segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Porto derrota Sport, nos pênaltis, e vai disputar a final do PE de Juniores

 Da Redação, Helenivaldo Pereira
 
O Clube Atlético do Porto voltará a disputar uma final do Campeonato Pernambucano de Juniores. O time tricolor caruaruense derrotou o Sport na tarde de ontem, no estádio Lacerdão, nos pênaltis e carimbou vaga para a final da competição.
 
No tempo normal o Sport saiu na frente com gol de Everton no primeiro tempo, resultado que dava classificação para o time rubro-negro, porém, no segundo tempo, o artilheiro do Campeonato Pernambucano Sub-20, Alex Caruaru, mostrou que não é a toa que é o principal goleador na competição e empatou a partida marcando o seu 22º gol no torneio de juniores. 
 
Nos pênaltis, o goleiro Toni foi o grande destaque, defendeu duas bolas enquanto o Porto marcou 4 gols. No fim 4 x 2 para o gavião do agreste. 
 
O Porto vai enfrentar o Náutico que venceu o América pelo placar de 2 x 0, nos Aflitos. A Federação Pernambucana de Futebol deverá confirmar o primeiro jogo para o Estádio Lacerdão, em Caruaru, e o jogo de volta nos Aflitos, no Recife, ainda em data a ser definida. 
 
O Gavião do Agreste é bi-campeão de juniores e vai em busca do tri. Com a classificação para a final, o time conseguiu vaga para a Copa SP 2014.
 
Nesta segunda-feira (16) os jogadores estão de folga com reapresentação marcada para esta terça, no Ninho do Gavião.
 
As informações são do repórter Berg Santos, da Rádio Liberdade.

Colégio de Aplicação da UFPE inicia prazo de inscrição para o 6º ano do ensino fundamental

colegio_aplicacao
Nesta segunda-feira (16) começa o prazo de inscrição para um dos processos seletivos mais disputados no estado: o “vestibulinho” do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. São 55 para o 6º ano do ensino fundamental. Entre os requisitos necessários, está a idade de 12 anos até 31 de dezembro.
Os pais ou responsáveis devem procurar a sede do Colégio de Aplicação da UFPE, no campus da cidade universitária no horário da manhã até o dia 11 de outubro. A taxa custa R$ 55,00 e os pedidos de isenção podem ser solicitados a partir desta segunda-feira (16).
A documentação exigida deve ser apresentada até o dia 20 como consta no edital. A lista dos contemplados com a isenção será divulgada na manhã do dia quatro de outubro. As provas serão aplicadas no domingo, três de novembro no campus da cidade universitária. Os futuros alunos do Colégio de Aplicação da UFPE serão conhecidos no dia 14 de janeiro de 2014.

SAÚDE

O SECRETARIO DE SAÚDE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE COM SEDE ENTREVISTA PRA O PROGRAMA VALE TUDO NA RADIO VALE DO CAPIBARIBE AM 1.370 COM OS COMUNICADORES EGÍDIO AMURI, HILDO TEIXEIRA, EM EMANOEL GLICÉRIO ELE FALO DOS À VASO DA SUADE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 

Governador Eduardo Campos anuncia reforma no Mercado Público de Camaragibe

O governador Eduardo Campos anunciou, na manhã desta segunda-feira (16), as obras de revitalização de um novo mercado público em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.
O prefeito da cidade, Jorge Alexandre, afirma que este será um mercado público moderno, o melhor da RMR. As obras devem ser iniciadas em novembro deste ano.

Helicóptero é apreendido no Aeroporto Internacional dos Guararapes

helicoptero_pf

Foto: Divulgação/ Polícia Federal em Pernambuco

A Polícia Federal apreendeu na tarde de ontem um helicóptero no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul do Recife. A aeronave está avaliada em R$ 2 milhões.
O equipamento tinha um mandado de apreensão expedido durante a Operação Abdalônimo, coordenada pela PF em Alagoas, para prender um grupo suspeito por um esquema de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e falsidade ideológica.

Homem é preso acusado de espancar a própria irmã

Na noite deste domingo (15), o COPOM foi solicitado para atender uma ocorrência envolvendo a Lei Maria da Penha, no Conjunto Mutirão em Monteiro.
Uma viatura comandada pelo Cabo Vinício, se deslocou até o local e constatou que Marli da Silva Matos, 22 anos, havia sido agredida, pelo próprio irmão. De acordo com informações da polícia, além das agressões físicas e verbais, Marcone da Silva Matos, 28 anos, ainda arrastou a vítima.
O acusado foi preso e conduzido juntamente com a vítima para 4ª DRPC para que os procedimentos cabíveis fossem adotados.
De Olho No Cariri

CULTURA

26ª Missa do Poeta começa hoje
A cidade onde o prefeito é um violeiro e poeta celebra a partir de hoje, a 26ª Missa do Poeta, numa homenagem a Zé Marcolino, entre tantos poetas do Sertão pernambucano.

O evento é promovido pela Associação de Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA). Na programação estão Festival de Violeiros, Encontro de Sanfoneiros, Noite de Autógrafos, Recital de Poesia, entra outras atrações.

Logo mais a noite acontece à abertura oficial, com o documentário “Poetizas do Pajeú” de Devyd Santos e Jaci Melo, seguindo o 2º Encontro de Seresteiros.

A programação se estende por toda semana, culminando com uma Mesa de Glosas, no sábado em memória de Zé Marcolino e Dominguinhos e uma homenagem ao poeta Zé de Mariano.

A 26ª Missa do Poeta acontece na Igreja Matriz, celebrada pelos Padres Luizinho e Aldo Guedes. Em seguida shows com Beto Hortis, Kelly Rosa, BKL, Sevy Nascimento, Irah Caldeira, Expresso Pau de Arara, João Lacerda e Bira Delgado.

Cidades pernambucanas estão com melhores indicadores sociais em relação às últimas décadas

De acordo com o resultado de uma pesquisa divulgada, na última quinta-feira (12), pela Consultoria Econômica de Planejamento revelou que cidades pernambucanas estão com melhores indicadores sociais em relação às últimas décadas e com relação à análise do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal.
A pesquisa observou uma evolução, principalmente na área da educação e destaque também na longevidade e renda. Mas com relação à conjuntura econômica do Estado, ficou constatado que houve uma desaceleração. Pelos dados apresentados pela Ceplan, 2013 trás uma posição desfavorável para o Estado.
Esse índice de crescimento de apenas 1,8% é preocupante, até por estar abaixo dos índices dos crescimentos do Brasil, que foi de 2,9%, e do Nordeste, que foi de 4,2%. Sobre o assunto, o jornalista Joffre Melo conversou com o economista da Sociedade Pernambucana de Planejamento Empresarial, Márcio Borba.

Vândalos depredam túmulos em cemitério do Cariri paraibano, diz polícia

Vândalos depredaram e violaram pelo menos 21 túmulos do Cemitério Municipal de Soledade, no Cariri paraibano, neste fim de semana. Segundo informações do 10º Batalhão da Polícia Militar, o crime foi percebido neste domingo (15).
O coveiro do local chegou para seu horário de trabalho na manhã de ontem e foi quem identificou o ato de vandalismo, acionando a polícia. Conforme as informações repassadas ao relatório da PM, houve apenas depredação das sepulturas.
Segundo a Polícia Militar, o levantamento inicial não constatou que nada tenha sido roubado nos túmulos de Soledade. Viaturas ainda realizaram rondas na região, mas nenhum suspeito foi localizado nas buscas.
Com G1PB

Universitária é agredida e estuprada na cidade de Arcoverde

Neste fim de semana, uma universitária foi estuprada na cidade de Arcoverde, localizada no Agreste do Estado. A jovem de 21 anos foi abordada  nas imediações da Avenida José Bonifácio, quando se dirigia para casa. Um homem desconhecido pediu uma informação à universitária e a chamou para sair com ele.
Diante da negativa, o desconhecido obrigou a jovem a entrar no veículo que ele conduzia alegando estar armado. A universitária foi agredida enquanto gritava pedindo socorro. O homem fez várias ameaças e levou a vítima para a BR-424, sentido Arcoverde-Pedra, onde realizou o estupro.

Cidade de Nazaré da Mata recebe projeto de inclusão esportiva

A prática de atividade esportivas seguras será realidade na cidade de Nazaré da Mata, localizada na Zona da Mata Norte do Estado. Os alunos da rede municipal de ensino, na faixa etária de 7 a 15 anos de idade, integrarão o projeto Direito ao Esporte Educacional Seguro e Inclusivo. A abertura do projeto acontece na próxima terça-feira (17) na Academia da Cidade, localizada na Rua Barão de Tamandaré, no centro da cidade.
A iniciativa permite que crianças e adolescentes aumentem habilidades, trabalhem em equipe e fortaleçam os vínculos afetivos com a comunidade escolar e família. Serão oferecidas atividades esportivas na modalidade de vôlei e futebol de areia.

Corpo de mulher, aparentando 30 anos, é encontrado em terreno abandonado no Cabanga

A vítima sem roupas e com um grande ferimento no pescoço estava sem qualquer documento de identificação. O cadáver foi levado para o Instituto de Medicina Legal IML onde fica a disposição de familiares para sepultamento.
A cena atraiu um grande número de curiosos mas ninguém conseguiu reconhecer a mulher como moradora da localidade. A equipe do Instituto de Criminalística verificou que pelos indícios encontrados a vítima não foi morta no local.
A perita Leila Gouveia afirma que é precoce fazer conclusões sobre todos os detalhes do assassinato:

Convocação Do Ministério Publico de Pernambuco para os donos de Lavanderias de Toritama

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), representado pela promotora de Justiça de Caruaru, Gilka Miranda, realizara audiência na manha da próxima quinta-feira (19), de Setembro na Câmara Municipal de Vereadores de Toritama tendo inicio a parti das 09:00 horas visando assim que todos os proprietários de lavanderias estejam presente para trata de assunto de seu Máximo interesses....

Católicos de Caruaru têm dia de festa em homenagem a Nossa Senhora das Dores

Os católicos da cidade de Caruaru, no Agreste do Estado, tiveram um domingo festivo e repleto de fé. O dia foi marcado por homenagens à padroeira da cidade Nossa Senhora das Dores. Milhares de fiéis saíram em procissão da Avenida Rio Branco, em frente a catedral, às 16h, e passaram por  várias avenidas importantes do centro do município.
Muitos católicos aproveitaram a ocasião para pagar promessas pelas bençãos alcançadas. As homenagens a Nossa Senhora das Dores tiveram início no dia 6 de setembro e foram encerradas com uma missa celebrada por Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru.

SOLIDARIEDADE

Dona de casa faz apelo para filha de 2 anos com queimaduras


Criança de dois anos sofre com queimaduras na pele. Foto: Elivaldo Araújo.

Dona Auxiliadora é residente no distrito de São Domingos (Brejo da Madre Deus), a mesma procurou a nossa reportagem para fazer um apelo e ao mesmo tempo ajuda do poder público.

Sua filha de 2 anos de idade, vem sofrendo há pouco mais de um ano com uma queimadura.

O problema surgiu após um incidente dentro da própria casa, em seguida a mesma foi levada ao hospital municipal de Santa Cruz do Capibaribe e transferida para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, onde realizou alguns transplantes na pele.

De acordo com Dona Auxiliadora, parte da pele da perna esquerda foi retirada para colocar no braço esquerdo, para que a mesma tenha uma circulação no movimento do braço.

A mãe da criança ainda afirmou que, na época do inverno, a criança senti bastante coceiras na pele, além de dores, porém, o uso de medicações e protetores não são suficientes.

Após exames no HR, a mesma foi encaminhada para o IMIP, no Recife. O prazo dado para a cirurgia da criança é de quatro a cinco anos, devido a lista de espera e as necessidades urgentes.

Caso a cirurgia não ocorra há tempo, a mesma poderá perder o movimento do braço esquerdo.

Dona Auxiliadora impossibilitada de pagar a cirurgia que custa R$ 15.000,00, sofre a cada dia sem a esperança bater em sua porta.

Prefeita de Casinhas busca reforço no policiamento da cidade


A prefeita do município de Casinhas, Rosineide Barbosa (PSB), e o deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB), se reuniram com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, para tratar de problemas relacionados à segurança da população. O objetivo do encontro foi de deixar claro ao Governo do Estado a preocupação das lideranças locais para com a violência que atinge a cidade.

Damázio garantiu que medidas serão tomadas para conter a criminalidade, dentre elas, o reforço no policiamento e o aumento de rondas policiais. O secretário destacou ainda a importância dos cidadãos contribuírem no processo realizando denúncias anônimas à polícia.

Após a reunião, o deputado José Humberto Cavalcanti ressaltou que está à disposição de todos no atendimento das demandas e solicitação dos casinhenses. "A população de Casinhas poderá sempre contar com nosso apoio para o que for necessário. Não medirei esforços para atendê-los, visto que tenho um carinho especial por esta cidade", afirmou.

Coluna da segunda-feira

    Eles já dividiram moradia
Há uma desconfiança quase que generalizada no País de que o voto de minerva a ser dado no julgamento do mensalão na próxima quarta-feira, pelo ministro Celso de Mello, não seja movido apenas pelo embasamento jurídico.
Mello tem relações sentimentais antigas com o ex-ministro José Dirceu, chefe da quadrilha que surrupiou R$ 170 milhões dos cofres públicos para ratear com deputados simpáticos ao Governo na Câmara dos Deputados.
Na biografia não autorizada de Dirceu, escrito pelo jornalista Otávio Cabral, da revista Veja, que hoje estará no Recife para uma noite de autógrafos, o autor revela que Dirceu e Celso de Mello moraram juntos numa pensão no bairro da Liberdade, em São Paulo, na década de 60, quando cursavam Direito.
Trata-se de uma amizade, portanto, antiga, que vem da banca escolar, dos anos de chumbo. Dirceu e Celso dividiam uma pensão quando estourou a Revolução de 1964. A mesma revista, na edição desta semana, diz que eles não eram amigos, nem próximos. Mas devem ter vividos momentos comuns.
É possível adivinhar o voto minerva?  “Pauto-me pelo respeito e reverência às leis da República. Tenho a convicção formada e vou expô-la de modo muito claro, muito aberto, na próxima quarta-feira”, disse o ministro.
Se aceitar os embargos infringentes, Celso de Melo fará uma manifestação pela inexistência da quadrilha. De quebra, a retirada da Casa Civil, comandada por José Dirceu, do cenário do crime. Ao mesmo tempo, abrandará a pena aplicada ao ex-ministro, que teria apenas de dormir na cadeia.
Na verdade, o voto de Celso de Mello tanto pode abrir uma porteira para desfigurar todo o julgamento do mensalão e desmoralizar o Judiciário quanto perpetuá-lo como o homem que deu início, com coragem e sensatez, ao estágio do fim da corrupção no Brasil, não permitindo o trunfo da impunidade.
REPONDO A VERDADE– A estudante Vatsyani Ferrão, do curso de Direito, e sua mãe Zelane Marques, vítimas de sequestro, tortura e espancamento em Pernambuco, praticados por policiais civis, darão entrevista, hoje, às 13h30m, para revelarem a má conduta dos policias envolvidos. Também apresentarão suas versões sobre as imagens da pancadaria, montadas e editadas pela Polícia e depois enviadas à Imprensa.
A culpa é do prefeito – 
Tradicional evento turístico de Taquaritinga do Norte, a Festa das Dálias se traduziu num grande fiasco. A população, entretanto, já esperava, porque o prefeito Evilásio Araújo (PSB) já sepultou outros grandes eventos, como o Voo Livre, o campeonato regional de Moto Cross e os festejos juninos. 

Mais um convite– Depois do convite do presidente do PSB, Eduardo Campos, que a queria disputando o Governo da Bahia, agora foi à vez da ex-ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, ser paparicada pela pré-candidata do Planalto, Marina Silva, para ingressar na Rede de Sustentabilidade. Como ela é magistrada, pode se filiar até março de 2014.
Na pressão– Em entrevista ontem ao jornal o Globo, o ministro Marco Aurélio sugeriu que o Supremo Tribunal Federal está à beira do precipício, caso o ministro Celso de Mello vote a favor dos embargos infringentes. “A sociedade pode se manifestar, porque já mostrou que não está apática”, disse, sendo favorável a manifestações em frente ao STF na próxima quarta-feira.
Não larga – O governador Eduardo Campos não vai tomar a iniciativa. Isso cabe a Dilma. O recado é de um influente confidente do pré-candidato ao Planalto pelo PSB ao comentar o noticiário de que a presidente quer o afastamento imediato de todos os ministros socialistas. O assunto teria sido a principal pauta do encontro de Dilma com Lula, sexta-feira passada.
CURTAS
DEFINIÇÃO– O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, aproveitou o encontro dos blogueiros do São Francisco, sábado passado, para revelar o teor da carta que encaminhou à direção nacional do PMDB pedindo apoio para disputar o Governo do Estado. Mas descartou sair do partido. O prazo para mudança de legenda vence no próximo dia 5 de outubro.
DEBATE– O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, vem ao Recife na próxima sexta-feira. Participa de um debate sobre os desafios e as perspectivas da Central no cenário atual. Deve aproveitar para fazer um balanço das mobilizações realizadas no dia 30 de agosto.
Perguntar não ofende: Votando com José Dirceu, Celso de Mello vai provocar a ira nacional?
'Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua'. (Provérbios 16-1)