quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Ação Cívica Maçônica 2014 promove mutirão gratuito de serviços de saúde e de cidadania nos Coelhos

Neste sábado, dia 23 de agosto, dás 9h às 14h, acontecerá a Ação Cívica Maçônica 2014 – Acima, promovendo mutirão gratuito de serviços de saúde e de cidadania sob o lema: “Trabalhamos por uma sociedade mais justa e um mundo mais perfeito”. O evento é realizado anualmente pela Grande Oriente Independente de Pernambuco com a parceria de empresas e órgãos públicos no atendimento às comunidades da Região Metropolitana do Recife. Neste ano os bairros dos Coelhos, Coque e Joana Bezerra serão contemplados pela ação. 

Os serviços a serem oferecidos serão gratuitos e contará com aconselhamento médico nas áreas de oftalmologia; oncologia; cardiologia pediátrica e jurídico; exames feitos pelo Lacem e ultrassonografia. Haverá também aferição de pressão arterial e glicemia, com número limitado de atendimento.

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco emitirá a 1ª via da carteira de trabalho - CTPS e da RG, para emitir são necessárias 04 fotos 3x4 e registro de nascimento. A Ação Cívica Maçônica vai estimular a solidariedade com todos os beneficiados em participarem com a doação de sangue junto ao Banco de Sangue Hemato. 

As crianças participarão de atividades lúdicas que enfatizará a importância da escovação dentária para uma vida saudável. Quem necessita trocar os óculos e está sem condições financeiras, poderá adquirir com o Lafepe armações com preços populares.

Os parceiros são a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco – SDS; Procon-PE; Lacen/PE; Lafepe; ATMO; Hospital Memorial; Diagmax; Ónkos; Círculo do Coração; Memorial oftalmo; Hospital Especial Domiciliar; Hemato; ONG Afeto; APAF; ONG Be-a-Byte; Instituto Cristina Tavares; Fasup e LBV.

O mutirão terá como sede o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade – LBV, localizado na Rua dos Coelhos, 219 – próximo ao Cais José Mariano, parceira da Grande Oriente Independente de Pernambuco. Informações: (81) 3413.8600.

POLÍCIA PRENDE FALSO MÉDICO ATENDENDO EM POSTO DE SAÚDE EM GARANHUNS

Um homem de 32 anos foi preso nesta terça-feira (19) suspeito de exercer ilegalmente a profissão de médico em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, o falso médico estaria atuando como clínico geral em uma unidade de saúde do Bairro Boa Vista e prescrevendo medicamentos.
A polícia informou que chegou até o homem por meio de uma denúncia. “Ele estava trabalhando há aproximadamente três semanas usando o registro do CRM [Conselho Regional de Medicina] de outro médico, não tem diploma e forneceu dados falsos ao setor de Recursos Humanos da prefeitura”, diz o delegado Helianthus Soares.

O suspeito foi preso em flagrante, prestou depoimento na primeira delegacia do município, e foi levado para a Cadeia Pública de Garanhuns. Ele responderá pelos crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina.

Por telefone, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o homem trabalhava há dez dias na unidade de saúde, sendo cinco em contato direto com a população e ainda não havia sido contratado. O departamento informou que após identificar que a documentação dele poderia estar irregular, a Secretaria de Saúde acionou a Polícia Civil e o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).

Do G1 Caruaru

Imagens: Agreste Violento

OPERAÇÃO DA CIOSAC E POLÍCIA FEDERAL ERRADICA 29.757 PÉS DE MACONHA EM BELÉM DE SÃO FRANCISCO


Em operação conjunta na data do ultimo dia (18), a CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga) e equipe da Polícia Federal, realizaram incursões nas ilhas do rio São Francisco, município de Belém do São Francisco, localizando 04 (quatro) roças de maconha, totalizando 29.757 (vinte e nove mil, setecentos e cinquenta e sete) pés da droga, as quais foram erradicadas e incineradas; além de 15 (quinze) quilos de maconha pronta para consumo; 1,4kg (um quilo e quatrocentos gramas) de sementes de maconha e 08 (oito) sementeiras.

A ocorrência foi apresentada à Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, para as providências legais cabíveis

Semana da Pessoa com Deficiência será realizada em Santa Cruz do Capibaribe


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Educação e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF), realiza a Semana da Pessoa Com Deficiência que acontece entre de 23 a 29/08. O evento apresenta o tema: “Educação, família e sociedade: unidos no processo de inclusão”, e vai trazer uma programação voltada para toda a sociedade santa-cruzense, contará com seis oficinas para professores, auxiliares, coordenadores e todos os profissionais da educação.

“Essa causa não é uma questão de assistencialismos, e sim uma questão de sensibilidade, de olhar, de enxergar a pessoa com deficiência como um cidadão normal que está lutado para que seus direitos sejam respeitados. A Semana da Pessoa com Deficiência será de mobilização social, cultural e esportiva, uma semana verdadeiramente inclusiva”, disse Clécia Lira Coordenadora de Inclusão.

O presidente do COMDEF, Renê Atleta, falou que os paratletas santa-cruzenses também irão participar da Semana da Pessoa Com Deficiência 2014. “Os paratletas estarão no Moda Center na próxima segunda-feira (25), fazendo panfletagem do evento, também será montada uma tenda com informações sobre a prática esportiva inclusiva”.

As inscrições para participar da Semana da Pessoa com Deficiente estão sendo feitas na Secretaria de Educação, na Avenida 29 de Dezembro, n° 55, até o dia 22 de agosto, das 8 às 17 horas, no departamento de Inclusão.

Confira a programação:
Informações da Assessoria.

Igreja Adventista de Santa Cruz do Capibaribe realizará evento de conscientização contra o turismo sexual

.

No próximo sábado (23), a Igreja Adventista do Sétimo Dia, de Santa Cruz do Capibaribe, irá realizar o evento “Quebrando o silêncio”.

A iniciativa tem como objetivo alertar a população local sobre os riscos e implicações do turismo sexual, prática que coloca em situação de risco milhares de jovens em todo o mundo.

Outros temas também serão abordados como a violência contra a criança e o idoso, os perigos da internet (pedofilia e roubo de dados) entre outros temas.

No município, será realizada uma grande carreata e caminhada para chamar a atenção para a importância dos temas, onde haverá a distribuição de folders e outros materiais a população.

Serão percorridas várias ruas e bairros do município. A concentração será às 7h, com saída da Igreja Central, que fica localizada na Rua José Bezerra da Costa, no Bairro Cruz Alta.

O evento também é aberto para a participação popular.

Justiça Eleitoral divulga lista de mesários santa-cruzenses para as eleições de outubro

Imagem meramente ilustrativa.

A 109ª Zona eleitoral do estado de Pernambuco, que corresponde ao munícipio de Santa Cruz do Capibaribe e que tem a frente o Juiz Eleitoral, Dr. Luiz Célio de Sá Leite, divulgou a lista de todos os eleitores que trabalharão como mesários na eleição deste ano.

As funções principais dos mesários são recepcionar o eleitor, identificá-lo (por biometria ou documento oficial com foto) e encaminhá-lo para votar na urna eletrônica. Todos os escolhidos pelos juízes para a função receberam comunicação oficial por meio de carta. Os mesários que ainda não receberam a carta, deverão se dirigir com a maior brevidade possível até o Cartório Eleitoral, localizado na Rua Maria Francisca da Silva, 39, Bairro Santo Antônio, antigo Recepcione, das 09 às 17 horas, para receber informações acerca do treinamento.

Os escolhidos terão que comparecer no primeiro turno, em 5 de outubro, e também em caso de eventual segundo turno, em 26 de outubro. Não é facultado ao eleitor optar por trabalhar ou não. Mas é possível pedir dispensa ao juiz eleitoral. Cada pedido será analisado individualmente.

Se o eleitor convocado para mesário não comparecer no dia da eleição, tem até 30 dias após o pleito para justificar a ausência. Quem não comparecer e nem justificar, pode responder por descumprimento de ordem judicial, com pena de multa.

O mesário tem direito a dois dias de folga por dia trabalhado, preferência no desempate em concursos públicos (quando estiver previsto em edital) e auxílio-alimentação no dia da votação. Não podem ser mesários os candidatos e parentes até segundo grau e menores de 18 anos.

Confira a lista dos mesários e administradores das seções, nos links abaixo:


Mendonça Filho questiona atraso de projeto espacial firmado em convênio com a Ucrânia


O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE) entrou com um requerimento de informação para saber os reais motivos por trás do atraso no programa espacial Alcântara-Cyclone-4, firmado entre o governo brasileiro e a Ucrânia. O Requerimento 4476/14 apresenta um questionário a ser enviado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para que este preste esclarecimentos.

O projeto se baseia na empresa pública binacional criada em 2003, a Alcântara Cyclone Space (ACS), que prevê a construção e operação de uma base de lançamento em Alcântara (MA) para foguetes de tecnologia ucraniana. A projeção inicial era de que o primeiro protótipo seria lançado em 2007. Após onze anos e depois de cerca de US$ 300 milhões investidos por ambas as partes, o projeto se encontra com prazo de conclusão para 2015 “podendo sofrer pequena variação”, conforme anuncia a ACS.

“Se antes de toda essa turbulência internacional o projeto já não conseguia seguir em frente por entraves burocráticos e, o mais absurdo, conflitos fundiários, que dirá agora que nossa política internacional se tornou subserviente ao governo russo e aos desmandos de Vladimir Putin”, criticou o líder, ao citar o atual embate diplomático que vive Rússia e Ucrânia.

Entre as perguntas a serem feitas ao ministro Clelio Campolina Diniz, Mendonça quer saber qual a atual situação em que se encontram as obras de construção civil, a situação financeira do programa, qual o investimento necessário para a conclusão do projeto e quais as sanções previstas para o descumprimento do contrato.