quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Eleições 2016



“Vamos trabalhar para que o povo de Santa Cruz tenha orgulho de morar nesta cidade”, diz Fernando Aragão



Fotos: Thonny Hill e Elivaldo Araújo do blog do ney lima.


Ele soma cinco mandados na Câmara de Vereadores. Durante este período, passou dois anos como presidente da Casa legislativa. Além disso, foram duas disputas majoritárias, com uma candidatura como vice em 1996 e outra a prefeito pela ‘terceira via’, em 2000, ambas derrotadas. Com esses dados inclusos no seu currículo eleitoral, o candidato Fernando Aragão, filiado ao PTB, tem agora o desafio de disputar a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.

O candidato de oposição, com mais de trinta anos na vida pública, foi o segundo sorteado da série de entrevistas da Rádio Polo FM, com sua participação nesta quarta-feira (24). Com críticas à atual gestão, pontua principalmente as áreas de segurança e saúde. E garante querer ganhar a eleição para que “o povo tenha orgulho de morar na cidade”.

A entrevista foi divida em três blocos, com perguntas exclusivamente do radialista Ney Lima.
Medidas para segurança


De acordo com o candidato oposicionista, um dos principais problemas da cidade é a segurança. Segundo ele, já existe um programa montado para resolver, caso ganhe o pleito. Entre as medidas, buscará um reforço na Policia Militar, por pelos menos 10 dias, enquanto este estiver de folga.

“Vamos mudar por que estamos com um plano pronto. Entrar em contato com o governo do Estado e contratar as horas de folga do policial, que tem uma carga horária de 24 por 72h (24 horas de trabalho e 72 de folga). Por lei, pode ser vendido este descanso até 10 dias por mês, e pagar tanto pelo Estado, como por convênio com a prefeitura” disse e complementa mais à frente “Vamos formar uma guarda identificada com a população. Uma guarda da Policia Militar de Pernambuco em Santa Cruz do Capibaribe”.

Segundo Fernando, algo semelhante já foi feito na cidade de Taubaté, interior paulista, com resultados satisfatórios. A medida estaria embasada por lei.

Ainda de acordo com o candidato, em seu possível governo, a Guarda Civil Municipal estará presente nas escolas. Destacou também trailers nos bairros e reforço ostensivo nas ruas da PM, com a adesão de mais carros e motos.
Mais com menos gente?


Com críticas constantes ao número de funcionários contratados pela prefeitura, Fernando garante que realizará concurso público para todas as áreas necessárias. De acordo com ele, durante os três quadrimestres de 2015, o prefeito Edson Vieira (PSDB), principal adversário, ultrapassou o limite prudencial, com gastos de pessoal, Algo que teria prejudicado investimento em outras questões.

“Tenho certeza que é possível diminuir. Por onde ando e tenho conhecimento, nas casas do povo, eles sabem que sempre tem alguém que está na prefeitura, e que não faz absolutamente nada. É preciso diminuir, montar um secretariado que der exatamente as pessoas que precisamos”, criticou.
Prioridades

Promessa de campanha passadas, de vários candidatos, o Distrito Industrial também foi lembrado. Para Fernando, no entanto, a questão hídrica esta diretamente interligada com a obra e estaria dentro de suas prioridades.

“Vamos continuar na luta, para que isso possa acontecer. Agora, no meu pensamento, vamos lutar, e muito, pela água”, disse e complementou mais à frente “Isso é necessário para a realização de um Distrito Industrial, para trazer outros segmentos, além da confecção e diversificar. Vamos cuidar e cobrar do Governo Federal, pela Transposição do Rio São Francisco e Adutora do Agreste”, falou.

Quanto à saúde no município, diz não ver avanços, durante os últimos 4 anos. De acordo com o candidato, faltam remédios básicos no PSF’s, e um equipamento de Raio-X, com qualidade para atender a demanda.

“Não acredito que não tenha condições de comprar isso. No primeiro mês, vamos implantar um Raio-X novo”, garantiu.
O apoio do denunciante

O apoio do atual vice-prefeito Dimas Dantas (PP), foi questionado durante a entrevista, principalmente após denuncias do mesmo, de que Fernando Aragão teria ganho terrenos privados em troca de oferta de energia elétrica em certa área da cidade. À época, o caso foi levado para Câmara de Vereadores e sustentado por Dimas, no ultimo mês de abril, em entrevista a rádio Polo.

“A questão de Dimas e qualquer outra pessoa, não há problema algum. Ele levantou uma denúncia que alguém falou para ele e nós comprovamos que eu não tinha nada haver com isso”, falou.


Sem arrependimentos

A relação política, em alguns momentos questionada, com o ex-deputado federal José Augusto Maia, também esteve na pauta, sendo amenizada pelo candidato que tratou o mesmo como aliado para a campanha.

Indagado sobre a participação de Zé num possível governo a partir de 2017, afirmou que será ‘igual a todos os demais aliados’ e não garante secretária para ninguém, nesse momento.

“A participação de Zé vai ser igual a tantas outras que estão ajudando nessa coligação que estamos fazendo. Hoje, Zé é um responsável pelo PTN que veio para coligação, assim como Dimas no PP, o PT que também está coligado… Todos eles terão participação no meu governo”, disse.


Ainda de acordo com Fernando Aragão, tudo que precisou ser dito, ‘foi dito no momento certo’, e afirmou não se arrepender de nada que teve com José Augusto.

“Não me arrependo. As coisas que são ditas, devem ser ditas. A gente não precisa tá se arrependendo de nada. Se arrepende quem não diz, quem fica calado. A discussão é salutar para chegar a algum acordo”, respondeu quando questionado sobre críticas à postura de Zé em outras eleições.

Fernando não deixou claro se usará imagem do ex-prefeito ao seu lado, nos materiais de campanha. Ele falou que isso será visto com sua coordenação, dependendo de condições financeiras para criação de material.



Nota da Rádio Polo


Alguns correligionários políticos do candidato Fernando Aragão ficaram incomodados pelo fato de não terem tido acesso ao interior do estúdio da emissora do momento da entrevista, causando uma pequena manifestação do lado de fora.

A Rádio Polo FM informa que as regras das entrevistas com os candidatos a prefeito foram previamente enviadas às coligações por escrito, dentre as quais está a previsão de acesso para o candidato e mais quatro acompanhantes, evidentemente escolhidos pelo candidato.

Sustentamos que as regras são as mesmas para todos os entrevistados neste período eleitoral.

JOVEM É EXECUTADO A TIROS NO CENTRO DE AGRESTINA/PE


Um jovem de idade não informada foi assassinado na noite desta terça-feira (23/8) na Rua Cônego Júlio Cabral, no Centro da cidade de Agrestina/PE.

Segundo a polícia, a vítima foi identificada como sendo, Peterson Pereira da Silva, vulgo “Orange“, que foi morto com disparos de arma de fogo.

A Polícia Militar esteve no local e isolou a área para realização de perícia através do Instituto de Criminalística (IC). Após os procedimentos, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal, em Caruaru.

A delegacia do município vai investigar o crime que até o momento está sem autoria e motivação.

Veículo roubado é abandonado às margens da PE-160 em Santa Cruz

Segundo informações, policiais do Serviço Reservado receberam a informação de que no local existiria um carro abandonado. A equipe repassou a ocorrência para a polícia militar e guarda civil municipal, que se deslocaram até o local informado e constataram a veracidade da informação.

Ao ser consultado, foi verificado que as placas do carro GNK-6943, seria do estado de Minas Gerais, sendo que o mesmo foi tomado em assalto na manhã desta terça-feira no loteamento Nova Morada em Santa Cruz.

Ainda de acordo com as informações, os elementos entraram em uma residência e praticaram o assalto, levando o carro com diversas mercadorias.

Justiça Eleitoral coíbe o uso de som alto em carros e reboques


Reunião aconteceu no Fórum de Santa Cruz – Fotos: Thonny Hill

Na tarde desta terça-feira (23) o blog do Ney Lima acompanhou, uma reunião entre representantes de coligações, das polícias Militar e Civil, do Cartório Eleitoral, do Ministério Público e também juízes eleitorais das cidades de Taquaritinga, Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe.

O assunto é uma recomendação, por parte da Justiça Eleitoral, no que diz respeito a veículos equipados que estão transgredindo regras no tocante a poluição sonora nos três municípios.

Na reunião, o novo Juiz Eleitoral de Santa Cruz, Dr. Diego Vieira Lima, e também os juízes Tito Lívio (de Jataúba) e Danilo Felix de Azevedo (de Taquaritinga) deram detalhes da recomendação, que foi assinada por todos os presentes.



A recomendação atinge diretamente veículos equipados com aparelhagem de som potente tais como reboques, caminhonetes e carros de passeio com os porta-malas abertos entre outros, que estejam sendo usados nos municípios citados.

De acordo com o Juiz Eleitoral Dr. Diego Vieira, veículos que ultrapassem o limite de 80 decibéis de volume podem ser apreendidos pela polícia e seus proprietários detidos e levados à delegacia, para responder criminalmente na justiça.

Ainda de acordo com o juiz, os valores das fianças para que os proprietários dos veículos não sejam levados as audiências de custódia (com possibilidade até mesmo de serem levados a presídios), serão estipulados pelos delegados de acordo com o poder aquisitivo de cada um. Os valores, segundo o Juiz, podem variar de 08 salários mínimos a até mais de R$ 50 mil.

.

Aparelhagem de som apreendida não será mais liberada

De acordo com o Juiz Eleitoral, a aparelhagem de som apreendida não é liberada mesmo com o pagamento da fiança.

Fiscalização em Santa Cruz do Capibaribe e nos demais municípios

Ainda de acordo com Dr. Diego, foram disponibilizados aparelhos decibelímetros para que sejam utilizados pela Polícia Militar para realizar as ações de fiscalização. Cada um dos aparelhos será utilizado, respectivamente, em cada um dos grandes eventos políticos realizados.

A população, segundo Dr. Diego, também pode contribuir para coibir os abusos através da gravação de vídeos que, posteriormente, devem ser levados à Justiça Eleitoral de seu município para posterior autuação dos envolvidos.

“Se eles não tiverem esse aparelho, podem gravar esse vídeo e entregar a promotora eleitoral que ela pode, no mínimo, entrar por perturbação do sossego, que é uma contravenção penal. A população também pode chamar a polícia para que, com a utilização da aparelhagem disponibilizada, vai aferir os decibéis no momento e vai encaminhar, ou não, a delegacia, conforme cada caso” – disse.

Recomendação também vale para os pós-comícios

Dr. Diego também afirmou que a recomendação também vale para os pós-comícios ou quaisquer eventos políticos que sejam realizados, independentemente do dia realizado.

“Essa recomendação vale todo e qualquer evento. Ela não privilegia evento oficial ou não. Todo e qualquer evento, até particular e partidário que também use som até na sua casa, também será punido. A polícia está recomendada e, vendo o ilícito, ela agirá” – disse.

Confira a recomendação na sua íntegra:

IMG_9641

Fernando Aragão é o segundo na sequência de entrevistas na Polo FM com candidatos a prefeito


Nesta quarta-feira (24) se segue a primeira rodada de entrevistas na Polo FM com candidatos a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe.

Para hoje, a entrevista é com o candidato de Oposição, Fernando Aragão (PTB). A entrevista, que será conduzida pelo blogueiro e radialista Ney Lima, será veiculada na emissora a partir das 11h.

Para os municípios não alcançados pela Polo FM, a entrevista também pode ser ouvida pela internet, através do sitewww.polofm.com.br ou em aplicativos para smartphones e tablets como o TuneIn e RadiosNet.

Fonte: Blog do Ney Lima