terça-feira, 8 de outubro de 2013

Título não é obrigatório para manter Bolsa Família

A diretora do departamento do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Cláudia Baddini, afirmou nesta segunda-feira (7) que os beneficiários do Bolsa Família que deixarem de fazer o recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral não perderão o benefício. Ela explicou que o documento fundamental para o ingresso no programa federal é o CPF. O título de eleitor pode ser usado, mas nesse caso não é obrigatório. A Paraíba tem 502.980 famílias cadastradas no Bolsa Família.

A explicação da diretora ocorreu em resposta às declarações da coordenação do Fome Zero em Campina Grande. A coordenadora Geovana Fernandes havia afirmado que os beneficiários que deixassem de fizer a revisão eleitoral além de perder o título poderiam também perder o Bolsa Família.

“Os beneficiários só perdem o benefício se não atualizarem o Cadastro Único, não tem a ver com atualização do título. Essa relação entre perder o benefício e cadastramento eleitoral não existe, não há relação alguma”, afirmou Cláudia Baddini.

A Portaria 177 do MDS estabelece regras para o ingresso no CadÚnico, que é o que define se as pessoas poderão ter acesso aos programas sociais do governo federal, entre eles o Bolsa Família. A norma cita que no caso de responsável familiar o CPF ou o título eleitor e os outros membros da família devem apresentar certidão de nascimento ou RG.

“O título não é obrigatório. Agora, se o beneficiário fizer o cadastramento com o título e este deixar de valer, ele não perde o cadastro, por isso não faz o menor sentido falar que vai se perder o benefício”, destacou a diretora do CadÚnico.

A coordenadora do Fome Zero de Campina Grande chegou a dizer também que pediria ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) instalasse um posto de atendimento da biometria na sede do Bolsa Família. Por sua vez, a coordenadora do programa em João Pessoa, Maria Aparecida, revelou que já fez isso e não foi atendida. Para Cláudia Baddini, a medida é desnecessária.

“Isso não faz sentido, a não ser que (as coordenadoras) queiram facilitar a vida de beneficiários, mas não porque vá perder o benefício”, disse a diretora do Cadastro Único. Cláudia afirmou ainda que o Ministério vai entrar em contato com as coordenadorias locais.

CAPTURADO

Na noite de ontem, policiais da Delegacia de Homicídios de Santa Cruz do Capibaribe conseguiram realizar a captura do assassino de Eliane Severina da Silva (32 anos), morta a facadas no interior de uma residência na Travessa Brasil, nº 41, no Loteamento Zé Monteiro.

De acordo com as informações da polícia, o ex-marido de Eliane, identificado por Inácio Elói Freire (53 anos e residente na Rua Gutemberg, em Santa Cruz do Capibaribe) relatou que a motivação para o crime foi ciúmes.

Inácio, que tem dois filhos com a vítima, relatou que estava separado a aproximadamente dois meses e que teria descoberto que Eliane estava morando com o atual companheiro, identificado por José Nilton da Silva.

Ao se dirigir a casa onde os dois estavam, Inácio relatou que matou Eliane após uma discussão e que, depois do crime, fugiu primeiro para a casa de uma sobrinha, em São Domingos e depois para Alcantil, onde foi preso em frente a um posto de combustíveis.

Inácio será conduzido para o presídio Juiz Plácido de Sousa, em Caruaru.

PRESSO EM JATAÚBA – PE

A polícia conseguiu prender Quitério Antônio Cordeiro, acusado de matar o vizinho a facadas após uma discussão provocada pelo volume alto de um som em uma bebedeira.


O homicídio aconteceu na cidade de Jataúba no último domingo dia (06),de outubro no Bairro do matadouro.

De acordo com as informações divulgadas pela polícia, José Eduardo da Silva estaria bebendo em sua casa quando a sua vizinha se incomodou com o barulho do som alto e pediu para que José Abaixasse o volume.

José disse que só baixaria o som depois das 23h. Insatisfeita, a vizinha chamou Quitério para resolver o impasse quando os dois discutiram.

Na briga, Quitério desferiu vários golpes de faca na vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O acusado foi preso no sítio Cambuim, zona rural daquela localidade e conduzido para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, de onde irá para o presídio.

Mercado da moda e tendências para o verão 2014 serão destaque em palestra no 2º Moda Santa Cruz


Na noite desta terça-feira (08) será realizada uma grande palestra com o consultor do Senac Luiz Clério Duarte Junior.

Na pauta das discussões, serão abordados o mercado da moda e as tendências para o alto verão 2014.

A palestra, que é aberta ao público, será realizada no Moda Center Santa Cruz, entre os setores azul e laranja, a partir das 19h e é aberta ao público.

De acordo com os organizadores, a palestra também faz parte das comemorações dos sete anos do Moda Center Santa Cruz.

SEGURANÇA


PMs pernambucanos são feitos reféns em assentamento na Paraíba

Já foram ouvidos pela Polícia Civil da Paraíba os três policiais militares pernambucanos feitos reféns por representantes de um assentamento localizado na cidade de Caaporã, Litoral Sul da Paraíba, no sábado dia (5). Além deles, o delegado do Grupo de Operações Especiais (GOE), Thiago Sandes, também colheu depoimentos de dois integrantes do Movimento Sem Terra e de policiais militares paraibanos. Os depoimentos ocorreram na madrugada do domingo, na sede do GOE em João Pessoa.

De acordo com Sandes, em depoimento, Eliabif Carvalho Santiago, 28, Maxwel Aurélio do Nascimento,31, e Geferson Paulo Barbosa, 29, disseram que foram ao local no sábado para conversar com líderes do movimento, mas quando desceram do veículo em que estavam foram imobilizados, amarrados e feitos reféns. “Não houve disparos, e três armas e mais de 40 munições foram pegas pelos integrantes do movimento. Com a chegada da Polícia Rodoviária Federal, duas delas, uma particular e uma do Estado de Pernambuco, foram devolvidas, juntamente com 11 munições”, explicou o delegado, afirmando que pelos depoimentos fica caracterizado cárcere privado, pois os militares passaram mais de seis horas reféns, sob a condição da chegada da Polícia Federal ao local, o que não aconteceu.

Os integrantes do movimento também afirmaram que não houve ameaça por parte dos militares e que, até então, nenhum deles havia sido visto no assentamento. “Por isso, não há caracterização de ameaça, que é crime militar, nem de milícia”, frisou o delegado. A polícia agora vai investigar a razão dos militares estarem a paisana na área do assentamento.

Após as oitivas, todos foram liberados por volta das 7h e os policiais encaminhados de volta a Pernambuco. Todo o procedimento foi acompanhado pela Corregedoria da Polícia Militar daquele Estado e advogados de ambas as partes. “Agora tudo será encaminhado ao delegado geral de Polícia Civil da Paraíba, Carlos Alberto Ferreira, que irá designar qual autoridade policial dará prosseguimento às investigações”, acrescentou o titular do GOE.
Do iParaiba com Secom

DETRAN-PB REALIZA CAMPANHA EDUCATIVA EM CIDADE DO CARIRI

Uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba – DETRAN-PB realizou na manhã de ontem segunda-feira dia (7), uma blitz educacional na cidade de Sumé, orientando os motoristas e pedestres a respeitarem as leis de trânsito.

A campanha teve o apoio da prefeitura local e Polícia Militar, que distribuíram material educativo, principalmente sobre a Lei Seca, o uso de capacete e a travessia na faixa de pedestres.

Da mesma forma que orientavam os condutores de veículos que circulavam pela avenida 1º de Abril, a equipe do DETRAN mostrava aos pedestres as atenções necessárias para atravessarem de um lado a outro da via, dando sempre preferência à faixa de pedestres e a importância de sinalizarem com as mãos para pedirem parada aos motoristas.

A campanha educativa chamou atenção dos condutores de carros e motos, principalmente pelo fato de dia de feiras livre no município, o que atrai pessoas de cidades vizinhas e de toda a zona rural.

Apesar de ser apenas uma blitz educativa, a movimentação fez com que muitos motoristas procurassem outras ruas para circular temendo multas. A ação educativa do DETRAN-PB deve se estender a outras cidades do Cariri.

Com Vitrine do Cariri