domingo, 24 de julho de 2022

FILHO DO XILOGRAVURISTA J. BORGES É MORTO PRÓXIMO DA BR-232, EM BEZERROS/PE


Um dos filhos do xilogravurista J. Borges foi encontrado morto no dia de ontem sábado (23), próximo da BR-232, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. O corpo de Emerson Borges, de 30 anos, apresentava marcas de golpes de arma branca.

Um dos irmãos de Emerson havia postado em uma rede social, na sexta-feira (22), um pedido de ajuda para tentar encontrar um carro roubado. A vítima estaria no veículo. O corpo de Emerson foi encontrado ao lado do automóvel.

A autoria e motivação do assassinato é desconhecida. Ao g1, o delegado do caso, Eric Costa, informou que está realizando buscas. Até o momento da publicação desta matéria, ninguém havia sido preso pelo crime.

Por meio de uma rede social, o perfil do Memorial J. Borges lamentou a morte de Emerson: “não conseguimos expressar a tamanha dor deste momento”. O local não irá funcionar pelos próximos dias. Quando as atividades retornarem, um aviso será postado no perfil.

Violeiros da Paraíba e outros Estados se encontrarão em Festival da 8a Expoprata


Seis duplas de repentistas foram confirmadas para o evento, que terá ainda quatro declamadores da poesia popular, com destaque para jovens poetas pratenses_

Um dos eventos mais esperados que ocorrerá na 8a Exposição de Caprinos e Ovinos da cidade de Prata (Expoprata) é o Festival de Violeiros. Na quinta-feira, 25, haverá o Festival e o 3° Encontro de Poetas Cantadores, homenageando o poeta Jurandir Tembório. As duplas participantes são Biu Dionísio e Raimundo Caetano, Rogério Menezes e Sebastião Dias, Ivanildo Vila Nova e Raulino Silva, Felipe Pereira e João Lídio, Evaldo Filho e Zé Carlos do Pajeú e Edmilson Santos e Zé Rosa.

Os declamadores serão Marquinho da Serrinha, Joacil Paulino, Ygor Lima e Marlene Lima. Uma participação especial do menino cantador, Thulio Fontinelle. A apresentação do Festival vai ficar por conta do poeta Teixeirinha, da Prata, que é também cordelista e radialista.

O poeta Joacil, que é de Prata, representante de uma nova geração de poetas populares da cidade, falou sobre sua participação no Festival. “Para mim é uma honra fazer essa apresentação em minha cidade e nesse evento tão importante, no meio de tantas estrelas do repente. É a segunda vez que participo desse Festival e espero todos os amigos e amigas lá”, explicou e convidou o poeta.

Já a poetisa Marlene Lima, única representante mulher no meio cultural do Festival, também faz parte dessa nova leva de admiradores e criadores da poesia popular.

“Estou me sentindo feliz, por estar participando de uma coisa que gosto muito, que faz parte da minha vida, que é fazer poesias. Nem tinha percebido que só tinha eu como mulher, mas elas estão bem representadas por mim, que tanto amo declamar”, falou.

A secretária de Cultura e Turismo de Prata, Rosângela Rafael, é uma das organizadoras do Festival e falou da missão do evento na Expoprata. “Vamos falar do fortalecimento em manter viva a nossa cultura da poesia e do repente. Falar também sobre o incentivo que é ofertado pela Prefeitura por meio de concursos de poesias nas escolas, ação importante para que nossas crianças também enveredem por esse caminho artístico”, comentou.

A 8a Expoprata é realizada pela Prefeitura de Prata e é apoiada pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), Secretaria de Estado da Agricultura, Empaer, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Sicred, Sicoob, Senar, Faepa, Sebrae Paraíba, Empreender PB, PBTur, Apacco, Abcc e Arco. Os parceiros da Exposição são Via Leste, Maravilha Motos, Da Fonte Tratores, Valtra e Acoop.

Cultura da poesia e da viola

Para quem não sabe, o repente é o ritmo que os violeiros cantam, é um modo de “cantoria” toda baseada no improviso. Sua origem é portuguesa, mas foi primeiramente na Paraíba, no século 19, que o repente ganhou força e se espalhou por todo o Nordeste. No Encontro, os poetas cantarão acompanhados por violas e abordando os mais variados assuntos.

O homenageado, o poeta Jurandir Tembório, é natural de Prata, que é um município que valoriza essa arte. Segundo o organizador do Festival, Teixeirinha, a partir desta edição, o Festival só homenageará os poetas vivos. “É mais válida essa homenagem em vida porque ele está vendo o que é feito por ele. Jurandir é um poeta repentista daqui da nossa terra, aboiador, ex-vereador, é uma pessoa da cultura, por isso merece ser homenageado”, concluiu.


Fonte: Cariri Ligado

Ypiranga abre vendas dos setores das cadeiras cativas e camarotes no Estádio Otávio Limeira Alves


A diretoria do Ypiranga está comercializando todas cadeiras cativas e camarotes, do Estádio Otávio Limeira Alves (Limeirão). O espaço onde ficam localizados esses dois setores que estão à venda, é em um local privilegiado que é no centro do estádio.

Após os vencimentos dos prazos em relação as suas últimas vendas que ocorreram ainda no início dos anos 2000, as cadeiras cativas e camarotes retornaram para o poder do Ypiranga.

Para esta primeira etapa de vendas, a diretoria preferiu de início negociar com os antigos donos, que foram os primeiros a acreditarem na instituição e diretoria, ao adquirir os espaços quando ainda era apenas um projeto. Mas mesmo assim, a diretoria decidiu abrir cadastro para novos interessados, caso haja desistências de antigos proprietários. Vale destacar que já há uma lista de espera.

A compra garantirá ao torcedor o espaço privilegiado no estádio durante cinco anos. Os interessados podem entrar em contato com o departamento comercial e também tirar todas as dúvidas através do (81) 9.9348-8343, falar com Pablo. No total, 186 cadeiras e 20 camarotes serão comercializados.


Fonte: Blog do Ney Lima

Prefeitura anuncia 3° Rapel de São Sebastião do Umbuzeiro


A prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro, através da Secretaria de Cultura e Turismo realizarão, no dia 06 de agosto, o 3° Rapel São Sebastião do Umbuzeiro-PB. Será um evento de turismo e aventura e se localizará no Mirante de Pedra Talhada.

Rapel é o processo de descida de uma vertente ou paredão na vertical com a ajuda de uma corda dupla passada sob uma coxa e sobre o ombro oposto a ela, ou por meio de um dispositivo especial que desliza controladamente pelo cabo.

No evento em questão será praticado o Rapel Vertical em uma descida de cerca de 37 metros. Esse é o tipo de Rapel mais tradicional e o mais praticado onde o praticante tem contato com uma parede ou rocha.

O evento ainda contará com ônibus disponível pra locomoção dos participantes e o apoio do secretário de cultura Didi Milton e do prefeito Adriano Wolff.

Mãe faz apelo para conseguir ajuda e custear tratamento do filho de 7 anos com doença no intestino


Com apenas 7 anos de idade, o pequeno José Ryan está em tratamento contra a doença de Megacolón Congênito, essa é uma condição do intestino grosso que dificulta a passagem das fezes.

José Ryan nasceu com Anomalia Anurretal e Megacolón Congênito, e já passou por 9 cirurgias e está encaminhando para a décima, de acordo com a mãe, Jacielma Maria. A família reside no sítio Placas, na Zona Rural de Taquaritinga do Norte.


Para custear o tratamento, a família faz um apelo para realizar os exames e comprar fraldas, uma das principais despesas relatada por Jacielma. Um bingo beneficente também será realizado para ajudar no custeio.

De acordo com Jacielma Maria, o filho já usou bolsa de colostomia e está usando uma sonda, mas não está tendo o resultado esperado pela equipe médica.


 “Ele precisa fazer outra cirurgia, só que antes, ele precisa passar por um hematologista para fazer exames e saber o porquê está perdendo peso”, disse. Ainda segundo a mãe de Ryan, o garoto está com hematomas no corpo, e em outras cirurgias, o menino teve cinco hemorragias internas.

Jacielma ainda relatou que, segundo o médico, o filho tem problemas sanguíneo, mas que ainda não foi diagnosticado. E uma das suspeitas é de que o garoto esteja com leucemia.

Como ajudar:

Para contribuir com o tratamento do pequeno José Ryan, as doações podem ser realizadas pessoalmente ou via PIX: (81) 9. 9358-3871. Para os interessados em participar do bingo, a cartela custa R$ 15 e também podem ser adquiridas pelo PIX ou na residência do garoto.

Fonte: Blog do Ney Lima

Confira a reportagem:
 

VENCEDOR: primeiro formado da família, jovem deficiente de Livramento recebe homenagem de reitor da UFPB


Um jovem caririzeiro se destacou nos últimos dias por ser sinônimo de garra, superação e força de vontade ao concluir sua graduação na Universidade Federal da Paraíba.

José Aliomar é natural de Livramento e estudante da UFPB e concluiu recentemente sua graduação na instituição no polo em educação a distância que fica no município caririzeiro.


Aliomar é deficiente físico e mesmo com suas limitações não deixou de seguir seus sonhos e se tornou Licenciado em Computação e também é o primeiro da sua família a ter um curso superior.

Sua dedicação e força de vontade foram reconhecidas pelo Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, que externou sua felicidade e orgulho.

“Muito feliz em conhecê-lo, vendo em seus olhos que qualquer limitação não procede do mundo externo, mas de nós; a vida é um mundo de oportunidades” publicou o Reitor em suas redes sociais.


Fonte: Paraíba Mix

CAMPEONATO RURAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE 24/07/2022