quarta-feira, 27 de outubro de 2010

1- O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e deputado federal eleito,

José Augusto Maia (PTB), recebeu duas boas notícias na noite desta terça-feira.

2- Primeira: a Câmara Municipal de sua cidade, por 6 votos contra 5 (o presidente Fernando Aragão votou duas vezes para desempatar a votação, haja vista a Câmara ser composta por 10 vereadores), adiou o julgamento de três pareceres do TCE pela rejeição de suas contas referentes aos exercícios financeiros de 2005,2008 e 2009.

3- Com isso, o ex-prefeito ganhou tempo para a ouvida de testemunhas de defesa, produção do contraditório, etc.

4- O requerimento ao presidente Fernando Aragão (PDT) pedindo o adiamento da votação dos pareceres do TCE foi de autoria de três vereadores do grupo político do ex-prefeito.

5- Segunda: No exato instante em que o vereador Dimas Dantas (PTB) se preparava para votar contra José Augusto, ou seja, pela aprovação dos pareceres do TCE, chegou à Câmara a informação de que o ministro Marco Aurélio Mello, em decisão monocrática, no TSE, acatara recurso do ex-prefeito pelo deferimento do registro de sua candidatura à Câmara Federal, que fora negado pelo TRE-PE pelo placar de 6 x 0, pelo fato de suas contas não terem sido reprovadas pela Câmara Municipal.

6- “Só pode ter sido coisa de Deus”, disse o ex-prefeito a este blog na manhã desta quarta-feira.

7- A decisão do ministro Marco Aurélio dá a José Augusto Maia a última vaga de deputado federal na Frente Popular, empurrando o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT) para a 1ª suplência.

8- É que José Augusto obteve na eleição 46.207 votos (dos quais 18.890 só em Santa Cruz do Capibaribe), ante 41.728 do deputado Paulo Rubem.

9- Da decisão monocrática de Marco Aurélio cabe recurso ao pleno do próprio TSE e, se Paulo Rubem perder a parada, ainda poderá recorrer ao Supremo, ou ele, através dos seus advogados, ou o Ministério Público Eleitoral.

10- Até que esses recursos sejam julgados, a 20ª cadeira da Frente Popular na Câmara Federal será do ex-prefeito José Augusto, que obteve votos que o elegeriam o 1º filho daquela cidade no Congresso Nacional.

É isso aí.

Mulher e a sacinada en santa cruz do capibaribe na manha de hoje veja as Imagens exclusivas




FOTOS: Sulanca News

Casa de Fernando Aragão vira cenário da paz

A união volta a reinar no grupo taboquinha
O ex-prefeito José Augusto Maia foi atá a casa de Fernando Aragão que fica próximo a Câmara e todos comemoram. Lá também estava Diogo Morais e os demais vereadores brindando e selando a paz. Os abraços entre Diogo Morais eleito deputado estadual e José Augusto Maia eleito federal é registrado por várias câmeras fotográficas. Um momento histórico que marca o início de um novo tempo no grupo político.

M.M.Noticias

RESULTADO FINAL

Dr. Nanau- A FAVOR
Ernesto Maia- A FAVOR
Deomedes Brito- A FAVOR
Diogo Morais- A FAVOR
Fernando Aragão- A FAVOR


Dimas Dantas- CONTRA
Afrânio Marques- CONTRA
Francisco Ricardo- CONTRA
Júnior Gomes- CONTRA
Zezim Buxim- CONTRA

Com o empate, de 5x5, coube ao presidente da câmara, o desempate, passando requerimento por 6x5 votos, favoráveis a ampla defesa do ex-prefeito.

Afrânio e Fernando bateram boca
Antes da votação, o vereador Afrânio Marques e o presidente da câmara acabaram batendo boca sobre o regimento interno, chegando o presidente a pedir que o microfone de Afrânio Marques fosse fechado.
M.M noticias

Morre baleia encalhada nas areias de Búzios

Encalhada desde segunda-feira (25) na praia de Geribá, em Búzios, litoral do Rio de Janeiro, a baleia jubarte de cerca de 12 metros e 25 toneladas morreu por volta de 0h30 desta quarta (27), informou o Instituto Baleia Jubarte, que vinha acompanhando a tentativa de salvamento do animal.

Segundo o veterinário Milton Marcondes, diretor de pesquisa do instituto, a baleia entrou em choque, seguido por uma colvulsão e morreu no início da madrugada, frustrando a operação do Corpo de Bombeiros, que pretendia devolver o animal ao mar nas primeiras horas da manhã desta quarta.

O veterinário informou ainda que analisa agora com as autoridades ambientais da cidade a melhor forma de remover a baleia da praia. "Não é uma operação simples. É preciso conhecer quais os equipamentos que a cidade dispõe para se tomar uma posição. O ideal seria levar enterrar o animal em um aterro. Mas é preciso definir se vamos remover a beila inteira ou em pedaços", afirmou Marcondes.

Um rebocador cedido pela Petrobras chegou à praia na tarde desta terça-feira (26) e seria usado na operação de resgate. De acordo com informações dos bombeiros do município, a embarcação estava a 1,6 mil metros da praia e pronto para iniciar o desencalhe. O animal, que estava amarrado por cordas e posicionado de frente para o mar, seria puxado assim que a maré subisse durante a madrugada.

Apesar da chuva e do frio, voluntários passaram a madrugada desta terça acampados na praia, para monitorar as condições do animal. “Quando a maré secou muito, a baleia ficou ressecada. A gente teve que ficar se revezando para lançar água com baldes. Foi o suficiente para mantê-la viva”, contou o voluntário Raoni Lemos.

De acordo com biólogos, o animal estaria voltando do Nordeste brasileiro, rumo à região da Antártida, depois do ciclo reprodutivo. Em cerca de dez horas, foram pelo menos cinco tentativas de resgate, sem sucesso.


Fonte: G1

Aquário alemão anuncia morte de polvo Paul


O polvo Paul, famoso pelos palpites certeiros distribuídos ao longo da Copa do Mundo de 2010, morreu nesta terça-feira. O cefalópode estava "aposentado" das funções desde o Mundial, e teve sua morte anunciada pelos funcionários do aquário onde vivia, na cidade alemã de Oberhausen.
"A administração e a equipe do Oberhausen Sea Life Center ficaram arrasadas ao descobrir que o polvo Paul, que alcançou a fama mundial durante a última Copa do Mundo, morreu na última noite", afirmou o estabelecimento em comunicado oficial.
Durante a Copa, Paul foi testado como "oráculo" para apontar resultados de jogos. Em suas previsões, recebia em seu aquário duas caixas de comida, contendo bandeiras de países de se confrontariam.
Curiosamente, Paul acertou o vencedor das oito partidas em que foi colocado à prova: Alemanha x Austrália, Alemanha x Sérvia, Gana x Alemanha, Alemanha x Inglaterra, Argentina x Alemanha, Alemanha x Espanha, Uruguai x Alemanha e Holanda x Espanha. Entre os acertos, estavam as derrotas alemãs para sérvios e espanhóis.
Nascido por volta de janeiro de 2008, Paul teria dado seus primeiros palpites na Eurocopa do mesmo ano. Esperava-se que o animal não vivesse até a próxima edição do torneio europeu.
Com fama mundial, Paul teve sua "nacionalidade" disputada por ingleses e italianos. A Inglaterra inclusive nomeou o molusco como um dos embaixadores de sua candidatura a sede da Copa do Mundo de 2018.
FONTE: Portal Terra

STF retoma nesta quarta julgamento sobre Lei da Ficha Limpa

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar nesta quarta-feira (27) o julgamento sobre a Lei da Ficha Limpa. Na análise de recurso do então candidato do PSC ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz, sobre a validade da lei nas eleições deste ano, em setembro, o julgamento terminou empatado em 5 a 5.

O caso analisado nesta quarta será o do deputado federal Jader Barbalho (PMDB), que obteve votos que o elegeriam senador pelo Pará. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) tinha liberado a candidatura, mas a procuradoria eleitoral recorreu, e o TSE barrou Jader. Agora, o deputado tenta reverter a decisão no Supremo.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, já se manifestou em parecer contra a candidatura do peemedebista. O relator do caso no STF é o ministro Joaquim Barbosa, que no caso de Roriz votou a favor de se aplicar a lei já nestas eleições.

Jader teve a candidatura questionada pela Procuradoria Eleitoral do estado porque renunciou ao mandato de senador, em 2001, para evitar um processo de cassação em meio às investigações do caso que apurava desvios no Banpará e a denúncias de envolvimento no desvio de dinheiro da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

O candidato sempre negou irregularidades. Sua defesa afirma que a renúncia não representou atentado à moralidade pública porque o então senador foi alvo apenas de denúncias publicadas na imprensa.

Se o Supremo mantiver o veto à candidatura de Jader, o TRE pode convocar novas eleições para o Senado no Pará. A soma dos votos obtidos pelo deputado e pelo terceiro colocado na disputa – o petista Paulo Rocha, também barrado pela ficha limpa – ultrapassam 50% dos votos válidos. Nesse caso, os votos são anulados, o que, pela legislação eleitoral, abre a possibilidade de realização de novas eleições.

Primeiro julgamento
Em caso semelhante sobre o registro de candidatura a governador do Distrito Federal de Joaquim Roriz, o julgamento no STF terminou empatado em 5 votos a 5. Roriz terminou renunciando à disputa e a coligação indicou a mulher dele, Weslian Roriz (PSC), para concorrer ao governo do DF.

O empate aconteceu porque o STF está com um integrante a menos desde agosto, quando o ministro Eros Grau se aposentou. A indicação de um novo ministro é feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A expectativa de alguns ministros era de que o STF fosse aguardar a nomeação de um novo integrante para retormar a discussão sobre o assunto. Em entrevista ao G1, no final de setembro, o ministro do STF e presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, afirmou que a decisão sobre a validade da Lei da Ficha Limpa dependeria do novo ministrar a ser indicado.

"Eu diria que [o futuro da ficha limpa] está nas mãos do próximo ministro, salvo se algum outro integrante da corte mudar de opinião. Claro que é mais confortável um Supremo completo, porque nós não teríamos o impasse que tivemos, mas a escolha de um ministro do Supremo é difícil, complexa, porque é preciso que seja alguém que tenha notório saber jurídico e reputação ilibada."

Segundo o presidente do Supremo, Cezar Peluso, o julgamento pode revelar uma saída alternativa para o impasse. “Possibilidade teórica [de continuar empatado] sempre tem. Eu não saberia fazer uma avaliação hoje. Se ninguém mudar de posição, fica tudo como estava. Pode ser até que o Tribunal encontre uma solução não avultada até agora”, afirmou Peluso.

No primeiro julgamento sobre a ficha limpa, os ministros sugeriram alternativas para o empate. Um delas seria seguir o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu pela validade da Lei da Ficha Limpa na eleição deste ano e pela aplicação da lei a casos anteriores à sua vigência. Outra possibilidade discutida foi a do voto de desempate do presidente do Supremo, o que ele mesmo rechaçou.



Fonte: G1

Datafolha mostra Dilma com 56% e Serra com 44% dos votos válidos

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta terça (26) indica que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 56% dos votos válidos, e o candidato do PSDB, José Serra, 44%. Os votos válidos excluem brancos, nulos e indecisos.

O segundo turno da eleição, no próximo domingo (31), decidirá quem será o novo presidente da República, a partir de 1º de janeiro.

Realizado nesta terça, o levantamento do Datafolha ouviu 4.066 pessoas em 246 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter de 54% a 58%, e Serra, de 42% a 46%.

O resultado em votos válidos é o mesmo da pesquisa anterior, realizada no dia 21.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 37404/2010.

Votos totais
Se considerados os votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Dilma soma 49% das intenções de voto, e Serra, 38%, segundo o Datafolha. Os brancos e nulos são 5%, e os indecisos, 8%.

Na pesquisa anterior, no dia 21, Dilma registrou 50%, e Serra, 40%. Brancos e nulos eram 4%, e os indecisos, 6%.


Fonte: G1