terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

As Manchetes da Budega Nordestina – 12/02/13

Novas tragédias do Carnaval brasileiro
Depois do trio elétrico sem freio que matou duas crianças em Sergipe, agora a tragédia foi paulista. Incêndio em carro alegórico matou quatro pessoas em Santos. Um carro alegórico da escola de samba Sangue Jovem, torcida organizada do Santos, pegou fogo no sambódromo da cidade. A tragédia ocorreu na madrugada. Crianças e famosos estavam no carro alegórico que homenageava Pelé.

Foto: Reprodução / Internet

O anúncio da renúncia do Papa

O mundo inteiro tenta compreender os motivos que levaram o Papa Bento XVI de anunciar o fim do seu pontificado no dia 28 de fevereiro, depois de 8 anos no comando da Igreja Católica. O anúncio foi marcado pela surpresa dos cardeais, bispos e membros da Igreja em todo planeta, que analisam o gesto de Bento 16. Para uns, houve acima de tudo a humildade de reconhecer que não teria condições físicas para exercer o cargo. Para outros, houve fraqueza em renunciar e deixar o Vaticano com a obrigação de escolher um novo Papa num momento inesperado. O cardeal brasileiro Dom Braz de Aviz, que participou da escolha de Bento XVI, estava na reunião em Papa anunciou a renúncia e ficou surpreso. A decisão de renunciar. O bispo emérito de São Paulo que tem direito a voto no conclave para a escolha do novo Papa diz que Bento VXI foi corajoso.

As dificuldades políticas de um Papa

O teólogo Leonardo Boff diz que Bento XVI enfrentou temas complicados para a Igreja Católica. O papa Bento XVI não participará da escolha do seu sucessor, segundo seu porta-voz, Federico Lombardi. No entanto, certamente ele terá influência indireta no processo. Bento XVI nomeou mais da metade dos 119 cardeais que tomarão a decisão. O presidente da CNBB, Dom Raimundo Damasceno, não acha importante a nacionalidade do Papa. O sucessor será escolhido no conclave, encontro a portas fechadas na Capela Sistina no Vaticano. O Brasil tem nove integrantes, mas quatro já ultrapassaram a idade limite. Os cinco brasileiros candidatos a ocupar o posto são: o presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida Dom Raimundo Damasceno Assis. Dom Odilio Scherer, arcebispo de São Paulo. Dom João Braz de Aviz, arcebispo de Brasília. Dom Cláudio Hummes, ex-arcebispo de São Paulo e atual prefeito Emérito da Congregação para o Clero. E Dom Geraldo Majela Agnelo, arcebispo Emérito de Salvador. A expectativa é de que o sucessor seja conhecido antes da Páscoa, uma das principais datas do catolicismo. O arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido afirma que a postura do pontífice foi bem pensada.

Crime jovem

Uma menina de 14 anos foi apreendida após matar com uma facada uma adolescente de 17 anos em Belo Horizonte. A agressora é ex-namorada do companheiro da vítima e teria cometido o crime por ciúmes. A adolescente não se conformava com o término do namoro e vinha ameaçando o ex-namorado.

A tragédia de Santa Maria

Ontem morreu mais um que estava internado, subindo para 239 o número de mortos no incêndio da Boate Kiss. A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul informou que 48 pacientes feridos permanecem internados em hospitais do Estado.
Ao todo, 11 desses pacientes respiram com a ajuda de aparelhos.

Os prefeitos fichas-sujas continuam no poder

Políticos fichas-sujas, que na reta final das eleições abandonaram a disputa para eleger familiares como prefeitos, estão agora atuando nas administrações dos parentes. Em alguns municípios, a oposição diz que os atuais prefeitos são laranjas e que quem comanda a prefeitura são seus padrinhos, que abriram mão da candidatura para não serem barrados pela Lei da Ficha Limpa. Em ao menos cinco cidades do país, foram nomeados para chefiar gabinetes ou secretarias. Em outras sete, dão expediente na prefeitura. Nas eleições, em pelo menos 33 cidades, candidatos que corriam o risco de ser barrados pela Lei da Ficha Limpa desistiram em cima da hora e elegeram filhos, mulheres e outros familiares.

Foto: Reprodução / Internet

A situação das hidrelétricas

Os reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste/Centro-Oeste voltaram a subir, mas o nível ainda está 50% menor do que no mesmo período do ano passado. Segundo Operador Nacional do Sistema, as usinas da região acumulavam 42% da capacidade total. O volume é baixo para cruzar o período seco de maio a novembro. Por isso, o governo deve manter parte das térmicas ligadas. A situação do Nordeste também preocupa. O nível de água nas usinas da região é de 37,5% da capacidade de armazenamento. No mesmo período de 2012, era de 85%.

Segunda de Carnaval em Recife e Olinda

Leci Brandão, Tulipa Ruiz e Spok Frevo Orquestra animaram a noite dos foliões na cidade patrimônio e no Recife Antigo.

Desfile das escolas de samba do Recife

Seis escolas mantêm a tradição do samba no desfile na passarela da Avenida Nossa Senhora do Carmo.

Resultado do Carnaval paulista

Sai hoje à tarde com a apuração que promete ser mais organizada e não repetir a bagunça do ano passado quando um membro de escola atacou os jurados e rasgou as notas.

Foto: Reprodução / Internet

O desfile carioca

Terminou pela madrugada e teve alegrias e decepções. Para agradar o público, a Mangueira inovou mais uma vez na parte musical e desfilou com duas baterias, que se revezavam durante o desfile. A ousadia teve, porém, um preço: atrapalhou a evolução do desfile e a agremiação estourou o tempo em seis minutos. Além da bateria, o último carro enroscou na torre usada por fotógrafos e cinegrafistas para fazerem imagens do desfile. Foram gastos cerca de quatro minutos para conseguir tirar o carro da avenida. Pelo regulamento, cada um minuto de atraso corresponde a perda de um décimo de ponto. Ao fim do desfile, componentes choravam ao ver os problemas da escola.

Último dia de Carnaval no Recife Antigo

Confira as atrações do último dia oficial nos pólos, no centro e no bairro do Recife.

Terça gorda em Olinda

Confira as atrações da programação oficial em Olinda.

Balanço parcial revela redução de mortes nas estradas

O número de mortes nas estradas caiu 25,4% nos primeiros três dias de Carnaval, em relação ao mesmo período do ano passado. O balanço parcial foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal. De sexta a domingo, foram registrados 97 mortes. Neste mesmo período no ano passado, o número chegou a 130. O de feridos também teve redução de 15,7%, foram mil 303 ocorrências em 2012 e mil e 98 este ano. A PRF informa ainda que no mesmo período do ano passado, houve queda de 2,6% no número de acidentes.

Violência

Travesti espanca doméstica e filha de 11 anos no bairro de Coqueiral.

O aniversário de Dominguinhos

O cantor sanfoneiro completa hoje 72 anos e permanece em estado inalterado no hospital em São Paulo.

Festa do samba

Amanhã na Rádio Jornal a quarta-feira de cinzas na batida do samba.

Futebol

Último dia de treinamentos dos times antes dos jogos de amanhã.

A bola vai rolar em Petrolina

Pelo Campeonato Pernambucano o Náutico enfrenta o Petrolina no sertão cheio de desfalques. O caso Rogério ainda não foi resolvido e o jogador sumiu na folia.

O leão na Paraíba

O Sport enfrenta o Campinense amanhã em Campina Grande em busca da vantagem para o jogo de sábado na volta.

O desafio dos tricolores

O Santa Cruz viaja para Fortaleza para o jogo de amanhã no Presidente Vargas, o clássico diante do Fortaleza.