domingo, 5 de julho de 2015

Moto roubada é recuperada pela guarda municipal em Santa Cruz do Capibaribe

Uma moto que havia sido tomado de assalto em Santa Cruz do Capibaribe foi localizada na noite deste sábado (04) na Avenida Brasil no bairro Nova Santa Cruz em Santa Cruz do Capibaribe.

A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) chegou até o veículo através de informações de populares. Ao se deslocar até o referido endereço, o fato foi constatado.

O veículo que estava abandonado, se tratava de uma moto Biz de cor vermelha e placa PGK-3738, que foi levada para o depósito do Sispol na Capital da Moda.

Participaram da ocorrência, o supervisor Prado e os guardas municipais Lamartine e Aguiar.

Idosa de 64 anos é estuprada em Santa Cruz do Capibaribe

Aconteceu no início da noite deste sábado (04) um estupro contra uma idosa de 64 anos, próximo a uma igreja na Rua Professora Ivani Batista Silva no Nova Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações da vítima, a mesma foi abordada por uma pessoa desconhecida, que a levou para um beco que fica nas proximidades da rua citada, onde ficou por aproximadamente duas horas praticando o estupro.

A idosa não soube dar maiores informações da pessoa que teria praticado o delito e, ressaltou que o local é bastante perigoso devido à falta de iluminação.

EM CAPOEIRAS, HOMEM É ALVEJADO A BALA ENQUANTO BEBIA EM BAR


Um homem bebia na tarde da ultima sexta-feira (3) no Bar Boca da Noite na Praça João Borrego em Capoeiras, quando sem motivo o suspeito identificado como Ciro Alves de Siqueira de 31 anos, sacou um revólver e efetuou seis disparos contra José Aparecido Alves das Neves de 33 anos, a vítima foi socorrida para o Hospital Dom Moura em Garanhuns e em seguida transferida para o Hospital de Vitória de Santo Antão, após o crime o suspeito fugiu tomando destino ignorado.

Malhas da Lei cumpre mandado de prisão em Santa Cruz do Capibaribe


Na tarde deste sábado (04) o efetivo do Malhas da Lei tomou conhecimento de que um foragido da justiça estaria na Rua Amaro Monteiro do Nascimento, bairro Malaquias Cardoso, em Santa Cruz do Capibaribe.

Após receber a denúncia, o efetivo se deslocou até o endereço citado, onde localizou Marcos Vitor Viegas de Carvalho (59 anos) que foi conduzido para a delegacia de polícia de Caruaru para serem tomadas as medidas legais cabíveis, sendo então recolhido.

Marcos Vitor estava com o mandado de prisão aberto pela comarca de Santa Cruz do Capibaribe desde março de 2013, acusado de posse ilegal de uma arma de fogo calibre 12 e mais três cartuchos intactos, quando foi localizado em uma empresa no dia 07 de março de 2003.

POLÍCIA CAPTURA FORAGIDO EM FEIRA LIVRE DE GARANHUNS

foragido
Por volta das 08h40m deste domingo (5), através de informações do Núcleo de Inteligência do Agreste (NIA), o QS1/PM (Quadrante de Segurança) da cidade de Garanhuns, ao efetuar rondas e abordagens na feira livre da Rua Cecília Rodrigues, em Heliópolis, Garanhuns, flagrou o elemento, Lúcio Flávio Farias dos Santos, o qual é foragido do sistema prisional pernambucano, (CRA) de Canhotinho/PE.

Ainda segundo a PM, contumaz no crime, predileção em assaltos, há informes que ultimamente em conluio com outro elemento, praticava crimes armado com uma espingarda cal. 12, em Garanhuns e outros locais.

O detendo foi conduzido à DEPOL, Caruaru a fim de se executar os procedimentos legais.

Homem sofre tentativa de homicídio em Toritama

Aconteceu na noite deste sábado (04), uma tentativa de homicídio no município de Toritama. O fato aconteceu nas proximidades da Favela da COHAB. A vítima foi identificada por Marcelo João, conhecido por “CD” (32 Anos).

Marcelo foi alvejado por cerca de sete disparos de arma de fogo. O Samu foi acionado e socorreu a vítima para o Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima em Toritama.

Em seguida, Marcelo foi encaminhado para o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru.

DELEGADO JÚLIO CÉSAR PORTO SOFRE GRAVE ACIDENTE NA BR-232

O delegado Seccional de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Júlio César Porto, sofreu um grave acidente durante a manhã de ontem (sábado) na BR-232 em Vitória de Santo Antão.

Segundo informações repassadas pelo próprio Delegado, chovia muito e ele seguia de Santa Cruz do Capibaribe para o Recife, onde participaria de uma reunião com a cúpula da Polícia e o Governo Estado, porém acabou perdendo o controle do seu automóvel e colidiu com barra de proteção da rodovia.

Ainda de acordo com Porto, o acidente não foi pior, porque o carro não atravessou a pista de rolamento, pois caso contrário teria invadido a contramão e colidido provavelmente com outros carros que seguiam no destino contrário.

Apesar da gravidade do acidente, Júlio sofreu apenas uma luxação no ombro direito e foi socorrido para o Hospital de Vitória de Santo Antão e depois submetido a exames no Hospital de Olinda.

HOMEM QUE SE JOGOU DE UM PRÉDIO EM SANTA CRUZ, MORRE DO HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO

Faleceu no Hospital da Restauração no Recife, Jefferson Paulo Pereira da Silva Costa, que tinha 25 anos de idade. Ele estava alcoolizado e se jogou do segundo andar de um prédio localizado no Centro de Santa Cruz do Capibaribe na madrugada deste domingo (05). Clique AQUI e relembre.

Na oportunidade a vítima fraturou o joelho direito e teve diversas escoriações, sendo socorrido por uma equipe do SAMU para o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão, recebeu os primeiros atendimentos médicos e foi transferido em estado grave para o Hospital da Restauração no Recife aonde não resistiu e acabou morrendo.

Não se sabe ainda o motivo que levou o Jefferson acabar com a própria vida.

ELEMENTO É FLAGRADO POR CÂMERA DE MONITORAMENTO FURTANDO MOTOCICLETA EM SANTA CRUZ

A câmera de monitoramento de uma residência registrou o momento exato em que, um elemento consegue tranquilamente furtar uma motocicleta Honda Biz de cor vermelha e placa PGK-3938.

O vídeo mostra que, a moto estava estacionada em cima de uma calçada, quando o indivíduo ainda não identificado chegou com um capacete na cabeça, disfarça por alguns minutos e depois leva a motocicleta como se nada tivesse acontecendo.

O furto foi praticado na Rua Joaquim Nabuco no bairro São Cristóvão em Santa Cruz do Capibaribe. Porém a motocicleta foi abandonada na Avenida Brasil esquina com a Tomé de Souza no bairro Nova Santa Cruz, sendo recolhida pela Guarda Civil Municipal através da ROMUT e devolvida posteriormente ao proprietário.

TRÊS HOMENS FORAM ASSASSINADOS EM BAR NA ZONA RURAL DE BOM CONSELH

A noite do sábado (4) foi sangrenta marcada por uma chacina na zona rural de Bom Conselho no Agreste pernambucano, três homens estavam no Bar do Tonho no Sítio Mares quando foram mortos a tiros.

Entre as vítimas estavam os irmãos Josuel Pereira Feitosa de 39 anos e Jadielson Pereira Feitosa de 29 anos, eles moravam no Sítio Trapiá na área rural de Iati, a outra vítima foi o dono do bar Antônio Ferreira da Silva de 30 anos que residia no mesmo sítio onde os crimes aconteceram.

De acordo com informações da polícia as mortes aconteceram por volta das 19h30m, duas das vítimas estavam no interior do estabelecimento e a outra na frente em uma moto, Antônio foi alvejado no tórax e pescoço, Jadielson alvejado com tiro na nuca e Josuel com um disparo na região do pescoço.

O local onde o fato aconteceu fica na divisa e Pernambuco com Alagoas e é de difícil acesso, ainda segundo informações, dias atrás uma das vítimas teria tido um desentendimento com um homem que não teve o nome revelado, no local além da Polícia Militar compareceu uma viatura do Corpo de Bombeiros na tentativa de prestar socorro as vítimas que já se encontram em óbito e uma Equipe de Plantão da Delegacia Regional de Caruaru, já que a 18ª DESEC de Garanhuns permanece fechada.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal de Caruaru, o caso será investigado pela Delegacia de Bom Conselho.

CIOSAC DEBELA PONTO DE VENDA DE DROGAS EM CARUARU-PE


Na noite da ultima quita-feira (02/07), após levantamentos realizados sobre tráfico de drogas, a CIOSAC realizou deslocamento até a Rua Pau Brasil, Bairro Vila Kennedy, na cidade de Caruaru, próximo ao posto Dislub, onde foi localizado Lindomar Florêncio Torres, 19 anos, o qual estava de posse de uma quantidade de maconha pronta para consumo e a quantia de R$ 70,00 em espécie. Ao ser questionado sobre o restante da droga, o mesmo informou que estava em sua residência, onde após realizar busca domiciliar, foi encontrado o restante da droga dentro de um balde no quintal da casa. ainda de acordo com a policia, a apreensão totalizou 580 gramas de maconha.

O detido e o material apreendido foram entregues na Delegacia Regional de Caruaru. Após autuação do imputado por tráfico de drogas, o mesmo foi recolhido ao presídio Juiz Plácido de Souza, em Caruaru.

Agência do Bradesco mais uma vez foi alvo de criminosos em Jataúba-PE.

Pelo menos seis elementos fortemente armados explodiram durante a madrugada deste sábado (04), a agência do Banco do Bradesco da pacata cidade de Jataúba no interior do Agreste de Pernambuco. 

Segundo informações repassadas ao Blog Agreste Notícia, os caixas eletrônicos da unidade foram abastecidos ontem à tarde (sexta-feira), devido à feira livre que acontece todos os sábados.
A quadrilha chegou na agência que fica localizada na Avenida José Lopes de Siqueira no Centro da Cidade, em uma automóvel Ecosport de cor branco e duas motocicletas. Depois da instalação dos explosivos foi feita a detonação que destruiu os caixas eletrônicos, afetou a estrutura física da unidade e ainda arrombou a porta de uma Casa de Materiais de Construção que fica em fronte ao Bradesco.

Não se sabe ainda quanto foi levado pelos criminosos que provavelmente fugiram com destino a cidade de Caraúbas no estado da Paraíba. A equipe do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) está juntamente com a Guarnição Tática (GT) de Brejo da Madre de Deus fazendo o isolamento do local. 

No momento da ação criminosa a cidade estava sem policiamento, devido os policiais que ficam de plantão na cidade, estarem empenhados em uma ocorrência na cidade de Caruaru, já que a 17ª DESEC se encontra fechada em virtude do impasse entre o Governo do Estado e a Polícia Civil.
A poucos metros do banco está a Delegacia de Polícia da cidade, que se encontrava sem nenhum policial. Os bandidos sem nenhuma intimidação ainda tomaram café na Agência Bancária depois da explosão.

Uma câmera de monitoramento instalada em uma residência poderia ter registrado toda a ação, porém se encontra sem funcionamento.

O IC (Instituto de Criminalística) de Caruaru deve realizar uma perícia na Agência Bancária nas próximas horas.


POLICIAIS DO GATI DA 8ª COMPANHIA DE PESQUEIRA PRENDEM SUSPEITO DE HOMICÍDIO

Na manhã desta sexta-feira (3), uma equipe do GATI da 8ª Companhia da Polícia Militar prendeu um elemento suspeito de ter matado o enteado em Pesqueira no Agreste, o crime aconteceu na madrugada da quinta-feira (2), quando Eudes Pereira de Araújo de 30 anos foi assassinado a tiros no bairro do Matadouro as margens da BR-232, familiares informaram que a vítima saiu de casa na tarde de quarta e na quinta receberam a notícia que ele havia sido assassinado.
Após ser preso o suspeito foi levado para a Delegacia de Policia Civil para a adoção das medidas cabíveis.

ADOLESCENTES SÃO APREENDIDOS COM ARMA DE FOGO PELA EQUIPE MALHAS DA LEI EM SÃO DOMINGOS

Dois adolescentes de 17 anos de idade foram apreendidos durante a noite da última sexta-feira (03), na Travessa Manoel Catolé em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus.

A Polícia Militar chegou até os envolvidos depois de receber denúncia anônima informando que, os infratores estariam armados no endereço acima citado.

Os policiais da equipe Malhas da Lei do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM) fizeram diligências e identificaram os indivíduos que foram abordados e nada de ilícito foi encontrado.

Indagado sobre a arma de fogo, um dos menores de idade confessou que possuía uma espingarda cal 32 em sua residência. A guarnição seguiu para a casa do envolvido onde foi encontrada a arma que tem o cano serrado, justamente para facilitar o uso em assaltos na Região.

Ainda na oportunidade, várias peças de motocicletas roubadas foram encontradas na casa do elemento. A dupla de adolescentes foi apresentada na Delegacia de Polícia da cidade de Caruaru.

DOIS ELEMENTOS ASSASSINAM UM HOMEM COM 11 TIROS


Na noite de sábado (04/07), dois elementos desconhecidos assassinaram um homem no Centro de Catende/PE, na Mata Sul do estado.

Testemunhas disseram à polícia que, Romualdo Silva Oliveira, de 32 anos, se encontrava na Rua Batista Vanderlei, quando os elementos chegaram utilizando capacetes na cabeça para não serem identificados, anunciaram um assalto e em seguida efetuaram os disparos, mas fugiram do local sem roubar nada.

Ainda segundo a PM, a vítima foi socorrida para o hospital local, mas já chegou sem vida, devido ter sido atingido com cerca de 11 tiros.

O efetivo policial fez várias diligências nas proximidades, porém, os criminosos não foram localizados.

O TEMPO E A TEMPERATURA

O tempo na região Nordeste, neste domingo, não deve variar em relação a sábado. O dia deve variar de nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva no Norte e Oeste do Maranhão, Centro/Norte do Piauí, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Pode chover também em Pernambuco, Alagoas, e em grande parte da Bahia. Temperatura mínima de 12, máxima de 36 graus. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

HOMEM FICA GRAVEMENTE FERIDO AO SE JOGAR DE PRÉDIO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Uma tentativa de suicídio aconteceu durante a madrugada deste domingo (05) em Santa Cruz do Capibaribe. O fato aconteceu no Centro da Cidade quando segundo informações, Jefferson Paulo Pereira da Silva Costa, de 25 anos de idade, se jogou do segundo andar do prédio em que morava.

Ainda de acordo com as informações, o homem que estava alcoolizado pulou de uma altura de aproximadamente 10 metros, por motivo ainda desconhecido.

Apesar de ter caído em pé, o joelho direito da vítima acabou quebrando e ele sofreu escoriações pelo corpo, sendo socorrido em estado grave por uma equipe do SAMU para o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão de onde teve que ser transferido para o Hospital da Restauração do Recife.

Livro vai contar a história do rádio em Caruaru

O professor Edson Tavares segue preparando um projeto inédito e que vai mexer com a imaginação dos amantes do rádio. Ele trabalha num livro que vai contar a história do rádio de Caruaru. Serão várias décadas de história narradas numa obra, que vai narrar a trajetória do mais importante e influente veículo de comunicação da Capital do Forró.

Nomes como Ivan Bulhões, Macdowel Holanda, Combé Júnior, Luiz Alberto, Zé Almeida, Moisés Rouche, Wilson Bezerra, Sebastião do Rojão, Tavares Neto entre outros, farão parte da obra. A expectativa do autor é que em dois anos ele consiga catalogar as mais variadas histórias e após isso, o livro será publicado. As pessoas que tiverem interesse em contribuir com a obra podem entrar em contato pelo e-mail: edsontavares5@hotmail.com.

Fonte: Blog do Mário Flávio

O novo acordo do clima e os desafios para o Brasil

João Guilherme Sabino Ometto*

Há uma grande expectativa de que a 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que ocorrerá em Paris, de 30 de novembro a 11 de dezembro deste ano, estabeleça um novo acordo para conter o aquecimento da Terra. São dois os pilares que devem sustentar o entendimento multilateral: a capacidade de cada país de reduzir emissões dos gases de efeito estufa; e adoção de medidas de adaptação que criem mais resistência dos ecossistemas e das cidades aos impactos do clima. Também é preciso desenvolver, transferir e viabilizar o uso de tecnologias em larga escala.

O Brasil está se preparando para a COP21, devendo apresentar, até outubro, as suas contribuições. Um de nossos desafios é diminuir as perdas florestais. Para isso, uma alternativa é buscar financiamentos para projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD plus). Esse mecanismo permite a remuneração dos que preservam as matas. Outro enorme desafio brasileiro é aumentar a participação das fontes renováveis na matriz energética, utilizando o potencial da bioenergia, bem como a eólica e a solar.

No tocante ao setor agropecuário, é preciso tornar mais robusto o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (ABC). Para isso, as medidas necessárias são: plantio direto, integração lavoura/pecuária/florestas, recuperação de pastagens e áreas degradadas e restauração da flora, conforme o Código Florestal. 

Esse conjunto de ações pode gerar reduções expressivas da emissão dos gases de efeito estufa. No entanto, deve-se ponderar que os futuros compromissos brasileiros não podem ser unilaterais. É preciso que haja obrigações também ambiciosas dos países desenvolvidos e dos emergentes. Ou seja, serão complexas as negociações da UNFCCC. Em setembro, em paralelo à Assembleia Geral da ONU, ocorrerá a Climate Summit, na qual a aprovação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, lançados na RIO+20, em 2012, conterá de maneira clara a agenda do clima.

Para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o Brasil precisa apresentar contribuições ousadas e flexíveis quanto à redução de emissões, mas compatíveis com nossa realidade socioeconômica. Entendemos, ainda, que nossos esforços no período pré 2020 devam constar das negociações. Além disso, é necessário considerar que o acesso ao mercado mundial de carbono é crucial para que diminuam as emissões dos gases de efeito estufa, buscando-se a melhor relação custo-benefício para o País. É importante que as ações unilaterais não resultem em restrições arbitrárias e injustificadas do comércio internacional.

Serão inaceitáveis metas absolutas para todos os setores e o estabelecimento de taxas de carbono, que criariam penalidades para os segmentos mais sensíveis da indústria e não incentivariam as reduções de emissão custo-eficientes. É essencial criar uma agenda, entre 2016 e 2019, que permita investir e desenvolver novas tecnologias, inclusive via acordos bilaterais, com foco em ações de baixo carbono nos setores manufatureiros, mas preservando sua competitividade.

O novo acordo a ser adotado em Paris poderá remodelar a arquitetura das relações econômicas entre países no âmbito das negociações sobre mudança do clima. O Brasil tem um papel relevante nesse cenário e pode criar as bases para reestruturar suas políticas climáticas com foco em medidas que promovam o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, as contribuições nacionais a serem submetidas à UNFCCC precisam ser planejadas com cautela e fundamentadas na real capacidade do País de reduzir emissões. 

*João Guilherme Sabino Ometto, engenheiro (Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP), é vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo São Martinho, vice-presidente da FIESP e coordenador do Comitê de Mudança do Clima da entidade.

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação