terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Comunicador da Rádio Jornal faz desabafo diante da violência no Estado

Ciro Bezerra criticou a situação de insegurança em Pernambuco e fez apelo ao governador Paulo Câmara

Foto: Reprodução/Facebook

Diante da madrugada de violência na Zona Oeste do Recife e da crescente situação de insegurança em todo o Estado, o comunicador Ciro Bezerra fez um apelo ao governador Paulo Câmara, que segue tratando a situação como "desconfortável". O jornalista desabafou durante o programa A Voz do Povo, transmitido nas primeiras horas desta terça-feira (21).

Na fala, Ciro dá o recado: "Governador Paulo Câmara, hoje o senhor tem que sair de casa, ir ao Palácio, arregaçar as mangas e relembrar Eduardo Campos". O comunicador fez críticas, também, à necessidade do uso do polêmico vagão rosa no Metrô do Recife. "Mulheres violentadas, assassinadas, estupradas. Mulher não pode andar no metrô, tem que ter carro especial, voltamos ao mundo dos primitivos. Voltamos à Idade da Pedra, governador, onde a minha mulher vai ter que ir num vagão, num verdadeiro apartheid de gênero, porque se for no vagão que tiver homem, vai ser estuprada". 


Ele concluiu o desabafo lembrando sua posição de, acima de tudo, cidadão recifense. "Esse apelo é de um pai de família. De um comunicador, um radialista, mas pai de família, que está indignado com o que está vendo na terra em que ele nasceu e que quer viver com tranquilidade". 

Redes sociais

Em sua página pessoal no Facebook, Ciro também refletiu sobre a difícil manhã desta terça.

Novo comandante da PM detalha caos na Zona Oeste nessa madrugada

Empresa Brinks foi roubada nessa madrugada. Foto: Reprodução


Em entrevista à Rádio Jornal na manhã desta terça-feira (21), o novo comandante da Polícia Militar, coronel Vanildo Maranhão, deu detalhes do assalto à empresa de segurança Brinks, localizada na Avenida Recife, ocorrido nessa madrugada. Segundo ele, a ação foi uma situação específica, que foi agravada por uma reação dos bandidos à patrulha da Polícia Militar.

De acordo com Maranhão, a quadrilha composta por cerca de 30 homens provavelmente não é de Pernambuco. A ação, característica de regiões do Sul e Sudeste, parece ter sido meticulosamente premeditada. "Era uma quadrilha muito grande. Eles sabiam a estrutra da empresa, sabiam onde colocar os explosivos, sabiam onde estava o cofre. Era uma quadrilha articulada, que provavelmente era de fora do Estado", conta o comandante.

Investigações

De acordo com o coronel, todas as investigações do caso vão ficar a cargo da Polícia Civil de Pernambuco. No total, cerca de R$ 70 milhões foram levados da empresa.


Ação de quadrilha apavora moradores da Zona Oeste | Foto: Bobby Fabisak/JC imagem

Questionado sobre o alto índice de violência e insegurança no Estado, o coronel considerou que a situação requer cuidados. "A Polícia tem que fazer um diagnóstico e estudar estratégias para pode partir para a ação. Nós temos ações urgentes e outras que devem demorar um curto prazo", descreveu.

MULHER É ENCONTRADA ASSASSINADA E SEM ROUPAS, EM BOM CONSELHO

Uma mulher foi assassinada na madrugada desta terça-feira (21), no bairro Parmalat, em Bom Conselho, no Agreste pernambucano.

A Polícia Militar informou que o corpo de Edeline Paes da Silva, de 41 anos, apresentava marcas de espancamento e estava sem roupas. Há indícios que o corpo foi arrastado e deixado no local, de acordo com informações ela era andarilha, a polícia não informou se a vítima foi violentada sexualmente.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, a delegacia de Bom Conselho investiga o caso.

Quadrilhas usam drones para vigiar alvos, diz consultor de segurança

Dono da Prossegur afirma que quadrilhas utilizam drones para vigiar seus "alvos". Consultor de segurança descarta possibilidade de integrantes de quadrilhas estarem infiltrados nas empresas de vigilância

Ravi Soares
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Após uma empresa de carros fortes ser alvo de uma quadrilha na manhã desta terça-feira (21) no bairro da Estância, Zona Oeste do Recife, o consultor de segurança privada Coronel Antônio Menezes afirma que a ação já era esperada. O especialista em segurança, que é dono da empresa Prosegur, diz que ocorrências parecidas foram registradas no Sul e Sudeste do País e que por isso uma investida já era esperada no Nordeste.

O consultor também acredita que outros ataques podem ser realizados em bases situadas fora da Região Metropolitana do Recife, já que a polícia dessas cidades tem menor poder de resposta. 

Para o Coronel, as quadrilhas têm obtido informações privilegiadas com o uso de tecnologias como drones, por exemplo. Os equipamentos seriam os responsáveis por fazerem o reconhecimento da área que os grupos querem atingir. No entanto, o especialista descarta que integrantes desses bandos estejam infiltrados nas empresas de vigilância.
 
INSEGURANÇA

Durante a investida à empresa, três policiais militares ficaram feridos e pelo menos oito carros foram incediados e feitos de barricadas em diferentes pontos da Zona Oeste do Recife.

Homem é assassinado com sete tiros dentro de casa, em Boqueirão



Um homem foi assassinado a tiros durante a noite dessa segunda-feira (20), no município de Boqueirão, Cariri paraibano. De acordo com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), Ivanildo Francisco da Silva, de 37 anos, foi executado dentro da sua própria casa.

Por volta das 20h, dois homens armados e usando capacete invadiram o local e efetuaram sete disparos contra a vítima. Segundo a polícia, quatro tiros atingiram a cabeça de Ivanildo e outros três a região das costas.

Após praticar o crime, os suspeitos fugiram em uma motocicleta e até o momento não foram localizados.

ASSALTO A TRANSPORTADORA DE VALORES TERMINA EM TIROTEIO NO RECIFE

Um assalto a transportadora de valores Brink’s, na Zona Oeste do Recife, acabou em tiroteio, na madrugada desta terça-feira (21). De acordo com a polícia, cerca de 30 bandidos fortemente armados participaram da ação criminosa. Houve explosões e três policiais militares ficaram feridos. Ninguém foi preso. Segundo o comandante da PM, coronel Ivanildo Maranhão, os criminosos conseguiram levar a quantia que estava no cofre.

Ruas foram fechadas e carros foram incendiados. A Avenida Recife, uma das principais vias da Zona Oeste, chegou a ser interditada no sentido Zona Sul. Um caminhão também ficou destruído. Os bandidos abandoranam, em cima do Viaduto Ulisses Guimarães, um dos veículos usados na ação. O carro blindado foi pintado de preto e a placa retirada para dificultar a identificação.

O Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central da capital, recebeu três policiais militares feridos. Um levou um tiro no braço, outro na perna e o terceiro recebeu um tiro de raspão na orelha. De acordo com assessoria de imprensa da unidade de saúde, todos passam bem.

Por volta das 3h20, moradores do bairro da Estância começaram a ouvir muitos tiros. Houve relatos de fumaça em importantes avenidas da área. Grampos de metal foram colocados nas vias do entorno da transportadora de valores. Houve ainda relatos de tiros nos bairros do Caçote, Areias, Jardim São Paulo, Ibura e Jiquiá, na mesma área.

“Foi muito tiro. Passamos uma madrugada de terror. Ficamos muito assustados porque eles entraram na comunidade para fugir”, disse a moradora Sandra Souza.

De acordo com o comandante da PM, coronel Vanildo Maranhão, os bandidos, tinham como alvo principal a empresa de transporte de valores. Para entrar no cofre, eles explodiram o muro de uma loja de conveniência de um posto de combustíveis, que fica no terreno ao lado.

“Eles chegaram informando aos funcionários que não iam fazer nada com eles, que o objetivo era entrar na empresa. Eles mandaram os funcionários se deitarem e destruíram as câmeras de segurança. Depois disso, os funcionários só ouviram a explosão. Os criminosos mandaram todos correr”, explicou o gerente do posto de combustíveis, Pedro Cavalcanti.

O primeiro ataque aconteceu quando os bandidos furaram uma blitz do Batalhão de Trânsito, na Avenida Recife. Houve confronto no local. “Eles estavam com caminhões para furar o bloqueio. Eles fizeram um cerco de 360 graus em volta da empresa. É um grupo altamente armado e organizado. De acordo com os policiais que atuaram na ocorrência, os ladrões tinham sotaque do Sul e Sudeste do país”, afirmou o coronel.

Depois das investidas criminosas, a PM mobilizou cerca de 138 homens de vários batalhões e grupos táticos. Um helicóptero foi usado para tentar localizar os suspeitos, pois havia a suspeitas que muitos estavam se escondendo nas casas de moradores.

Em nota, a Brink’s informou que está colaborando com as autoridades no levantamento de informações e na investigação. “Nenhum colaborador da empresa ficou ferido durante o ocorrido”, disse.

(Do G1)

Prefeito de São João do Tigre pagará servidores antes do carnaval

Cidade que realiza um dos mais tradicionais carnavais do Cariri Paraibano, São João do Tigre está preparada para sediar mais um grande evento. Pensando nisto, o prefeito Célio Barbosa decidiu antecipar o pagamento dos servidores referentes ao mês de fevereiro.

A intenção é movimentar a economia num período de grande fluxo turístico na cidade e ao mesmo tempo oportunizar os servidores a brincar o carnaval com dinheiro no bolso.

A Prefeitura de São João do Tigre creditará o salário de todos os funcionários públicos municipais nesta próxima sexta-feira (24), período anterior às festas de momo.

O secretário de finanças, Márcio Leite, disse que a antecipação do pagamento dos servidores e a realização do carnaval é a prova inequívoca do equilíbrio administrativo alcançado pela Prefeitura de São João do Tigre. Ainda segundo Márcio, o prefeito Célio determinou rigor e planejamento no pagamento de pessoal desde o primeiro dia de seu governo, mas o município hoje tem condições de realizar o essencial e básico e ainda investir no desenvolvimento local, como por exemplo a partir do turismo de eventos.

MACONHA E CELULARES SÃO APREENDIDOS POR AGENTES DA FUNASE, EM GARANHUNS

Agentes socioeducativos, conseguiram evitar que drogas e celulares chegassem nas mãos dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Funase do município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

As apreensões aconteceram durante as visitas do último sábado (18), todo material ilícito foi arremessado por cima do mudo em direção aos pavilhões, foram apreendidos; 03 celulares, 17 pacotes de fumo, 03 porções de maconha, 03 chips para celular, 01 cartão de memória e um isqueiro.

O material apreendido foi entregue a direção da unidade para adoção das medidas cabíveis.

DELEGACIA DE BOM CONSELHO CUMPRE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO DE ADOLESCENTE

Agentes da Delegacia de Polícia Civil do município de Bom Conselho, sob o comando do delegado Alex Almeida, cumpriram na manhã desta segunda-feira (20), um mandado de busca e apreensão em desfavor de um adolescente suspeito de junto com o comparsa, Alexandre de Souza Bezerra, ter praticado crime de estupro de vulnerável.

O maior está desaparecido e é procurado pela polícia, o adolescente foi encaminhado a Funase.

Bandidos assaltam ônibus universitário de Cabaceiras e roubam celulares e dinheiro dos alunos



O ônibus que transporta diariamente os estudantes universitários do município de Cabaceiras, no Cariri, foi assaltado na manhã desta segunda-feira (20), em Campina Grande.

De acordo com as informações, dois bandidos renderam o motorista e roubaram celulares e dinheiro dos alunos. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Após a ação dos bandidos, o motorista foi a Delegacia registrar o Boletim de Ocorrência.

Prefeito anuncia mudanças na programação da 17º Corrida de Jegue de Zabelê


O Prefeito do Município de Zabelê, Dalyson Neves, confirmou na ultima quinta-feira (16) que a tradicional corrida de jegue de Zabelê passa de 2 (dois) para 3 (três) dias de festa, iniciando na sexta (28) até o domingo (30), de abril, onde ocorre no centro da cidade a maior e melhor corridas de Jegue do Brasil.

“Temos que fazer uma festa linda, mantendo o equilíbrio financeiro do nosso município, buscar meios para aquecer a economia local além de proporcionar aos visitantes uma experiência única com muito entretenimento durante as festividades alusivas de nossa cidade”. Afirmou o prefeito Dalyson Neves

A Programação Oficial será divulgada nos próximos dias através da página oficial do evento bem com outras novidades.