terça-feira, 23 de agosto de 2022

Ypiranga recebe o Flamengo de Arcoverde em amistoso visando a Série A2 do pernambucano

Carro roubado em Caruaru é recuperado pelos GCMs Pereira e Queiroz, em Fazenda Nova


Nesta manhã de terça-feira (23), a equipe da GCM de Brejo da Madre de Deus, composta pelo efetivo de Fazenda Nova, recebeu informações que criminosos tomaram um veículo na feira de Gado, e seguiram no sentindo do Lampião no sítio Cachoeira Seca.


O GCM Pereira, entrou em contato com o proprietário que passou as características de um dos suspeitos que poderia ser morador novato da Vila Lagoa do Mandante.

Logo em seguida os GCMs foram informados que um veículo parecido com o que foi roubado estaria nas proximidades. Após o efetivo fazer o cerco os indivíduos conseguiram fugir abandonando o carro, que foi recuperado e devolvido ao proprietário.

Fábio Aragão afirma que novo hospital de Santa Cruz será construído por trás da UPA


O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP), participou, na noite da segunda-feira (22), do programa Independente, veiculado pelo Santa Cruz Online, e frisou que um novo hospital será construído na cidade durante sua gestão. De acordo com o Fábio Aragão, o local já está definido, por trás da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Santa Tereza, às margens da PE-160.

“Para o meu pai, era questão de honra um hospital. (…) Quem trabalha comigo sabe, eu penso nisso de manhã, tarde e noite”, destacou o gestor. No entanto, ele não estipulou o prazo para o início e término da unidade hospitalar.


Ainda durante a entrevista, o prefeito destacou as ações e obras que estão sendo realizadas no município, parceria e apoio aos candidatos da Frente Popular na chapa majoritária para o governo do estado nas eleições deste ano, e que não foi cogitada a demissão da secretária de Educação após parte do teto da Escola Municipal Donatila da Costa Lima desabar no dia 13 de julho.

Confira a entrevista completa:

Psicóloga enfatiza a importância dos cuidados emocionais para as mães durante o período de aleitamento


O aleitamento materno é a principal e mais importante fonte de alimentação das crianças recém-nascidas e é recomendada como alimentação exclusiva pela Organização Mundial de Saúde até os 6 meses. Após esse período, os responsáveis já podem introduzir outras alimentações de acordo com o desenvolvimento do bebê.

Estudos comprovam que o aleitamento contribui para a redução em 13% de mortalidade até os 5 anos. Isso porque o leite materno contribui para o fortalecimento da imunidade. No entanto, além da importância da amamentação, é preciso cuidar da saúde mental e emocional das mães nesse período tão delicado.

No mês de conscientização da amamentação, a psicóloga do Sistema Hapvida, Ivana Teles, explica a importância do bem-estar das mamães, que também merecem atenção, devido ao estresse que pode surgir e impactar no humor da mulher, resultando no burnout.

“Esse é um momento em que as mães vão se sentir naturalmente mais cansadas e exaustas, com todas as obrigações que precisam cumprir, como os cuidados com os filhos. Temos observado um movimento cada vez mais comum de mães cada vez mais exaustas, os problemas são justamente os excessos, o que acaba gerando um prejuízo na vida dessas mulheres. Com a exaustão física e emocional, pode ocorrer a alteração de humor, como irritabilidade, tristeza e medo. Sentimento de impotência, culpa, de se questionar se realmente está dando conta, o que pode desencadear na Síndrome de Burnout Materna”, colocou.

A especialista aponta a importância da rede de apoio para essas mães, e assim, estabelecer uma divisão de tarefas. “É importante que ao perceber esses sintomas as mães peçam ajuda, busquem o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras, sabemos que nesse período surgem alterações hormonais que irão impactar no humor. Ter uma rede de apoio, familiares, esposo, pai da criança e outros. É necessário saber que não é possível dar conta de tudo, então, deixe para amanhã, a saúde vem em primeiro lugar”, orientou.

Jovem de 20 anos morre de traumatismo craniano após levar soco do pai no Sertão da Paraíba


A jovem Michelle Macena de Andrade Nascimento, de 20 anos de idade, faleceu na noite do ultimo sábado (20), na cidade de Sousa, após ser internada apresentando sinais de trauma na cabeça. A jovem residia no município de Uiraúna, Sertão paraibano e o caso será investigado pela Polícia Civil.

De acordo com o delegado Ilamilton Simplício, superintendente da Seccional de Cajazeiras da Polícia Civil da Paraíba, a mãe da vítima, relatou que Michelle havia tido uma discussão com o pai na última sexta-feira (19) durante a qual levou um soco. Desde então a filha se queixava de dor de cabeça e ânsia de vômito. As suspeitas é de que um murro dado pelo próprio pai tenha provocado o traumatismo e consequentemente, a morte da jovem.

A briga teria começado após o irmão da vítima sujar o fogão da casa que ela tinha limpado poucos minutos antes.

A Polícia Militar só foi acionada após um familiar da jovem causar transtorno no hospital ao saber do médico de plantão que Michelle teria falecido devido a uma pancada na cabeça, o que provocou um coágulo. Após constatado o coágulo na cabeça da jovem, ela foi transferida para a UTI, mas não resistiu.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Cajazeiras para mais exames.

O delegado disse também que os demais integrantes da família estão consternados e de luto e que por isso resolveu esperar o velório e o enterro serem realizados para só então intimar os familiares para prestar depoimentos sobre o caso.