quarta-feira, 3 de julho de 2013

Rádio Jornal completa 65 anos com direito até a livro de cordel

São mais de seis décadas registrando os principais momentos e acontecimentos de Pernambuco. Do cotidiano ao fato inédito, de futebol à política, de polícia a entretenimento. A Rádio Jornal tem a cara, a marca de Pernambuco.
 
E, acima de tudo, a Rádio Jornal é a paixão de milhões de ouvintes, dentro e fora do estado e do país. São diversos os ouvintes que não se cansam em demonstrar o amor pela "estação primeira da notícia.
 
Um desses apaixonados pela rádio é o escritor e cordelista Adelmo Vasconcelos. Entre seus mais de 185 cordeis, um ele escreveu especialmente para a Rádio Jornal.
 
E é com esse cordel que o Blog dos Bastidores abre as comemorações dos 65 anos da Rádio Jornal. Escute um pouquinho do cordel no vídeo abaixo.
 
E, no ritmo das celebrações, a chamada que está sendo veiculada na nossa programação mostrando a Rádio Jornal nos momentos decisivos de Pernambuco e do Brasil.
 

Balanço positivo

São João da Moda de Santa Cruz do Capibaribe foi um sucesso

Vista da área do Palco Principal. Fotos: Ascom prefeitura municipal.

Durante 18 dias do mês de junho, o São da Moda de Santa Cruz do Capibaribe que homenageou Letinho Monteiro (in memoriam) e Cumpadre Neto promoveu um resgate da cultura e trouxe as famílias santa-cruzenses e turistas de volta à Avenida do Forró para comemorar um dos festejos mais importantes da cultura nordestina.

De acordo com a Coordenação Geral do evento, cerca de 500 mil pessoas prestigiaram a festa que contou com seis polos de animação (Tio Biu, Forrozão da Moda, Multicultural, São João da Moda, Vila Cenográfica e Espaço da Criança) que contemplaram apresentações culturais, exibições de filmes, o autêntico forró pé de serra e shows de diversos ritmos, agradando a uma infinidade de gostos e preferências do público.

“O São João de 2013 foi um dos melhores e mais animados dos últimos 30 anos, foi sensacional”, ressaltou o morador do centro de, Antônio João da Silva.

Polo Multicultural também teve várias atrações diferenciadas, além do tradicional forró.

São João da Paz

O Prefeito Edson Vieira (PSDB) agradeceu a participação expressiva dos santa-cruzenses e turistas no São João da Moda que vieram curtir o evento com espírito de paz e muita animação. “O nosso São João da Moda ficará na história como o São João da paz e resgate da cultura local”, frisou o prefeito. “Toda a equipe que esteve à frente da organização do evento está de parabéns”.

Atrações nacionais e oportunidade para os artistas locais

O São João da Moda trouxe atrações de renome nacional como César Menotti e Fabiano, Amazan, Garota Safada, Cavaleiros do Forró, Forró Pegado, Assisão, Magníficos e Gabriel Diniz, além de mais de 800 artistas locais como Orquestra Sanfônica dos Oito Baixos, Coroné do Pife, Toinho Catanha, Bidinga do Acordeon, Dida de Nan, Rubiênio Catanha, entre outros que tiveram espaço para se apresentar na sua cidade.


Atrações locais foram destaque nos festejos.

Organização e Segurança

Uma estrutura de 5.000 m² de barracas, camarotes e polos de animação foi montada na Avenida 29 de Dezembro, o que fez do São João da Moda destaque em organização. A segurança do evento foi garantida pelo monitoramento de câmeras e uma equipe integrada de segurança que reuniu as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais e seguranças particulares que revistaram as pessoas que chegavam a Avenida do Forró e garantiram a tranquilidade dos festejos.

Trailer com estrutura para monitoramento dos festejos com várias câmeras.

Revistas manuais e com detectores de metais foram realizadas nas diversas entradas.
Camarote da Acessibilidade

O São João da Moda ficou marcado pela inovação do Camarote da Acessibilidade, local adequado com infraestrutura, bufê com comidas típicas e conforto para as pessoas com deficiência aproveitarem os festejos e terem acesso privilegiado à frente do palco principal, além disso, uma equipe do camarote ficou responsável pelo transporte das pessoas que não tinham como se dirigir ao local, garantindo também a sua vinda para o São João da Moda. Muitas pessoas como a cadeirante de 83 anos Maria Luzia prestigiaram o São João em praça pública pela primeira vez.

Inclusão social através do Camarote da Acessibilidade.

Posto de Saúde na festa

A Secretaria de Saúde desenvolveu um planejamento especial para o São João da Moda, em todos os dias de festejos juninos, o Posto de Saúde ficou de plantão com profissionais de enfermagem, bombeiros civis, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência com médico, maqueiros e outros profissionais e duas ambulâncias, incluindo uma unidade do SAMU. Além dos atendimentos, a equipe da saúde realizou um trabalho preventivo com a distribuição de camisinha e alerta à população.

Várias ações foram realizadas no posto de saúde, que contou com vários profissionais.

Festival Biu e Gogó de Quadrilhas Juninas

Desde meados de maio, as quadrilhas de rua do Festival Biu e Gogó levaram alegria aos moradores de todos os bairros de Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com o Diretor de Cultura Gilberto Geraldo, as quadrilhas que passaram por 24 ruas, tiveram a participação de um público de mais de 15 mil forrozeiros que dançaram ao som da sanfona, do triângulo e da zabumba.

Polo de quadrilhas juninas foi uma das sensações dos festejos.

Festejos em toda a Zona Rural

As quadrilhas juninas da Zona Rural levaram animação a todos os recantos do município, desde o início de junho, os moradores das Vilas do Pará e Poço Fundo participaram dos festejos organizados pela Prefeitura Municipal através da Diretoria de Cultura, Subprefeituras e moradores dos distritos. A Vila de Poço Fundo foi inserida no calendário oficial do São João da Moda, no dia 16 de junho teve show em praça pública com as Bandas Forró do Muído e artistas de Poço Fundo como Dida de Nan e Toinho Catanha.

Transmissão da final da Copa das Confederações

A transmissão da final da Copa das Confederações através do telão de led, que terminou com a vitória da seleção brasileira sobre a espanhola e o show com a banda Forró do Kilo fechou os festejos e deixou um gostinho de saudade à todos que participaram do maior evento junino já realizado na cidade.

Vista aérea da Avenida 29 de Dezembro, local dos festejos.
Informações da Assessoria.

São domingos cresce a cada dia

O distrito que tem porte de cidade, problemas de cidade e desenvolvimento de cidade, vem crescendo a cada dia. Na foto acima, construção de uma casa em plena Serra do Alto, mostra o acelerado crescimento da  comunidade que chama a atenção por sua grandeza. 
No final das casas do projeto Minha Casa, Minha Vida, um novo loteamento começa a ganhar casas. A construção Civil e as lojas de materiais de construção tem movimento melhor do muitas cidades do Brasil. 
Apesar do desenvolvimento, em São Domingos ainda existe criação de gado na periferia, e o lindo campo verde deixa ares de zona rural. Sua população é representada por milhares de pessoas oriundas de outras cidades e outros estados da federação.

È esta São Domingos de cultura variada que o novo prefeito terá que dar prioridade.

Imagens Marcondes Moreno.   

Socorro Maia se diz tranquila e que irá se defender das acusações da vereadora Jéssica

A ex-secretária de Educação falou no Rádio Debate

Socorro Maia participou hoje do programa Rádio Debate pela Polo FM, onde informou que irá apresentar toda documentação comprovando sua estabilidade junto a prefeitura de santa Cruz do Capibaribe.

A vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) entrou com uma representação no Ministério Público contra a ex-secretária Educação de Santa Cruz do Capibaribe, Socorro Maia, questionando a estabilidade financeira de Socorro, que alega ser funcionária efetiva do quadro de funcionários do município desde o ano de 1968.


 “Estou tranquila e vou a imprensa, a promotoria e não vejo problema algum. Tenho meus direitos e toda Santa Cruz me conhece”. 

DESDE 1938, um Orgulho de Santa Cruz do Capibaribe!


A Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube está de idade nova hoje

3 de julho de 1938 nascia um dos mais tradicionais time de futebol do interior pernambucano. O Ypiranga é um orgulho do povo de Santa Cruz do Capibaribe e representa hoje o futebol do Agreste ao lado Central e do Porto de Caruaru.

Tenho o orgulho de além de torcedor, ser o autor do livro de sua história, e hoje poder ver seu crescimento no futebol pernambucano.

Vida longa ao Ypiranga de tantos heróis:

Otávio Limeira, Negros do Alto, Tantinha, Domir, Quinha, Surubim, Papaco, Zé Maria, Tom, Lagartixa, Toinho de Zé Néo, Neguinho de Totó, Seu Orestes, Mané do Calçamento (Meu pai), Caraôi, Seu Luiz e tantos outros abnegados alviazulinos. 

Ruas Paraná, Bahia e Belo Horizonte recebem pavimentação


Foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (03) a pavimentação (calçamento) das Ruas Paraná, Bahia e Belo Horizonte entre os bairros Cruz Alta e Santa Tereza. A obra é uma antiga reivindicação da população que agora vira realidade.

De acordo com Francisco Ricardo, Secretário de Serviços Públicos, estes calçamentos estão inseridos no programa de pavimentação da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe que tem a finalidade de levar benefícios públicos a todas as localidades da cidade. Francisco Ricardo falou também que a prefeitura está empenhada para concluir estes calçamentos o mais rápido possível. “O desejo da prefeitura é entregar estes calçamento com agilidade e também com qualidade, diminuindo assim os transtornos à população”, disse o secretário.

Já a professora Emanuelle Silva, moradora da Rua Paraná, o calçamento da rua é um sonho antigo da população. “Nós que moramos na rua Paraná estamos muitos felizes, pois a sua pavimentação já foi muito prometida e nunca cumprida, sem falar que quando chove ela fica intransitável, com o calçamento, estes problemas serão sanados”, disse.

Homenagem ao Ypiranga de Marcelo Santa Cruz

Quem vencer a eleição herdará duas São Domingos

Uma Nova São Domingos cairá no colo do prefeito eleito

Devido ao projeto Minha Casa, Minha Vida, dois blocos de casas populares foram construídas em São Domingos, com as casas com ruas pavimentadas e já habitadas em boa parte.
Uma Nova São Domingos surgiu, sem os problemas da velha São Domingos, dando a oportunidade ao novo gestor de acompanhar este desenvolvimento.
Imagem Marcondes Moreno.

MENSAGEM DO VEREADOR RONALDO PACAS


São Domingos nos proteja !


Na reta final fantasma das “pesquisas” entra na pauta da campanha

A campanha na cidade de Brejo da Madre de Deus entra clima de perigo na reta final.

Enquanto os dois candidatos realizam penúltimo comício no município, Roberto Asfora faz comício em Brejo e Hilário em São Domingos, o fantasma da pesquisa chega para assombrar os eleitores, e eles estão rolando nos bastidores, e nenhuma delas registrada até agora.

Uma das pesquisas para consumo interno aponta vitória de um dos candidatos com 6% de vantagem em relação ao adversário, enquanto outra estão preparando para jogar nas ruas sexta feira. Esta prática é costumeira na política de Santa Cruz do Capibaribe, não na cidade de Brejo.

A dica fica para os eleitores brejenses não mergulharem na escuridão dos comentários de esquina sobre pesquisa.

O clima tende a aumentar a cada hora, deixando no ar a sensação de perigo.

Depois não digam que não avisei!
Imagem Marcondes Moreno

NOVA POLÊMICA


Vereadora Jessyca apresenta denúncia contra Socorro Maia

 A vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) entrou com uma representação no Ministério Público na manhã desta terça (02)  contra a ex-secretária municipal de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, Socorro Maia. A ação questiona a estabilidade financeira de Socorro, que alega ser funcionária efetiva do quadro de funcionários do município desde o ano de 1968.

Segundo Jéssyca, em entrevista às Rádios Farol FM, Filadelfia FM e Vale do Capibaribe, informações extraoficiais davam conta que Socorro não seria funcionária efetiva, o que deverá ser confirmado após as averiguações do MP. “Soube que ela não fazia parte do quadro de efetivos, o que deverá ser confirmado em breve. Fiz esse questionamento ao Ministério Público e pedi a imediata suspensão do pagamento dos salários dela, que somente este ano já ultrapassaram a quantia de 50 mil reais”, disse.

Ainda de acordo com a vereadora, através de documentos, foi constatado um lapso temporal de 20 anos, pois Socorro só figura como funcionária pública do município entre 1968 e 1980. “Ela desaparece misteriosamente dos arquivos e folhas de pagamentos, voltando a surgir no período entre 1993 e 1995, já com cargo comissionado, como secretária de Educação”, afirmou ela, que completou, “após isso ela só volta a aparecer nos quadros do município em 2002, novamente como secretária de Educação onde permaneceu até dezembro de 2012. Dá-se então mais um lapso temporal, desta vez de 07 anos”.

“Ela tem que se defender, pois as denúncias são graves e creio que os pagamento deverão ser suspensos até que ela prove que tudo ocorreu de forma lícita”, disse Jéssyca que explicou que no dia 20 Julho de 2007 a ex-secretária foi agraciada com a sua estabilidade financeira pelo então prefeito José Augusto Maia, como professora de nível IV, tal promoção foi despachada para o então secretário de Administração, Dr. Neydson Eduardo, que enviou o documento para parecer Jurídico do procurador do Município, Dr. Licoln de Lima Carvalho, que deu deferimento ao pedido de estabilidade financeira de Socorro Maia, através da portaria nº 159/2007.

'Caso essas irregularidades sejam comprovadas, trata-se de improbidade administrativa a gerar efeitos e sanção sob a ótica cível, administrativa e criminal, pois foi comprovada a presença de uma pessoa à frente de cargo público sem concurso e, ainda mais, auferindo vantagens próprias de servidor de carreira. 


Assessoria

COLUNA, BOTANDO FURANDO, POR JONATH POJUCAN!


COM UMA CAJADADA SÓ...

Caso o candidato Hilário Paulo vença as eleições em Brejo da Madre de Deus no próximo domingos, deixará diversos significados e muitos peixes grandes em maus lençóis.

Falo de três figuras da cena política regional.

Caso perca a eleição, o candidato Roberto Asfora acumulará duas derrotas seguidas, uma em outubro e outra agora, e desta vez para alguém que sempre considerou pequeno. Duas derrotas consecutivas, tornará Asfora carta fora do baralho da política brejense.

O outro que sai perdendo espaço político com a possível vitória de Hilário Paulo é justamente o prefeito cassado, Dr. Edson Souza, tendo em vista que está inelegível por alguns anos, e seu afastamento sem explicação decente da política de São Domingos.  

Outra figura que amargará uma derrota grande, caso Hilário vença o pleito, é o deputado federal José Augusto Maia, que apoia Asfora. Seria uma espécie de segunda derrota seguida para Vieiras e Moraes que apoiam Hilário.

Só Hilário não perderia nada, mesmo sendo derrotado na eleição. Este voltaria para ser vereador, ganharia o respeito dos brejenses e continuaria a ser a figura política mais importante de São Domingos.

Pelo menos, é o que penso!

Jonath Pojucan

FONTE: BLOG SULANCA NEWS

Nota de repúdio ao prefeito de Taquaritinga do Norte em resposta as ameaças recebidas por telefone

Sábado (29/06) no Programa Espaço Popular o blogueiro Paulo Pereira leu no ar uma nota de repúdio em resposta as ameaças que recebeu por telefone do prefeito de Taquaritinga do Norte, confira a nota:

No sábado dia 22/06, este sábado fez uma semana, estava em uma noite aparentemente tranqüila... Até o momento em que meu celular tocou, um número desconhecido e uma voz que diz; olá Paulo, tudo bom? Era o prefeito de Taquaritinga do Norte, o senhor Evilásio Araújo com palavras trêmulas e aparentando está embriagado... Atendi normalmente, em seguida o prefeito totalmente desequilibrado, me chamava para ir até ele se eu tivesse coragem e falar as mesmas críticas que eu andava fazendo ao São João de Taquaritinga, o prefeito disse que estava ao lado da secretaria de Turismo do município, e que eu era um "moleque", um "palhaço" e "um cabra safado". Continuei ouvindo os absurdos sem esperar que o desequilíbrio mental do prefeito aumentasse... Foi quando o prefeito disse que estava sabendo que EU estava organizando um protesto em Taquaritinga... Nesse momento ele se exaltou e disse: "pois invente você ou qualquer outra pessoa de fazer protesto em Taquaritinga que a Madeira vai deitar" a partir daí o prefeito falou várias palavras de baixo calão e injúrias ao meu respeito que não me convém dizer aqui, pois ao contrário do desequilibrado prefeito, eu tenho equilíbrio e Educação. Bem, eu gostaria apenas de criticar aqui o mal administrador, mas diante de sua postura foi impossível não ir mais além. fato descrito acho importante dizer o seguinte:

Senhor prefeito, eu, assim como qualquer pessoa, só criticamos as coisas, por que o senhor e sua administraçãozinha medíocre e maquiada faz errado... Erros como aqueles da cobertura da quadra da escola Gilzenete Guerra onde sua sábia administração construiu as pilastras na frente da arquibancada, quanta sabedoria, pergunte aos envolvidos na obra, não, não... Melhor, pergunte ao povo... Pergunte aos comerciantes se eles estão satisfeitos com "grandioso" São João que nem sequer aconteceu este ano em Taquaritinga... Pergunte ao povo, eu disse ao povo e não a alguns babões que lhe rodeiam, do mesmo modo que estavam na hora que o senhor me ligou naquele sábado.

Ora senhor prefeito é muito simples, é só enxergar o modo CALABAR de governar... Para ver que o turismo foi enterrado com 5 pás de terra, cada uma representando um ano de sua administração fantasiosa... Eventos extintos, comércio parado e hotéis e pousadas fechando as portas... Nossos estudantes universitários sendo enganados sem apoio, sem receber uma quantia "gigantesca" de R$ 60... Observe a Saúde indo de mal a pior, hospital sem estrutura e o povo penando por atendimento médico... Observe nossos bairros na sede e em distritos como Pão de Açúcar com ruas esburacadas, enquanto o senhor passeia no seu carrão que custou mais 200 mil para espelhar sua humildade... Falando em espelho o senhor devia se espelhar mesmo é no seu vice-prefeito um homem sério, equilibrado e que sabe ser político, coisa que o senhor só é porque está no poder, sem isso, não passa de um vendedor com boa conversa em mesas de bar... Senhor prefeito, o senhor não deveria ligar para mim e sim ligar para aqui agora e dizer as mesmas coisas que me disse, ligue e diga é proibido fazer protesto em Taquaritinga, diga ao povo, ordene, ameace... 

Pobre prefeito estudante da ditadura extinta...

Eu sou livre, o povo é livre e tem todo e qualquer direito de protestar e lutar por seus direitos... É por conta de políticos como o senhor, que pensam ser donos do poder, que o povo está nas ruas... O poder é do povo... 

O senhor não me representa prefeito!

Não tenho medo... Não vou me calar... Vou continuar criticando, pois suas palhaçadas me dão mais gás para isso... O senhor não me representa prefeito, porque eu diferente do Senhor, amo Taquaritinga e quero o melhor para nossa cidade... Acorda Taquaritinga!


Paulo Pereira