terça-feira, 19 de junho de 2018

GARFE OU REALIDADE? 1ª dama assume postura de prefeita durante posse do novo padre de São João do Cariri

Socorro Ferreira, primeira dama, e o padre Assis Meira

A posse do novo reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, padre Assis Meira, foi bastante prestigiada pela população, autoridades locais, o clero da Diocese de Campina Grande e até pelo bispo dom Dulcênio Fontes de Matos. Uma ausência, entretanto, foi percebida por todos, a do prefeito da cidade Cosme Gonçalves.

O gestor não compareceu ao evento e para maior surpresa dos presentes, sua ausência sequer foi justificada pela primeira dama do município, a secretária Socorro Gonçalves. Durante toda sua fala, a secretária e primeira dama se postou como prefeita, colocando a gestão municipal à disposição do novo sacerdote e em nenhum momento citou a ausência do prefeito, nem sequer por problemas de saúde.

O pronunciamento de dona Socorro deixou claro para os presentes, que o prefeito Cosme Gonçalves realmente já não governa o município de São João do Cariri e que a gestão é feita por seus parentes, que por sinal ocupam a maior parte do primeiro escalão do governo.

Em São João do Cariri, pelo menos 4 parentes de primeiro grau do gestor Cosme Gonçalves estão como secretários de pastas estratégicas da administração. Finanças, Saúde, Assistência Social e “Cultura” (ou publicamente transportes) tem como titular de suas pastas esposa, sobrinhos e até cunhado do prefeito. No caso do secretário de cultura, Manuelzinho (cunhado do prefeito), sua responsabilidade é com os transportes da Prefeitura e seu cargo ligado à Cultura está associado apenas ao fato de possuir uma Secretaria para chamar de sua e ter o salário elevado.

Na semana passada, o presidente do Legislativo de São João do Cariri recebeu a confirmação do advogado da Prefeitura, Dr. José Maviael, de que o gestor Cosme Gonçalves, não está com problemas de saúde e apenas debilitado pela perda de sua mãe. O que se ver na prática, entretanto, é que o falecimento da genitora do gestor só agravou seu quadro físico e o prefeito tem dificuldades de administrar a Prefeitura da cidade mais antiga da região.


Fonte: Portal de Olho no Cariri

Para Marília, aliança aumenta viabilidade da pré-candidatura

Foto: Ed Machado (Folha de Pernambuco)

Ao anunciar aliança com o deputado federal e pré-candidato ao Senado Silvio Costa (Avante), na manhã desta terça-feira (19), a vereadora Marília Arraes (PT), negou que a sua pré-candidatura ao Governo do Estado esteja isolada e avaliou que o apoio do parlamentar vem para somar aos compromissos da pré-campanha. A petista deseja concorrer ao Palácio do Campo das Princesas, mas encontra resistências internas de correligionários que preferem uma aliança com o PSB do governador Paulo Câmara. 

 "Na verdade, isolada nós nunca estivemos porque a nossa maior aliança é com o povo de Pernambuco. Mas, agora, com a vinda do Avante, com a força que Silvio Costa tem, com o apoio de Lula como ele tem, e fazendo a defesa que ele tem feito do presidente Lula, denunciando a prisão política do presidente Lula e tendo feito a defesa da presidenta Dilma extremamente competente no Brasil inteiro, isso soma bastante para os nossos compromissos e para nossa campanha", afirmou. 

De acordo com a petista, agora, passado o anúncio da aliança, todas as instâncias internas do partido vão ser cumpridas. "Mas, sem dúvida, é um fator que agrega bastante, que dá força à candidatura, que aumenta ainda mais a nossa viabilidade",declarou Marília. 


Com informações de Daniel Leite / Blog da Folha de PE

Homem é preso ao esfaquear irmão no Sítio Batinga, zona rural de Belo Jardim, PE

Relato do Fato:

Um homem de 49 anos foi preso ao esfaquear na perna o próprio irmão de 41 anos na noite desta segunda-feira (18/06) no Sítio Batinga na zona rural de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco.

Ao verificar a vítima esfaqueada na perna, no hospital Júlio Alves de Lira em Belo Jardim, a GT 15112 juntamente com o efetivo do GATI, recebeu a informação que o agressor que é irmão da vítima encontrava-se em sua residência. Em diligências pela localidade, o imputado foi localizado e encaminhado à delegacia de Belo Jardim. A vítima após receber os primeiros socorros foi transferida para o Hospital Regional do Agreste em situação estável.

Curta nossa Página no Facebook e fique bem informado

Fique atualizado com as informações www.budeganordestina.com
Curta nossa pagina e fique bem informado Facebook: Blog Budega Nordestina

Suspeito de decepar mão de criança é assassinado em Poção

Googles Maps

Um ex-presidiário foi morto a tiros no sítio Acaí, na Zona Rural de Poção, no Agreste de Pernambuco. Segundo informações da polícia, José Fernando da Silva, de 51 anos, viajava de moto junto com a esposa, quando dois elementos, um deles encapuzados, anunciaram um assalto. Em seguida, mandaram a esposa da vítima se afastar e efetuaram disparos, que atingiram o homem no tórax e na face. Os elementos fugiram na moto. Segundo informações de populares da cidade de Poção, a vítima é suspeita de ter decepado, há poucos dias, a mão de uma criança de 4 anos e era conhecido pela agressividade.

Adolescente que foi agredido em Toritama, ergue a cabeça e volta a trabalhar vendendo água, desta vez nas ruas de Caruaru


A vida continua e o trabalho não pode parar. São com essas certezas que o adolescente brejense Carlos Wellinton Melo Guerra, 17 anos, voltou a atividade após ter sido agredido covardemente por seguranças no domingo passado, no estacionamento do Parque das Feiras em Toritama.

Nesta terça-feira (19), Carlos Wellinton foi visto trabalhando, vendendo água mineral em uma rua bastante movimentada no centro de Caruaru.

A vida tem sido dura para este garoto que, muito cedo, perdeu os pais. O blog Estação Notícias manteve contato com familiares do jovem.

De acordo com informações passadas a nossa reportagem, a mãe do jovem era alcoólatra e faleceu quando o mesmo tinha de 12 para 13 anos de idade. Ele passou a morar com a irmã, mas devido a desentendimentos, cada um foi morar independente, onde cada um cuida da própria vida.

Para conseguir se sustentar, Carlos Wellinton trabalha vendendo água mineral nas feiras de Toritama, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.


Apesar do grande baque sofrido, injustamente, quando apenas trabalhava de maneira honesta, o jovem conseguiu erguer a cabeça e continua na luta para vencer a cada dia.


Fonte: Blog Estação Notícias

DELEGACIA DE HOMICÍDIOS APREENDE SUSPEITA DE PRATICAR HOMICÍDIO EM GARANHUNS/PE

A Polícia Civil através da 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns apreendeu na manhã desta terça-feira (19/6) uma jovem de 19 anos, principal acusada da morte de Charles da Silva Ferreira, de 15 anos. Na época do crime ela tinha 16 anos de idade.

De acordo com a Polícia Civil, Charles da Silva foi assassinado no dia 16/10/2016 debaixo de uma arvore em um terreno baldio no final da Rua Santo Afonso, no bairro da Massaranduba, em Garanhuns/PE. Ele havia sido apreendido em flagrante após assassinar o cunhado a facadas no município de Iati no Agreste do Estado. Levado ao Fórum de Garanhuns ele conseguiu fugir, sendo encontrado morto seis dias depois.

Ainda de acordo com a Delegacia de Homicídios que tem sob comando o delegado João Lins, após a fuga do fórum, o adolescente foi pra casa de amigos no bairro do Indiano, local próximo a residência da adolescente (suspeita), que teria sido informada sobre a estadia de Charles. A motivação para o crime seria seu grau de parentesco com a vítima assassinada na zona rural de Iati/PE. Com informes da localização de Charles, ela juntamente com outros compassas atraíram o adolescente sobre pretexto de fazerem uso de droga no terreno baldio. Chegando lá, ele foi surpreendido e colocado de joelho, tendo a adolescente atirado na testa dele a queima roupa. Ela e seus compassas fugiram desde então para o Estado de Alagoas. Naquele Estado ela chegou a ser detida juntamente com seus compassaram numa grande apreensão de droga realizada pela polícia local.

Outro elemento que teria participado do assassinato, o Valdemir de Souza, de 35 anos, vulgo “Paulista”, morador do mesmo bairro, também foi preso meses depois após o crime. Este não fugiu pra Alagoas, mas resolveu fugir para a cidade vizinha, São João/PE sendo também preso pela equipe da Delegacia de Homicídios.

A adolescente será encaminhada para Unidade de Reeducando (FUNASE) na Capital Recife.

Relembre ocaso:


ADOLESCENTE QUE FUGIU DE POLÍCIA FOI ENCONTRADO ASSASSINADO NA MAÇARANDUBA EM GARANHUNS

sexta-feira, 16 de outubro de 2015


Moradores do bairro Maçaranduba em Garanhuns encontraram um adolescente assassinado debaixo de uma arvore em um terreno baldio no final da Rua Santo Afonso, por volta das 8h desta sexta-feira (16/10).

Com a chegada das polícias Militar e Civil foi constatado que a vítima se tratava de Charles da Silva Ferreira, de 15 anos. Ele havia sido apreendido no último sábado (10) após assassinar o cunhado a facadas no município de Iati no Agreste. Levado ao Fórum de Garanhuns ele conseguiu fugir do policiamento e foi encontrado morto na manhã de hoje com um tiro do lado direito da testa.

Moradores da localidade disseram ter ouvido cerca de 3 disparos de arma de fogo por volta das 20h, mas por se tratar de um local ermo ninguém foi ver o que havia acontecido.

No local onde o adolescente foi encontrado havia bastante indicio de ser frequentado por usuários de droga, pois havia muitas embalagens como papel laminado e trouxinhas de plástico que normalmente são usadas para embalar droga.

Familiares disseram à polícia que ele havia feito uma ligação telefônica, informado que estava escondido na casa de amigos, porém, não disse quem eram essas pessoas. A mãe dele disse que suas vestes a qual ele foi encontrado hoje não lhe pertencia e que pode ter sido dos amigos que ele havia relatado.

A Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML de Caruaru. As investigações do assassinato ficará por conta da 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns.


POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM ENVOLVIDO EM HOMICÍDIO EM GARANHUNS

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Policiais civis da 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns, prenderam nesta terça-feira (13/9), Valdemir de Souza, 35 anos, vulgo “Paulista”, morador do bairro da Massaranduba em Garanhuns.

De acordo com a civil, a prisão foi em cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de Garanhuns/PE, onde Paulista, é suspeito de ter participado do homicídio que vitimou Charles da Silva Ferreira, de 15 anos, que havia fugido do Fórum de Garanhuns quando ia ser ouvido em audiência, após ter sido apreendido acusado de praticar um homicídio no município de Iati/PE. Charles foi assassinado com um tiro na cabeça, dentro de um matagal no dia 16/10/2015 no bairro da Massaranduba.

Durante as investigações realizadas pela equipe da 22ª Delegacia, sob o comando do delegado João Lins, a prisão de Paulista foi solicitada ao poder judiciário que acatou o pedido e expediu o mandado de prisão.

O suspeito que nega as acusações, foi preso em sua residência, na Rua Itapemirim, e após ser apresentado na delegacia, foi recolhido a Cadeia Pública de Saloá no Agreste pernambucano.

Edna Henrique diz que decisão do Estado era esperada e candidatura está firme

A pré candidata Edna Henrique, recebeu na manhã de hoje através da imprensa a informação de que seu pedido de licença do cargo de delegada de policia civil da Paraíba para disputar a eleição de outubro, havia sido negado.

Sob o argumento de que é de 3 (três) meses o prazo de desincompatibilização do servidor público, inclusive Delegado de Polícia, que pretende disputar o mandato de Deputado Federal, a Secretária de Administração, indeferiu o pedido da ex prefeita.

De acordo com o advogado Carlos André, a única questão pendente seria o prazo, já que a diferentes entendimentos com relação ao tempo pré determinado pela legislação para a desinconpatibilização de um servidor.

No entanto a banca de advogados informa que já foi ajuizado um mandado de segurança na justiça e que isso não atrapalhará os planos da ex prefeita de disputar uma das 12 vagas na câmara federal.

A pré candidata a deputada federal Edna Henrique, disse não estar surpresa com a decisão, mas tranquilizou seus aliados, informando que providências já estão sendo tomadas. Ela afirmou ainda que tudo esta sob controle e que os advogados já entraram com um novo recurso.

Os aliados da ex prefeita e pré candidata a deputada, visualizaram a recusa da secretária de administração do estado como um ato de perseguição, já que Dra. Edna não comunga com a política praticada pelo governador Ricardo Coutinho.

Assim como a ex prefeita, outros pré candidatos também tiveram seus pedidos negados, como é o caso do ex-secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, que após romper com o governador lançou-se como pré-candidato a deputado estadual pelo Patriotas.

Edna Henrique, geriu a prefeitura de Monteiro por oito anos e teve seu nome lançado como pré candidata a deputada federal, depois intensa avaliação no cenário político da região do Cariri.


Fonte: Portal de Olho no Cariri

PRF REMOVE 82 VEÍCULOS IRREGULARES DURANTE FISCALIZAÇÃO EM TORITAMA

Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal resultou na remoção de 82 veículos irregulares, na segunda-feira(18), em Toritama, no Agreste de Pernambuco. A ação integra a Operação São João e tem como foco reduzir acidentes nas rodovias, a partir do reforço na fiscalização e nas ações de combate ao crime.

Durante a blitz na BR 104, foram fiscalizados 124 pessoas e 118 veículos, sendo emitidas 230 autuações por diversas irregularidades, como licenciamento atrasado, falta da Carteira Nacional de Habilitação, ausência de capacete e outros equipamentos obrigatórios. Também foram realizados 70 testes com o bafômetro, sendo emitidas três autuações pela mistura de bebida e direção.

As ações continuam até o final do mês e contam com o apoio de grupos especializados da PRF e de policiais de outras regionais.

FESTA DA EMANCIPAÇÃO ABRE PROGRAMAÇÃO DE SÃO JOÃO NA SEDE DO BREJO DA MADRE DE DEUS

Para comemorar os 126 de emancipação política e também a maior festa nordestina, o São João, a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus preparou uma programação especial que promete atrair milhares de pessoas e colocar o município no roteiro turístico de quem aproveita o período junino para dançar muito forró.

Amanhã (quarta-feira), dia em que é comemorada a emancipação política do Brejo da Madre de Deus, a cantora Maria Clara volta ao município e realizará um show no Pátio de Eventos localizado no Centro da cidade.

Maria Clara divide o palco com Cleitinho do Acordem que abrirá a grande festa que levará alegria e descontração aos moradores da cidade.

Já na quinta-feira (21), a festa continua e comemorando o São João, o cantor Ivanildo do Forró e Banda tocaram muitas músicas para o público presente. Ainda serão realizadas apresentações culturais no Pátio de Eventos.

Bedeu Quirino e Victor França se apresentam na sexta-feira (22) e prometem não deixar ninguém parado. As festividades serão encerradas na Sede do município no sábado (23), com os shows de Alejandro Swingado e Chiquinho de Belém.

Toda a segurança do evento será garantida pela Polícia Militar, Polícia Civil e GCM – Guarda Civil Municipal.

Ex-deputada Miriam Lacerda recebe homenagem na Assembleia Legislativa

A ex-deputada estadual Miriam Lacerda recebeu homenagem, na manhã desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ela foi homenageada pela Ação de Cidadania Contra a Fome – Pernambuco Solidário. A solenidade aconteceu no auditório da Casa.
Tocador de vídeo

HOMICÍDIO - PRESIDIÁRIO DE CANHOTINHO FOI EXECUTADO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE

Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Militar do 24° BPM (Batalhão de Polícia Militar) registrou um homicídio no Bairro Palestina, em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste pernambucano. 

Segundo informações o presidiário do semiaberto, Dimas Bezerra de Farias, vulgo “Davi”, de 26 anos de idade, foi assassinado a tiros por volta das 6 horas da manhã em frente a uma oficina localizada na Avenida Prefeito Teófanes Ferraz Torres Filho.


A polícia informou que “Davi” já foi preso por tráfico de drogas e estava cumprindo pena no regime semiaberto por roubo, inclusive ia ganhar liberdade definitiva no mês de novembro. 

A Polícia Militar realizou o isolamento da área do crime, em seguida a Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML (Instituto de Medicina Legal) da cidade de Caruaru.



Este foi o 24° homicídio do ano de 2018 em Santa Cruz do Capibaribe.

ACIDENTE ENVOLVENDO ANIMAL NA PISTA DEIXA UM MORTO EM FLORESTA

Um homem morreu e outro ficou ferido na noite desta segunda-feira (18) em Floresta (PE), Sertão de Itaparica, num acidente envolvendo um carro, uma moto e um jumento na PE-360. De acordo com informações o acidente aconteceu por volta das 19h50.

O homem ferido viajava num carro Fiat Strada, placa PGB-5235, e foi socorrido para o Hospital Coronel Álvaro Ferraz. Ele foi identificado com Luiz Tumaz de Lima, está consciente e sendo atendido pela equipe médica local.

O homem que faleceu pilotava uma moto Yamaha, placa QFH-6433, da cidade de Remígio (PB) e morreu no local. A identidade dele ainda não foi divulgada. As causas do acidente estão sendo apuradas. O jumento também morreu na hora. A Polícia Civil (PC) investiga o caso.

Açude de Boqueirão perde 1,43% do volume em um mês

Nos últimos 30 dias, o açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão teve uma perda de 1,43% do volume de água. Desde o dia 4 de abril, o reservatório não está mais recebendo águas da transposição do Rio São Francisco e deve ficar sem bombeamento do ‘Velho Chico’ até o fim de agosto deste ano. Apesar disso, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) da Paraíba garante que a situação de segurança hídrica está garantida.

Segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), essa queda no volume começou no dia 19 de maio deste ano, quando o açude estava com 35,45% do volume total que corresponde a cerca de 145,9 milhões de metros cúbicos de água. Já nesta segunda-feira (18) o volume está em 34,02% que equivale a 140 milhões de m³ de água.

Alberto Batista também destacou que a situação de segurança hídrica durante essa obra ficou ainda melhor depois das recargas garantidas pelas chuvas que ocorreram na região do Cariri nos últimos meses. Em 4 de abril deste ano, quando o bombeamento foi parado, o volume do manancial era de 17,33% e aumentou para 35,67% até o dia 6 de maio, apenas com recargas naturais.

Atualmente, a água do açude de Boqueirão está sendo usada para abastecer a população de Campina Grande e de outras 18 cidades do Agreste paraibano de forma direta. Além disso, a comporta do açude foi aberta e está liberando 0,4m³ de água por segundo no leito do Rio Paraíba, por onde a água segue até a barragem de Acauã para garantir abastecimento de mais cidades. Antes da paralisação do bombeamento a vazão era de 0,8m³.


Com G1

ADOLESCENTE TOMOU MOTO DE ASSALTO E MORREU AO COLIDIR NUMA CERCA TENTANDO FUGIR DA POLÍCIA MILITAR

Na noite desta segunda-feira (18), o menor, Jeferson Mateus da Silva Lima, de 17 anos, morreu ao colidir em uma cerca nas imediações da Funase. Ele tinha acabado de tomar uma moto de assalto no bairro Maria Auxiliadora e quando passava pelas imediações da Funase viu algumas guarnições da Polícia Militar, tentou empreender fuga e colidiu numa cerca, ficou gravemente ferido, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional do Agreste, onde não resistiu e veio a falecer.


O Tenente Sousa do 1º BIEsp, disse que o menor estava consciente após colidir na cerca, confessou o roubo para o policiamento, mas não quis dizer quem é o seu comparsa. A moto foi entregue no plantão da 1ª DP, para ser restituída ao respectivo proprietário e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal.