terça-feira, 15 de maio de 2012

Pai e filha são presos suspeitos de envolvimento com a morte de escrivão


A polícia conclui as investigações da morte do escrivão policial Kleber de Souza Ferraz, de 46 anos, morto a tiros em junho de 2011, na rodovia PE-95, em Caruaru, no Agreste pernambucano.
Foram presos o advogado criminal José de Vasconcelos Pontes, 70 anos e a filha que era esposa da vítima, Angélica de Oliveira Vasconcelos Ferraz, 33, além do executor dos disparos Josimar de Arandas Pereira, de idade não informada.
“A partir de uma investigação aprofundada conseguimos fazer uma comparação balística com a arma encontrada com Josimar de Arandas e o projétil encontrado com o corpo da vitima A partir disso foi possível fazer a ligação entre o executor e os mandantes confirmando todo o histórico e motivação do crime”, informou o delegado Erick Lessa.
Na casa do advogado os policiais conseguiram apreender dezenas de revólveres de diversos calibres, além de pistolas, grande quantidade de munição, carregador de metralhadora, colete à prova de balas e rifles. O crime foi motivado pelo ciúme de Angélica, que acreditava ser traída pelo companheiro. Ela teria planejado junto com o pai a morte do escrivão.
O advogado José de Vasconcelos está internado em um hospital particular em Garanhuns. Angélica de Oliveira foi levada para a Colônia Penal Feminina de Buíque e Josimar de Arandas foi levado para a unidade prisional de Arcoverde, no sertão do estado.

Caruaru recebe 10ª Semana Nacional dos Museus

 
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesse ano, a sua 10ª edição propõe o tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações. Em Caruaru, no Agreste pernambucano, atividades dinâmicas além de exposições e shows seguem até quinta-feira (24).
Os sete museus da cidade vão proporcionar a comunidade e aos visitantes novos meios de difundir o conhecimento cultural. Aliado a essa temática, acontecerá durante todo este período o projeto “Duas Cantigas” um projeto musical com Isabela Morais e Daniel Finizola aos espaços culturais da cidade.
“Essa é mais uma oportunidade para que os caruaruenses que não tem a oportunidade de visitar os museus da cidade durante o dia possam ter a oportunidade de visita-los no período noturno. É mais uma oportunidade de desfrutar do movimento cultural que é tão forte em nosso município”, ressaltou a coordenadora dos Museus, Regina Lúcia.
Nesta terça-feira (15) a partir das 19h acontecerá o lançamento do livro “Fábrica de Caroá: História e Memória”, no museu do mesmo nome. Amanhã (16), o Museu do Barro apresenta exposição sobre o bairro mais populoso de Caruaru, o Salgado.
Confira a programação:
CASA MUSEU MESTRE VITALINO

RUA MESTRE VITALINO, S/N – ALTO DO MOURA

Tel: (81)3721-2545 begin_of_the_skype_highlighting (81)3721-2545 end_of_the_skype_highlighting / (81)3723-4010 begin_of_the_skype_highlighting (81)3723-4010 end_of_the_skype_highlighting

16/05/2011 – 19h às 22h - EXPOSIÇÃO - Museus de Caruaru: Memória Viva

16/05/2011 – 20h às 22 h - SHOW MUSICAL – Projeto “Duas Cantigas”
MEMORIAL DA CIDADE DE CARUARU

RUA DUQUE DE CAXIAS, 1000 – CENTRO

Tel: (81) 3721- 3702

19/05/2011 – 20h às 22h - SHOW MUSICAL – Projeto “Duas Cantigas”
MEMORIAL MESTRE GALDINO

RUA SÃO SEBASTIÃO, 181 – ALTO DO MOURA

17/05/2011 – 19h às 22h

EXPOSIÇÃO - Museus de Caruaru: Memória Viva

17/05/2011 – 20h às 22h

SHOW MUSICAL – Projeto “Duas Cantigas”
MUSEU DA FÁBRICA CAROÁ

PRAÇA JOSÉ DE VASCONCELOS, 100 – CENTRO

21/05/2011 – 19h às 22h - EXPOSIÇÃO - Museus de Caruaru: Memória Viva

21/05/2011 – 20h às 22h - SHOW MUSICAL – Projeto “Duas Cantigas”
MUSEU DO BARRO DE CARUARU

RUA JOSÉ DE VASCONCELOS, 100 – CENTRO

Tel: (81) 3721-2545 begin_of_the_skype_highlighting (81) 3721-2545 end_of_the_skype_highlighting

16/05/2011 a 31/05/2011 – 9h às 17h - EXPOSIÇÃO – Museus de Caruaru: Memória Viva e Memórias de Vitalino

SHOW MUSICAL – Projeto “Duas Cantigas”
MUSEU DO CORDEL OLEGÁRIO FERNANDES

PARQUE 18 DE MAIO S/N – CENTRO

21/05/2011 – 8h às 12h - EXPOSIÇÃO - Museus de Caruaru: Memória Viva

21/05/2011 – 8 h às 12h - Apresentação cultural com cordelistas, emboladores, poetas e violeiros
MUSEU JOSÉ CONDÉ CASA DE CULTURA

PARQUE 18 DE MAIO, S/N – CENTRO

Tel: (81) 3723- 4010

19/05/2011 – 8h às 13h - EXPOSIÇÃO - Museus de Caruaru: Memória Viva
A programação completa do projeto pode ser consultada no site: www.museus.gov.br

15 de maio, é o dia do Assistente Social

A profissão de Assistente Social surgiu no Brasil na década de 30, sendo regulamentada hoje pela Lei Federal 8.662, de 7 de junho de 1993. É uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, denominado projeto ético-político, que foi construído pela categoria a partir das décadas de 70 e 80, expressando o compromisso com a construção de uma nova ordem societária, mais justa, democrática e garantidora de direitos sociais.
Os assistentes sociais estão na linha de frente de um trabalho fundamental para o acesso e a efetivação dos direitos da população, tendo prioridade aqueles mais vulnerabilizados, visto que as políticas sociais vão aos poucos perdendo sua potencialidade redistributiva no cenário do privilégio do privado em detrimento do público.
"Profissionalmente, como assistentes sociais, somos colocados muito próximos daquilo que é essencial na nossa vida, que é a possibilidade da construção coletiva e da intervenção no próprio tecido social”, informou a professora Maria Dvanil.
O Serviço Social, desde as suas origens, é uma profissão que tem um compromisso com a construção de uma sociedade humana digna e justa. Este é o coração do nosso Projeto Ético Político, é o nosso compromisso diário.
Para revigorar as nossas forças e esperanças no nosso cotidiano de lutas, num dia como hoje de festa e homenagens não poderíamos deixar de citar Fernando Pessoa quando diz: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

João Lyra Neto diz que Zé Queiroz governa na base do improviso

O vice-governador João Lyra Neto comentou nesta segunda-feira (14) a pesquisa do Instituto Exatta, divulgada pelo Jornal Folha de Pernambuco, sobre as eleições 2012 em Caruaru. Em entrevista ao jornalista Inaldo Sampaio, João Lyra disse que não ficou surpreso com o resultado da pesquisa, na qual o prefeito José Queiroz, do PDT, tem 34% das intenções de voto e a ex-deputada Miriam Lacerda, do DEM, 45%.
"Houve apenas a confirmação daquilo que eu vinha dizendo há mais de dois anos: que o prefeito se isolou e que a gestão não está bem por não ter correspondido às expectativas que foram geradas na campanha de 2008", afirmou João Lyra Neto. Segundo ele, logo depois da eleição procurou o prefeito e sugeriu-lhe que colocasse em prática um planejamento estratégico", baseado em metas e indicadores de desempenho, "mas infelizmente não fui ouvido".

"Hoje, não se pode mais governar na base da improvisação. Um gestor público, para ser eficiente, tem que ter planejamento e cobrar resultados e não é isso o que se vê em Caruaru, a maior cidade do interior do Estado", acrescentou durante conversa com o jornalista Inaldo Sampaio. De acordo ainda com o vice-governador, a avaliação de que o prefeito "não está bem", até porque "assessorou-se mal", colocando em secretarias-chave pessoas estranhas ao município, apenas porque votaram em Wolney Queiroz para deputado federal, "não é apenas minha e sim da sociedade civil que acaba de constituir um fórum para discutir o futuro da cidade".

Prefeito de Condado procura Ministério Público e alega inocência

O Ministério Público de Pernambuco instaurou procedimento para apurar denúncia de uso eleitoreiro do programa social Renda Cidadã, em Condado, na Mata Norte do Estado.
O prefeito da cidade, Edberto Quental, pretende levar pessoalmente, nesta terça-feira (15), ao Ministério Público, a documentação solicitada pela entidade.
Saiba mais no flash do colaborador da Rádio Jornal, Ramos Silva, do jornal Voz do Planalto.

Prefeitura do Paulista não paga aluguel de imóvel, onde funciona o PSF do Conceição, e proprietária fecha o local

Moradores do Loteamento Conceição, região do bairro de Pau Amarelo, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, estão denunciando o fechamento de um Posto de Saúde da Família (PSF), na manhã desta segunda-feira (14), que atende à comunidade, há, pelo menos, 12 anos.
Segundo os moradores, o imóvel onde funciona o PSF é alugado, pela prefeitura do Paulista, no valor de R$ 500 por mês. Ainda de acordo com os moradores, este valor não é pago para a atual dona da casa há cerca de oito meses.
A repórter Karoline Fernandes esteve no local, conversou com alguns moradores e traz, em primeira mão, a denúncia. Confira no áudio abaixo.