terça-feira, 16 de agosto de 2022

Brejo da Madre de Deus vivencia XV Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco


O município do Brejo da Madre de Deus vivencia desde 15 até 20 de Agosto da XV Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco com diversas atividades elaboradas pela gestora da antiga Casa de Câmara e Cadeia (CCAM/FUNDARPE) Mônica Mendonça.

Mônica Mendonça compartilhou com o blog o início do evento:


"Novamente a experiência está sendo maravilhosa. Já na abertura contamos com a presença dos alunos da EREM André Cordeiro, 3⁰ ano "A", acompanhados da excelente educadora, Bel Cristianne. Foi um momento indescritível, emocionante, repleto de diálogos frutíferos, reflexões, discussões sobre perspectivas de vida, destacando a importância da constituição, valorização e preservação do diversificado e valioso patrimônio do Brejo da Madre de Deus!
Também tivemos a honra de contar com presença do Exmo. Juiz de Direito da comarca do município, Dr. Altino Conceição da Silva, do ator e diretor teatral Ricardo Mourão, do fotógrafo César Augusto , de Renata Gabriela , nossa parceira e, atualmente, mediadora do Museu Municipal Dulce Pinto e, para completar a felicidade, recebemos a visita e do grande amigo e conterrâneo, Padre Adilson Ferreira que hoje reside em Roma, a serviço do Vaticano.
Aos parceiros que até aqui colaboraram para a realização deste evento, todo meu respeito, admiração e sinceros agradecimentos!"


Desde o ano de 2008, a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, vem sendo promovida pela Secult e Fundarpe, sob a responsabilidade e coordenação da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural, este importante evento foi criado com o objetivo de comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto. Desde a sua primeira edição, o Brejo da Madre de Deus participa efetivamente, promovendo diversos eixos de ações culturais, ampliando debates, para difundir uma melhor compreensão acerca das formas de constituição, valorização, reconhecimento, valorização e preservação do rico, relevante e diversificado patrimônio cultural do município.

Em 2022, a 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco será realizada de 15 a 20 de agosto com o tema: Patrimônio Cultural: resistências e perspectivas, com o intuito de evidenciar e debater acerca das ações de preservação e salvaguarda dos patrimônios culturais durante o período pandêmico e a elaboração de propostas e estratégias que apontem perspectivas para novos caminhos de desenvolvimento no universo cultural pernambucano.

Os cuidados com a transmissão da Covid-19 permanecem, mas já podemos realizar encontros presenciais, pois assim como na vida, o patrimônio cultural se reinventa e resiste, garantindo a diversidade e a sobrevivência dos espaços e territórios de criação, considerados sagrados, bem como a produção e a difusão da nossa diversidade cultural.


A programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural do Brejo da Madre de Deus, tem como objetivo celebrar esta retomada em grande estilo - contando com a colaboração de vários amigos e parceiros, determinantes para a sua realização - com o intuito de estabelecer perspectivas e assegurar a resistência de espaços de diálogos e debates sobre as diversas formas de compreensão, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais, materiais e imateriais, do município, promovendo visitas guiadas, palestras, exibição do documentário sobre J Borges “Uma vida na Xilogravura”, coordenado pelo artista Cacau Arcoverde, recital com o ator Emmanuel Barros, rodas de diálogos e poesias, exposição de artes plásticas do artista Marco Lopes, apresentação cultural do trio pé de serra “Flor do Sertão”, culminando com a participação especial do fantástico Balé Popular Papanguarte, da cidade de Bezerros, que neste ano completa 25 anos de existência e resistência.

Prefeito Nelsinho Honorato confirma apoio de todo grupo governista de Coxixola à candidatura de Dr Romualdo


O prefeito de Coxixola, Nelsinho Honorato, declarou na tarde desta terça-feira (16), o apoio de todo o seu grupo político a candidatura de Dr. Romualdo a deputado estadual. Através das redes sociais, o Prefeito afirmou que o apoio se faz necessário em virtude que o município de Coxixola e a região do Cariri necessitam ter um representante genuíno na Assembleia Legislativa.

O prefeito falou que Dr. Romualdo conhece de perto os potenciais e os desafios que a região tem. Nelsinho ainda afirmou que a decisão foi tomada em conjunto com a vice-prefeita Paloma, os vereadores Alixandre, Braz, Igor, Robério, Valmir e Zé de Gui, além da vereadora Adriana, juntamente com os ex-prefeitos Nelson e Givaldo.

“Estamos com Dr Romualdo, porque ele conhece de perto os potenciais e os desafios que nossa região tem e sabemos que ele sendo eleito será uma voz forte na assembleia legislativa em defesa de Coxixola e todo restante do Cariri,” disse o prefeito Nelsinho.

Presença de músico e pregador Rodolfo Abrantes acontecerá na Arena Bellitate, em Santa Cruz


A Destino Produtora revelou detalhes em relação a presença do músico e pregador, Rodolfo Abrantes, em Santa Cruz do Capibaribe. O evento acontecerá no próximo dia 9 de setembro, na Arena Bellitate, que fica localizada no Bairro Nova Santa Cruz.

Rodolfo Abrantes fez parte da cena do rock brasileiro na década de 90 à frente da banda Raimundos. Sua conversão ocorreu no ano de 2001, quando abandonou uma das maiores bandas de rock do país para dedicar-se integralmente ao evangelho.

A programação do evento que terá início a partir das 19h30, também contará com as presenças do pregador Arthur Pereira, além das apresentações musicais de Flávio Duque e o grupo Chama Eterna. As entradas já estão disponíveis na Mil Dogs, Maria Pitaya e Bilheteria Digital.

Comarca de Sumé tem nova juíza designada pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba


A edição eletrônica do Diário da Justiça desta segunda-feira (15) traz a Portaria nº 1091/2022, da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, designando as Comarcas em que os seis novos magistrados aprovados no 53º Concurso para Juiz Substituto do Poder Judiciário estadual vão exercer suas jurisdições.

Conforme o ato, assinado pelo Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, os juízes responderão pelas seguintes unidades: Juliana Accioly Uchôa (Vara Única de Sumé), Roberto César Lemos de Sá Cruz (2ª Vara Mista de Piancó), Sávio José Amorim Santos (2ª Vara Mista de Cajazeiras), Macário Oliveira Júnior (1ª Vara Mista de Cajazeiras), Osmar Caetano Xavier (1ª Vara Mista de Pombal) e Mário Guilherme Leite Moura (1ª Vara Mista de Catolé do Rocha).

As comarcas foram definidas após a conclusão do Curso Oficial de Formação Inicial de preparação dos novos magistrados realizado pela Escola Superior da Magistratura (Esma). A formação teve início no mês de maio e foi concluída na última quinta-feira (11) com aula sobre ‘Inteligência Policial e Segurança Pessoal do Magistrado’, ministrada pelo tenente/coronel Álvaro Cavalcante Filho.

“O curso foi muito produtivo, contribuiu de forma excepcional com o aprofundamento de algumas questões jurídicas, bem como nos capacitou para assumir esse desafio e oportunizou ainda encontro com outros juízes, que relataram suas experiências pessoais, dificuldades e soluções encontradas ao longo da carreira na magistratura”, disse o juiz Macário Oliveira Júnior, acrescentando que “os novos magistrados encontram-se preparados para aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso”.

Começa nesta terça-feira (16) a campanha eleitoral nas ruas e na internet


Começa nesta terça-feira (16) o período para a propaganda eleitoral. Com o começo das campanhas, cada candidato fica autorizado a realizar mídia impressa e na internet, comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou outros atos de campanha até 1 de outubro, véspera do primeiro turno das eleições.

Até 1º de outubro está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação.

Os comícios poderão ser feitos entre as 8h e 0h, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de campanha. Os carros de som estão liberados para transitar nas ruas entre as 8h e as 22h. Showmícios gratuitos são proibidos pela lei.

A distribuição de material de campanha pelos candidatos durante passeatas ou carreatas só poderá ser feita até as 22h.

Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida.

O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las.

Outra mudança é referente a adesivação de veículos, sendo vedada a plotagem de carros inteiros, permitida apenas a adesivação do vidro traseiro. O uso de outdoors também é proibido pela Justiça Eleitoral, que limita a publicidade impressa a placas de até 50 cm².

O primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e os governos estaduais será em 30 de outubro.

O período de horário eleitoral gratuito de rádio e televisão terá início em 26 de agosto e vai até 30 de setembro para os cargos que concorrem ao primeiro turno.