domingo, 22 de maio de 2022

Armado com faca, marchante mata jovem e esfaqueia mais duas pessoas durante briga em bar no Centro de Esperança/PB

Rodrigo (à esquerda) está sendo acusado de assassinar Luan (à direita) com golpes de faca

A confusão aconteceu nesta madrugada em pleno Centro da cidade. Vítimas e acusado participavam da bebedeira quando teriam se desentendido. A motivação da briga ainda não foi revelada pelas autoridades policiais. Segundo testemunhas relataram à PM, durante o tumulto, o marchante identificado como Rodrigo, esfaqueou os três rapazes.

Parte da cena de agressão foi registrada pelas pessoas que estavam no local. As vítimas foram socorridas, mas um dos jovens, conhecido apenas como Luan Oliveira da Silva, de 22 anos, acabou não resistindo e faleceu instantes depois. Ele era morador da cidade de Remígio.

As outras duas vítimas são irmãos e moram em Esperança. Eles passam bem e seguem no hospital. O acusado, que aparece nessas com a arma do crime na mão, fugiu e ainda não foi localizado.

As polícias Civil e Militar seguem acompanhando o caso e fazendo buscas a procura do autor do delito.

Em Camalaú: Bira, Aristeu, Jacinto e um novo momento com reflexos em 2024


Como diz o ditado popular: Uma imagem vale mais que mil palavras. Uma foto registrada durante a agenda do governador João Azevedo, no Cariri, na última sexta-feira, diz muita coisa, no cenário político da cidade de Camalaú.

No clique, aparecem sorridentes, o prefeito em exercício, Bira Mariano, o ex-prefeito Aristeu e o ex-prefeito Jacinto. Aristeu e Jacinto estiveram em palanques diferente de Bira, na eleição passada, mas com o desgaste na relação de Bira com o prefeito afastado, Sandro Môco, parece que a oficialização de apoio do grupo liderado por Aristeu, ao grupo político de Bira Mariano, está mas próximo do que se esperava.

Bira já não esconde de ninguém o desejo de disputar à reeleição. Com a aproximação de Bira com o grupo de Aristeu, é possível a unificação dos dois grupos já nas eleições desse ano, entorno do nome de João Azevêdo, com reflexo no pleito de 2024.


Fonte: Blog do Bruno Lira

ASSALTANTES INVADEM RESIDÊNCIA, FAZEM MULHER REFÉM E UM É MORTO, EM GARANHUNS-PE


Um assaltante de apenas 18 anos e com inúmeras passagens pela polícia, foi morto na tarde deste sábado (21), após invadir com outros comparsas uma casa na Avenida Simoa Gomes, no bairro Heliópolis, em Garanhuns, no Agreste.

Ranielson Victor Costa dos Santos, trancou uma mulher que trabalha na residência no banheiro, quando o proprietário percebeu o que estava acontecendo conseguiu pegar sua pistola, tentou conversar com os elementos e o Ranielson que estava armado com uma faca partiu em sua direção, tendo ele reagido para salvar sua vida e da sua família.

O criminoso foi alvejado e seus comparsas que invadiram outras residências conseguiram fugir, o cidadão acionou o SAMU e foi constatado que o assaltante estava sem vida.

A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Instituto de Criminalística estiveram no local, a arma que está totalmente legalizada foi apreendida, o homem conduzido para delegacia, prestou esclarecimentos e foi liberado.

O corpo do meliante que na semana passada praticou assaltos e foi liberado, foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Cavalgada Junina é mais uma atração do São João de Monteiro 2022


A cidade de Monteiro vai realizar a Cavalgada Junina, dentro da programação do São João de Monteiro 2022. 

O evento, que acontecerá no próximo dia 19 de junho, será realizado através de parceria entre a Prefeitura de Monteiro, Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro (Capribom) e Sistema OCB/PB, Organização das Cooperativas no Estado da Paraíba.

A Comissão organizadora do evento, reuniu-se nesta quarta-feira(18) na Secretaria de Cultura, para definir alguns detalhes da programação. Estiveram presentes o Vice-Prefeito Celecileno Alves, Cristiane Leal (Cultura), Fred Menezes (Comunicação), Fátima Souza (Gabinete) e Rosa Aleixo (Ação Social).

Para a Prefeita de Monteiro, Anna Lorena, “A Cavalgada Junina se consolida como um dos eventos de grande apelo cultural incluído na programação do São João de Monteiro – #CidadeForró, onde predominam os sons da sanfona, do triângulo e da zabumba, sob comando dos nossos artistas populares, desde a acolhida do café da manhã, durante o percurso pelas principais atrações turísticas da Rota Cariri Cultural, até o até o encerramento na zona urbana.” Pontuou.

A expectativa é de que a Cavalgada Junina, a exemplo do que aconteceu nos últimos anos, antes da pandemia, repita o alto nível de aceitação e participação de público de todas as idades. Nas últimas edições a Cavalgada Junina reuniu um número expressivo de mulheres que apreciam a montaria e esse número deve ser superado nesta edição, preveem os organizadores do evento.

Segundo Rubem Remígio, um dos organizadores da cavalgada, “A programação da Cavalgada começará na Fazenda Camaleão, onde será servido um café da manhã com comidas típicas, frutas e produtos da cooperativa. Em seguida, será iniciado o percurso, que terá em média 17 km e passará por várias localidades do Rota Cariri Cultural. Entre as 13h e às 16h, será servido um churrasco aos participantes, que poderão curtir o melhor do forró pé-de-serra ao som de artistas locais e nacionais. A previsão de chegada é às 17h, no portal da cidade de Monteiro, com desfile pela avenida principal.

As inscrições serão realizadas pela cooperativa Capribom, através do telefone (83) 99660-9296 (falar com Rubinho) e ao efetuar a inscrição cada participante fará a doação de 3 kg de alimentos não perecíveis.

“Toda a arrecadação será destinada ao Orfanato São Sebastião, localizado em Monteiro. Cada inscrito receberá um kit composto de um boné, uma camiseta e duas senhas para café da manhã e almoço. As cavalgadas já são tradicionais na região. Inclusive, a cooperativa Capribom já promoveu vários eventos semelhantes e, agora em 2022, estamos convidando todos os cooperativistas da região a participarem conosco deste dia de confraternização e solidariedade”, afirmou Rubem Remígio.

Comemorações dos 122 anos de Quipapá atraíram público recorde


Os 122 anos de emancipação política de Quipapá, na Mata Sul, foram comemorados com movimentada programação festiva que atraiu, durante quatro dias - de 16 a 19 de maio - mais de 130 mil pessoas. Além da celebração da data histórica, os eventos marcaram a abertura do ciclo junino na região e movimentaram a economia do município.

A grande estrutura montada na praça de eventos, foi palco para expressões artísticas e valorização e fortalecimento da cultura local, com o 34°Festival da Poesia e Oratória e o 35°Festival da Canção Brasileira.

Além disso, os shows musicais incluíram atrações diversas, com bandas e artistas de expressão nacional, como Trio da Huanna, Edson Lima e Limão com Mel, Nattan, Toca do Vale e Tarcísio do Acordeon.

Artistas locais, a exemplo de Gonzagão, Gustavo Marques, Jonas Moura e Fabrício Silva, também tiveram destaque na programação.

As festividades marcaram a história de Quipapá e confirmaram o empenho da gestão de Alvinho Porto em promover eventos culturais de grande porte, enaltecendo a cultura e oferecendo entretenimento de qualidade para a população.

 "Quipapá abriu com chave de ouro os festejos juninos do Nordeste. Preparamos esta festa para receber os fãs, turistas e as famílias e nossa população acolheu a todos. Ultrapassamos a nossa meta e entregamos uma grande festa, à altura do que a nossa cidade merece”, destacou Alvinho.


As festividades foram prestigiadas por autoridades e lideranças políticas. Estiveram em Quipapá o deputado estadual Álvaro Porto; o deputado federal André Ferreira; a pré-candidata ao Governo do Estado pelo PSDB, Raquel Lyra; os prefeitos de Cupira, Zé Maria Leite; de Canhotinho, Sandra Paes; e de Capoeiras, Nego do Mercado; o vice-prefeito de Panelas, Genilson Lucena; o ex-prefeito de Canhotinho Felipe Porto, além de vereadores e secretários de municípios da região.

Taquaritinga do Norte: Câmara de Vereadores aprova adicional de periculosidade e criação da Corregedoria para Guarda Civil Municipal


Na 3° sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, que aconteceu na última quinta-feira (19), o presidente da Mesa Diretora, vereador Demir Martins (PDT), apresentou no Plenário para primeira votação, o Projeto de Lei do Executivo n.º 007/2022, que autoriza o pagamento de um adicional de periculosidade no salário dos servidores que atuam na Guarda Civil Municipal.

A propositura foi aprovada por unanimidade com os votos dos vereadores, Eraldo de Pedra Preta (PSB), Galego de Tonho (PSDB), Geovane P. Cézar (PSB), Ronaldo César (PSD), Amauri de Mino (PSD), Milton Cícero (MDB), e da vereadora Natália Pereira (PTB. O Presidente da Mesa Diretora é regimentalmente impedido de votar.

Na mesma sessão foi apresentado e votado o PL do Executivo n.º 009/2022 que cria a Corregedoria da Guarda Civil de Taquaritinga do Norte. Às duas matérias voltam ao Plenário na próxima reunião para uma segunda votação e em seguida segue para a sanção do Prefeito.

De acordo com o calendário legislativo a 4° sessão ordinária do segundo período está marcada para acontecer na próxima terça-feira (24), na Casa Miguel de Araújo a partir das 14h.