sexta-feira, 23 de novembro de 2012

REPORTAGEM ESPECIAL


Vozes da Seca: na quarta matéria, projetos mostram que é possível conviver com a seca

Você deve estar se perguntando agora depois de ouvir a série Vozes da Seca. Como encontrar depoimentos positivos sobre a maior estiagem das últimas décadas?
Existe saída para melhorar a vida no Semiárido pernambucano tão fortemente castigado? Um mundo possível… Saiba mais na última reportagem da série “Vozes da Seca”, do repórter Rafael Carneiro, da Rádio Jornal.
No coração do Sertão do Araripe, em Serra dos Paus Dóias, Exú, uma propriedade de 12 hectares é a moradia do casal Silvanete e Vilmar Lermer e dos 3 filhos. Eles participam de programas de convívio com a seca e, motivados pela vontade de ter acesso a terra própria, entraram no Projeto de Agricultura Familiar Agoecológica promovido pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).
Com o passar dos anos, desenvolveram técnicas de manejo, produção e convivência com o Sertão de forma sustentável. A partir da experiência, conseguem cultivar lavouras, frutas e desenvolvem a apicultura. No processo de beneficiamento eles comercializam licores, doces, geleias, vendem hortaliças e mel.
Todo esse trabalho é mantido através da captação de água das chuvas e são armazenadas em cisternas conseguidas em programas do Governo Federal. A agricultora Silvanete Lermer fala um pouco da experiência da família com o agroflorestamento.
CAMPANHA – O  Sistema Jornal do Commercio lança, nesta quinta-feira (22), uma campanha para arrecadar donativos para os flagelados da seca. A iniciativa tem o apoio de três organizações não governamentais do chamado terceiro setor – são eles:
Comitê de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças, Comitê Ação da Cidadania Pernambuco Solidário e o Movimento Novo Jeito. Os alimentos não perecíveis e água devem ser entregues na portaria do SJCC, na Rua Capitão Lima, no bairro de Santo Amaro.

Manoel Santos participa de Congresso com mais de 200 vereadores pernambucanos

O deputado estadual Manoel Santos, PT, participa do Congresso Estadual de vereadores e servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais, em Pesqueira. O evento, que acontece até amanhã dia (24) reúne vereadores de todo o estado de Pernambuco, contando com a participação de mais de 300 pessoas.

O deputado, abordado por diversos vereadores, informou as novidades sobre a seca, sobretudo o processo de distribuição do milho, que foi iniciado durante esta semana e que atinge os dez pólos tanto do Agreste quanto do Sertão pernambucano.

Participam do evento o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar; os deputados estaduais José Maurício e Waldemar Borges; presidente da União dos Vereadores de Pernambuco – UVP – vereador Bil Farias; o presidente da Câmara Municipal de Pesqueira, vereador Evandro Junior, o representante da prefeita de Pesqueira, secretário de governo Evaldo Rosa, entre outros políticos.

Cerimônia de Entrega dos Certificados da VI Turma do Programa Legislativo de Inclusão Digital e Cidadania

Mais de 60 alunos receberam os certificados de conclusão dos cursos de Informática Básica (Windows, Word, Power Point, Excel e Internet) e Avançada ( Corel Draw e Photoshop) da VI Edição do Programa Legislativo de Inclusão Digital e Cidadania, na noite de ontem 22 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal. Só na gestão de Francisco Ricardo, mais de 500 alunos foram contemplados com os cursos e tiveram acesso ao conhecimento da importante ferramenta da informática.
Um sentimento de alegria e satisfação, tomou conta dos Vereadores, dos pais de alunos e dos concluintes que receberam os certificados das mãos dos legisladores da Casa Dr. José Vieira de Araújo Zezin Buxin, Dimas Dantas, Júnior Gomes e Deomedes Brito.

“O Programa iniciado na minha gestão a frente da Presidência da Câmara, é referencia em todo o Brasil, e já foi copiado por diversas Câmaras Municipais, é um serviço público que deu certo”, afirmou o Vereador Dimas Dantas em discurso.

O Vereador Júnior Gomes destacou a importância da busca do conhecimento em todas as fases da vida, exemplificando a diversidade de faixas etárias contempladas pelos cursos de informática, que atende cidadãos a partir de 10 anos de idade.

A aluna Kelly Maria, concluinte do curso de Informática Básica, ficou muito feliz por ter concluído esta etapa do curso e afirmou que continuará seus estudos na área de informática.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores
Manoela Ramos – manoelaramos5@hotmail.com

UESCC promoverá mais um Encontro Literário no próximo sábado (24)

De um lado, a UESCC. Do outro, os livros, poesias, contos e outras estórias. E, no meio. Ah, no meio disso tudo, pessoas interessadas em arte e cultura, que, geralmente nos últimos sábados de cada mês reúnem-se na sede da União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe (UESCC), para vivenciar a arte da leitura. O público é diverso, não importa idade, mas na verdade o que de fato importa; chama-se bom senso para saber escolher diante de tantas possibilidades, um texto gostoso e primoroso na hora de ler. O evento é organizado pela UESCC, e os visitantes podem chegar, escolher uma boa leitura e ler em grupo para todos os presentes. Você não vai ficar de fora. Participe! Quem ler, viaja!

Serviço:O que: Encontro LiterárioOnde: UESCC (Por trás da Escola Padre Zuzinha)Quando: Sábado (24 de novembro)Horário: a partir das 4 horas da tarde
Atenciosamente,
Betto Aragão

Professor FADIRE
Assessoria de Comunicação da CDL