segunda-feira, 22 de março de 2010

Secretaria de agricultura traz cursos para o homem do campo


Em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) a Secretaria de Agricultura iniciou seu ciclo de cursos para 2010. Cursos estes, que ajudarão na capacitação e aprimoramento do trabalhador rural da Dália da Serra.
A primeira comunidade beneficiada foi o sítio Situação com o curso de Avicultura Básica, o qual teve como objetivo ensinar técnicas de produção de galinhas caipiras para venda e produção de ovos.
Já na comunidade de Pedra Preta foi realizado o curso de pintura, com uma duração de quatro dias, levando uma profissão a mais ao homem do campo. Foram explanadas todas as técnicas de pintura desde a qualidade da tinta até as ferramentas utilizadas para cada tipo de trabalho. Ficando o participante apto a exercer a profissão de forma correta e altamente profissional.
Outro curso muito importante para o desenvolvimento do município é o de Empreendedor Rural,que está sendo realizado no Hotel Fazenda todas as quartas feiras com uma carga horário de 160 horas. O mesmo visa melhorar a qualidade de vida do homem do campo evitando o êxodo rural e engajando-os em movimentos sociais.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa

Origem da Literatura de Cordel


A Origem nas Feiras Medievais
Nossa viagem em busca das origens do cordel começa na Europa, na Idade Média, num tempo em que não existia televisão, cinema e teatro para divertir o povo. A imprensa ainda não tinha sido inventada e pouquíssima gente sabia ler e escrever. Os livros eram raríssimos e caros, pois tinham de ser copiados a mão, um a um. Então, como as pessoas faziam para conhecer novas histórias?

Pois bem, mesmo nos pequenos vilarejos existia um dia da semana que era especial: o dia da feira. Nessas ocasiões, um grande número de pessoas se dirigia à cidade, e ali os camponeses vendiam seus produtos, os comerciantes ofereciam suas mercadorias e artistas se apresentavam para a multidão.

ANTONIO SILVINO (Manoel Baptista de Moraes)


No dia 2 de novembro de 1875 na Serra da Colônia, freguesia de Afogados, nascia Manoel Baptista de Morais (1875-1944).

Filho de Francisco Baptista de Moraes e de Balbina Pereira de Morais, carinhosamente tratado por Nezinho (ou Batistinha), era o caçula de cinco irmãos. Nasceu em uma família de fazendeiros, sendo o primeiro cangaceiro de importância na época. As histórias e lendas sobre suas façanhas, e o respeito e admiração que suscitou entre os sertanejos, ajudou a moldar uma concepção popular do cangaço e a lhe dar sustentação.

O historiador norte-americano Billy James Chandler revela Silvino como um cangaceiro “cavalheiresco, que respeitava e fazia justiça aos que mereciam”. Precursor de Lampião foi o cangaceiro que aterrorizou o Nordeste no início do século XX, chegando a se autonomear “governador do sertão”.

BREJINHO - 79ª Festa de São Sebastião

Opinião de um homem sobre o corpo feminino


Não importa quanto pesa. É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher. Saber o seu peso não nos proporciona nenhuma emoção.

Não temos a menor idéia de qual seja seu manequim. Nossa avaliação é visual, isso quer dizer: se tem forma de guitarra... Está bem. Não nos importa quanto medem em centímetros - é uma questão de proporções, não de medidas.

Garanhuns - Festa Paschalia



O apresentador da Rede Record, Gugu (Augusto) Liberato, esteve gravando, na quinta-feira (18/Mar/2010) na cidade de Tuparetama (visite o site da cidade) no sertão de Pernambuco. O quadro deverá ser apresentado como um misto dos quadros “De volta para o meu aconchego” e “Construir mais um sonho” visto que além de o programa promover a volta de uma família a sua cidade de origem, também doou uma nova residência aos mesmos.

Além das passagens aéreas, Gugu doou uma casa à família de Dona Maria Madalena - casada e mãe de seis filhos - que morava em São Paulo e tinha o sonho de voltar à sua terra natal por não ter se adaptado e estar passando por dificuldades financeiras.