quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A Chuva em Minas Gerais

Todo mundo se preocupa com o que está acontecendo em Minas. A imagem da destruição é mostrada a toda instante. Oficialmente 8 pessoas morreram. O governo ainda não tem noção do que vai ter que gastar para reconstruir alguns municípios, dos 66 que estão em estado de emergência.

O tratamento de Lula

No fim da tarde de ontem ele deixou o hospital. Tudo foi feito como estava programado e esse tratamento vai virar rotina durante 7 semanas.

Novo Boletim de Chico Anísio

Saiu o último boletim dizendo que o respirador artificial ainda não foi retirado. O humorista segue em estado grave e sem previsão da alta.

A crise na segurança do Ceará

A Polícia Militar fez o acordo que pediu pra fazer com o governo, mas a Polícia Civil entrou em greve e a situação está radicalizada.

Dengue: 1.159 cidades vão receber 20% a mais de recursos para combate à doença

Mil cento e cinquenta e nove municípios brasileiros vão receber 20% a mais do que os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde para o combate à dengue este ano. De acordo com o Ministério da Saúde, os projetos aprovados chegam a um montante de R$ 92,8 milhões adicionais e devem beneficiar mais de 100 milhões de pessoas.
Dados da pasta indicam que, de janeiro a novembro de 2011, 742.364 casos suspeitos da doença foram registrados em todo o país – 25% a menos em comparação ao mesmo período de 2010. A maior redução, de 77%, foi identificada na Região Centro-Oeste.

O número de municípios com projetos aprovados é 17% maior do que os 989 previstos pelo ministério no lançamento das ações estratégicas para combate à dengue, em outubro do ano passado.

As cidades selecionadas, segundo a pasta, vão assinar um termo de adesão, comprometendo-se a ampliar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a vigilância dos casos e a assistência aos pacientes.

Os recursos adicionais serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde para o fundo do Distrito Federal e para os fundos municipais de Saúde. A lista completa de cidades selecionadas pode ser conferida no site www.saude.gov.br.

Central vence o Brejo da Madre de Deus por 4 x 0

O Central venceu o amistoso contra o time de Brejo da Madre de Deus por 4 X 0. Destacaram-se o zagueiro Ricardo Purcino, os meias Tiago Silva e Wagner Manso e o atacante Douglas que foram os responsáveis pela vitória da Patativa.

Na próxima segunda-feira (9), a Patativa recebe o CSA-AL, para a reinauguração do Estádio Lacerdão.

O vai e vem do Enem

Estudante de São Paulo, que tirou nota zero, foi a justiça e terminou ganhando nota 8.

Guia da Anvisa orienta panificadoras a produzir pão com menor teor de sal

Com o objetivo de reduzir o consumo de sal no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um guia com orientações para as padarias e outras empresas de alimentação fabricarem o tradicional pãozinho com menor teor de sal.

Dados da Pesquisa de Orçamento Familiar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009, mostram que o brasileiro consome pelo menos um pão francês por dia, principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde. Uma unidade do pãozinho, tamanho habitual de 50 gramas, tem cerca de 320 miligramas (mg) de sódio (correspondente a 40% da composição do sal). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumo diário de 2 mil mg, equivalente a uma colher de chá de sal.

No guia, uma das dicas é diminuir a adição de sal à farinha de trigo, um dos ingredientes da massa. Em dezembro passado, o Ministério da Saúde e as indústrias de massa, trigo e panificação firmaram acordo que prevê a diminuição dos atuais 2% de sal no pão francês para 1,8% até 2014. Batatas fritas, bolos prontos, salgadinhos de milho e biscoitos recheados também estão na lista do acordo.

“Isso significa que em 2011 uma receita que utiliza 50 quilos de farinha de trigo e que, tradicionalmente, é adicionada de 1000 gramas de sal (2% da base de farinha de trigo) terá a quantidade desse produto diminuída para 950 gramas (1,9% da base de farinha de trigo) até o fim de 2012 e para 900 gramas (1,8% da base de farinha de trigo) até o fim de 2014”, diz o guia de boas práticas.

Outra recomendação é pesar a quantidade de ingredientes da receita em uma balança. Não é aconselhável usar xícaras, copos e colheres como medidores, porque não garantem precisão. “Se realizada de forma incorreta [pesagem], pode comprometer a qualidade do produto final e, até mesmo, acarretar danos à saúde do consumidor. Por exemplo, se a adição de sal for maior do que a recomendada, o produto final terá maior quantidade de sódio e, consequentemente, poderá influenciar na pressão arterial e aumentar o risco de doenças cardiovasculares”.

A adoção do guia é voluntária. O brasileiro consome em média 3.200 mg de sódio por dia, acima do indicado pela OMS. De acordo com pesquisa do IBGE, mais de 81% dos garotos e 77% das meninas na faixa etária de 10 a 13 anos ingerem sódio além do máximo tolerável. A ingestão excessiva contribui para a pressão alta, doenças cardíacas e renais.

O Guia de Boas Práticas Nutricionais para o Pão Francês está disponível na página da Anvisa na internet (www.anvisa.gov.br).

Nova Jerusalém recebe atores para gravação da Paixão de Cristo

As gravações da Paixão de Cristo de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, começam na próxima semana. Os atores José Barbosa (Jesus), Caco Ciocler (Judas), Mouhamed Harfouch (Herodes), Larissa Maciel (Maria) e Ellen Rouche (Herodíades) devem participar do filme de divulgação da temporada 2012 do espetáculo.

A produção das imagens acontecerá de segunda-feira (9) à sexta-feira (13) na cidade-teatro de Nova Jerusalém. Serão gravados três filmes diferentes destacando a força dramática de cada personagem ao mesmo tempo em que será evidenciada a grandiosidade dos cenários do local.

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém será realizada de 30 de março a 7 de abril.

POLO DE CONFECÇÕES – 1º LUGAR EM DIMINUIÇÃO DE CRIMES EM PERNAMBUCO

NO PROGRAMA PACTO PELA VIDA, DO GOVERNO DO ESTADO, QUE HOJE É UM DOS PROJETO DE SEGURANÇA MAIS EXITOSOS DO BRASIL, QUE TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO O COMBATE AO PIOR TIPO DE CRIME, QUE É O HOMICÍDIO, EXISTEM 26 (VINTE E SEIS) ÁREAS INTEGRADAS DE SEGURANÇA, DE OLINDA ATÉ PETROLINA. CADA ÁREA COM OBRIGAÇÕES, DEVERES E METAS A CUMPRIR. NESSE CONTEXTO A 3ª CIPM, QUE FAZ PARTE DA AIS - 17 ( ÁREA INTEGRADA DE SEGURANÇA 17 ) CONSEGUIU, ATRAVÉS DO TRABALHO DE SEUS COMPONENTES E DOS INTEGRANTES DA POLÍCIA CIVIL, SOB O COMANDO DO MAJOR JOÃO BOSCO E DO DELEGADO SÉRGIO MOURA, SER A PRIMEIRA COLOCADA NOS RANKING DAS AIS, APRESENTANDO A MAIOR DIMINUIÇÃO NO NÚMERO DE HOMICÍDIOS NO ANO DE 2011.

É MOTIVO DE ORGULHO PARA A SOCIEDADE, PODERES CONSTITUÍDOS, EMPRESAS E REPRESENTANTES POLÍTICOS TAL CONQUISTA, COLOCANDO SANTA CRUZ, TORITAMA E REGIÃO NÃO MAIS COMO O MAIOR POLO DE CONFECÇÕES , COMO TAMBÉM O POLO MAIS SEGURO DO ESTADO, DE ACORDO COM O PREVISTO PELO PACTO PELA VIDA.

ESTAMOS ORGULHOSOS E SATISFEITOS DE TERMOS RECUPERADO A NOSSA AIS – 17, QUE APRESENTOU UM DOS PIORES RESULTADOS EM 2010, DEVOLVENDO A TRANQUILIDADE À SOCIEDADE DA NOSSA REGIÃO, QUE ESTÁ ENTRE AS QUE MAIS CRESCEM NO ESTADO.

MAJOR JOÃO BOSCO – COMANDANTE DA 3ª CIPM
DR. SÉRGIO MOURA – DELEGADO SECCIONAL / 17ª DESEC

FORTE ABRAÇO E SEJAM FELIZES!

NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS