quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Bovespa tem leve alta por ações financeiras

O bom desempenho de ações dos setores de financeiro e de commodities sustentou o principal índice da Bovespa no fim da volátil sessão desta quinta-feira.

Nas pontas, o Ibovespa aproximou-se do teto de 68 mil e do piso de 67 mil pontos, antes de terminar o pregão valorizado em 0,17 por cento, aos 67.684 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 5,98 bilhões de reais.

No topo do índice apareceram as empresas de cartões, que vinham numa espiral descendente nos últimos dias. Cielo, a líder de ganhos, deu um salto de 7,08 por cento, a 12,85 reais. Redecard, que anunciou pela manhã a substituição de seu presidente-executivo, ganhou 5,87 por cento, a 20,56 reais.

BM&FBovespa, que divulga seus resultados trimestrais nesta noite, também subiu, com alta de 1,97 por cento, a 11,90 reais. Entre os bancos, Itaú Unibanco avançou 0,95 por cento, para 38,21 reais.

As blue chips Petrobras e Vale, centro da aposta no mercado de opções de ações, que tem vencimento na próxima segunda-feira, pouco variaram. O papel preferencial da petroleira caiu 0,22 por cento, enquanto a da mineradora ganhou 0,3 por cento.

Banco do Brasil agradou analistas ao reportar lucro recorrente acima das expectativas, mas isso não foi o suficiente para impedir a realização de lucro que fez sua ação cair 0,64 por cento, a 31,23 reais, após alta de 11 por cento em quatro sessões.

'Reiteramos nossa recomendação de 'acima da média do mercado' para as ações do Banco do Brasil', afirmou o Itaú Unibanco em relatório, após comentar os resultados do BB.

No Arruda, Santa se impõe e faz 3 a 1 na Cabense

Desta vez no Arruda, o Santa Cruz se impôs e bateu a Cabense por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (16). As duas equipes já havia empatado em 2 a 2 na última rodada, domingo. Com o resultado desta noite, o Tricolor foi a 25 pontos e seguiu na vice-liderança do Pernambucano. Já o time do Cabo seguiu na vice-lanterna com 10 pontos.

Três gols vieram ainda no primeiro tempo. O Tricolor abriu o placar logo aos 2 minutos com Gilberto cobrando pênalti. Mas, aos 26 minutos, Flávio Caça-Rato empatou de cabeça. Aos 40 minutos, o atacante coral, Gilberto, voltou a marcar. E, nos minutos finais do segundo tempo, Natan decretou a vitória.

Aos 28 minutos do segundo tempo, o técnico Zé Teodoro perdeu ainda o goleiro André Zuba, lesionado. Ele já substituía o titular Tiago Cardoso, que também está machucado.

As duas equipes voltam a campo às 16h do próximo domingo (20), pela 13ª rodada do Campeonato Pernambucano. O Tricolor enfrenta o Central, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Enquanto a Cabense recebe o Ypiranga, no Gileno de Carli, no Cabo de Santo Agostinho.

O JOGO
A torcida coral ainda estava chegando ao Arruda e muitos não conseguiram ver o primeiro gol do Santa Cruz, logo aos 2 minutos, com Gilberto cobrando um pênalti. A infração foi marcada num lance fora do lance de bola. Na cobrança de escanteio, o árbitro Gleydson Leite viu que Gilberto foi derrubado pelo zagueiro Elder e marcou a falta.

Em desvantagem, a Cabense foi em busca do gol e passou a ter maior controle da partida. Aos 20 minutos, Flávio Caça-Rato bateu para boa defesa de André Zuba. Mas, seis minutos depois, a equipe coral não escapou. Flávio Caça-Rato, livre de marcação, aproveitou o cruzamento para a área e cabeceou para empatar o jogo.

O gol despertou o Santa e, aos 30 minutos, voltou a levar perigo. Após cobrança de escanteio, Gilberto cabeceou com perigo e o goleiro Danilo fez uma grande defesa evitado o segundo gol tricolor. E aos 40 minutos, o atacante coral dessa vez não vacilou. Wesley cobrou escanteio, a bola acabou sobrando para Gilberto, na pequena área, cabecear para deixar o Tricolor novamente em vantagem.

Dois minutos depois, Rosivaldo aproveitou uma bobeira da zaga tricolor e bateu com muito perigo. A bola passou muito perto do canto direito de André Zuba. Inconformado com o placar, o técnico Adelmo Soares, minutos antes do final do primeiro tempo, desfez o esquema com três zagueiros ao colocar o meio-campo Algodão na vaga de Elder.

O Santa Cruz manteve a pegada no segundo tempo e logo aos 3 minutos Landu teve a primeira chance de ampliar, mas ele acabou desarmado antes do chute. A Cabense fez mais uma mudança ao tirar Diego para a entrada do meia-atacante Buiu.

Com a Cabense se lançando em busca do empate, Zé Teodoro fez a primeira mudança de olho nas jogadas de contra-ataque. Ele tirou o meio-campo Thiago Henrique para a entrada de Natan.

Aos 22 minutos, o Tricolor chegou com perigo num chute de fora da área de Wesley. Danilo fez boa defesa e mandou para escanteio. Cinco minutos depois, o técnico Zé Teodoro perdeu o goleiro André Zuba, por contusão. Ele já substituía o titular Tiago Cardoso, também machucado.

O Santa ainda fez uma mudança com a saída de Gilberto, lesionado, para a entrada do atacante Laécio. E, nos minutos finais, Natan marcou o terceiro e assegurou a vitória para o Tricolor, no Arruda.

FICHA DO JOGO

SANTA CRUZ
André Zuba (Diego Lima); Jackson, Leandro Souza, Everton Sena e Alexandre Silva; Jeovânio, Memo, Thiago Henrique (Natan) e Weslley; Gilberto (Laécio) e Landu.
Técnico: Zé Teodoro.

CABENSE
Danilo; Elder (Algodão), Joélso e Paiva; Renato Frota (Wallace), Dinho, Guego, Rosivaldo e Diego (Buiu); Flávio Caça-Rato e Ricardo Mineiro.
Técnico: Adelmo Soares.

Local: Arruda.
Público: 13.352
Árbitro: Gleydson Leite.
Assistentes: Alcides Lira e Roberto José.


Beto Melo

Colisão entre Gol e caminhão mata casal em Garanhuns

Um acidente causou duas mortes na manhã desta quinta-feira, no município de Garanhuns, Agreste Meridional. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um Gol bateu de frente com um caminhão no km 101 da BR-423.

Francisco Albino da Conceição, 66 anos, e Ângela Maria da Silva Conceição, 56, passageiros do veículo pequeno, morreram no local do acidente. João Casado da Silva, 61 anos, que conduzia o Gol, ficou gravemente ferido e foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Já o motorista do caminhão fugiu logo após o acidente e não foi identificado.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Central empata e reduz vantagem para o Santa

O Central ficou apenas no 0 a 0 com o Vitória, no Carneirão, e diminuiu sua vantagem para o Santa Cruz, que venceu a Cabense, na noite desta quarta-feira. A Patativa segue na liderança com 27 pontos, enquanto o Tricolor tem dois a menos. O time de Caruaru até teve chance de vencer, mas Danilo Pitbull perdeu um pênalti no começo do segundo tempo.

Também fora de casa, o Porto empatou com o Araripina por 2 a 2, no Chapadão do Araripe. O time sertanejo abriu o placar com Cristovão, aos 34 minutos do primeiro tempo. O Gavião chegou a virar com Thiago Laranjeira aos 36 minutos e Kiros aos 45. Mas, nos acréscimos ainda da etapa inicial, Marcelinho empatou para o Bode.

O outro jogo que completou a 12ª rodada do Pernambucano, nesta noite, também terminou em empate. Ypiranga e Salgueiros ficaram no 0 a 0, no estádio Otávio Limeira.
Beto Melo

Termina hoje prazo para selecionados em segunda chamada do ProUni

Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (17) para comparecer às instituições de ensino, comprovar as informações prestadas durante as inscrições e providenciar a matrícula. A lista dos documentos a serem apresentados está disponível no site do programa.

No primeiro semestre de 2011, foram oferecidas 123 mil bolsas, sendo 80,5 mil integrais e 42,6 mil parciais, que cobrem 50% da mensalidade. Mais de 1 milhão de estudantes se inscreveram na disputa.

Para participar do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.

Após o prazo de comprovação de documentos, caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições de 21 a 24 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa nas primeiras etapas não poderá participar da próxima seleção.

Placas nas Calçadas

Na imagem acima mostramos mais um absurdo que ocorre em nosso município, gostariamos de saber quem são os responsáveis pela permissão desses abusos que obrigam os pedestres a saírem das calçadas e caminharem na rua, lembrando que não só placas como também cadeiras, mesas, barracas e construções. Até quando a população vai aguardar uma solução.

Fonte: Blog Opinião.com

Vaga na Câmara é de Gilberto de Dora, garante liminar

O juiz da Vara da Fazenda de Caruaru, José Fernando Santos de Sousa, concedeu liminar favorável a Gilberto de Dora (PSB), para que ele assuma a vaga deixada por Laura Gomes (PSB) na Câmara de Vereadores de Caruaru.

Ranilson Enfermeiro (PTB) assumiu a vaga no dia 14 de janeiro. Ele foi empossado pelo presidente Lícius Cavalcanti após uma consulta do departamento jurídico da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, que orientou a vaga ficaria com o 1º suplente da coligação. Entretanto, o juiz deu outro entendimento e determinou que a vaga fosse ocupada pelo 1º suplente do partido de Laura, no caso, Gilberto de Dora.

De acordo com resultado, o juiz solicita que sejam adotas providências no sentido de dar posse imediatamente.


Central de Jornalismo – Liberdade

Taquaritinga terá Coordenadoria de Defesa Civil

Aconteceu na manhã de hoje (17) no auditório da Prefeitura de Taquaritinga do Norte o I Encontro Municipal de Defesa Civil. O mesmo contou com a presença de autoridades locais, representantes da Defesa Civil do Estado, associações, conselho tutelar e população em geral.
O objetivo do encontro foi à mobilização e explanação da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) que será criada na Dália da Serra. A mesma ficará responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município.
Para a criação da coordenadoria se faz necessário um projeto de lei aprovado pela câmara dos vereadores, o qual já se encontra em fase de produção e dentro de alguns dias será apresentado ao poder legislativo para apreciação e votação.
A principal atribuição da coordenadoria Municipal será identificar os riscos de desastres no município, para então ser possível elaborar planos específicos para cada caso nos quais já se planeja o que fazer, quem faz, e quando fazer.
Mesmo com tudo isso, é preciso também que a comunidade participe das atividades de defesa civil, se organizando em núcleos para ajudar o conselho desde o planejamento até a execução das ações de prevenção da defesa civil na Dália da Serra.
Para o Prefeito José Evilásio ações preventivas como esta são de suma importância para o desenvolvimento da nossa cidade. “Sabemos que a natureza ultimamente está respondendo as agressões dos seres humanos, e com isso o homem está sofrendo as conseqüências. Mas com ações desta natureza podemos minimizar a situação de risco de várias localidades de nossa cidade, já sabendo da topografia acidentada que possuímos, detectando as áreas de risco e juntos com o conselho solucionarmos a problemática antes que algo mais sério possa ocorrer, prejudicando o avanço de nossa Terra”, frisou o Prefeito.


Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

Paraná registra primeira morte por dengue este ano

O Paraná registrou a primeira morte por dengue este ano. A vítima foi uma mulher, de 64 anos, que morreu de febre hemorrágica, na cidade de Londrina, que enfrenta uma epidemia da doença.

As equipes de saúde investigam mais duas suspeitas de morte causada por dengue, uma em Londrina e outra em Jacarezinho. De acordo com boletim semanal sobre a doença, o estado tem, até agora, 7.158 casos suspeitos e 922 confirmados. Em Londrina, são 427 pessoas com dengue. Jacarezinho e Foz do Iguaçu também estão entre os municípios com mais notificações.

Devido ao grande número de casos de dengue observados em algumas regiões do estado, a secretaria estadual de saúde vai publicar uma norma com medidas para serem adotadas por estabelecimentos comerciais e indústrias, principalmente donos de ferros-velhos e depósitos de sucata, para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O Ministério Público paranaense estuda denunciar proprietários de imóveis que estejam facilitando a proliferação do mosquito em Londrina. O órgão solicitou à prefeitura lista dos donos de imóveis autuados pelos agentes de endemias que não tomaram providências para controle dos focos, como limpeza do local. Os proprietários poderão ser denunciados por crime contra a saúde pública, com pena de um mês a um ano de prisão e pagamento de multa.

EXCLUSIVO

Grupo perdeu oportunidade de renovar com Júnior Gomes

Afrânio indica Francisquinho, e impede Júnior Gomes de ser o líder da oposição
Numa reunião que terminou um pouco depois das 12hs, na câmara de vereadores, a bancada de oposição, se reuniu para escolher o novo líder da bancada na Casa. O clima não foi dos melhores, já que as informações dão conta que Júnior Gomes preiteava a função e o vereador Afrânio Marques também. O vereador Zezin Buxin entendia que Júnior Gomes era o mais apropriado no momento. Como o tempo passava, e não se chegava a um denominador comum, nos últimos momentos, Afrânio Marques indicou Francisco Ricardo, e como o nome do vereador não estaria na disputa, foi escolhido meio que a contragosto. Afrânio Marques vinha sendo o líder do governo e não deveria de fato, ser reconduzido a função, já que o grupo precisa de oxigênio novo. No final, ficou decidido o nome de Francisco Ricardo, deixando no ar um clima no mínimo de estranheza entre Junior Gomes e Afrânio Marques. Uma bola fora, onde o grupo de oposição está perdendo a oportunidade de colocar um nome novo, de garra e de muita coragem, o que representaria uma renovação. Porque está dificuldade da oposição encarar o novo? Júnior Gomes é sem dúvidas, o melhor nome para bater de frente com a bancada de situação, mas está claro que alguns têm medo do seu crescimento dentro do grupo.
Fonte: Sulanca News.com

SINTEPE realiza plenária nesta 6ª

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTEPE) realiza plenária regional nesta sexta-feira (18) às 9h30, na escola Estadual Nelson Barbalho, Caruaru, Agreste Pernambucano.

Na pauta estão assuntos relacionados ao calendário de mobilização da campanha salarial educacional 2011; eleição dos representantes e informações sobre o VIII Congresso Estadual.


Central de Jornalismo – Liberdade

Horário da Feira da Sulanca é definido

Na manhã de hoje, sulanqueiros chegaram a um consenso para o funcionamento da Feira da Sulanca em Caruaru, que tem novo dia e horário. Passará a acontecer todas as segundas a partir das 7h da manhã, a partir da primeira semana após o carnaval, dia 14 de março.

“O horário divulgado pela prefeitura será mantido até a semana do Carnaval”, afirmou o presidente do sindicato do sulanqueiros de Caruaru, Reginaldo Ferreira, em entrevista a Rádio Liberdade.

Durante o mês de março, será feito um acompanhamento com sulanqueiros e compradores, que vem de todas as partes do Nordeste para saber se os novos horários atendem as necessidades.

A reunião contou com a presença do relator da comissão especial da feira da Sulanca da Câmara de Vereadores, Rogério Menezes e representantes de diversos segmentos econômicos e associações.

Central de Jornalismo – Liberdade

Caminhada contra a dengue em SCC

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação Cultura e Esportes, convida todos os cidadãos santacruzenses para participar da “Caminhada Contra o Mosquito da Dengue”, com a participação de alunos da rede pública e privada do município.

O evento acontece nesta sexta-feira (18) a partir das 9h, com saída da Secretaria Municipal de Educação.

Informamos que a mobilização, com o objetivo de sensibilizar os moradores da cidade , teve início ontem a tarde (16) na Cohab e se estende no dia de hoje nos Bairros: Santa Tereza, Santo Agostinho (manhã) e Rio Verde, Dona Lica e Nova Morada (tarde).

COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE: essa luta é de todos nós!

Contato:
Secretaria Municipal de Saúde / Departamento de Vigilância em SaúdeRua João Hermano de Souza, 69 – Santo Antônio / Santa Cruz do Capibaribe – PE
(81) 3731-3618 / Fax (0xx81) 3731-2087 E-mail: smsdevis@yahoo.com.br

Jucá confirma para quarta-feira votação do mínimo no Senado

O projeto de lei que fixa o salário mínimo em R$ 545 e prorroga até 2015 as regras acordadas com as centrais sindicais no governo Luiz Inácio Lula da Silva deve ser votada, no Senado, na quarta-feira (23). O líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), disse à Agência Brasil que vai requerer a urgência na tramitação da matéria para que seja apreciada diretamente em plenário.

Sem a urgência, o projeto seria encaminhado à votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) assim que chegasse no Senado. A previsão é que o texto aprovado com folgada maioria, na Câmara, chegue hoje (17) para a apreciação dos senadores. Assim que for protocolado, será lido em sessão plenária e iniciará oficialmente a tramitação.

A expectativa de Jucá é que o salário mínimo de R$ 545 seja aprovado pela mesma maioria folgada de votos, assim como ocorreu na Câmara. “Estamos confiantes. Espero que a base aliada, no Senado, garanta a aprovação expressiva que o projeto teve na Câmara. Vamos trabalhar para isso”, afirmou.

Ontem (16), na Câmara, foram mais de dez horas de discussões e negociações. O relator da matéria, deputado Vicentinho (PT-SP), rejeitou a maioria das emendas apresentadas ao projeto. Um dos pontos polêmicos da matéria era o Artigo 3º que estabelece que os reajustes e aumentos fixados pela futura lei a vigorar entre 2012 e 2015 serão estabelecidos pelo Poder Executivo por meio de decreto.

Para atender aos questionamentos de muitos deputados, o relator alterou o texto original do governo para deixar claro que o decreto que definirá o valor do mínimo não vai infringir as regras para o reajuste do salário mínimo que forem aprovadas pelo Congresso Nacional.

Colisão entre moto e caminhão causa uma morte em Cupira

Um acidente entre uma moto e um caminhão causou a morte de um homem na PE-123, no município de Cupira, Agreste pernambucano. Genderry Silva Sabino, 32 anos, que conduzia a motocicleta, morreu no local da colisão, que ocorreu no início da noite desta quarta-feira (16).

O corpo da vítima, que residia na Rua Dom Vital, Centro de Cupira, foi encaminhado ao IML de Caruaru.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Acidentes deixam dois mortos em rodovias federais de Pernambuco

Nas rodovias federais de Pernambuco, aconteceram 28 acidentes nesta quarta-feira (16), com 53 veículos envolvidos. De acordo com o balanço da Polícia Rodoviária Federal, duas pessoas morreram e 17 ficaram feridas.

O caso mais grave aconteceu na BR-232, em Vitória de Santo Antão. Um homem não identificado foi atropelado e teve morte imediata. O veículo que atropelou a vítima também não foi identificado.

Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Tony Gel propõe criação da Região Metropolitana de Caruaru

O deputado Tony Gel, do DEM, voltou a defender nesta quarta-feira (16) a criação da Região Metropolitana de Caruaru. Ele disse que fez uma indicação ao governador Eduardo Campos para a realização de estudo. Segundo o parlamentar, é preciso planejar o desenvolvimento dos municípios do Agreste para evitar problemas nos setores de transporte, comunicações e na demarcação entre os limites das cidades.

Tony Gel também ressaltou que a expansão dos municípios é favorecida pelo momento econômico e pela duplicação da BR-232 e da BR-104.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Dez homens explodem caixas eletrônicos do BB em Vicência

Dois caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil foram explodidos, na madrugada desta quinta-feira (17), na cidade de Vicência, na Zona da Mata. De acordo com a polícia, dez homens fortemente armados, que chegaram em dois carros, espalharam grampos na estrada, com o objetivo de estourar os pneus dos carros dos policiais.

Ainda não foi informada a quantia roubada, mas, segundo a gerência do banco, havia pouco dinheiro nos caixas. A polícia e o Instituto de Criminalística seguiram para o local.

DENUNCIE
Quem tiver informações que ajudem a polícia a prender as quadrilhas que usam explosivos pode ligar para o Disque-Denúncia - 3421.9595. Não é preciso se identificar. A recompensa é de R$ 10 mil.


Fonte: pe360graus.com

Família é refém de bandidos em Toritama

Na noite desta quarta-feira (16), dois homens fizeram reféns oito membros de uma família no Sítio Travessias, zona rural de Toritama, Agreste pernambucano. A polícia foi informada por volta das 19h30, deslocando equipes para o local.

As negociações se estenderam até às 22h, quando os reféns foram liberados. Foram presos Vicrécio Ferreira da Silva, 18 anos, e Gilberto Tenório de Sales, 26. Com os acusados foram encontrados duas armas e três munições intactas, além de dois aparelhos celulares.

Eles foram conduzidos à delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde foram autuados em flagrante.


Central de Jornalismo – Liberdade

RESULTADOS DA 12ª RODADA DO CAMPEONATO DA SÉRIE A1 2011

Confira os Resultados da 12ª rodada abaixo:

América 0 x 1 Sport
Araripina 2 x 2 Porto
Santa Cruz 3 x 1 Cabense
Vitória 0 x 0 Central
Ypiranga 0 x 0 Salgueiro
Petrolina 0 x 1 Náutico

Confira a classificação atualizada da Série A1:

01- Central -27
02- Santa Cruz -25
03- Náutico -25
04- Porto -23
05- Sport -18
06- Petrolina -15
07- Vitória -14
08- Ypiranga -13
09- Cabense -13
10- Salgueiro -12
11- Araripina -12
12- América -4
Beto Melo