sábado, 5 de agosto de 2023

DOCUMENTÁRIO QUE NARRA A HISTÓRIA DO SÍTIO MAGANA É LANÇADO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Fotos: Wallan Max

Aconteceu na tarde da última quarta-feira (02) na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, o lançamento do documentário: “Magana – Memórias do Meu Lugar”, que narra a luta pela sobrevivência das primeiras famílias da localidade, os avanços conquistados, a chegada do congregacionalismo no povoado, a visita do ex-governador Miguel Arraes, o lazer promovido pelo futebol e as suas festas tradicionais.


O documentário é idealizado pela professora Yngrid Souza, com produção de Elivaldo Araújo, e em seu lançamento, contou com as presenças do prefeito do município, Fábio Aragão, do presidente da Câmara de Vereadores, Zeba Climério, além dos vereadores Zezim Buxim, Vando da Sertec, Flávio Pontes, Irmão Soares e Nêgo Zé.


No plenário, estiveram presentes alguns dos participantes do documentário e seus familiares, além de diversos convidados. A cerimônia de lançamento foi conduzida pelo professor Nilson Pereira.



“É um documentário muito lindo e interessante, e que serve para aquelas pessoas mais jovens e para as futuras gerações assistir para saber realmente de onde foram os seus princípios. Parabéns pelo memorável trabalho e a Magana por esse verdadeiro resgate histórico” – disse o presidente da Câmara, Zeba Climério.


“Queria parabenizar por essa iniciativa de tá registrando tudo, para que possamos ter essas boas lembranças, e que outras iniciativas como essa possam surgir na nossa cidade, para termos esse registro na história gravado nos nossos corações e memórias” – completou o prefeito Fábio Aragão.


“Ele busca resgatar e preservar as origens da nossa querida Vila da Magana, mantendo viva essas memorias através do depoimento de cada um que participou desse projeto. Eternizando essas histórias para que as próximas gerações de maganenses conheçam suas raízes” – destacou a idealizadora, Yngrid Souza.


Acompanhe abaixo o documentário na íntegra:

CAMINHONEIRO FOI ASSASSINADO EM BELO JARDIM/PE


Um caminhoneiro foi morto a tiros na noite de ontem sexta-feira (4), no bairro Santo Antônio, no município de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco.

A vitima foi, Ivanildo Bezerra Macena, de 62 anos, estava jogando dominó, quando dois homens chegaram em uma moto e o garupa atirou, Ivanildo não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

vizinhos disseram à polícia que a vítima era uma boa pessoa e desconhecem qualquer motivação.

A Polícia Militar, a Polícia Científica e a Polícia Civil estiveram no local, o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

COM THULLIO MILIONÁRIO E CAVALEIROS DO FORRÓ, PREFEITURA DE CARAÚBAS ANUNCIA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA TRADICIONAL FESTA DO DISTRITO DE BARREIRAS.


Nos dias 25 e 26 de agosto o Distrito de Barreiras, em Caraúbas, se transformará num verdadeiro Arraial de alegria e festa, com uma programação diversificada para atender toda população.

Usando o espaço da Rádio Serra Branca FM, no programa Jornal do Meio Dia, da sexta-feira (04), foram anunciadas as atrações oficiais da festa.

Na sexta-feira, sobem ao palco as bandas Mandacaru Capibaribe, Gil Camargo e Thullio Milionário.

Já no sábado, dia 26, será a vez de Kiel do Acordeon, Maciel Vaqueiro e Cavaleiros do Forró animarão a comunidade.

O prefeito Silvano Dudu expresssou sua felicidade em realizar mais um grande evento para Caraúbas, desta vez no distrito de Barreiras.

“É uma tradicional festa que atrai turistas e famílias para nosso distrito de Barreiras, é com muita felicidade e responsabilidade que anunciamos essa grande festa para nossa população, com grandes artistas e uma expectativa de muito sucesso”.

DOIS SUSPEITOS ACABAM MORTOS E TRÊS FICAM FERIDOS APÓS TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA, EM CAMPINA GRANDE.


Duas pessoas acabaram mortas e outras três ficaram feridas após um confronto com a polícia na noite dessa sexta-feira (4), em Campina Grande. Conforme as informações, os cinco indivíduos são suspeitos de praticar vários assaltos na cidade. Com eles, foram encontradas armas.

De acordo com a polícia, já havia a informação chegada a central, pelo número 190, de que os cinco haviam roubado um carro e estariam utilizando o veículo para praticar assaltos.

Uma equipe policial se deparou com os suspeitos durante as rondas e na tentativa de uma abordagem os suspeitos atiraram contra os policiais que revidaram a ação.

Segundo o boletim médico do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, até ontem à noite, dos três que sobrevivera, dois já estavam sendo encaminhados para receber alta e um iria passar por cirurgia.

Os dois mortos estavam sem documentação e sem identificação.

CRIANÇAS, ADOLESCENTES E IDOSOS NOS COELHOS, VÃO CELEBRAR OS 47 ANOS DE LBV EM PE COM SHOW DE TALENTOS


A Legião da Boa Vontade (LBV) oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para que crianças, adolescentes, adultos e idosos consigam transformar — para melhor! — a própria realidade. Na Unidade da Instituição, no Bairro dos Coelhos, promove diversas atividades, campanhas e projetos socioassistenciais que visam ao desenvolvimento integral dos assistidos, oferecendo o apoio necessário a pessoas e famílias em situação de pobreza.

Nesta próxima quarta-feira, 09 de agosto, às 9h e às 14h, na Sede da Instituição nos Coelhos, os integrantes dos serviços Criança – Futuro no Presente (crianças e adolescentes) e o Vida Plena (idosos 60+) prepararam uma celebração toda especial, para comemorar os 47 anos de trabalho ininterrupto da LBV no Estado de Pernambuco. Vai acontecer um divertido Show de Talentos com dança, canto, artesanato, capoeira, embaixadinhas futebolísticas e muita criatividade.

E qual a importância dessas atividades? Há uma série de benefícios à saúde física e mental dos atendidos. Trabalha-se, por exemplo, a autoestima, a atenção; amplia-se o repertório de expressão emocional, que é muito importante para não sucumbir à depressão, solidão e outros problemas dessa natureza; e diminui-se o nível de estresse, colaborando com uma boa qualidade de vida.

O Show de Talentos Boa Vontade é o resultado das atividades socioeducativas desenvolvidas pelos serviços Criança — Futuro no Presente! e Vida Plena, que diariamente participam de oficinas de cidadania irrestrita, arte e cultura, música e esportiva.

Para conhecer o trabalho empreendido pela LBV, visite a unidade do Centro Comunitário de Assistência Social da LBV no Recife, está localizada na Rua dos Coelhos, 219 — Coelhos, região central, próximo ao Cais José Mariano.

SAIBA COMO AJUDAR:

Acesse www.lbv.org.br e doe qualquer valor. Se preferir, faça uma transferência bancária pelo PIX oficial da LBV: pix@lbv.org.br. Para outras informações, ligue: (81) 3413-8601.

EM PATOS/PB: DELEGADO PRESO SUSPEITO DE DESVIAR FIANÇAS TAMBÉM VAI RESPONDER POR RETARDAR INQUÉRITOS


O delegado da Polícia Civil, Elcenho Engel, que foi preso na manhã desta sexta-feira (4), em Patos, no Sertão da Paraíba, é suspeito de praticar crime de peculato e prevaricação. Segundo as investigações da própria instituição, além de desviar recursos oriundos do pagamento de fianças, ele também vai ser investigado por retardar a tramitação de inquéritos. A suspeita é de que as irregularidades tenham sido praticadas nos últimos oito anos.

Em entrevista coletiva realizada nesta sexta, o delegado da seccional da cidade de Patos, um dos responsáveis pela investigação dos crimes, Paulo Ênio, deu mais detalhes sobre como a dinâmica do desvio de recursos de fianças teriam acontecido.

“Havia a lavratura de prisões em flagrante na Central de Polícia em Patos e a cobrança de um determinado valor pela fiança. Esses valores não eram recolhidos, sendo recolhidos somente depois da Justiça identificar isso e cobrar por diversas vezes. Nós da seccional também oficiávamos para fazer o recolhimento. Alguns recolhimentos aconteceram, fora do prazo legal, e outros não foram realizados”, explicou Paulo Ênio.

Também em entrevista, foi informado que Elcenho Engel, antes de ser transferido para a delegacia de Teixeira, era responsável pela unidade de Roubos e Furtos de Patos.

Além do crime de peculato, que teria sido cometido pelo delegado, também é investigado a possibilidade do cometimento de prevaricação, isso porque o suspeito teria retardado a distribuição de inquéritos policiais vinculados à prisões em flagrante, com o intuito de ocultar a apropriação do dinheiro recebido como fiança policial. A suspeita é de que ele tenha praticado esses crimes pelos últimos oito anos. Ainda não há um balanço sobre o valor total dos desvios.


Segundo a polícia, a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), em meados de 2020, foi fundamental para revelar as atividades ilícitas do servidor policial preso nesta manhã.

O responsável pelas investigações, Paulo Ênio, também informou na entrevista coletiva, que após buscas na casa do suspeito nesta sexta, vários inquéritos policiais foram encontrados, inclusive de unidades de outros municípios em que o delegado não era titular. Os nomes dessas cidades não foram revelados.

“Havia muitos inquéritos policiais (na casa do suspeito). O que surpreendeu a polícia foi que eram inquéritos policiais de outras unidades que não de titularidade do delegado, de delegacias anteriores, a exemplo da delegacia de Roubos e Furtos de Patos”, explicou o delegado Paulo Ênio, da seccional do município.

Também conforme Paulo Ênio, a investigação a partir de agora vai tentar entender a procedência dos inquéritos encontrados. Segundo o delegado, os inquéritos deveriam estar no próprio Pje da polícia ou ainda no cartório da delegacia.

Além dos inquéritos encontrados na casa do delegado Elcenho Engel, a polícia apreendeu uma pistola de calibre que não foi identificado. A arma é considerada de uso restrito, sem registro, o que caracterizou a prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Um dos advogados do delegado investigado, Corsino Neto, disse achar “superficial e estranha” a decisão de prisão preventiva expedida pela 6ª Vara da Comarca de Patos. Segundo ele, os advogados não obtiveram acesso aos autos do processo de investigação.

Em relação aos inquéritos encontrados na casa do delegado após buscas da polícia, Corsino Neto disse que não há proibição do inquérito policial “ser trabalhado em casa”. Segundo ele, atualmente, é possível trabalhar de forma remota.

“Hoje é possível você fazer o teletrabalho, você levar para trabalhar em casa, ao contrário de se dizer que isso é algo negativo, quando você leva trabalho para casa é bom. Trabalho em casa é sinal de empenho. Isso era pra ser gratificado e não condenado e combatido”, ressaltou a defesa.

“Trabalhar em casa não é crime. Quem quer desfazer-se de algum material não leva pra casa, se desfaz. Leva para casa para trabalhar”, disse.

A corregedoria da Polícia Civil que acompanha os procedimentos que são feitos com servidores da instituição, como aconteceu nesta sexta-feira, disse que acompanhou o caso e que tudo vai ser analisado para saber qual procedimento administrativo vai ser tomado.


Fonte: G1/PB

IROCHE SILVA É REELEITO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS CARROCEIROS DE SANTA CRUZ


Na última semana, foi realizada a eleição para a escolha dos novos presidente e vice da Associação dos Carroceiros Autônomos de Santa Cruz do Capibaribe (ACASCC), que atuam no Moda Center e Calçadão Miguel Arraes. Realizada no corredor central entre os setores Azul e Branco do Moda Center, a eleição contou com duas chapas candidatas para o biênio 2023-2025.

Ao todo, foram 400 carroceiros votantes em um total de 620 aptos, sendo que a Chapa 01, liderada pelo atual presidente Iroche Urbano da Silva e seu vice Gilberto Santos de Araújo, foi reeleita para o terceiro mandato com 254 votos.

“Quero agradecer muito aos colegas e dizer que essa vitória não é apenas minha e de meu vice, mas de todos de nossa associação. Não esqueçam que vocês são muito importantes aqui no Moda Center”, pontuou Iroche.


Fundada em 08 de outubro de 2006, um dia após a inauguração do Moda Center, a associação tem como lema ‘Carroça na mão, fregueses no coração’.

Confira o resultado:

Chapa 01 – Iroche Urbano (Pres.) e Gilberto Santos (vice): 254 votos

Chapa 02 – Sérgio da Silva (Pres.) e Bruno Batista (vice): 141 votos

Votos brancos e nulos: 05 votos

Carroceiros aptos a votar: 620