais: 14
Engenharia de Biosistemas: 39
Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos: 42
Engenharia de Produção: 40
Gestão Pública: 11



Fonte: Paraíba Mix