quarta-feira, 12 de junho de 2019

Projeto "Cidadania vez e voz" chega à cidade de Caruaru


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza nesta quinta-feira, 13, das 9h às 13h, em Caruaru, o projeto "Cidadania com vez e voz". Capitaneado pelo Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (CAOP Cidadania), o objetivo da ação é reunir os diversos segmentos sociais para que sejam captadas demandas e necessidades cuja solução possa ser alcançada por meio do MPPE. O encontro será realizado no auditório da Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), localizado na avenida Portugal, nº 1019, no Bairro Universitário.

 “Quando a gente pensa em cidadania, a gente pensa também em identificar as mazelas que o Sertão deve ter, e que por certo o Agreste não tem. Fazer essa escuta, detectar em diagnóstico e estatística o que é mais urgente para atuar e parar um pouco de trabalhar com o que nos chega já na fase de repressão. Trabalhar a prevenção, procurar uma política que evite o problema, desfocar um pouco do individual, para trabalhar no coletivo, no difuso. E não existiria um outro caminho senão deixando o gabinete, chegando em cada região e interagindo com os promotores locais e, acima de tudo, com os cidadãos”, disse a promotora de Justiça e coordenadora do CAOP Cidadania, Dalva Cabral.

Segundo ela a ação é dedicada à toda a população do Estado, principalmente representantes da sociedade civil como os líderes comunitários, conselheiros tutelares, professores e demais interessados. A ideia do projeto é realizar uma mobilização social para que seja possível identificar e eleger problemas locais ou setoriais que precisam ser solucionados.

Serão realizadas, ao longo de todo o ano, visitas em bairros centrais e periféricos das principais cidades pernambucanas, quando será ministrada a palestra "Cidadania com vez e voz" e na sequência recolhidas, em urna própria, as principais denúncias e demandas capazes de gerar um diagnóstico do problema pontual de cada bairro, comunidade, região ou cidade, para que seja possível criar um diagnóstico dos principais problemas e anseios de cada população, encaminhando, sempre que necessário, as informações, denúncias ou irregularidades (discriminação, ausência de acessibilidade, abandono de pessoas ou animais, por exemplo) para as autoridades competentes.

 "Queremos quebrar o tabu do medo e provocar a discussão, detecção do problema e soluções possíveis, além de combater desigualdades, vulnerabilidades, situações de risco, discriminações, violência, ameaça ou supressão de direitos coletivos, difusos ou individuais indisponíveis, proteção aos desassistidos, conscientização social sobre drogas, sobre a fome e suas consequências, desajuste familiar, educação no trânsito, bullying, saúde, direito das minorias e as prioridades constitucionais e legais", asseverou Dalva.

Depois de passar por Caruaru, a ação será realizada no próximo 19 de junho em Cupira. A Câmara dos Vereadores da cidade é quem irá abrigar o projeto, com previsão de realização entre 9h e 13h.


Serviço

Cidadania com vez e voz - Caruaru

Onde: Auditório da Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES) - 3 º andar, Campus II - Centro Universitário Tabosa de Almeida, Avenida Portugal, nº 1019, Bairro Universitário, Caruaru-PE.

Quando: 13 de junho de 2019, das 9h às 13h

Informações: (081) 3182-7411