terça-feira, 22 de novembro de 2022

MINISTRO CANCELA REUNIÃO QUE DISCUTIRIA SUSPENSÃO DA OPERAÇÃO CARRO-PIPA NA PARAÍBA


Não teve sucesso a tentativa de representantes de prefeitos nordestinos, inclusive da Paraíba, de ter uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Daniel Ferreira, para discutir a suspensão da Operação Carro-Pipa em municípios do Nordeste.

O Exército, responsável pelo serviço, suspendeu o abastecimento alegando “falta de recursos”. Na Paraíba, são 159 municípios atendidos por 674 carros-pipa, que suprem a falta de água para uma população de mais de 272 mil habitantes.

A reunião em Brasília estava prevista para acontecer na tarde desta terça-feira (22). À reportagem, o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP), George Coelho, informou que a equipe técnica do ministro desmarcou o encontro devido à uma viagem do auxiliar de Bolsonaro.

“A nossa audiência buscava a regularização do abastecimento via carro-pipa, mas foi cancelada. Só quem faz o serviço hoje é o Exército, que tem alegado a falta de recursos por parte do Ministério do Desenvolvimento Regional. Isso vem prejudicando os municípios. Os prefeitos não tem condições de arcar com esse transporte, principalmente na região do Cariri e do Curimataú”, disse Coelho, prosseguindo.

“A gente solicitou a agenda junto à Secretaria de Governo e ao Ministério, para que essa reunião acontecesse com federações de todo Nordeste, diversos estados têm sofrido com o problema. Hoje, tínhamos representante em Brasília para participar da reunião, para que o Governo fosse mais rápido para solucionar o problema. Os municípios não aguentam fazer esse abastecimento com recursos próprios, apenas o Exército consegue. Então, a reunião de hoje era para colocar esse problema e fazer com que o serviço voltasse a ser regular, principalmente na Zona Rural”, concluiu.

O que relatou o Exército

Prefeituras paraibanas foram comunicadas pelo Exército, através de um grupo de WhatsApp, sobre a suspensão da Operação Carro-Pipa envolvendo pessoas físicas, ou seja, a maior parte dos pipeiros que atuam nas cidades que sofrem com a estiagem, alegando falta de recursos, segundo a mensagem.

Problemas em Puxinanã

Em Puxinanã, na região de Campina Grande, cinco pipeiros são cadastrados pelo Exército, todos pessoas físicas, para a operação do serviço.

“No dia 18 de novembro veio o comunicado enviado no grupo dos coordenadores da Operação Carro-Pipa no WhatsApp, por parte do do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, responsável pela distribuição de água, informando a suspensão a partir do dia 16 de novembro por falta de recursos”, disse o coordenado Municipal de Defesa Civil, Marinaldo Menezes.

Segundo o coordenador, a água que chega ao município serve para abastecer 48 pontos de distribuição (cisternas) e matar a sede de cerca de 3 mil pessoas que vivem na zona rural. “Todos os municípios foram pegos de surpresa. Nós temos água de Boqueirão na cidade. Mas 70% da população reside na zona rural. Os pipeiros que abastecem no nosso município são pessoas físicas, ou seja, a operação no nosso município não vai mais acontecer”, lamentou.

Além de levar água para as residências, os pipeiros também abastecem escolas das áreas mais afastadas e não há informação sobre prazo para retorno à normalidade. “O Exército não informou nenhum prazo e o município vai se reunir para debater uma solução”, assegurou Marinaldo Menezes. Nas redes sociais da Prefeitura, o comunicado já é repassado à população.

Veja a publicação feita pela Prefeitura de Puxinanã nas rede sociais:


Fonte: MaisPB

Natal Encantado 2022: Lançamento para imprensa acontece nesta quarta-feira (23)


Após grande sucesso em 2021, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe dará o primeiro passo para a edição 2022 do Natal Encantado nesta quarta-feira (23), com a apresentação oficial do projeto deste ano para imprensa.

O prefeito Fábio Aragão celebrou o sucesso do projeto e destacou que o novo ano virá repleto de novidades. “Estamos muito felizes em trazermos mais uma vez o Natal Encantado para o povo de Santa Cruz, que abraçou o projeto de coração e tivemos um enorme sucesso. Com os aprendizados do ano passado, teremos uma edição ainda melhor para este final de ano, que promete agradar todas as famílias santa-cruzenses”, disse.

A apresentação para imprensa acontece a partir das 11h na CDL Santa Cruz, parceira da Gestão no projeto.

Prefeito de Prata cumpre agenda em Brasília em busca de recursos para o município


O prefeito de Prata, Genivaldo Tembório, está cumprindo agenda nesta semana em Brasília, em busca de recursos e investimentos para o município.

No dia de ontem segunda-feira, 22, o gestor pratenss esteve visitando a sede do FNDE e lá conseguiu mais 3 ônibus escolares, recursos para estruturação da biblioteca municipal e solicitou a liberação do pagamento da segunda parcela para da continuidade a Obra da Escola Municipal que está sendo construída no loteamento Canaã.

Ao lado do presidente do Consórcio intermunicipal de saúde (Cisco) e prefeito de Sumé, Éden Duarte, Genivaldo esteve no Ministério da Cidadania solicitando o pagamento da segunda parcela da obra de cisternas de Placas, onde o município de Prata está sendo beneficiadas com 55 cisterna.

CARRETA COM EXCESSO DE PESO TOMBA NA BR-423, EM GARANHUNS/PE


Uma carreta carregada de milho tombou por volta das 06h00 da manhã de ontem segunda-feira (21), no Km 95, na conhecida curva da G-VEL, na BR-423, no município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.


A PRF informou que motorista não sofreu ferimentos e disse aos policiais que poderia ter dormido ao volante e perdido o controle da direção.

Os policiais observaram irregularidades no sistema de frios e a carreta estava com excesso de mais de 10 toneladas.

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO GUARDIÕES DA INFÂNCIA CONTRA O ABUSO SEXUAL INFANTIL

Ação nacional tem por objetivo impedir que novos crimes contra crianças e adolescentes sejam cometidos

Coletiva de imprensa da Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (22/11) a Operação Guardiões da Infância, com o objetivo de cumprir mandados de prisão decorrentes de decisões judiciais condenatórias por crimes relacionados ao abuso sexual infantil em todo o país.

As ações da Operação tiveram início em agosto, com cumprimento de mandados de prisão de criminosos que já constavam no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), mas ainda estavam em liberdade. Nesta terça-feira foram cumpridos simultaneamente mais 14 mandados de prisão, totalizando, assim, 100 foragidos detidos nos 26 estados e no DF desde o início das ações. As prisões seguem em andamento.

EM PERNAMBUCO A POLÍCIA FEDERAL REALIZOU A PRISÃO DE DOIS FORAGIDOS.

A primeira prisão foi de um homem de 73 anos natural de Vitória de Santo Antão e residente em Bonança-Moreno/PE no dia 10 de novembro, o qual teria cometido o crime de estupro de vulnerável (pena de 8 a 15 anos). Já a segunda prisão foi de um homem de 52 anos natural e residente na cidade de Amaraji/PE no dia 17 de novembro, contra sua enteada de apenas 11 anos de idade. O crime foi denunciado em junho de 2016 na Delegacia de Polícia Civil de Amaraji/PE. Ambos já foram enviados para o COTEL, ficando a disposição das respectivas justiças!

O objetivo da Operação Guardiões da Infância é retirar do convívio social indivíduos que já haviam sido investigados, processados criminalmente e condenados, dando efetividade ao sistema de justiça criminal e impedindo que novos crimes contra crianças e adolescentes sejam cometidos.

O combate ao abuso sexual infantil é uma prioridade na Polícia Federal, com um trabalho amplo e complexo, tendo uma Unidade especializada no tema, o Serviço de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia Infantil. Iniciativas como a Operação Guardiões da Infância têm identificado e impedido a ação de centenas de abusadores e o resgate de um número relevante de crianças vítimas.

A Polícia Federal, além de realizar de um número expressivo de Operações Policiais combatendo essa modalidade criminosa, também atua na identificação de vítimas de abuso sexual infantil, por meio da Força-Tarefa de Identificação de Vítimas, composta por policiais federais e civis especializados na tarefa de identificar vítimas a partir de imagens e vídeos, com a finalidade de resgatá-las e identificar e prender seus agressores.

Da Polícia Federal

MPPE obtém decisão determinando que a Compesa cumpra calendário de abastecimento em Santa Cruz do Capibaribe


A 1ª Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe determinou que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) garantisse, no prazo de 15 dias, o abastecimento de água em todo o município, de modo a cumprir fielmente o calendário de abastecimento divulgado.

De acordo com a decisão, na hipótese de o fornecimento disponível não ser suficiente para cumprir o calendário de abastecimento, a Compesa deverá compensar através de caminhões-pipa, devendo a cobrança aos consumidores ser proporcional tão somente aos metros cúbicos de água consumidos. Além disso, a Companhia de Saneamento deverá apresentar ao Ministério Público relatórios mensais de distribuição dos recursos hídricos feitos por redes de caminhões-pipa.

Diante disso, a Compesa interpôs agravos interno e de instrumento em face da decisão interlocutória, tendo sido negados provimento ao agravo de instrumento e conhecimento ao agravo interno, por prejudicialidade, pela 1ª Turma da Câmara Regional de Caruaru do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco.


Informações: Blog do Mário Flávio

Operação prende cinco acusados de crimes contra a infância em Queimadas/PB e outras cidades na PB


Cinco pessoas foram presas na manhã de hoje (22), durante a Operação Infância Segura.

Os mandados de prisão foram cumpridos nas cidades de Queimadas, Aroeiras, Mulungu e Santa Terezinha.

A ação foi realizada pela Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar e Civil.

A operação investiga e combate ao abuso sexual infantil.

VEJA A COLETIVA:

CARRETA COM CARGA DE TECIDOS PEGA FOGO NA BR 423, EM JUCATI/PE


Um Incêndio de grandes proporções foi registrado na noite de ontem segunda-feira, dia 21, no Km 81, na BR 423, em Jucati, no Agreste Pernambucano. 


Uma Carreta, que carregava tecidos, madeiras e outros produtos, apresentou um problema mecânico nos freios e pegou fogo, o motorista identificado como Danilo Monteiro, teria percebido o início das chamas, parou o veículo e saiu de dentro da cabine ileso.


Acionado, o Corpo de Bombeiros agiu rápido e contando com equipamentos e seis militares, além do apoio da Defesa Civil de Garanhuns, com dois Caminhões Pipas e uma Retroescavadeira, conteve as chamas. Um trecho da Rodovia ficou interditado no momento do incêndio e durante o trabalho dos Bombeiros.


Fonte: Portal Agreste Violento

EQUIPE DA MALHADA DA PEDRA SE SAGRA CAMPEÃO DA COPA DR. CHICO EM MONTEIRO-PB


O Estádio O Feitosão recebeu no último domingo um grande público que prestigiou a final e decisão dos terceiro e quarto lugares da Copa Dr. Chico de Futebol Amador – Ruralzão edição 2022.

Pela manhã o jogo realizado entre Aroeira FC e Sítio do Meio da Cacimbinha terminou com o placar de 0 x 0, sendo definido o terceiro lugar através dos pênaltis. A equipe da Aroeira FC levou a melhor e saiu vencedora.

Já no período da tarde, com a arquibancada lotada foi a vez dos talentosos atletas do Angiquinho e Malhada da Pedra se enfrentarem em um jogo eletrizante do início ao final. A partida contou com belos lances, vários cartões amarelos e sede de vitória.

Com o placar de 0 x 0 no tempo normal, as duas equipes se colocaram à prova nas cobranças de pênaltis, com a Malhada da Pedra sagrando-se vencedora da edição 2022 da Copa Dr. Chico de Futebol Amador – Ruralzão.

E as comemorações continuaram após o jogo com a entrega das demais premiações que incluíram a entrega de medalhas para as equipes do 1º ao 4º lugar, 39 bolas para as 39 equipes que disputaram o campeonato, além de troféus do 1º ao 4º lugar para as equipes (homenageando grandes desportistas de Monteiro), e ainda troféus individuais para: artilheiro, goleiro menos vazado, melhor jogador e revelação do campeonato e para as duas torcidas mais animadas da competição.

CONFIRA:

Campeão Troféu José Josavá Leite: Malhada da Pedra

Vice-campeão Troféu Eziel Pereira de Almeida: Angiquinho

Terceiro Lugar Troféu José Givaldo Bezerra da Silva (Rocha): Aroeira FC

Quarto Lugar Troféu José Valdonilton da Silva (Vavá do Campo): Sítio do Meio da Cacimbinha

Troféu de agradecimento ao 11º Batalhão da Polícia Militar

Troféu Letácio Gonçalves da Silva: Doja

Troféu Cláudio José da Silva (Bolachinha) Melhor Goleiro: 

Natalício da Malhada da Pedra (02 gols sofridos)

Troféu Michel Coelho da Silva – Artilheiro: Adriano da Malhada da Pedra (08 gols)

Troféu José Givanildo Lima Sá (Givinha): Lenil do Angiquinho

Troféus Dona Maria Celeste Figueira Guedes – Melhor Torcida – Angiquinho e Malhada da Pedra

Troféu João Monteiro – Time mais disciplinado: Pernambuquinho.

“Foram 26 mil reais só em premiação, que foram distribuídos da seguinte forma:

R$ 12 mil reais para o campeão, R$ 6 mil reais para o vice-campeão, R$ 4 mil reais para o 3º colocado, R$ 2 mil reais para o 4º lugar, e prêmios de R$ 500 reais para as equipes que ficaram entre 5º e 8º lugar, sendo assim essa a maior premiação já entregue na competição. Estamos muito felizes por mais um ano do maior campeonato amador rural da Paraíba”, comentou o secretário Rostand Chaves.

Acompanhando e torcendo durante a final, a prefeita Anna Lorena esteve ladeada de vereadores e secretários e comentou sobre a satisfação de mais um Ruralzão. “Mais um ano terminando e a agenda da Secretaria de Esportes com este belíssimo espetáculo que está sendo a partida. Obrigada a todos que fizeram parte dessa tão grande ação. Ano que vem tem mais, parabéns a todos!”.


EQUIPE DE TRANSMISSÃO "PRATAS DA CASA", NARRAÇÃO BETO MELO, REPORTAGENS RUBENILSON LIMA E COMENTÁRIOS DE ADRIANO ZAMOR.


Confira alguns dos registros da grande final da Copa Dr. Chico de Futebol Amador – Ruralzão edição 2022:


Budega Nordestina / Cariri Esporte /  Ascom PM Monteiro