quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Representantes da FIEPE visitam Santa Cruz do Capibaribe e propõem parceria com a CDL

O presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Lopes, esteve reunido na tarde desta quarta-feira (14), com representantes da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), para discutir a possibilidade da realização de Balcão de informações junto ao empresariado de Santa Cruz do Capibaribe. Os representantes da Fiepe, Jéssica, José André Freitas, Luiz Barreto e a Assessora Técnica do Núcleo Caruaru, Priscilla Almeida, tiraram dúvidas em relação de como seria o projeto.

O projeto consiste em um Balcão de atendimento aos empresários, onde os mesmos preenchem um formulário sobre as necessidades de suas empresas, a fim de que a FIEPE entenda a demanda e possa oferecer soluções.

O presidente, Fábio Lopes, disse que as portas da CDL estão abertas para esta nova parceria, pois só assim Santa Cruz do Capibaribe continuará neste processo de crescimento. Ao final, o presidente parabenizou a FIEPE pela atuação no interior e solicitou que se possível, a CDL seja incluída também nas Missões Empresariais.

A Assessora Técnica do Núcleo Caruaru, Priscilla Almeida, disse que a FIEPE de fato tem se engajado nesse processo de interiorização de suas ações. “Estamos trabalhando fortemente a interiorização. Estamos oferecendo treinamentos e cursos, e logo no início de 2012, já estaremos trazendo essas ações para Santa Cruz do Capibaribe, porque entendemos que não devemos fazer apenas em Caruaru”, explicou a assessora.

Caminho livre para Jader Barbalho no Senado depois de ter sido barrado pela Lei da Ficha Limpa...

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, acolheu petição da defesa do senador e desfez o impasse que adiava a decisão do caso.
E quem está no lugar dele já reclama...
A senadora Marinor Brito critica o Supremo e pode deixar o Senado a qualquer momento.
Reação no Senado...
Demóstenes Torres diz que por pior que seja Jader Barbalho, o Supremo está certo.

Pátio de São Pedro celebra os 99 anos de Luiz Gonzaga

O eterno rei do baião foi celebrado por uma multidão na noite desta última terça-feira (12) no Pátio de São Pedro, centro do Recife. No dia em que se comemorou os 99 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, forró e outros ritmos da terra fizeram a festa de quem aguentou a noite para homenagear o velho Lua. Abaixo você tem uma "palinha" da animação em um vídeo feito pelo coordenador de jornalismo da Rádio Jornal, Carlos Morais.

Pressão no governador do Distrito Federal...

O deputado federal Fernando Francischini acusa Agnelo de beneficiar um casal de empresários do ramo da saúde quando era diretor da Anvisa.
Em troca, os donos da companhia teriam vendido uma casa para o governador abaixo do valor de mercado e passado a familiares do petista quatro franquias na capital federal.
Agnelo Queiroz diz que isso não passa de uma provocação.

Lei da Palmada passa na Câmara dos Deputados e gera polêmica no país...

Agora, o projeto de lei, que proíbe o uso de castigos corporais em crianças e adolescentes, vai direto para o Senado Federal...
O polêmico Jair Bolsonaro já avisou que vai apelar e tentará fazer com o projeto passe antes pelo plenário da Câmara...
A proposta gera muita discussão. Grupos evangélicos não querem a votação, pois acreditam que a "Lei da Palmada" tira o poder dos pais de educaram os filhos segundo as tradições e normas...
A idéia do projeto é mudar a cultura da educação. A relatora da proposta é a deputada Teresa Surita de Roraima que acha errado bater nos filhos.
Aqueles que defendem o projeto argumentam que a lei dá a cultura e o direito ao filho de denunciar o pai...
A deputada Lílian Sá, do Rio de Janeiro, diz que os pais não serão punidos, mas precisam saber que é errado bater.

Câmara Municipal de Santa Cruz vivencia Natal de Luz e apresentações culturais



A chegada oficial do período natalino na Casa Dr. José Vieira de Araújo, ocorreu na última quinta-feira (08), e foi marcada pela inauguração de uma decoração á base de luzes e a realização de apresentações culturais alusivas a este época.

Além da expressiva e encantadora iluminação da fachada do prédio da Câmara Municipal, a ornamentação interna destacou-se por ser estruturada com diversos símbolos que brindam o nascimento de Cristo. As cantatas natalinas e o pastoril apresentados pelo Grupo Melhor Idade, emocionou ao público presente que pôde relembrar natais passados e sentir toda a emoção deste momento de reflexão e paz.

De acordo com o Presidente de Câmara, Francisco Ricardo, pioneiro na realização de eventos em comemoração às festividades natalinas, a celebração deste período deve ser tomada como obrigatória no calendário das atividades da Casa de Lei, uma vez que, além de se exaltar o Natal, valoriza-se a cultura santa-cruzense.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores
Manoela Ramos – manoelaramos5@hotmail.com

Bombeiros combatem incêndio próximo ao Hospital Regional do Agreste

Um incêndio de grande proporção chamou atenção na tarde desta quarta-feira (14). As chamas começaram por volta do meio-dia, em um terreno ao lado do Hospital Regional do Agreste (HRA) ,as margens da BR-232, em Caruaru, no Agreste pernambucano.

O fogo atingiu uma concessionária de veículo que fica próximo ao hospital. Um veículo foi danificado. Uma forte cortina de fumaça atrapalhou a visibilidade dos motoristas. O corpo de Bombeiros, representantes da Defesa Civil, funcionários do HRA e da concessionária levaram duas horas para conter as chamas. As causas do incêndio serão investigadas. Não há registros de feridos.

Confira as manchetes dos jornais desta quinta-feira

JORNAL DO COMMERCIO

ESTADO VETA LIBERAÇÃO DE PRESOS PARA FESTAS

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

MAIS VAGAS NOS CONCURSOS EM 2012

O POVO/FORTALEZA

CÂMARA APROVA LEI DA PALMADA

A TARDE/SALVADOR

BAHIA LIDERA MORTES POR ARMAS DE FOGO

TRIBUNA DO NORTE/NATAL

MUNICÍPIOS PRODUTORES DE PETRÓLEO ESTÃO MAIS POBRES

O NORTE/JOÃO PESSOA

CINCO MUNICÍPIOS DETÉM 60% DAS RIQUEZAS DA PB

GAZETA DE ALAGOAS

ÔNIBUS É ATACADO E INCENDIADO

O GLOBO

VIOLÊNCIA MATA 1, 1MILHÃO DE BRASILEIROS EM 30 ANOS

FOLHA DE S. PAULO

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA LEI DA PALMADA

O ESTADO DE S. PAULO

STF AUTORIZA O 'FICHA-SUJA' JADER BARBALHO A TOMAR POSSE

CORREIO BRAZILIENSE

PALMADA, NÃO

ESTADO DE MINAS

NOVOS RUMOS PARA AVENIDAS DE BH

ZERO HORA/PORTO ALEGRE

LEVANTAMENTO MOSTRA QUE CONSELHO TENDE A APROVAR HOJE CONTRATO DO BEIRA-RIO

VALOR ECONÔMICO

CLARO ENTRA NA DISPUTA COM A VIVO PELA INTERNET SUPERVELOZ

BRASIL ECONÔMICO

TAM ESTÁ A UM PASSO DE DESISTIR DA COMPRA DE PARTICIPAÇÃO NA TRIP

Mudanças no protocolo para tratar dengue começam em Pernambuco

Pernambuco será o primeiro estado do Brasil a adotar as mudanças determinadas pelo Ministério da Saúde para atender pacientes de dengue. De acordo com as mudanças no Manual de Diagnóstico e Manejo Clínico, agora o teste do laço e o cartão de controle da doença serão obrigatórios para todos os pacientes com suspeita do quadro. Os treinamentos dos profissionais de hospitais públicos e particulares já começam na próxima semana segundo reportagem do NETV 2ª Edição (veja ao lado).

Representantes de todos os estados estão sendo convocados para uma reunião em Brasília, nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), quando os detalhes das medidas serão anunciados. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, este ano foram confirmados 12.741 casos de dengue no estado.

No teste do laço, o braço do doente deverá ser pressionado por cinco minutos, e o médico observa o surgimento de pontos vermelhos. "A gente bota uma área equivalente a uma polegada. Se a gente tiver vinte micropetéqueas, pontinhos vermelhos que representam um tipo de sangramento, a gente considera como dado positivo. São pequenos do tamanho da ponta de uma caneta", afirma o médico Carlos Brito, consultor do Ministério da Saúde. Se o teste do laço der positivo, o profissional de saúde deve consultar o protocolo que ficará afixado em todas as emergências públicas e particulares para definir a gravidade do paciente e o tratamento adequado.

O cartão da dengue, com o histórico do atendimento e os exames realizados, também passa a ser regra. “São destacados neste cartão os sinais de alarme. É informado aos pacientes que na presença destes sinais ele terá que voltar de imediato”, conta Carlos Brito. "Paciente que tem uma dor abdominal constante, vômitos persistentes, sensação de tontura e desmaio, falta de ar, sonolência excessiva, irritabilidade, a urina que diminui... Qualquer sangramento, mesmo que seja em pequena quantidade, no nariz ou gengiva, são alguns dos sinais de alarmes", detalha o médico.

As medidas foram tomadas pelo Ministério devido a erros básicos no atendimento aos casos da doença. Com as modificações, o governo quer tentar reduzir o número de mortes provocadas pela dengue. Hoje, 10% dos brasileiros que sofrem com a forma mais grave da doença morrem. O índice aceito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de apenas 1%. Segundo o levantamento do Ministério, no atendimento aos pacientes, a hidratação é insuficiente, os exames de laboratórios não são solicitados com frequência e o resultado demora a chegar.

Segundo a superintendente de Regionalização em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Zelma Pessoa, o mau atendimento é a principal razão do alto número de mortes por dengue. “Quando a gente avalia cientificamente qual é a causa do aumento da letalidade não é a mudança do tipo de vírus isoladamente, não é a forma mais grave deles, nem as infecções sequenciais de vírus diferentes. É a qualidade da assistência básica”, afirmou