quarta-feira, 18 de julho de 2018

Escolas da zona rural de Sumé recebem Projeto Cultural “Interatos”

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), realizou de 10 a 14 de julho em Sumé, mais uma edição do projeto “Interatos – Mostra e formação permanente de teatro, dança e circo”.

Na parte de formação, foi realizada a oficina “Ser Ridículo: exercício de palhaçaria” nas Escolas da educação do campo, João de Sousa (Conceição), Manoel Inácio da Silva (Poço da Pedra) e José Bonifácio Barbosa de Andrade (Distrito de Pio X), sendo ministradas por Allan Barros.

Além disso, o projeto proprocionou a apresentação do espetáculo “Trupeçando – A trupe de um homem só”.

O projeto Interatos é realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, promovendo mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.


Com Ascom/PMS

Prefeitura de Tabira amplia currais na Feira do Gado

A Feira do Gado de Tabira está entre as três maiores do Estado de Pernambuco. Todas as quartas-feiras a cidade recebe milhares de comerciantes de várias cidades e regiões que compram e vendem gados e outros animais nos currais da feira.

Atendendo aos pedidos dos boiadeiros que reclamavam que muitos deles não encontravam lugar para comercializar, a Prefeitura de Tabira, com recursos próprios, investiu cerca de R$ 15 mil para construir mais 14 novos currais.

A ampliação aconteceu no lugar conhecido como “Pátio Boi na Corda” e cada curral tem em torno de 5m² com capacidade para receber 30 animais para serem comercializados. Para o secretário de Agricultura, Beto Santos, o investimento foi importantíssimo e corresponde às expectativas dos boiadeiros.

 “Nossa gestão não mede esforços para investir em nossa cidade. Mesmo em meio às dificuldades a gente continua trabalhando na captação de recursos para a realização de obras, e aquilo que é possível a gente fazer com recursos próprios, com certeza faremos, como aconteceu na Feira do Gado”, disse o Prefeito Sebastião Dias.

Ministério Público de Pernambuco solicita aquisição de macas para unidades hospitalares

A recomendação é direcionada à Secretaria Estadual de Saúde. (Imagem: Divulgação)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) voltou a solicitar a adequação de leitos e aquisição de macas para as unidades hospitalares do Estado. A requisição sucede o registro de denúncias de retenção de macas do Samu e do Corpo de Bombeiros em hospitais do Grande Recife.

Assinada pela promotora Helena Capela, a recomendação é direcionada à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e estabelece a compra de 500 macas. A pasta tem o prazo de 20 dias para informar o prazo da aquisição. De acordo com o documento, o objetivo da medida é garantir a segurança de operação para serviços de socorro móvel.

Por meio de nota, a Secretaria informou que tem mantido diálogo com o Ministério Público sobre a aquisição dos equipamentos e que está finalizando a lista das unidades que serão contempladas. Além disso, a pasta afirmou que o processo de licitação para a compra está sendo finalizado.



Por Stephanie D’ávila – 18/07/2018

VEM AI - 1ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CAFÉ CULTURAL EM TAQUARITINGA DO NORDESTE - PE

O município de Taquaritinga o Norte conta as horas para o ‘1º Festival Café Cultural’, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de julho. De acordo com a assessoria do evento ‘Turistas e filhos ausentes já começam a chegar pelas ruas da pacata cidade, matando a saudade e desfrutando do clima e receptividade do povo norte-taquaritinguense’.

A festa contará com cinco polos de animação, sendo eles:

Polo Literário: Localizado no centro da cidade, voltado para o lançamento de livros, palestras e mesas redondas.

Polo Teatro do SESC: Realizado no Altar da Pátria onde acontecerão apresentações teatrais, escolas municipais, quadrilhas juninas e sarau.

Polo Café: Localizado no coreto central onde funcionará uma cafeteria que servirá todos os cafés produzidos em Taquaritinga do Norte, além do melhor da culinária feita a base de café.

Polo Principal: Situado em frente à Igreja Matriz de Santo Amaro onde acontecerão os principais shows musicais.

Polo Arte e Poesia: Localizado no lago da Praça Antônio Pereira onde reunirá repente, poesia, desfiles de moda e teatro de mamulengos.

Entre as atrações musicais, Trio Nordestino, Santanna ‘o Cantador’ e Fulô de Mandacaru, que se apresentam na sexta-feira (20).

Deputado estadual fica ferido após tentativa de assalto

O deputado estadual Manoel Ludgério(PSD) e a sua equipe passaram por momentos de terror, na noite da ultima terça-feira(17). Ludgério relata que sofreu uma tentativa de assalto quando estava em um veículo, com a sua equipe entre o bairro do Serrotão e a comunidade Capim Grande, próximo a Catolé de Boa Vista, aonde participava de um jantar.

 “Já pertinho do Serrotão, para entrar na Alça Sudoeste, fomos vítimas de um assalto. Graças a Deus, apenas ferimentos leves”, relata o deputado, que foi socorrido pelo policial e vereador de Campina Grande Sargento Neto (PRTB), e moradores do local próximo ao ocorrido.


 “Infelizmente o Brasil está entregue às baratas, em termos de segurança pública. Na Paraíba não temos uma atitude concreta, por parte de nossos governantes, não podemos fazer uma crítica construtiva porque, daí a pouco alguns meios de comunicação do próprio estado tentam nos desmoralizar, e eu tenho sido vítima disso quase que diariamente ao lado de minha esposa”, criticou.

 “Não quero politizar esse assunto mas, lamentavelmente, o estado da Paraíba está entregue ao lixo, ao Deus dará. A nossa sociedade está totalmente desprotegida, na questão segurança pública. Não responsabilizo a Polícia Militar, porque os policiais fazem o que é possível”, finalizou Manoel Ludgério.

DOIS ASSALTANTES FORAM BALEADOS NA ZONA RURAL DE CARUARU

Na tarde desta terça-feira (17), dois elementos foram baleados após cometerem um assalto no Sítio Pau Santo, na zona rural de Caruaru. José Luandson da Silva, de 20 anos e um adolescente de 15, tomaram uma motocicleta de assalto durante a manhã e a polícia investiga se também cometeram assaltos durante a tarde, quando sofreram o atentado.

José Luandson foi atingido com três disparos e o menor com um tiro e ambos foram socorridos e levados para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru, onde ficarão internados sob custódia policial e quando receberem alta médica serão apresentados na delegacia de plantão, para serem autuados.

Os indivíduos foram pegos graças a ajuda dos moradores da comunidade e do Guarda Municipal de Bezerros Carlos, que auxiliaram a equipe do GATI (Grupo de Apoio Tático Itinerante) do 4º BPM de Caruaru, que apresentou a ocorrência do plantão policial da cidade.



Fonte: Blog do Adielson Galvão

Criminosos explodem agência bancária em Lagoa dos Gatos

Foto: Reprodução/WhatsApp

Quadrilha de criminosos não dá trégua no Agreste de Pernambuco. Após 9 dias do ataque a quatro bancos em Surubim, os bandidos voltaram a atacar na região. Desta vez o alvo foi a agência do Bradesco de Lagoa dos Gatos, a 54 quilômetros de Caruaru.

O ataque aconteceu às 2h30 da madrugada desta quarta-feira (18). Os bandidos em dois carros começaram a atirar e tentaram explodir caixas eletrônicos. O prédio também ficou parcialmente destruído. O local foi isolado pela Polícia Militar.

Os moradores acordaram com muitos tiros e explosão. Confira os detalhes na reportagem de Josival Ricardo.

Ouça

IRMÃOS SÃO ASSASSINADOS EM PESQUEIRA - PE

Dois jovens foram assassinados na noite desta terça-feira (17), no município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.

As vítimas foram os irmãos Jackson Tavares Bezerra, de 18 anos e Daniel Tavares Bezerra, de 21 anos, eles foram mortos dentro de uma residência na Rua Alfredo de Arruda Câmara, no centro do município, um dos corpos estava na cozinha e o outro no quintal, ambos apresentavam perfurações provocadas por disparos de arma de fogo.

Até o momento a autoria e motivação do duplo homicídio são desconhecidas, os corpos encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, o caso será investigado pela delegacia de Pesqueira.

Polícia Civil desarticula desmanche de veículos roubados em cidade do Cariri

A Polícia Civil da Paraíba, representada pela 12 DSPC – Seccional de Esperança, através da Delegacia de Soledade, sob o comando do Delegado Durval Barros e e sua Equipe de Investigação, desarticulou um desmanche de veículos roubados/furtados que funcionava em uma sucata.

Foi apreendido um Fiat Uno, com sinais de adulteração, além de uma placa de corsa com ocorrência de furto, o qual estava estava escondida dentro de um guarda-roupa, outras placas, bem como um chassi, que seria usado para implante no veículo apreendido.

A ação Policial ocorreu através de denúncia anônima, tendo a Equipe de Investigação constatado a procedência do informe e efetuado a prisão do proprietário da Sucata, Inaldo Matildes dos Santos e sua irmã, Hosana Araújo dos Santos, que assumiu a propriedade dos veículos apreendidos e comércio das peças do Corsa com ocorrência de furto.

Após as formalidades, por se tratar de crime inafiançável, ambos foram recolhidos para Central de Polícia, onde aguardaram a audiência de Custódia.

Registra-se que está é a segunda sucata em Soledade em que proprietários são responsabilizados criminalmente.

Equipe feminina do Ypiranga conhece seus adversários na Taça Paulista de Futebol Feminino

No final da tarde desta terça-feira (17) a equipe feminina de futebol do Ypiranga conheceu o seu grupo e adversários para a disputa da Taça Cidade do Paulista de Futebol Feminino, que irá reunir 24 equipes representando os nove estados do Nordeste.

A competição será realizada pela Secretaria de Políticas Sociais e Esportes da Prefeitura de Paulista com o apoio da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Pernambuco será representado por sete clubes, são eles: Sport, América, Náutico, Íbis, Ypiranga, Vitória e Centro Limoeirense.

Os 24 times estão divididos em quatro grupos com seis clubes cada. Na fase de classificação as equipes se enfrentarão entre si, classificando-se as quatro melhores para a segunda etapa, que contará com 16 times. As quartas de final, semifinais e a final serão disputadas em jogo único.

O Ypiranga se encontra no grupo A, que tem como sede o município de Limoeiro. O grupo conta com as equipes do Centro Limoeirense, Botafogo (PB), UDA (AL), Cruzeiro (RN) e Força Jovem (SE). A estreia da equipe santa-cruzense será na próxima quinta-feira (19) às 10h no Estádio José Vareda, contra o Botafogo (PB).


Confira a tabela completa clicando AQUI


Fonte: Blog do Ney Lima

Afogados: 1.062 famílias serão beneficiadas com o Garantia Safra que começa a ser pago hoje

Com o apoio do IPA, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira conseguiu destravar o garantia safra, que começa a ser pago nesta quarta (18), para os agricultores Afogadenses. Até Novembro, serão injetados na economia do município 902.700 Reais, divididos em cinco parcelas. Serão beneficiadas 1.062 famílias, com R$ 850,00 cada, em cinco parcelas de 170 Reais.

Começam a receber hoje, agricultores que tenham o NIS (inscrição na seguridade social) com final 1. Amanhã recebem os agricultores com final 2 e assim sucessivamente. Para garantir o também chamado seguro safra, além do empenho do Prefeito José Patriota, a Prefeitura também pagou, rigorosamente em dia, a contrapartida de R$ 54.162. O Governo de Pernambuco entrou com R$ 108.324,00.

“Foi uma grande luta. Não podíamos deixar essa injustiça ser praticada com nossos agricultores, que tiveram perdas significativas em seus plantios. Corremos atrás, e com o apoio do Governo do Estado, conseguimos destravar e garantir mais esse incremento de receita para os nossos agricultores, e porque não dizer, também para o comércio local,” avaliou o Prefeito José Patriota.

Servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, que funciona no prédio da antiga CAGEPE, estarão de prontidão para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos aos agricultores, de segunda à sexta, no horário das 7h às 13hs.


Fonte: Blog do Nill Junior

BANDIDOS TENTARAM ASSALTAR CARRO FORTE POR TRÁS DO SHOPPING DIFUSORA EM CARUARU E DOIS DOS MARGINAIS FORAM BALEADOS E UM MORREU NO HRA

Pelo menos de três a quatro bandidos fortemente armados tentaram assaltar um carro forte da empresa Preserve Vigilância de Valores no final da tarde desta terça-feira (17), na Rua Dr. Pedro Jordão, por trás do Shopping Difusora. Eles anunciaram o assalto, mas os vigilantes reagiram, houve uma intensa troca de tiros e um dos marginais, José Augusto de Paiva, vulgo “Neguinho do Loteamento” de 40 anos, foi atingido com um tiro na cabeça. Ele já foi preso por assalto e porte ilegal de arma de fogo, estava cumprindo pena no regime aberto e foi socorrido pelo Samu e levado para o Hospital Regional do Agreste, onde faleceu no início da noite.

O Tenente Marcone, disse que o Comandante do 1º BIEsp Tenente-Coronel Meneses já havia criado a Operação Fecha Batalhão com pontos de bloqueios para coibir esse tipo de assaltos e hoje ao ser comunicado pelo PC-04 sobre uma troca de tiros acionou o policiamento da área, mas os marginais já haviam se evadido, os criminosos chegaram em um veículo Fiat Siena cinza, estacionaram o carro e aguardaram a chegada do carro forte e dentro do veículo foi localizado um par das placas originais do veículo que estava com placa clonada e ainda foram localizadas balas clavas, luvas, uma espingarda calibre 16 e uma pistola calibre 380. O tenente acredita que havia outros bandidos dando cobertura.

Após a intensa troca de tiros entre os marginais e os vigilantes, um outro bandido também foi baleado só que este foi atingido na perna e juntamente com mais um ou dois comparsas tomaram uma picape S-10 de assalto de um empresário de Cupira, levando-o como refém e o libertaram e abandonaram o seu veículo as margens da BR 104 entre Cupira e Agrestina.


Fonte: Blog do Adielson Galvão

MÃE DESESPERADA COM O FILHO QUE USA DROGAS PEDE A MORTE DO PRÓPRIO FILHO NA PARAÍBA .

Reportagem de Fábio Diniz da Radio Arapuam de Patos

 “Um filho drogado é a pior praga de uma mãe, e se ele morre hoje, eu só tenho a agradecer a Deus”. Essa foi apenas uma das muitas frases pronunciadas pela senhora, Francisca Morais dos Santos, conhecida por Márcia, residente no Bairro do Jatobá, na cidade de Patos no sertão paraibano, quando concedeu entrevista ao repórter Fábio Diniz, da Rádio Arapuam de Patos, no ultimo dia 09 de julho de 2018.

As frases fortes ecoaram por toda cidade, mostrando o desespero ao extremo de uma mãe, que segundo ela própria, já não aguenta mais as atitudes do filho dela, José Hiago Santos de Medeiros, usuário de drogas, ex-presidiário, soro positivo, que lhe tira a paz 24 horas por dia.

Ela narra constantes agressões sofridas, e até tentativas de assassinato praticadas por Hiago contra outros membros da família. Dona Márcia disse que só terá sossego, depois que o filho morrer. Ela explica que as pessoas podem até não entender essa frase partindo de uma mãe, mas só ela, sabe o que passa.

Queremos aqui disponibiliza essa história, triste, trágica, mas verdadeira, ocorrida em Patos no sertão da paraíba.


Veja o vídeo: 



Budeganordestina.com /  Patosonline.com

Polícia prende em Arcoverde acusado de estupros em Suzano

Caso foi alvo de reportagem do Cidade Alerta, da Record

Em Arcoverde, as equipes Malhas da Lei, além da Cabo PM Ana Araújo receberam informações de que no Bairro Santa Esperança estava em um acusa de ter cometido estupros na cidade de Suzano.

Tratava-se de Gilquides de Freitas Santos, 28 anos. O caso chegou a motivar reportagem no programa Cidade Alerta, da Record.

Segundo apurado, após tomar conhecimento que existia um mandado de prisão em seu desfavor, ele fugiu para Arcoverde.

Ao chegar o local, o policiamento conduziu o acusado à Delegacia de Polícia onde foi confirmado de que existia de fato mandado de prisão em seu desfavor.

Ele é alvo de mandado de prisão da comarca de Suzano.

Posteriormente foi encaminhado para o presídio Brito Alves. De lá, deve ser transferido para Suzano.

O comunicado foi assinado pelo Major Costa Júnior, Comandante do 3º BPM e do Subcomandante, Major PM Vieira.

Homem fica ferido após tentativa de assalto na zona rural do Cariri



Um homem ficou ferido após reagir a uma tentativa de assalto na noite da ultima segunda-feira (16) na BR-412, nas proximidades do Motel Colinas, na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano.

Segundo informações, a vítima seguia em sua moto com um passageiro quando foi abordada por bandidos armados em outra moto que anunciaram o assalto. O condutor se recusou a parar a moto quando acabou levando um tiro no ombro.

Após o disparo, os bandidos fugiram. A vítima foi socorrida para o Hospital Regional Santa Filomena e passa bem.

Nenhum suspeito foi localizado até o momento.

LOCALIZADO QUEIMADO NA ZONA RURAL DE CUPIRA CARRO SUPOSTAMENTE USADO NA EXECUÇÃO DO ADVOGADO MORTO EM CARUARU

Na tarde da ultima segunda-feira (16), foi localizado queimado no Sítio Serrote Liso, na zona rural de Cupira, o veículo Aircross supostamente utilizado na execução do advogado, André Ambrósio Ribeiro Pessoa, de 46 anos, que foi morto na tarde da última quinta-feira (12) no Loteamento Itamaraty em Caruaru. O veículo estava abandonado desde a manhã do último sábado.

O advogado que atuava nas áreas trabalhista e imobiliária, veio a Caruaru onde tem uma filhinha de um ano e meio, pegou a criança e a babá e foram passear num shopping e no finalzinho da tarde quando foi deixar a criança e a babá na casa da avó foi surpreendido com a chegada de um veículo Aircross e rapidamente desembarcou do carro um homem com uma arma em punho e executou o advogado com cinco tiros na cabeça que foi morto na frente da filhinha e da babá.

No último sábado foi divulgado o retrato-falado do executor, um homem medindo de 1,65m a 1,70m de altura; de cor morena; bigode ralo; cabelos pretos e curtos e esse retrato-falado foi confeccionado pelos peritos do Instituto de Identificação Tavares Buril e apesar de ter sido feito com base no depoimento da babá é idêntico a foto do criminoso e a 20ª Delegacia de Polícia de Homicídios – 20ª DPH, solicita que quem sabe quem é esse criminoso o denuncie através do Disque-Denúncia Agreste (81) 3719-4545 ou o Whatsapp da delegacia (81) 9 9488-7042 e em ambos canais terá a garantia de anonimato.


Fonte: Blog do Adielson Galvão