quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Morre “Edmilson do Pife”, aos 59 anos, em Caruaru

Artista sofreu um mal súbito no Centro da cidade. (Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Morreu no início da tarde desta terça-feira (8), em Caruaru, o músico e compositor “Edmilson do Pife”, aos 59 anos, após sofrer um infarto no Centro da cidade. A informação foi confirmada pelo gerente de Cultura da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Hérlon Cavalcanti.

De acordo com o gerente de Cultura, Edmilson sofreu um mal súbito na rua 15 de Novembro. O artista chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e encaminhado para uma unidade hospitalar, mas acabou não resistindo.

 “Edmilson era gênio porque criou um novo estilo de fazer uma tonalidade através do pífano, que é o pífano de metal. Até então o pífano era sempre de bambu, e ele trouxe o pífano de metal com um som mais agudo, uma tonalidade diferente. É uma lacuna muito forte e sei que gênios como Edmilson do Pife vai ser difícil nascer”, lamentou Hérlon Cavalcanti.

Vida e Obra

Reconhecido como um dos maiores tocadores de pífano do Nordeste, “Edmilson do Pife” nasceu em 30 de novembro de 1961, na cidade de Lajedo, Agreste de Pernambuco.

Sua intimidade com o instrumento que lhe dá o sobrenome começou aos oito anos de idade, quando acompanhava seu pai nas novenas religiosas e nas festas de São João.

Ganhou reconhecimento com composições marcadas pela ingenuidade, e, às vezes, dificílimas de se tocar em tal instrumento. Com vários discos lançados, Edmilson, que era integrante da Orquestra de Pífanos de Caruaru, levou o nome da cidade para os quatro cantos do Brasil e também para o exterior. Entre os principais sucessos estão “Morena No Balançado” e “Soprando No Canudinho”.

Repercussão

Por meio de nota, a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC) lamentou o falecimento do músico e compositor Edmilson do Pífano. “Natural de Lajedo, “Mestre Edmilson do Pife” começou a tocar aos oito anos e acumulava quase 50 anos de trajetória artísticas, mais de 25 discos e centenas de composições. Entre elas, “Soprando no Canudinho”, um dos maiores sucessos. Edmilson do Pífano morava em Caruaru, onde confeccionava e consertava o instrumento, além de fazer shows. Os nossos sinceros sentimentos para a família e amigos.”

Por Patriota Jr da Rádio Cultura de Caruaru – 08/12/2020