quarta-feira, 28 de maio de 2014

Mais de cinco mil mídias piratas são apreendidas pela polícia em Surubim

A Polícia Militar apreendeu mais de cinco mídias piratas, entre CDs e DVDs, na ultima segunda-feira (26), em Surubim, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a PM, o efetivo fazia rondas e ao passar próximo ao pátio da feira, no Centro da cidade, percebeu uma correria no local.

Ainda segundo a polícia, o tumulto foi causado por ambulantes que ao avistarem os policiais correram e deixaram as mídias nos bancos. O material apreendido foi levado para a delegacia do município. Ninguém foi preso.

TSE decide que a Paraíba deverá ter 30 deputados estaduais e 10 federais em 2015; Confira

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ratificou, por unanimidade, na sessão administrativa desta terça-feira (27), a redefinição da distribuição do número de deputados federais e a composição das assembleias legislativas e da Câmara Distrital.

Com essa decisão, a bancada da Paraíba na Câmara Federal será reduzida de 12 para 10 deputados. Na Assembleia Legislativa, a redução será de 36 para 30 deputados estaduais.

Além da Paraíba, sete estados perdem representatividade na Câmara Federal: Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Piauí. Ao mesmo tempo, outros cinco ganham mais deputados federais: Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Pará.

Na prática, a Câmara Federal continua com 513 deputados. O que muda é a sua distribuição pelos estados. Na nova fórmula de cálculo, estados com maior população, caso do Pará, ganham mais deputados e outros perdem.

As mudanças já valem para a próxima legislatura e os eleitores paraibanos vão escolher apenas 10 deputados federais e 30 estaduais. Os efeitos da norma haviam sido suspensos pelo Decreto Legislativo nº 424/2013, aprovado pelo Congresso Nacional, no ano passado, mas com a decisão desta terça-feira volta a valer o entendimento do TSE.

O Plenário do TSE entendeu que somente uma lei complementar – aprovada por maioria absoluta das duas casas do Congresso –, e não um decreto legislativo – aprovado por maioria simples –, poderia suspender os efeitos de sua resolução, já que esta fora editada em cumprimento ao estabelecido pela Lei Complementar n° 78/1993.

Decisão

A decisão do plenário foi tomada na análise de uma questão de ordem em petição apresentada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, acompanhando o voto do presidente do Tribunal, ministro Dias Toffoli. Os ministros entenderam não ter validade para as Eleições de 2014 o referido decreto legislativo por força do princípio da anualidade eleitoral (art. 16 da Constituição Federal), segundo o qual a lei que alterar o processo eleitoral não poderá ser aplicada ao pleito que “ocorra até um ano da data de sua vigência”.

A decisão na composição das bancadas, definida em processo administrativo, foi contestada por cinco ações de inconstitucionalidade impetradas pelos estados de Pernambuco, Espírito Santo, Piauí e pela Assembleia Legislativa e governo da Paraíba.

Caminhão Pipa capota na PE 160

Fotos: Fernando Lagosta.

Na tarde da ultima terça-feira (27) aconteceu um acidente na PE-160 nas proximidades da pista de Motocross “Dedé Canela”, que envolveu um caminhão Pipa, onde acabou capotando na via.

De acordo com o condutor do caminhão Júnior, o fato aconteceu devido a um corte de uma árvore, que acabou caindo na PE e no intuito de desviar, acabou capotando o veículo.
O condutor não teve ferimentos, porém um senhor que também estava no veículo teve ferimentos leves. O popular que estava cortando a árvore se evadiu do local.

Morre adolescente vítima de tentativa de homicídio nas proximidades do Mercado de Farinha

Momento em que o corpo foi encaminhado ao necrotério do Hospital Municipal.

O adolescente identificado por Cleiton Pereira de Almeida de 15 anos que sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta terça-feira (26) nas imediações da Favela Beira-Rio, próximo ao Mercado de Farinha, faleceu poucas horas depois, após dar entrada no Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão de Santa Cruz do Capibaribe-PE.

De acordo com testemunhas, a vítima estava deitada em um colchão na residência de um tio, quando o atirador chegou e realizou alguns disparos de arma de fogo contra ela que foi atingida por quatro desses disparos.

O menor chegou a ser socorrido em uma unidade móvel do SAMU para o hospital local e enquanto os médicos do plantão preparavam a transferência, ele não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo ainda na unidade hospitalar.

Segundo a polícia, Cleiton já teve passagens pela delegacia por tráfico, bem como pela prática de um homicídio que ocorrera a pouco mais de dois meses na mesma localidade em que ele foi assassinado.
Momento em que o SAMU chegou no Hospital Municipal com a vítima anida com vida.
A UTI do SAMU já aguardava em frente ao hospital para realizar a transferência da vítima, quando ele foi a óbito.

Católicos celebram 17 anos da morte de Frei Damião em santuário no Recife

Os 17 anos da morte de Frei Damião, o Apóstolo do Nordeste, serão celebrados pelos católicos a partir desta quinta-feira (29), no Convento de São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

Até o domingo (1º), romeiros e fiéis participarão de várias atividades, como missas, vigílias, bênçãos e procissão. A expectativa da organização é receber 100 mil pessoas durante os quatro dias de celebração.
Festa ocorre no santuário dedicado ao religioso, no Pina
(Foto: Reprodução / TV Globo)
Uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário do Pina, na quinta, marca a abertura da festa dedicada ao religioso. Em seguida, será realizada a procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento até o Convento de São Félix.

No domingo, o padre Antônio Maria faz show seguido de missa solene da Santíssima Trindade, presidida este ano pelo arcebispo de Vitória da Conquista-BA, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu.

Confira a programação:

>>Quinta (29)
19h - Missa de abertura da festa na Igreja Matriz de N. Sra. do Rosário do Pina seguida de procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento até o Convento São Félix.

>>Sexta (30)
6h, 11h e 17h– Missas
Bênção de São Félix (dia todo)
Atendimento às confissões (dia todo)

>>Sábado (31)
Aniversário de morte de Frei Damião
6h e 17h – Missas
16h30- Ofício de Nossa Senhora
20h- Apresentação cultural

>>Domingo (1º)
Solenidade da Ascensão do Senhor
4h - Alvorada festiva e orações marianas
6h, 10h, 14h e 17h - Missa
8h - Louvor com o padre Antônio Maria

Confira as manchetes dos jornais desta quarta-feira (28)

FOLHA DE PERNAMBUCO
 
UM PAÍS DE CONTRASTES
 
JORNAL DO COMMERCIO
 
O DOM DE SER SANTO
 
DIARIO DE PERNAMBUCO
 
UM PAÍS EM EBULIÇÃO
 
TRIBUNA DO NORTE/NATAL
 
VIOLÊNCIA – RIO GRANDE DO NORTE LIDERA AUMENTO DE HOMICÍDIOS
 
JORNAL DA PARAÍBA
 
TRÂNSITO VIOLENTO MATA 8 MIL NA PARAÍBA EM 10 ANOS
 
GAZETA DE ALAGOAS
 
ALAGOAS SEGUE LÍDER EM HOMICÍDIOS
 
A TARDE/SALVADOR
 
BLOQUEIO DE CONTA E AÇÃO DA PM PARA GARANTIR ÔNIBUS
 
O POVO/FORTALEZA
 
REDUÇÃO DE IMPOSTOS SERÁ PERMANENTE PARA 56 SETORES
 
FOLHA DE S. PAULO
 
ITAMARATY É ALVO DE SÉRIE DE ATAQUES CIBERNÉTICOS
 
O GLOBO
 
GOVERNO REFORÇARÁ SEGURANÇA DE DELEGAÇÕES
 
CORREIO BRAZILIENSE
 
FLECHAS, TIROS E BOMBAS A DUAS SEMANAS DA COPA
 
ESTADO DE MINAS
 
PAMPULHA NA ROTA DA COPA
 
ZERO HORA/PORTO ALEGRE
 
RIO GRANDE DO SUL, O NÚMERO 4