terça-feira, 17 de maio de 2011

PRF apreende pasta base e cristal em Barra do Garças



Policiais rodoviários federais da 8ª Delegacia (Barra do Garças) apreenderam no final da tarde de domingo (15) um carregamento de pasta base de cocaína e cristal, droga à base de anfetaminas. O flagrante foi no km 40 da BR-070, em Barra do Garças. Por volta das 17h30, os policiais abordaram o veículo Ford Fiesta de placas DCE-7860 (Nossa Senhora do Livramento-MT), conduzido por Sálvio José Gomes, 32 anos, acompanhado de sua esposa e mais duas filhas, sendo uma recém-nascida. Após abordagem inicial, o condutor levantou suspeita dos policiais, que partiram para uma busca mais detalhada. Em um compartimento preparado sob o para-choque traseiro, os policiais encontraram diversos pacotes contendo a droga. No total, havia 9,7 quilos de pasta base de cocaína e 2,2 quilos de cristal. O cristal, estimulante à base de anfetaminas, é uma droga antiga, mas pouco conhecida. A droga, em forma de cristal, pode ser fumada em cachimbos, cheirada ou até mesmo injetada. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal, na região.

Marcos Araújo repórter policial.
www.twitter.com/araujoimprensa
Contato: SKYPE araujoimprensa123

Suspeito de aplicar o "boa noite Cinderela" em boates do Recife é preso

Após cerca de três meses de investigações, Policias da Delegacia de Turismo, prenderam na tarde de ontem (16), um homem suspeito de aplicar o golpe “boa noite, cinderela” em boates GLS do Recife.

As diligências tiveram início depois de inúmeros telefonemas ao serviço de disque-denúncia dando conta de que Jaldo Marques da Silva, 28 anos, andaria frequentando clubes norturnos da cidade voltados para o público gay, onde estaria dando o golpe, no qual através de um coquetel de drogas inserido na bebida da vítima em potencial, as deixaria inconscientes, para então, roubá-las. O acusado já havia sido preso nos anos de 2006 e 2008 pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma, respectivamente.

Jaldo foi detido em sua residência, localizada no bairro de Maranguape, e depois de autuado, seguiu para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

Erros em livros distribuídos por ministério podem prejudicar estudantes

Apesar de não ser o tema da reunião de hoje (17) da Comissão de Educação do Senado, o uso de termos coloquiais da língua portuguesa, inclusive com erros gramaticais, em livros didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC) norteou o debate dos parlamentares. Inicialmente, a audiência foi marcada para discutir com o ministro Fernando Haddad a comparação histórica entre os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Fernando Henrique Cardoso em publicações do MEC para a rede pública. Como o ministro não compareceu, o tema tornou-se secundário.

Para o ex-ministro da Educação do governo Lula Cristovam Buarque existe um risco de se criar duas formas de falar o português. No entender do pedetista, os estudantes da rede pública, ao adotar erros de concordância verbal como regra, não terão a menor chance de passar em um concurso, por exemplo. “Tem que se ter em mente uma questão fundamental: sotaque e regionalismos são uma coisa. A língua portuguesa é outra”, destacou.

Marisa Serrano (PSDB-MS) disse que a ausência do ministro prejudicou os debates. “Ele tem que dar explicações sobre esses fatos. Todos os brasileiros são obrigados a aprender o português.”
O presidente da Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros), Jorge Yunes, disse que o importante, no debate, é contextualizar aos estudantes o porquê de a língua portuguesa constar no livro didático "daquela forma". Segundo ele, o certo é o professor "contextualizar a linguagem coloquial e, ao mesmo tempo, ensinar o português oficial".

Com a ausência de Haddad, a comissão dispensou da audiência três representantes do ministério que debateriam a comparação histórica entre os governos Lula e Fernando Henrique Cardoso. O presidente do colegiado, Roberto Requião (PMDB-PR), justificou sua decisão afirmando que o convite foi feito ao ministro Haddad e não a eles. “Eles não foram convidados. Nós convidamos o ministro”, afirmou Requião.

BC muda de novo regras para cheques, agora para conter devoluções

Poucos dias depois de emitir norma que dá mais rigidez à emissão e uso de cheques, o Banco Central editou uma nova regra para restringir a devolução de cheques sem fundos e, portanto, os riscos de um emissor entrar nas listas de inadimplentes por motivos de erro, fraude ou roubo de talões.

Ou seja, no caso de uma pessoa ter um cheque em branco roubado e preenchido por outra pessoa, quando ele for colocado na praça e, na compensação, for constatada a fraude, essa pessoa não será incluída nas listas de proteção ao crédito. A mesma regra valerá para os cheques mal preenchidos pelo próprio correntista.

A medida leva mais responsabilidades aos bancos, que serão os responsáveis em primeira instância pela verificação dos dados. Hoje, é comum que cheques de menor valor não tenham assinaturas conferidas, o que faz com que o pagamento só seja questionado, se o emissor pedir verificação.

Só “quando um cheque é devolvido por motivo de falta de fundos ou de conta encerrada, o cliente tem seu nome incluído no cadastro de emitentes de cheques sem fundo”, diz a nota do BC. Com a medida, o BC espera ter um melhor acompanhamento dos bancos nas assinaturas, o que pode levar até a uma conferência mais precisa dos comerciantes e prestadores de serviços que recebem os cheques de seus clientes.

A norma exige, ainda, que os cheques não pagos tenham suas justificativas apresentadas, de forma que evite o apontamento de justificativa errada pelos bancos.

Com a medida, o BC quer ter informações mais apuradas sobre o funcionamento do sistema financeiro e, por consequência, busca, a médio prazo, chegar a uma redução na inadimplência dos cheques emitidos.

Alívio na compensação eletrônica

O Banco Central também adiou a necessidade de adesão de certas regiões do país, consideradas de mais difícil acesso, no sistema de compensação de cheques por meio de imagem digitalizada. O país todo estava previsto para operar no sistema a partir de sexta-feira, mas, para essas regiões específicos, o prazo foi adiado em 60 dias.

Com o sistema digital em vigor, a compensação vai permitir o desbloqueio de cheques em até dois dias, no máximo, em qualquer lugar do país. Dessa forma, por exemplo, o sistema vai acelerar o recebimento de quem tem um cheque de agência em local distante depositado em sua região.

Diversos bancos têm, veladamente, manifestado preocupações com a migração do sistema de compensação manual – em que todas as noites funcionários conferem valores e assinaturas – para o eletrônico – por reconhecimento digital. Teme-se, por exemplo, falta de capacidade e atrasos em compensações por conta de panes.

Brasil ganha mais 272 mil empregos formais em abril

A criação de postos de trabalho com carteira assinada atingiu 272.225 mil em abril deste ano, o quarto melhor resultado para o mês, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira pelo Ministério do Trabalho. O recorde para abril foi atingido no ano passado, quando a geração de vagas superou as 305 mil.

O resultado do mês passado é 0,75% maior que o medido em março deste ano. Em abril, o mercado contabilizou 1,7 milhão de admissões e 1,5 milhão de demissões, ambos números recordes para o mês. De acordo com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, isso mostra que a economia brasileira está num momento de alta rotatividade.

Segundo Lupi, o setor da construção civil merece destaque entre aqueles que contribuíram para o bom resultado de abril. "Este é um setor onde os resultados demoram a aparecer, porque obra é uma coisa demorada, mas a partir de agora este é um setor que vai 'bombar'", disse. Na área, houve quase 30 mil novos postos criados, uma alta de 1,15% em relação a março. O ministro também atribuiu o resultado ao fim do período de chuvas, que permite com que as obras andem mais rápido.

Outro setor com desempenho acima da média é o de serviços que, em abril, teve saldo positivo de 114 mil vagas, uma alta de 0,78% em relação a março, o melhor resultado para o mês. A indústria de transformação gerou 51,3 mil empregos a mais que março, uma alta de 0,63% na comparação com o mês anterior. O comércio teve o melhor saldo para o período, com a geração de 41,5 mil vagas a mais que o mês anterior.

Os dados do Caged divulgados hoje também atualizaram os números de março com as informações de empregos entregues fora do prazo pelas empresas. De acordo com os novos números, entre janeiro e março deste ano foram criados 608.492 mil postos de trabalho. Somando-se ao resultado ainda sem ajustes de abril, esse número sobe para 880.717 mil. O ministro do Trabalho prevê que este ano serão criados 3 milhões de postos de trabalho com carteira assinada

Mecânico é assassinado na zona rural de Caruaru

A polícia registrou mais um homicídio em Caruaru, Agreste pernambucano. O mecânico Natanael do Vale, 44 anos, foi morto a facadas na Vila Canaã, zona rural do município.

O corpo da vítima foi encontrado dentro de um barreiro. O mecânico era conhecido por “Bigode”.

www.twitter.com/araujoimprensa
Contato: SKYPE araujoimprensa123

A Universidade mais próxima de você

O Sistema de Ensino Presencial Conectado é um modelo Bimodal, semipresencial e multimidiático. O aluno tem atividades presenciais que são desenvolvidas na unidade de ensino do município escolhido pelo aluno (como o Pólo de Santa Cruz do Capibaribe), que acontecem conforme cronograma e calendário fornecido pela Universidade. Além disso, o aluno tem atividades não presenciais desenvolvidas via Web para as quais pode organizar seu horário de estudo de acordo com sua disponibilidade e atender os prazos definidos para a entrega das atividades propostas no curso. A metodologia para o ensino a distância, utilizada pela Unopar Virtual, é inovadora e de alta qualidade. O Sistema de Ensino Presencial Conectado é considerado referencia em Educação a Distância por sua proposta pedagógica e tecnológica. A carga horária dos cursos propostos é dividida entre teleaulas, auto-estudo e ambiente Web. As teleaulas são transmitidas via satélite ao vivo, pelo sistema. Os alunos podem fazer perguntas por microfone, e-mail ou chat no decorrer da teleaula e ter acesso aos questionamentos de outros alunos, possibilitando uma maior integraçãoEm Santa Cruz o Pólo da UNOPAR é localizado na Rua Pe Zuzinha 231a, mais informações através do número 3731-3644

Será feriado em Caruaru nesta quarta-feira dia 18 de maio

Será feriado em Caruaru, nesta quarta-feira, dia 18 de maio, data em que o município estará completando 154 anos de sua elevação à categoria de cidade.Vasta programação foi elaborada tanto pelo prefeito José Queiroz (PDT) como pela Câmara Municipal para assinalar a passagem da data. A festa teve início nesta terça-feira, às 8h da manhã, com uma alvorada da Banda de Música da PM. Em seguida, foram hasteadas em frente ao prédio da Câmara as Bandeiras de Caruaru, de Pernambuco e do Brasil. À noite, haverá uma sessão solene na Câmara Municipal para a entrega da Medalha 18 de Maio, sua principal comenda, a várias personalidades, entre elas a atriz Prazeres Barbosa e o secretário municipal André Alexei Lyra.Segundo o presidente Licius Cavalcanti (PCdoB), antecipar esta programação em 24 horas foi uma questão de racionalidade. “Na data de aniversário de Caruaru, são muitas inaugurações, eventos, corte de bolo, e à noite os vereadores ainda teriam que vir para a sessão para a entrega das medalhas. Ficava tudo muito cansativo. Por isso decidimos antecipar a programação”, disse ele.

Gabarito dos Correios já pode ser consultado

Os mais de 900 mil candidatos que participaram da primeira fase de avaliação do concurso para os Correios, aplicada no último domingo(15), podem conferir o gabarito dos testes nesta terça-feira (17). Para quem disputa uma das vagas para atendente comercial, a consulta pode ser feita imediatamente. Já para aqueles que concorrem às outras vagas, a consulta deve ser feita a partir das 19h.

Segundo informações da Cespe/ UnB, organizadora do concurso, os inscritos podem acessar o site da banca (www.cespe.unb.br/concursos), informando CPF e senha, para ter acesso às respostas corretas.

É preciso ter atenção com o prazo para entrar com recurso contra o gabarito. Os candidatos têm a partir das 9h de hoje até as 18h de quinta-feira para recorrer dos resultados. O pedido deve ser feito e encaminhado por meio do portal eletrônico www.cespe.unb.br/concursos.

Já para aqueles candidatos que não disputam vagas para atendente comercial, a consulta só poderá ser realizada a partir das 19h. Para recorrer dos resultados, o prazo é até as 18h de sexta-feira.

O cargo com maior número de inscritos é o de atendente comercial, com 667.798 candidatos, seguido de carteiro, com 296.719. A concorrência para atendente comercial é de 293,93 candidatos por vaga.

Deputado participa de audiência com Ministro das Cidades

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) esteve reunido na manhã desta terça-feira (17) com o Ministro das Cidades, Mário Negromonte. No encontro foi discutida a liberação de recursos destinados à construção de um Viaduto no cruzamento da PE 160 com a Avenida 29 de Dezembro, no perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe. A obra tem como principal objetivo melhorar o tráfego naquela região da cidade.Segundo José Augusto Maia, já foi iniciado um estudo técnico pela Secretaria de Transportes do Estado de Pernambuco para a elaboração do projeto. Ainda conforme o deputado, o fluxo do trânsito em Santa Cruz do Capibaribe, principalmente nos períodos de feira, gira em torno de vinte mil veículos por dia, o que denota a real necessidade da obra. O Ministro entendeu a relevância da obra e informou que vai entrar em contato com o governador Eduardo Campos, para que em uma parceria dos Governos Federal e Estadual seja firmada e o pleito de José Augusto Maia seja atendido.

Estudante de 12 anos espancada por colegas na frente da escola

Está internada no Hospital da Restauração (HR) uma adolescente de 12 anos espancada na frente da escola onde estuda. O caso aconteceu na noite de ontem, em frente à Escola municipal Karla Patrícia, na comunidade da Ilha do Destino, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

De acordo com a polícia, a adolescente foi agredida por seis colegas de escola, dois meninos e quatro meninas. A jovem teria levado vários golpes na cabeça, como socos, pontapés e pauladas. Ela foi socorrida desmaiada para a Unidade de Pronto Antedimento (UPA) da Imbiribeira e de lá transferida para o HR.